Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaias

O grupo das pteridófitas é muito amplo e tem como alguns dos exemplos mais conhecidos as famosas samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa ‘feto’ mais phyton, ‘planta’.

As samambaias possuem alto valor como plantas ornamentais e, algumas delas, podem crescer até 15 m de altura. São plantas comercializadas em substratos, que nada mais são do que produtos utilizados para substituir a terra.

São leves e sem capacidade de retenção de umidade e nutrientes. Assim, as plantas não conseguem sobreviver por um período superior a 30 dias. Por tal motivo, é importante que ao adquirir o vaso, seja feito o replantio para garantir o crescimento saudável da samambaia.

Para o cultivo da espécie é a escolha do vaso
Elas podem ser plantadas em qualquer vaso, desde que o mesmo não retire a umidade ideal para as raízes. Se o vaso for de cerâmica, é muito importante utilizar um impermeabilizante interno para impedir que a própria cerâmica absorva a umidade da terra, desidratando as raízes das plantas.

Um vaso muito utilizado para o plantio da espécie era o de xaxim, no entanto com a proibição devido ao risco de extinção desta planta (que também é uma samambaia), substituiu-se o mesmo pelo coxim, que são vasos de fibra de coco. Mas é importante lembrar que o coxim acumula água em excesso, atraindo lesmas e caramujos para as plantas.

samambaia de metro
Preparação da terra ideal
As samambaias são plantas altamente exigentes em umidade no solo. Sendo assim, o ideal é utilizar no plantio um Condicionador de Solo Classe A, pois além de ser orgânico, esse tipo de produto possui alta capacidade de retenção de água.

Além disso, os condicionadores de solo Classe A possuem nutrientes e matéria orgânica em sua composição que garantem às plantas mais saúde e crescimento radicular e foliar por um maior período de tempo.

Plantio Antes de realizar o plantio da samambaia, é importante fazer uma drenagem do vaso. Ela pode ser feita colocando uma camada de 5 cm de brita, argila expandida, isopor, seixos ou um pedaço de manta bidim no fundo do vaso.

Em seguida, adiciona-se em todo o vaso, até a borda, o Condicionador de Solo Classe A. Faz-se então um buraco referente ao torrão que contém as raízes da samambaia. Plante a muda e aperte em volta para que ela fique bem firme. Após o plantio regue o vaso e se necessário, complete o vaso com o Condicionador de Solo.

samambaia havaiana

Condições ideais de crescimento
As samambaias são plantas que crescem na sombra e em locais de alta umidade. Mas, não gostam de locais onde há ventos constantes. O vento desidrata a planta mais rápido que o sol, pois retira das folhas a microcamada de umidade formada para manter as mesmas hidratadas.

É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido, pois plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.

Adubação de crescimento Não é segredo que todas as plantas apresentam excelentes resultados quando recebem nutrientes. Com a samambaia não é diferente. É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações.

Essa adubação deve ser feita utilizando fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador. Importante lembrar de seguir as recomendações do fabricante do produto.

samambaia havaiana gigante

Corte de mudas Como as samambaias são plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento não sufoque as novas brotações.

Esse corte deve ser feito diretamente no rizoma (sistema radicular das samambaias), devendo-se deixar de 2 a 3 brotos em cada um ou separando todo o sistema radicular, em 2 ou 4 partes. O plantio dessas mudas deve ser feito da mesma forma que o plantio inicial.

Controle de pragas Devido a alta concentração de folhas das samambaias, pragas muito agressivas na alimentação foliar acabam sendo atraídas. Para o controle das lagartas, pode ser feito uma catação manual das mesmas. Já o controle de lesmas e caracóis, deve ser feito com o uso de lesmicida orgânico.

Para outras pragas, deve-se colocar nos vasos armadilhas de placas amarelas que são atrativos naturais para os insetos voadores, que ficam grudados no momento do pouso. Já para o controle de cochonilhas, pulgões e trips, pode ser utilizado um inseticida orgânico de grande espectro para o controle.

Assim, as pragas são controladas de forma orgânica, não havendo o risco de prejudicar pássaros, animais domésticos e a saúde de quem aplicam.

pétalas ao vento

gotas de chuva

asplenium-nidus

O asplênio é uma samambaia herbácea originária da Ásia. Suas folhas novas nascem enroladas no centro da planta e vão formando uma roseta. São grandes e inteiras, diferentes das samambaias que a gente está acostumada a ver por ai.

As folhas são bem rígidas e tem uma textura que lembra o couro, por isso os botânicos chamam de coriáceas. Elas são verdes claras e brilhantes. A nervura central é mais escura. As folhas são sustentadas por um caule curto e ereto.

A planta pode atingir de 30 a 90 cm de comprimento e de 20 a 50 cm de altura.

Onde cultivar
Na região de origem é uma planta epífita, que nasce nos troncos das árvores. Mas pode ser cultivada em vasos em locais sombreados, mas que receba luminosidade. Vai muito bem dentro de casa. Pertinho de uma janela, para receber bastante luz, eles não gostam de receber sol direto.

Pode também ser cultivado em jardineiras suspensas. Ou em jardins sombreados. Fica muito bem em arranjos com outras epífitas, como as bromélias e orquídeas.

asplenium-nidus

Substrato
Gosta de substrato de terra vegetal rica em matéria orgânica e mantida sempre úmida, mas não encharcada.

Veja como fazer um bom substrato para ele.
* 1 medida de areia;
* 1 medida de terra;
* 1 medida de húmus de minhoca;
* 7 medidas de fibra de coco ou casca de pínus triturada;
* 1 colher de chá de carvão moído.

O asplênio gosta de calor e umidade do ar e não gosta de baixas temperaturas. Para aumentar a umidade do ar, borrife água nas folhas. Como boa samambaia que é, o asplênio vai ficar super feliz. Seu crescimento é lento, por isso tenha paciência.

Multiplicação
Multiplica-se por esporos e por divisão da planta, desde que seja preservada a estrutura completa da planta nas mudas, com folhas e raízes.

Replantio
Primeiro corte um pedaço de manta de drenagem (ou manta geotêxtil, ou manta de bidim) para cobrir os furos.

Coloque uma camada de argila expandida, também conhecida por cinasita. Coloque mais um pedaço de manta de bidim. Desta vez o bidim tem que ser um pouco maior, tem que subir pela lateral do vaso.

asplênio rendado

O bidim e a argila são importantes para garantir a drenagem do vaso, para que a água não fique parada no fundo do vaso e acabe apodrecendo as raízes.

Então coloque um pouco do substrato. Retire a planta do vaso antigo e centralize-a no vaso novo e ao redor do torrão eu vá acrescentando o substrato. Se a quantidade que você fez foi pouca, faça mais um pouco, sempre mantendo a proporção da receita.

Agora é regar e deixar num local protegido, mas que receba bastante luz solar.

floresta magica

samambaia Amazonas

O melhor vaso para cultivo de samambaia eram os vasos de xaxim. O xaxim era extraído do tronco de uma planta da família das samambaias, chamada Dicksonia sellowiana, que é um arbusto semi-lenhoso, de tronco ereto, fibroso, espesso e nativo das matas do Brasil.

Cultivo
O xaxim é cultivado em meia-sombra ou na sombra, em terra fértil e sempre úmida. É muito resistente ao frio. Ela lembra uma palmeira, mas é uma samambaia! É uma das nossas maiores samambaias, tanto que também é conhecida por samambaiaçu, que quer dizer samambaia muito grande.

Dificuldade
O xaxim tem o crescimento muito lento. Ele cresce de 5 a 8 cm por ano. Então são necessários uns 50 anos para se obter um vaso de 40 a 50 cm de diâmetro!

Extinção
Essa planta é nativa da nossa Mata Atlântica, mas foi tão explorada que entrou em extinção e agora tanto o seu corte como sua exploração estão proibidas pelo Ibama.

Imitação barata
Depois apareceram uns vasos que tentavam imitar o xaxim, feitos de fibra de coco, mas não foram bem sucedidos.

xaxim-de-palmeira

Solução: Xaxim de Palmeira
Agora finalmente depois de muito estudo para entender por que o xaxim era tão bom para as plantas, apareceu o Xaxim de Palmeira!

Os vasos xaxim de palmeira são 100% naturais, pois são feitos com fibra de palmeiras e seiva de árvore. Eles funcionam como se fossem substratos estruturados. Uma espécie de casa para as plantas. Permitindo um perfeito enraizamento das plantas e aumentando a durabilidade da floração.

Quanto maior o vaso, maior será sua parede para que a capacidade de armazenamento da água seja também maior, permitindo maior disponibilidade de água para a planta e menor frequência de rega.

Bem agora vamos ao substrato para plantarmos a samambaia de rizoma:
Primeiro a gente prepara o substrato:
* 1 medida de areia;
* 1 medida de terra;
* 1 medida de húmus de minhoca;
* 7 medidas de fibra de coco ou casca de pínus triturada;
* 1 colher de chá de carvão moído (para moer o carvão, deixe um pedaço de molho em água e depois dê uma martelada nele, que ele esfarela). Esse é o segredinho para deixar as folhas com um verde mais intenso.

Esse substrato é indicado para samambaias-de-metro, pluma e amazonas, avencas em geral, rendas portuguesa e francesa, chifre-de-veado (platycerum), asplênio e até bromélias.

rizomas

Drenagem
Tanto o vaso de xaxim original, quanto o de xaxim de palmeira não precisam ser deixados de molho de um dia para outro. Podemos plantar direto neles.

Aliás, não precisamos nem fazer drenagem nesses vasos, pois as paredes deles respiram e a água se armazena nas paredes, permitindo que a água e os nutrientes se acumulem nas paredes e não apenas no fundo do vaso, além de proporcionar isolação térmica para as raízes das plantas e diminuir a frequência e quantidade de rega.

Já o vaso de plástico precisará de drenagem com argila expandida e manta de drenagem.

Samambaia-azul (Polypodium aureum)

Replantio
Agora pegue a planta, tire ela do vaso, separe as mudas usando uma tesoura limpa e afiada, pode as folhas e galhos secos e plante cada uma num vaso. Podemos transplantar samambaias em qualquer época do ano, com exceção do inverno.

Depois do plantio, regue abundantemente e deixe os vasos em local que receba bastante luz, mas não sol direto.

Vasos de xaxim de palmeira
Os vasos xaxim de palmeira duram de 2 a 3 anos, que é o tempo ideal para se manter uma planta num mesmo vaso. Depois desse tempo será necessário transplantar a planta para um outro vaso, com novo substrato.

Eles não devem ficar no tempo, pois podem acumular muita água nas paredes a acabar por matar a planta por excesso de água nas raízes.

Os vasos xaxim de palmeira também não devem ficar em contato direto com a terra pois podem apodrecer e iniciar o processo de decomposição muito rápido. É bom colocar um pratinho por baixo do vaso se ele estiver na terra.

Samambaia Renda Protuguesa

Dicas de cultivo
* Samambaias gostam de bastante luminosidade, mas não sol direto e nem escuridão. No sol elas queimam e se estiverem num local pouco iluminado, elas perdem o vigor e ficam mirradas;

* Elas não gostam de ventos. Ventos fortes e correntes de ar fazem com que suas folhas, que são chamadas de frondes, se choquem e as gemas se quebrem, atrapalhando o crescimento da planta. O ideal é que o local onde ela esteja receba apenas uma leve brisa;

* Samambaias não gostam de ficar mudando de lugar. Aliás, nenhuma planta gosta. Plantas são serem estáticos. Cada vez que mudamos uma planta de lugar, ela demora um tempo para se adaptar ao novo local e se isso for feito com constância, a planta pode acabar sofrendo stress e até morrer;

* Samambaias gostam de regas constantes e abundantes, mas não a ponto de deixar o solo encharcado. Em dias muito quentes, borrife as folhas. Elas adoram;

* Guarde a água da lavagem do arroz para regar as suas samambaias. Elas ficarão mais viçosas e com um verde lindo.

flores-abrindo