Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rabo-de-burro-1

As suculentas são conhecidas como plantas bonitas e muito fáceis de cuidar. Elas são ótimas para as pessoas que adoram trazer a natureza para dentro de casa, mas não conseguem se atentar muito para cuidados trabalhosos.

Caso você seja fã de suculentas ou esteja pensando em decorar a sua casa com elas, aqui vão algumas dicas.

1. Evite vasos de plásticos
Apesar de serem muito baratos, os vasos plásticos não são a melhor opção para a saúde da sua suculenta. Na dúvida, opte pelas opções de barro. O plástico limita o crescimento das raízes e dificulta a secagem da água. Já os potes de argila ajudam na drenagem e na circulação de ar.

No solo úmido, a chance das raízes apodrecerem é maior. Ao adquirir uma suculenta, procure colocá-la em um vaso pelo menos dois centímetros maior do que o seu original, para melhorar a entrada e saída do ar, a absorção da água e ajudar no crescimento.

avelós1

2. Ajude a terra a secar
O solo seco é mais saudável para o crescimento das suculentas. Para ajudar nesse processo, misture a terra com areia ou perlita, um mineral originário da lava vulcânica. Você também pode comprar substrato para plantar cactos, que oferece um sistema de drenagem ideal.

3. Aprenda a quantidade de água necessária
Você não precisa umedecer a terra com frequência, mas quando for fazê-lo, adicione água até que o líquido escorra pelos os buracos no fundo do vaso. Depois disso, não molhe mais até o solo estar completamente seco.

Não se preocupe muito em regar continuamente. A falta da substância é melhor do que o excesso, no caso das suculentas. A terra pode levar até um pouco mais de uma semana para secar, dependendo do tamanho da planta.

4. Esqueça os borrifadores e molhe com um regador ou copo
Com sprays borrifadores, o líquido tende a ficar muito mais na superfície, não escorrendo para as raízes, que realmente precisam de água. Quando as folhas acumulam água, elas tendem a ficar moles e achatadas.

senecio-rowleyanus

5. Sua suculenta precisa de sol
Encontre a janela que mais recebe sol na sua casa e deixe sua suculenta desfrutar de uma boa quantidade de luz natural. As plantas alaranjadas, roxas e de cores mais fortes são as que mais precisam de sol.

Caso você queira mantê-las dentro de casa, opte pelas versões verdes, como zebra, jade e panda.

6. Escute a natureza
As suculentas mostram se estão tristes ou felizes, por isso, preste atenção nos sinais que indicam a saúde das plantas. Não se assuste com folhas mortas no fundo do vaso, isso é normal e não significa que ela está morrendo.

Basta aparar os pedaços não saudáveis com cuidado, sem se aproximar das raízes ou mexer na terra. Porém, se as folhas estão caindo no topo ou estão com a aparência amarelada e transparente, com uma textura mole, você, provavelmente, exagerou na quantidade de água.

Deixe o regador de lado até que o solo esteja inteiramente seco. Bolinhas pretas também podem sinalizar o excesso de água. Nesse caso, é necessário cortar o topo da planta e retirar os pontos pretos. Por outro lado, se as folhas parecem enrugadas e ásperas, é melhor oferecer mais água.

em-dois-minutos1

crassula ovata

Ótimas opções para jardineiros inexperientes, as suculentas são versáteis, resistentes e podem enfeitar tanto o interior da casa quanto o jardim. Saiba mais:

1. São plantas que apresentam a raiz, o talo ou as folhas engrossadas. Essa característica permite o armazenamento de água durante períodos prolongados e em quantidades muito maiores do que nas plantas normais.

2. Originárias da África, elas são classificadas em nove famílias. Facilmente adaptáveis a diferentes climas, existem quase 10 mil espécies catalogadas pelo mundo. Só de echeverias, um dos gêneros mais comuns é mais de 200 espécies.

3. As suculentas gostam de um solo bem drenado. Misturar duas partes de areia para uma parte de terra vegetal é uma boa solução. Para montar os vasos, adicione primeiro uma camada de pedriscos. Cubra com uma manta de poliéster e só então acrescente o substrato. Os vasos não precisam ser fundos porque elas possuem raízes curtas.

4. O ideal é regá-las uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno. Ao perceber que as plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua.

suculentas

Não use pratinhos e jamais deixe a terra encharcada, porque a umidade excessiva apodrece as raízes. A água deve ser direcionada na terra, e não sobre as folhas.

5. As suculentas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol para sobreviver. Naturais de regiões secas – quase desérticas –, elas morrem na sombra. Se ela ficar pálida e estiolada, ou seja, fina e com muita perda de folhas, é porque não está tomando a quantidade necessária de luz.

Algumas espécies mudam de cor quando recebem sol direto. As echeverias, por exemplo, costumam ficar com as pontas em tom avermelhado.

6. Montar tinas com exemplares diferentes é uma ótima maneira de expô-las. Mas tome o cuidado de agrupar espécies com as mesmas necessidades de luz. Atente também para que as plantas mais altas não façam sombra nas menores. Para proporcionar o crescimento por igual, vire o vaso de tempos em tempos.

moinho