Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Gerberas4

A gérbera é a flor ideal para compor a decoração do seu ambiente. Bastante resistente, pouco exigente com cuidados e com cores vibrantes e intensas, as gérberas trazem alegria e delicadeza aos espaços onde é incorporada.

Logo, não é por menos que essa flor é muito procurada em floriculturas, centrais de abastecimento e gôndolas de supermercado. Ela é muito parecida com o girassol.

Pensando nisso, se você deseja incluir na decoração da sua casa ou jardim essas belas flores não pode deixar de ler esse artigo. Aqui, você irá encontrar informações, dicas de cultivo e manutenção, além de inúmeros arranjos formados com gérberas. Inspire-se e deixe as flores invadirem seu ambiente!

A flor gérbera faz parte da família Asteraceae (também conhecida como Compostas) e por pertencer a mesma família dos girassóis e margaridas, as sua flores apresentam algumas semelhanças.

A gérbera por ser uma flor silvestre, se adapta muito bem ao clima temperado e a diversos tipos de solos, inclusive aqueles que dispõem de poucas quantidades de nutrientes. Sua floração ocorre o ano inteiro, porém o ápice desse florescimento ocorre principalmente durante as estações da primavera e verão.

Gerberas4

A flor gérbera possui uma haste longa que lhe confere sustentação e pode ser encontrada em mais de 20 tonalidades diferentes. Por sua vez, podemos afirmar que a sua cartela de cores é tão ampla que vai do branco ao vermelho.

A gérbera quando cultivada em vasos pode durar mais de uma semana. E em se tratando de vasos, é importante dizer que não há uma regra para escolhê-lo, contudo, é sempre importante pensar na harmonia da decoração.

Por isso, caso você queira dar mais destaque às flores, opte pelos vasos tradicionais com vidro transparente ou pelos vasos com cores escuras, sem detalhes, pois assim o tom claro das pétalas não irá se misturar com a tonalidade do vaso.

Gérbera como cuidar
A flor de gérbera apresenta fácil cultivo e manutenção. Contudo, mesmo diante de tal facilidade, quando decidimos fazer o cultivo de uma flor de gérbera em casa é sempre importante levar em consideração alguns cuidados e quais as ferramentas certas para que suas flores durem o maior tempo possível.

As flores de gérberas apesar de se adaptarem bem em solos pobres, elas gostam mesmo é dos solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Por isso, uma dica para ter uma drenagem melhor no solo é misturar junto dele uma expressiva quantidade de areia.

Gerberas4

Quanto à rega é relevante manter o solo sempre úmido, porém nunca encharcado. Além disso, se atente quanto ao aparecimento de folhas murchas nas suas gérberas, pois isso costuma indicar algo de errado com as suas flores.

Em regiões de clima ameno, cuide para que suas gérberas sempre tenham uma incidência direta de luz natural. Já em regiões muito quentes mantenha o cultivo delas em locais de meia sombra.

Vale mencionar, que caso o cultivo das suas gérberas seja feito em vasos é importante se atentar principalmente nos períodos de inverno para que não ocorra o acúmulo de água no pratinho, resultando no apodrecendo do seu arranjo floral. Por essa razão, atente-se quanto ao uso de mangueiras e regadores.

vagalumes-1

plantar-suculentas-na-madeira

Que tal aprender como plantar suculentas em tronco de madeira? Certamente você pode amar as dicas que trouxemos nesse post.

Fica muito charmoso fazer uma decoração com suculentas em troncos de madeira. Pensando nisso, trouxemos uma dica incrível para você criar uma decoração como esta em sua casa.

Faça, sobretudo se você quer causar uma boa impressão dos convidados em uma parte do seu lar. Afinal, essa idéia é super charmosa e pode realçar a decoração de um cantinho do seu jardim.

Como plantar suculentas em tronco de madeira
Veja que não é difícil de fazer. Basta seguir os passos e plantar suas suculentas também em troncos de madeira. Fica simplesmente magnífico!

Neste post, vamos te mostrar detalhadamente como plantar as suculentas em um tronco dessa forma, como você está vendo nas imagens.

Para começar, antes de tudo, você deverá fazer um grande orifício no tronco. Faça com que ele fique da mesma maneira que você observa na imagem a seguir.

Para fazer isto, você pode precisar da ajuda de um marceneiro. Fica mais fácil fazer este furo improvisando com uma furadeira ou então com uma makita.

Depois corte um pedaço de malha de metal e coloque embaixo do furo grande que você fez no tronco. Fixe com pregos e martelo. Depois vire do lado correto e coloque a parte do fundo de uma garrafa PET com furos.

Em seguida, coloque um plástico (também com furos) para cobrir esta composição que você fez e despeje a terra que será utilizada. Plante a suculenta, faça a decoração com musgos e pronto!

Super simples e fácil de fazer. A parte mais difícil é para fazer o furo ou orifício no tronco. Depois fica super simples de fazer.

suculentas-em-troncos

Mais exemplos lindos
Veja que dá para improvisar e fazer de diversas outras maneiras também. Crie da maneira que mais gostar e garanta um resultado simplesmente lindo na sua decoração com suculentas em troncos de madeira.

Suculentas em caixotes de madeira
Fica uma graça também fazer arranjos com suculentas em caixotes de madeira. Veja mais exemplos lindos e faça também para deixar qualquer cantinho do seu lar mais bem decorado.

vasos de madeira

Suculentas em vasos de madeira
Veja como fica uma graça também apostar em vasos de madeira para plantar as suas plantas suculentas. Fica de fato uma gracinha e pode ser essencial para decorar cantinhos espremidos ou com pouco espaço.

ponte sobre riacho

Platicerium

Aquela planta imponente, que lembra uma galhada de um alce, tem tudo a ver com o seu nome. O chifre-de-veado é uma espécie que está no planeta há muito, muito tempo. E, talvez, tenha surgido recentemente na sua casa.

Na natureza, ela se vira bem mas, quando a planta mora em uma varanda ou jardim, precisa de alguns cuidados.

Chifre-de-veado é bem antigo
Assim como as samambaias, rendas-portuguesas, rendas-francesas e asplênios, os chifres-de-veado são plantas bem primitivas, de uma época em que a reprodução não era feita através de sementes.

Essas jurássicas espécies não dão frutos nem flores e, para garantir seus descendentes, produzem esporos. Botanicamente, é errado dizer isso, mas pense em esporos como um tipo bem simples de semente. Aquelas bolinhas nas folhas da samambaia.

Uma folha diferente no chifre-de-veado
Outra característica bem marcante do chifre-de-veado, além das folhas que se parecem galhadas, é uma formação diferente da folhagem, meio arredondada, e que costuma ficar com um aspecto seco.

É uma parte muito importante para a planta, servindo de base para se fixar em estruturas como árvores e também, garantindo o crescimento das bifurcadas e longas folhas. Mesmo parecendo seca e sem vida, nunca a corte ou a remova.

Platycerium bifurcatum

Como e onde plantar um chifre-de-veado
O chifre-de-veado gosta de ambientes com alta umidade, sol fraco e nada de vento. Cresce bem nessas condições e fica mais feliz se estiver agarrado numa árvore, tábua ou tronco.

Mas, se tem um vaso de plástico com um bom substrato, ele não vai reclamar. É uma planta perfeita para crescer em uma parede, o que torna o chifre-de-veado um ótimo candidato à estrela em um painel vertical.

Aí, uma meia-cuia, é uma boa sacada pro vaso ficar bem rente no paredão verde. Pra plantá-lo em vasos, use vermiculita no substrato – esse mineral garante uma boa umidade pro chifre-de-veado.

A proporção pra preparar a mistura ideal é: pra cada duas partes de substrato, misture uma parte de vermiculita. Importante: nunca cubra ou, pior, enterre a base da planta.

Platycerium bifurcatum

Como reproduzir chifre-de-veado
Pra reproduzir o chifre-de-veado, existem duas técnicas: por mudas ou por esporos. A primeira é a mais fácil, basta remover uma brotação de uma planta adulta. Garanta que nessas folhas tenha uma daquela arredondada – sem a base, a muda não se desenvolverá.

Já com os esporos, o processo é bem lento mas, pode ser gratificante. Quando a planta é jovem, só existe uma fina penugem nas suas folhas. Depois, nas pontas das folhagens, do lado de trás, começa a aparecer uma marca mais esbranquiçada.

Essa marca passará pra um marrom claro e, por fim, um tom bem mais escuro, lembrando uma telha de barro. Se você esfregar e sair na mão um tipo de pó, é o esporo. Coloque-o em um substrato ou esfagno e mantenha úmido. Leva 1 ano pro esporo se desenvolver e formar uma plantinha com algumas folhas.

Identificando e corrigindo problemas
O chifre-de-veado não tem grandes problemas em seu cultivo, mas abaixo tem os 3 principais perrengues que podem acontecer com seu espécime jurássico.

* Acúmulo de água: você percebe se encontrar manchas pretas na base das folhas. Suspenda as regas, limpe o substrato e tente usar a mesma técnica da UTI de orquídeas.

* Falta de regas: é fácil identificar porque deixa as pontas das folhas secas. A causa pode ser também a evaporação muito rápida da água do substrato, seja por estar num local muito quente ou então, pelo vento. Lembre-se que o chifre-de-veado não curte locais com correntes de ar.

* Cochonilhas: pra identificar essa praga, é preciso observar bem as folhas. Elas naturalmente possuem uma penugem branca bem distribuída. Se achar grumos, parecidos com um algodão-doce ou, ainda, aquelas carapaças indesejáveis, já sabe que são cochonilhas.

Identificado no começo, dá pra remover as indesejadas visitas com uma escovinha macia e sabão de coco diluído em água. Se está bem mais feia a infestação, vá de detox de pragas.

Platycerium bifurcatum-1

Confira a receita de detox:
Ingredientes:
- 2 ou 3 folhas de tomate grandes e frescas;
- 0,5 L de água;
- Pedaço pequeno de sabão de coco;
- Algumas pimentas, de qualquer tipo.

Modo de preparo:
- Pique as folhas de tomate grosseiramente;
- Bata todos os ingredientes no liquidificador;
- Após coar, coloque a mistura em um borrifador, escolha um dia em que não esteja muito quente e aplique sobre as plantas.

ouvindo-a-chuva20