Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




suculentas

Apesar de serem muito populares devido à sua variedade, facilidade de manutenção e beleza, há alguns segredos sobre as suculentas que quase ninguém fala. Conheça-os:

Quem não ama as plantas suculentas? Elas são bonitas, fofinhas, são encontradas em vários formatos, são fáceis de cuidar e ficam bem na maioria dos ambientes. Se você também é fã delas e acha que sabe tudo sobre esse tipo de planta, confira 10 curiosidades sobre as suculentas que você, provavelmente, nunca ouviu falar:

Cotyledon_undulata_grande

1 – As suculentas mais acinzentadas não ficam bem dentro de casa
Apesar de muitos afirmarem que qualquer espécie se adapta facilmente em qualquer lugar, as de tons acinzentados são as menos recomendadas para manter no interior. Quanto mais esverdeadas forem as folhas, maior a chance de sobrevivência da planta.

2 – O Instagram é o melhor lugar para conhecer suculentas raras
As hashtags #variegatedsucculents, #raresucculents e #succulentsofinstagram facilitam a busca pelos modelos mais diferentes, os quais são difíceis de encontrar em floriculturas e outras lojas.

3 – Seu vaso é mais importante do que você imagina
Muita água e muito sol podem atrapalhar o crescimento das suculentas. Potes de plástico não são os mais recomendados e um bom sistema de drenagem é necessário, mesmo em se tratando de plantas que precisam de menos água que outras.

Também tome cuidado para não subestimar o tamanho do vaso, uma vez que raízes saudáveis precisam de espaço para crescer bem.

Aeonium-Sunburst3

4 – Não se culpe por não conhecer as espécies de suculentas
Ao contrário do que muitos pensam,  o nome “suculenta” é a descrição do tipo de planta, não uma família ou gênero.

Há milhares de espécies de diferentes grupos, as quais dividem uma única característica: ter um estoque de água em suas folhas carnudas. Caules, folhas e raízes variam muito entre os modelos dessas plantinhas.

Sedum-rubrotinctum

5 – A suculenta rabo-de-burro é muito frágil
Se você conhece essa espécie, sabe que suas folhas gordinhas tendem a cair com um leve passar de mão. Para mantê-las vivas, é preciso de muita pouca água, temperaturas amenas, sol parcial e uma boa drenagem.

6 – Suculentas ficam ótimas em trios
Curiosamente, o nosso cérebro presta mais atenção nos vasos e nas plantas que estão em números ímpares, do que nas que estão em pares.

Nesse caso, você não precisa  necessariamente descombinar as espécies porque há simetria, já que você pode conseguir esse efeito irregular também se usar vasos de diferentes larguras, alturas e formatos.

7 – Ao invés de comprar novas plantas, troque-as com um amigo
Cuide bem da sua suculenta e, se quiser uma aparência nova para sua casa, troque a sua planta com a de um amigo que também goste do assunto.

Novos vasinhos vão dar uma aparência nova a sua casa, sem que você gaste dinheiro. Vocês podem, inclusive, revesar o cuidado delas, como um clube de plantas. Vai parecer que você contratou um especialista para fazer o paisagismo da sua casa.

Avelós - Euphorbia Tirucalli

8 – Os avelós ou cacto lápis é a primeira suculenta que você precisa ter
Adicione um detalhe sinuoso e assimétrico na decoração com o avelós, um tipo de suculenta que parece um arbusto e cresce bastante para cima.

Seu cuidado é simples: bom sistema de drenagem, solo arenoso e uma janela banhada de sol. Regue a cada duas ou três semanas no verão e uma vez por mês no inverno.

Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

9 – Deixe a espécie colar de pérolas para os experts
Conhecidas como colar de pérolas ou terço, essas suculentas são as mais difíceis de cultivar. Apesar de ser uma planta bonita, se você trocar o vaso de lugar várias vezes, é provável que sua casa fique cheia das pequenas bolinhas espalhadas pelo chão.

Exagerar ou deixar faltar água também faz com que as folhas redondas, que se assemelham a ervilhas, se soltem facilmente – e todo o charme é perdido quando seu caule está nu.

guirlanda

10 – As guirlandas de suculentas ficam melhor em uma mesa do que penduradas nas paredes
Você pode fazer uma guirlanda de suculentas para especialmente para o Natal, porém ela se torna um enfeite atemporal quando colocada no centro de uma mesa ou sobre um prato.

água6

plantas

Estamos no inverno, a estação mais fria do ano, e é nessa estação fria e tranquila que algumas plantas tiram um tempo para descansar de um longo período vegetativo. Algumas outras aproveitam esses meses gelados para se desfazerem de folhas velhas e deixar o sol invadir seu cale.

Há espécies que já se preparam para uma explosão de flores na próxima estação (uma das mais aguardadas): a primavera.

E o interessante é que muitas espécies dependem justamente da estimulação do frio do inverno para formarem botões de flores.

Um exemplo muito conhecido são as tulipas. Sem um congelamento e descongelamento gradual, as flores não se formam dentro dos bulbos e o que temos é excesso de folhagem. Por isso é tão difícil cultivá-las no Brasil.

É preciso conhecer algumas regrinhas básicas para não cometer erros no jardim durante o inverno.

Primeiramente, tenha em mente que inverno é sinônimo de frio, ou seja, o número de horas de luz é menor e a umidade demora a se dissipar.

Flores-Passaros

Por isso, lá vai algumas dicas
Negligenciar os passarinhos. Os pássaros alegram o jardim e são peça chave, não só na decoração, mas também no desenvolvimento desse espaço.

Se você tem o hábito de colocar bebedores e comedouros para atraí-los durante os meses quentes, saiba que, agora mais do que nunca, eles precisarão dessa sua ajuda.

Nessa época a oferta natural de alimentos é menor, por isso é tão importante auxiliá-los na alimentação.

Outra dica especial é fornecer casinhas quentinhas para que eles possam se proteger do frio.

Demorar demais para plantar
Muitas espécies florescem de forma incrível no inverno. Porém essa não é a melhor época para plantá-las.

Plante espécies anuais no outono, enquanto ainda há calor para que possam desenvolver raízes e folhagem fortes, capazes de resistir às geadas e ventos fortes.

Essa regrinha também vale para arbustos e árvores, ainda que sejam de clima temperado.

Aplicar excesso de fertilizantes
É normal que no inverno as plantas cresçam devagar. Algumas inclusive entram em estado de dormência.

Sendo assim, muito do fertilizante aplicado, acaba nem sendo aproveitado pelas plantas (podendo até mesmo contaminar o lençol freático). Por isso, reduza a fertilização pela metade ou até menos. Dessa maneira você economiza dinheiro e ainda ajuda a cuidar da natureza.

gramado

Cobrir o gramado com terra
Esse erro é super comum. Inclusive muitos jardineiros profissionais o cometem e ainda recomendam esse processo.

Como a terra é muito pesada ela vai sufocar, prejudicar a drenagem e enlamear o gramado.

O ideal é fazer uma mistura de areia com um composto vegetal bem fino. Isso criará uma leve cobertura sobre o gramado, que o protegerá do frio e ainda estimulará o enraizamento.

Não planejar a primavera
Aproveite essa época que os cuidados são reduzidos e compre tudo que precisa para desfrutar da primavera.

Adquira sementes, mudas, refaça os canteiros, prepare o ambiente para plantio de novas espécies e deixe tudo organizado para curtir a primavera que chegará em breve.

Regar em demasia
Nos meses frios, a necessidade hídrica das plantas é menor, por diminuir seu metabolismo e a evapotranspiração.

Evite manter o solo encharcado (ou úmido demais), pois isso favorece o apodrecimento das raízes. Ajuste as regas aos períodos secos e sem excessos.

cobertura morta

Deixar de aplicar cobertura morta
Todos os tipos de canteiros se beneficiam com uma boa cobertura morta. Cobertura morta é uma camada natural de resíduos de plantas. Como por exemplo palhas e cascas de árvores.

A cobertura além de manter a umidade, evita o ressecamento, reestrutura e fertiliza o solo suavemente, e ainda reduz o aparecimento de ervas daninhas.

Aplicar herbicidas
A grande maioria dos herbicidas só tem ação a temperaturas acima de 10°C e dependem de uma intensa atividade metabólica das plantas para funcionarem.

Por isso aplicar herbicidas no frio acaba se tornando desperdício de tempo e claro, de dinheiro.

Não cobrir o lago
Se você possui um lindo laguinho em seu jardim, é super importante que ele seja coberto por uma tela no inverno.

Isso evitará que caiam folhas mortas diariamente, prejudicando a qualidade da água.

Realizar o investimento em uma boa cobertura proporcionará uma boa qualidade de água durante o ano todo.

Esquecer de cortar a grama
O gramado não cresce muito no inverno e por isso, acabamos deixando essa tarefa de lado. Grande erro nosso.

É muito importante cortar a grama antes que fique muito frio e úmido. Isso tornará o gramado arejado e ensolarado por igual, permitindo cortes com mais facilidade, sem que ele fique com aquele aspecto de queimado.

Se atente apenas a não fazer podas muito frequentes pois podem ser prejudiciais.

podas
Efetuar podas
A função das podas é limpar e regenerar, permitindo que mais luz entre no interior dos arbustos e árvores.

No entanto, podas estimulam também um novo crescimento, e isso não é interessante nos meses de inverno.

As folhas novas são bem frágeis e podem ficar seriamente danificadas pelo frio.

Espere até que a última geada tenha passado, e então efetue uma boa poda, aproveitando inclusive para remover os ramos que foram atacados pelo inverno.

A única exceção são as árvores com suscetibilidade de quedas de ramos pesados durante ventos fortes. Nessas, mantenha as podas regulares para evitar acidentes.

Não destruir as plantas da horta
Está achando que leu errado, não é? Não leu, não! Depois das colheitas, é importante destruir os restos culturais, para evitar manter pragas e doenças vivas e protegidas até a próxima estação de plantio (no caso, a primavera). Junte toda a sobra e coloque na pilha de compostagem.

Plantar variedades erradas
É ótimo saber que existem espécies de hortaliças que podem ser plantadas o ano todo. Mas tenha sempre em mente que há variedades apropriadas para o verão, enquanto muitas outras são ideais para o inverno.

Isso faz toda a diferença no sucesso da sua horta. Acredite.

limpeza no jardim

Deixar de fazer uma boa limpeza
O jardim precisa estar sempre limpo para que as plantas cresçam em um ambiente agradável e saudável.

O inverno é uma boa época para realizar essa manutenção. Remova todas as plantas que estiverem mortas e as folhas caídas.

Limpe também sua estufa (caso tenha uma) antes de colocar todas as plantas novamente lá.

Aproveite a ocasião para armazenar equipamentos e ferramentas em um galpão bem limpo e organizadinho. A estação é boa para limpar caminhos e pedras, que tendem a acumular sujeiras e limo. Nada que uma boa passada com máquina de água sob pressão não resolva.

proteção

Esquecer de proteger as plantas delicadas
Muitas plantas (principalmente as tropicais) não toleram geadas. Mas é perfeitamente possível mantê-las vivas no inverno.

Mantenha sempre uma planilha atualizada com essas plantas e no momento adequado transporte-as para dentro de casa ou de uma estufa. Caso haja previsão de geada, cubra-as.

O cuidado é bem simples, mas pode prevenir grandes estragos e perdas.

Gostou de conhecer algumas dicas para manter o seu jardim saudável mesmo no inverno? Então agora é só aplicar estes cuidados no dia a dia!

Outono1