Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




suculentas

Muita gente apaixonada por elas. Muita gente tentando cultivar. Muita gente frustrada. Vamos resolver isso? Vamos saber o que fazer e o que não fazer.

As suculentas são espécies com raiz, talos ou folhas engrossadas para permitir o armazenamento de água em quantidades maiores que as outras espécies.

Assim, sobrevivem em climas áridos. Existem milhares de espécies divididas em várias famílias, como: Aizoaceae, Cactaceae, Crasulaceas, Agavaceae, Apocynaceae, Asphodelaceae,
Didiereaceae,  Euphorbiaceae,  Portulacaceae.

Não se preocupe em saber os nomes de todas. O mais importante é identificar que a planta é uma suculenta.

Você tem uma área com bastante sol? Perfeito. É o que a maioria delas precisa. Pelo menos 4 horas de sol. Se não tem, prefira as que vou sugerir no final deste post.

Como deve ser o solo? Misture substrato para jardim (não confunda com terra vegetal) e areia grossa de construção na proporção de ½ a ½

sulentas-1

Que tipos de vaso podem ser usados? Qualquer um: plástico, cerâmica, barro, etc. Mas precisa ter furos. Se possível, vários. Os terrários abertos (sem furos) dificilmente darão certo e nem tente os fechados.

Como montar? Coloque no vaso escolhido:
* Uma camada de brita, ou argila expandida, ou até pedaços de isopor, dependendo do tamanho do vaso. Se achar que os furos podem ser obstruídos,  forre antes o fundo com manta bidim.
* Por cima, coloque manta bidim.
* Depois. pedacinhos de carvão daqueles de churrasco mesmo.
* Por fim, a  mistura de substrato e areia explicada acima.
* Plante as gordinhas lembrando-se de que quem gosta de terra são as raízes. Use a sua criatividade para criar seus vasos de suculentas. Dê acabamento com pedras, seixos, pedriscos, areia, etc. Quanto mais suculentas no mesmo vaso, melhor.

Elas podem ficar na chuva? Sim. O segredo é o solo bem montado. As minhas tomam banhos de chuva e estão muito bem.

Como regar? No verão, em períodos sem chuva, quase todos os dias jogue uma “aguinha”. Nunca encharque! No inverno, reduza as regas.

Se esquecer de regar vai morrer? Demora. Mas ela vai sofrer. No verão, ficar mais de 15 dias sem água é muito tempo, ela vai começar gastar suas reservas.

Aeonium-Sunburst3

Elas são atacadas por pragas? Sim, veja quais e como combater:
* Cochonilhas sem carapaça: Use calda de sabão de coco aplicando de 2 em 2 dias até dar resultado.
* Cochonilha com carapaça: Use óleo do Neem, siga as instruções da embalagem.
* Lesmas e lagartas: é raro, mas combata com catação manual.
* Pode ser atacada por fungos quando há excesso de água e pode ser necessária uma poda drástica da parte afetada. Mas ela rebrota.

Ás vezes pode ser necessário retirar a planta doente, dar um banho nela dos pés (raízes) à cabeça e passar nela toda canela em pó. Deixe sem plantar por 1 dia e depois replante.

screvi muito, mas é moleza cultivar essas gordinhas lindas. Todas essas fotos são de vasos que montei pra mim ou pra clientes. E estão todas ótimas tomando sol e chuva.

Antes de terminar, se você não tem uma área de sol pleno, mas que ter suculentas assim mesmo, vou dar quatro sugestões: Colar de pérolas, Flor-de-maio, Flor-de-outubro e Ripsális. A receita é a mesma acima. Não precisam de sol, mas de boa luminosidade.

folhas no outono

jardim

Manter o jardim sempre belo exige dedicação e zelo diário. Mas, mesmo com todo o cuidado, as plantas podem adoecer e sofrer com os ataques indesejados de pragas, capazes de danificar todo o seu quintal em questão de dias (em alguns casos, até horas).

Tidas como grandes vilãs, elas, na verdade, funcionam como alertas e podem nos auxiliar a deixar as folhas mais saudáveis e cheias de vida.

No fundo, as pragas de jardim nos ajudam a mostrar o que está errado no cultivo das plantas. Se elas aparecem com frequência, algo de ruim com certeza está acontecendo

É como se a natureza estivesse tentando resolver um problema que nós mesmos causamos. Lutar contra as pragas é como brigar com o termômetro na hora da febre. Não vai resolver.

As pessoas precisam entender que elas não são causadoras de problemas nas plantas. Elas aparecem porque nós não corrigimos os defeitos que as plantas já têm, como excesso ou carência de nutrientes”.

Pode até soar uma grande maluquice, mas antes de promover uma verdadeira caça às bruxas no seu quintal, experimente captar a mensagem de desequilíbrio que elas nos estão passando para corrigir o problema na raiz. “Lembre-se sempre da importância de ter um ecossistema em equilíbrio. O papel dessas pragas é tirar de circulação um ser que não tem condição de crescer”, complementa.

Com isso em mente, saiba quais são as 5 pragas mais comunss e o que significa a presença delas no jardim:

Cochonilhas

1 – Cochonilha
A cochonilha é a mais comum de todas e aparece quando falta cálcio na adubação. Cálcio é considerado um macronutriente, mas ele raramente está presente nos adubos convencionais. Quando falta, a planta sinaliza isso atraindo cochonilhas. São insetos sugadores que se alojam nas hastes e nas folhas, ao longo das nervuras”.

Como combater: com inseticida caseiro, predadores naturais, plantas que afastam insetos ou produtos químicos. Outra opção é usar qualquer tipo de óleo que faça uma película na carapaça do inseto. Pode ser de cozinha, mineral, de canola ou azeite.

Aphid, A Pest, On An Apple Tree Branch. The Insect Feeds On The

2 – Pulgão
Enquanto a cochonilha aparece nas partes duras da planta, o pulgão aparece nas áreas macias, como o botão ou pétalas. Sua presença sinaliza excesso de nitrogênio. O pulgão é um inseto oportunista que se reproduz rapidamente.

Como combater: com inseticida caseiro, predadores naturais, plantas que afastam insetos ou produtos químicos. A dica é preparar uma calda caseira com sabão de coco, cebola, alho, pimenta e folha de mamão ou tomate batido com o mínimo de água possível. O líquido coado forma uma calda concentrada muito forte.

caramujo

3 – Lesmas, caracóis e caramujos
Com hábitos noturnos, os moluscos aparecem nas plantas com excesso de umidade e sinalizam uma alta concentração de água no local. Durante o dia, ficam escondidos embaixo de vasos, pedras ou folhas caídas. Geralmente deixam rastros por onde passam, o que facilita a identificação.

Como combater: com inseticida caseiro, predadores naturais, plantas que afastam insetos ou produtos químicos. Faça iscas que sejam muito úmidas e doces. Minha dica é pegar uma bandeja bem rasa e colocar cerveja velha, refrigerante ou suco e incluir sal.

lagarta

4 – Lagartas
Comum durante o verão e nos dias mais quentes, as lagartas atacam plantas com carência de boro. É um nutriente que a planta precisa em pequena quantidade, mas sua falta deixa as folhas e a membrana celular mais moles, um verdadeiro prato cheio para as lagartas.

Como combater: com inseticida caseiro, predadores naturais, com plantas que afastam insetos ou produtos químicos. Algumas plantas ajudam a repelir lagartas, como o cravo-de-defunto.

É uma florzinha bem bonita e comestível que impede que as pragas cheguem. Por isso que a gente fala que é importante criar diversidade. Misture bem as plantas para conseguir esse controle natural.

formigas

5 – Formigas
Existem inúmeras espécies de formigas, mas nem todas elas atacam nossas plantas. As de açúcar, por exemplo, não fazem absolutamente nada contra o jardim. Mas se seu vaso está rodeado por elas, tome isso como um aviso.

A presença de formigas pequenas é um sinal de que existem pulgões e cochonilhas no local. Elas adoram a secreção dessas pragas.

A formiga cortadeira, por sua vez, é fácil de identificar, já que as folhas ficam cortadas de forma bem geométrica. Sua presença no jardim sinaliza que o solo está muito compactado e sem a oxigenação correta.

Procure manter o solo o mais arejado que der e, se possível, reforçe a presença de molibdênio, um micronutriente que vem em quantidades mínimas nos adubos.

Como combater: com inseticida natural, terra diatomácea, predadores naturais, plantas que afastam insetos ou produtos químicos.

barcos