Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




suculentas

Você está querendo cultivar suculentas? Siga essas dicas simples e eficaz para ter suculentas lindas em seu cantinho.

Iluminação
As suculentas amam e dever ter pelo menos de seis horas de sol todos os dias, mas isso depende de seu tipo. As suculentas recém plantadas podem sofrer queimaduras, assim sendo, tente colocar ela gradativamente à exposição ao sol ou ministrar uma sombra com uma cortina transparente.

Gire suas suculentas com frequência
As suculentas amam estar ao sol, mas é bom movimentá-la de lugar , como girando para tenha sol por completo em sua estrutura, isso pode ser feito com frequência . As suculentas se inclinam em direção ao sol, logo, girá-las as auxiliará a ficar retas.

Água
As suculentas, necessitam de rega frequente para abastecer sua energia natural.. especialmente em dias  durante o verão, assim sendo para que elas prosperem , nesse período necessitam de mais água.

Para garantir isso, realize o teste com um dedo – se estiver seco por uns 3 cm, sabe que terá que regar. Mas nada de exageros para que sua suculenta não apodreça.

suculentas

Regando
Quando for realizar a rega, molhe o solo até que a água escorra dos orifícios de drenagem. Caso a drenagem do vaso esteja escassa, empregue menos água. Não faça uso de borrifadores para banhar suas suculentas – a nebulização pode causar raízes quebradiças e folhas mofadas.

Limpeza
Realize uma limpeza em suas folhas e os espinhos de maneira bem delicada com um pano úmido, tente usar um pincel para que alcance as partes mais difícil de seu corpo.

Escolha um vaso com drenagem
As suculentas não suportam solos encharcados, assim sendo a drenagem perfeita é melhora para que evite o apodrecimento. Por isso prefira vasos que garantem boa drenagem do solo.

fadinha-1

helicônia

Muito parecida com cacho de bananas, mas na verdade é uma planta tão exótica quanto seu próprio nome.

A Helicônia é uma planta muito conhecida pelos jardineiros e jardins decorativos, muito chamada como caeté ou bananeira do mato e compete ao próprio gênero Helicônia, da família Heliconiaceae.

É uma espécie de planta tropical, originária da América do Sul, América Central, Ilhas do Pacífico e Indonésia.

Ela tem hastes longas e pendentes, com gomos grossos, vermelhos e amarelos que se assemelham os bicos dos tucanos e aparentam ser pesadas, mas que na verdade são levinhas.  Sua extensão é encapada por uma penugem avermelhada, adaptando uma textura macia como veludo.

Suas flores são  delicadas e despedaçam com facilidade com ventanias e a chuvas fortes. Suas  flores adequadas são brancas e permanecem abrigadas entre os gomos de cores vibrantes que imitam as cores de um pássaro.

Tipos, variedades e espécies

Heliconia rostrata

Heliconia rostrata

Heliconia psittacorum

Heliconia psittacorum

A variedade de Helicônias é bem grande, que existem postados em alguns sites. Estima-se que existem muitas espécies de Helicônias conhecidas perto de 200, de modo que  30 espécies naturais só no Brasil.

Como plantar e cuidar das Helicônias
Para cultivar a Helicônia não existe muito segredo, sabendo que ela não é exigente de podas e adubações regulares.

E em se tratando de uma espécie que se adapta em clima quente e úmido, o mais indicado é plantá-la em solo composto por partes iguais de terra e húmus, conservando a umidade a maior parte do tempo.

Para a rega, é aconselhável regá-la somente uma vez pela manhã e outra a noite, devendo atentar para que seu solo não fique encharcado, pois ela não tolera e ainda pode causar fungos.

helicônia1

Devemos saber que essa espécie gosta de luz solar, por isso deve ter luz solar direta durante 6 horas diariamente. Ao cultivá-la, mantenha uma distância entre a planta , sabendo que ela precisa desse espaço para se proliferar. O mais indicado é o espaço de 4 a 6 metros.

Tenhas suas folhagens da Helicônia sempre limpas, e cuidando para afastar as ervas daninhas, procure da mesma forma, remover as folhas e caules mortos da planta para favorecer o seu crescimento

floresta