Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




trocando vaso

Todos os dias, alguém desperta animado para começar na jardinagem e vai tendo seu entusiasmo travado por dezenas de dúvidas básicas. Como o universo da jardinagem é muito amplo e variado, nem tudo tem uma explicação rápida.

Muitas coisas estão interligadas e fatores externos como incidência de sol, estações do ano ou mesmo a temperatura média na sua cidade podem interferir diretamente na forma como cuidamos das plantas, no que podemos plantar em cada região e época, no tipo de vaso e substrato que vamos escolher

Para que você não veja sua animação evaporar como rega ao meio-dia, aqui vão algumas respostas simples que podem servir de campo fértil para brotar sei lado verde.

Estão organizadas como se fossem receitas, mas não se engane, é possível modificar muito os ingredientes a medida que sentir a prática da jardinagem mais enraizada no seu dia a dia

Escolha um local com pelo menos 5 horas de sol direto. Pegue um vaso furado, com 30 cm de profundidade, coloque dois dedos de pedrinhas no fundo e cobra com duas folhas de jornal.

Coloque um pouco de substrato para mudas, tire a hortaliça do vaso em que veio com cuidado e acomode o torrão de raízes em cima desse leito de terra preta. Complete com mais substrato nas laterais e cubra com casca de pínus, folhas secas trituradas ou qualquer outro tipo de palha.

plantando-orquideas

Regue sempre que sentir a terra seca na superfície. Adube mensalmente com Bokashi, um adubo orgânico facilmente encontrado na internet. Quando mudar a orquídea de vaso

Cheire o substrato atual da orquídea e avalie se o odor é agradável (de terra molhada) ou um pouco azedo (como feijão velho). Se estiver com cheiro ruim, é hora de trocar, mas somente faça isso quando a planta estiver sem flores.

vaso novo

Escolha um vaso de barro com furos laterais que seja uns três dedos mais largo do que o vaso no qual a planta está. Prenda um arame firme e longo na borda do vaso e faça com que ele desça até o fundo, para então subir.

Ele servirá de tutor para orquídea não ficar balançando depois do transplante. Tire a orquídea do vaso em que veio, remova todo substrato velho e corte apenas as partes secas ou doentes (não remova nada que esteja verde, mesmo que não tenha.

nostalgia

hortênsia

A coloração azulada, apesar de ser comum entre as plantas, é uma característica realmente marcante da incrível hortênsia. Esta planta possui um rápido e fácil cultivo e por este motivo é muito utilizada para produção comercial.

Esta planta possui um visual rústico e se adapta a diferentes tipos de solos. Ela é muito usada como planta ornamental, e ganha destaque devido os cachos que possui. Para que esta planta tenha um bom desenvolvimento, é necessário a disponibilidade de água e temperatura adequada.

Características
A hortênsia é da família dos arbustos semilenhosos, possui uma altura que varia de 1 a 2,5 ms. Suas folhas são grandes, brilhantes e coriáceas.  A coloração das flores pode ser variada, isso se deve ao nível de acidez e concentração de alumínio no solo.

O solo brasileiro é naturalmente acidificado, e por este motivo, a cor azul é a que prevalece na hortênsia plantada e cultivada aqui em nosso país.

Espaços para cultivar
Esta espécie é bastante cultivada em vasos, servindo de decoração em varandas ou até mesmo para ser comercializada. Porém, ela também fica incrível sendo usada em pergolados e outros espaços. Elas podem ser usadas em canteiros, por exemplo, trazendo beleza aos jardins de residências, comércios, praças ou até mesmo parques.

Solo adequado
Apesar de a hortênsia aceitar diversos tipos de solos, alguns precisam de um tratamento adequado, como aporte de adubos, composto orgânico e irrigação. O desenvolvimento ideal ocorre em solos férteis, bem irrigados, mas com boa drenagem e ricos em matéria orgânica.

Hydrangea macrophylla

Clima
A hortênsia possui sua origem em clima ameno, por isso não se desenvolve bem em climas mais quentes e secos. Porém, devido a técnicas de melhoramento genético, há variedades dela que podem ser cultivadas em países de clima tropical, temperado e subtropical.

Mudas
É importante iniciar o cultivo de hortênsias adquirindo mudas já prontas, através de viveiros, floriculturas, lojas de jardinagem ou através daquela amiga que as cultiva e sempre troca mudinhas com você. Essas mudas já são formadas e estão prontas para serem plantadas.

Irrigação
Esta planta possui uma boa adaptabilidade nos locais com temperaturas amenas, mas também pode ser mantida sob estufas com irrigação. Devido ao calor proporcionado pelas estufas, é necessário ficar muito atento nas regas, pois deverão ocorrer com mais frequência para favorecer as condições climáticas necessárias para o bom desenvolvimento das plantas.

Luminosidade e podas Para o desenvolvimento desta planta, é preciso que ela seja plantada em um local que receba luz solar pela manhã e sombra parcial de tarde. As podas precisam ser realizadas apenas quando necessário.

As plantas jovens não necessitam de poda e caso você as faça, sua planta poderá não produzir flores para a próxima primavera. Porém, se as suas hortênsias já estiverem adultas e muito grandes, será preciso podá-las no período certo do ano, conforme a variedade que você cultiva.

Hydrangea macrophylla66

Propagação por estacas
A Hortênsia deve se propagar através de estacas que podem ser extraídas da planta mãe o ano inteiro, apesar de a melhor época ser após o seu florescimento. As estacas podem ser herbáceas (as brotações laterais que acontecem ao longo dos ramos), desde que possuam cerca de 8 cm e de quatro a seis folhas pequenas.

Também podem ser semilenhosas, usando ramos que contenham ao menos duas gemas laterais. Uma deve ficar sob o substrato para desenvolvimento e formação das raízes e a outra para a parte aérea. As estacas demoram cerca de 40 dias para conseguirem enraizar.

sol entre nuvens

maria-sem-vergonha

Esta planta cresce muito rapidamente, o que fez com que recebesse o científico Impatiens, que significa “impaciente ou incapaz de esperar”. Suas cápsulas arrebentam com o menor contato: basta uma pequena batida para que as suas sementes sejam arremessadas pra longe, por isso recebeu o nome popular de “beijo”.

Para ela se reproduzir basta o mínimo de umidade para que ela possa criar raízes. A sua capacidade de se disseminar facilmente lhe rendeu o rótulo de sem-vergonhice .

Pelo fato da maria-sem-vergonha se proliferar sem controle e invadir reservas florestais e áreas de proteção de mananciais, ela acaba fazendo sombra às mudas de espécies nativas, que não conseguem se desenvolver embaixo das Marias. Por este motivo, em várias cidades brasileiras, o cultivo dessa flor africana está regulamentado, quando não proibido.

Esta planta floresce mesmo nos solos mais pobres em nutrientes. Ela possui uma grande variedade de cores, como flores brancas, rosas, roxas, laranjas, vermelhas e bi colores, de pétalas simples ou dobradas, que florescem durante todo o ano.

Impatiens1

Ela é uma planta barata, facilmente encontrada e fica bem até em ambientes sombreados, colorindo áreas internas em casas e escritórios. Por ter caules e folhas carnudos, elas conseguem armazenar água, por isso suporta passar alguns dias sem água. Mas o ideal é regá-la mantendo a terra sempre úmida.

Esta flor é ideal para ser cultivada em canteiros embaixo de árvores, onde a grama não cresce muito bem. Precisa ser cultivada em duas partes de terra e uma de matéria orgânica (use composto ou húmus de minhoca). Evite molhar as flores para não manchá-las nem diminuir sua durabilidade.

Folhas bi colores podem passar mais tempo no sol do que as de folhas verde escuras, porém essa espécie prefere sombra ou meia sombra, com muita luz natural, mas sem a incidência direta de raios de sol.

Onde plantar e como podar, regar e adubar?
Com o tempo esta planta começa a florescer e os seus galhos ficam fracos. Quando perceber esse comportamento, corte as pontas dos ramos – se preferir, tire mudas, mergulhando a parte cortada num copo com água até criar as raízes.

maria sem vergonha

Por não suportar frios e nem geadas, esta planta não se adapta ao clima do Sul do Brasil. Inclusive, mesmo nas regiões mais quentes do país, mudanças bruscas de temperatura podem causar queda de folhas e botões. Caso os caules ficarem pretos e moles, diminua as regas.

Observe as folhas regularmente, já que o ar seco pode favorecer o aparecimento de pragas, como ácaros e mosca-branca. É preciso que o solo seja adubado a cada quinze dias durante a primavera e o verão, usando um fertilizante líquido misturado à água da rega (um NPK 10-10-10 ou Bokashi, por exemplo).

Fique atento para que a sua planta se mantenha comportada no seu vaso ou canteiro e não vá se divertir em jardim alheio.

trovador

Dendrobium victoriae-reginae

Esta orquídea de rara coloração carrega a realeza em seu nome, bem como em suas exóticas flores quase azuladas. O Dendrobium victoria-reginae foi assim batizado em homenagem à Rainha Vitória, que ocupou o trono do Reino Unido de 1837 até a sua morte, em 1901.

Orquídea típica das densas florestas filipinas, a espécie foi descoberto por um coletor de orquídeas inglês, de nome Loher, em 1897, poucos anos antes do falecimento da monarca por ele homenageada.

Além de suas flores exóticas, de colorido único, raro entre as orquidáceas, o Dendrobium victoria-reginae tem um aspecto vegetativo bem curioso. Seus pseudobulbos são bastante afilados na base, aumentado de calibre à medida que se desenvolvem.

Quando completamente maduros, perdem todas as folhas, assemelhando-se a estruturas sem vida. A surpresa vem com a floração, que surge nas pontas destes caules pendentes, em forma de delicados bouquets de flores azuladas, cuja aparição pode ocorrer em qualquer estação.

É comum, inclusive, que o Dendrobium victoria-reginae floresça várias vezes no mesmo ano, a partir de diferentes pseudobulbos, ou em vários, simultaneamente.

Dependendo da fase de desenvolvimento dos botões florais, bem como das condições climáticas e da intensidade de luz fornecida, a coloração das pétalas e sépalas desta orquídea pode variar entre o lilás, passando pelo púrpura, e culminando em um belo e raro tom azulado.

As orquídeas do gênero Dendrobium são conhecidas pela sua incrível variedade de formas e cores. Trata-se de um dos gêneros com maior número de espécies, dentro da família Orchidaceae.

Dendrobium victoria-reginae55

Também fazem parte deste gênero representante híbridos bastante populares, tais como a famosa orquídea olho-de-boneca, descendente do Dendrobium nobile. A orquídea Denphal também é um exemplo de Dendrobium, assim como o híbrido Dendrobium Stardust.

Estes foram os representantes do gênero que já cultivei, aqui no apartamento. São todas orquídeas epífitas, originárias de países do sudeste asiático.

O Dendrobium victoria-reginae é endêmico das Filipinas, o que significa que ele somente é encontrado nativamente neste país, e em nenhum outro lugar do mundo. Trata-se de uma orquídea típica de florestas localizadas em regiões de elevadas altitudes, onde o clima é ameno e a luminosidade é filtrada pelas densas copas das árvores.

Esta é uma orquídea que aprecia ser cultivada em vasos bem pequenos, apertados, cujo substrato é mantido úmido durante a maior parte do ano. À medida que crescem, os pseudobulbos do Dendrobium victoria-reginae começam a pender e precisam ser tutorados, uma vez que sua base é bastante fina e delicada, com a porção mediana mais encorpada.

Dendrobium victoria-reginae86

Apesar do suporte, a parte distal do pseudobulbo acaba pendendo naturalmente. Muitos iniciantes se assustam com o amarelamento das folhas, que secam e caem. Neste gênero de orquídeas, no entanto, trata-se de um processo natural, que ocorre com a maturação dos pseudobulbos e costuma anteceder a floração.

Há cultivadores que costumam manter o Dendrobium victoria-reginae em placas de madeira ou pedaços de troncos, com suas raízes protegidas apenas por um pequeno chumaço de musgo sphagnum. Sob estas condições de cultivo, no entanto, as regas devem ser mais frequentes.

Além disso, a umidade relativa do ar precisa ser elevada, para que a orquídea não se desidrate. O cultivo em vasos visa facilitar a manutenção, de modo que o substrato retenha a umidade por mais tempo.

No entanto, deve-se tomar o cuidado de não regar em excesso. O importante é que o material seque bem, entre uma irrigação e outra.

Dendrobium victoria-reginae

O Dendrobium victoria-reginae não precisa de luminosidade intensa para se desenvolver e florescer, uma vez que seu habitat de origem é bastante sombreado. No entanto, ele precisa de altos níveis de umidade relativa do ar. Também é importante que haja uma boa ventilação no local, para evitar o surgimento de doenças fúngicas.

Para que o Dendrobium victoria-reginae floresça de forma mais contínua, uma adubação mais rica em fósforo é recomendada. Existem formulações específicas para induzir a floração de orquídeas.

De modo geral, as aplicações são semanais, com metade da dose recomendada pelo fabricante. É sempre importante lavar bem o substrato, periodicamente, para evitar o acúmulo de sais minerais provenientes da adubação.

passaro_2