Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Calceolária uniflora

São exóticas e lindas as flores são da flor-bonequinha. É uma planta originária da América do Sul. Ela é uma planta de montanha, desenvolve somente 10 cm de altura. É uma extraordinária obra da natureza, pois suas pétalas desenhadas se semelham com uma bonequinha.

As flores combinam cores amarelas, branco e vermelho acastanhado e essas flores, são de uma especificidade autêntica. Em um olhar rápido aparentam um bando de galinhas sobre as rochas. A bonequinha se adapta bem melhor ao clima frio e, assim possivelmente não vai crescer em climas quentes.

Um linda planta de colecionadores, encantadora em sua beleza .Infelizmente, há sementes adulteradas que são comercializadas hoje em dia, principalmente da China. Por essa razão, atualmente é raríssimo achar espécies genuínas à venda.

É uma planta perene com folhas escuras, verdes e acende em caules. Com o passar das estações, a bonequinha se ajusta em uma pequena colônia. Possui sistema raso de raiz e desenvolve decididamente no chão, alcançando assim até 13 cm de elevação.

Em relação às cores ela apresenta-se em amarelo-alaranjado com coleções variantes de vermelho-granada intenso a sardas castanhas brilhantes ou sombras na garganta e na parte exterior do lábio inferior vertical.

Calceolária uniflora-1

As características desta flor apresenta uma faixa branca em toda a “boca aberta”, com marcações de Borgonha para cima e para abaixo.

Existem pássaros naturais dessas regiões que apreciam em degustar o elemento branco das flores. Isso é saudável para as flores tendo em vista que é assim que são polinizadas.

Considerando as diferentes variações do clima: em uma pesquisa sobre essa planta  concluiu que as flores tendem a mudar para um vermelho mais intenso no sul, dominando mais antocianinas, essa propriedade atua como forma de resguardar a planta contra a radiação UV que prevalece naquela região.

flor-bonequinha

Como cuidar da flor bonequinha?
Na maioria das vezes ela é comercializada em gardens centers com mudas pequenas. Considerando ainda o fato que ela vem da América Central e do Sul nas áreas de planícies mais frias, onde a água e a luz do sol não são muitas.

Para mantê-la sempre linda e prosperar  ideal é você tentar imitar sua casa nativa. Deixe-a próximo a uma janela ampla, contudo, bem distante do sol e de seus raios quentes diretamente.

Somente a luz que vem da janela, de preferência colocando uma cortina que fique entre a planta e o exterior para filtrar raios mais brilhantes.

lagoinha

O zelo com a bonequinha baseia-se monitorar o suprimento de água pois elas não gostam de solo encharcados e podem enfraquecer se assim for.

Regue completamente e em seguida permita que drene pelo tempo de 10 minutos, aproximadamente. O solo deve ficar seco, bem drenado antes de realizar uma nova rega.

aspargo

Uma planta muito apreciada por sua folhagem original e leve, os espargos não têm problemas para conseguir um lugar em nossas prateleiras.

E, como todas as plantas, tem suas necessidades e preferências em termos de fornecimento de luz e água. Mas quais, exatamente? Vamos ver imediatamente como cuidar dessa planta.

O essencial para manter esta planta
Existem várias maneiras de cuidar do seu aspargo, por exemplo, se você quiser fazê-lo crescer ou mantê-lo em um formato menor. Enfim, conseguir um é um compromisso de longa data: pode durar até dez anos !

Para começar, vamos falar sobre o básico. Quando você levar um aspargo para casa, coloque-o de preferência em um local em que possa tirar proveito da luz , ou pelo menos que não esteja completamente à sombra.

Ao ar livre, os espargos também serão apreciados como plantador em uma varanda ou peitoril da janela. No entanto, tenha cuidado no inverno, porque não resiste a temperaturas muito baixas. Nos dois casos, a luz é essencial se você não quiser que fique amarela.

Aumente seus espargos
Quanto ao solo, ele precisa ser fresco e, portanto, deve ser frequentemente regado para esfriá-lo. Coloque as bolas de argila no fundo da panela para evitar a estagnação da água e garantir a frescura do solo. Regue regularmente na estação quente e espace o suprimento de água durante o inverno.

Quando o tempo está realmente seco, as folhas podem ser umedecidas com água dura. Se você acha que as hastes são muito longas, é totalmente possível cortá-las na base. A planta assumirá a forma que você deseja fornecer.

Para permitir que cresça em tamanho e altura, é possível repotá-lo todos os anos – ou a cada dois anos – no final do inverno.

3 variedades de aspargos
Diferentes variedades de aspargos, o plumosus é sem dúvida o mais delicado com seus galhos muito finos. Não crescerá tanto quanto alguns de seus congêneres, mas sua aparência de samambaia agrada sempre.

aspargo-pluma

A palma da mais original, sem dúvida, vai para o densiflorus, também chamado rabo-de-gato. Confortável em ambientes internos e externos, esta planta ornamental desenvolve uma densa folhagem ao longo de suas hastes, daí seu apelido.

aspargus densiflorus

Por seu lado, o aspargo sprengeri é ideal para pendurar vasos, graças às folhas caídas que lhe dão todo o charme. Robusto e espesso, também pode ser colocado no exterior e é fácil de manter.

asparagus sprengeri

O aspargo-pluma deve ser cultivado à meia-sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Tolerante ao frio. Multiplica-se por divisão da planta, preservando a estrutura completa da planta, isto é: folhas e raízes.

passaro

flor-borboleta

A Flor-borboleta é uma das plantas mais requisitada em cultivos de quintais ou jardins. Além disso, ela prospera muito bem em muitos climas e lugares.

A flor-borboleta advém da família de plantas chamada cientificamente como Lamaciae e se insere nas categorias arbustos e cercas-vivas.

Os climas mais indicados para ela são do tipo equatorial, subtropical e tropical. Como podemos perceber ela crescerá bem quase em todos os climas.

Características
A flor-borboleta é uma planta estimada arbustiva e com abundante floração. Nessa qualidade de planta despontam  encantadoras flores azuis, de cor chamativa e muito perfumadas, apresentando muita delicadeza e beleza.

Folhas
As folhas são espaçadas e ovaladas, havendo margens denteadas e cor verde escura.

flor-borboleta

Flores
Quando apresentam flores azuis e leveza da planta florescem ficam expostas quase que anual, sendo que em climas mais quentes, bem como no tempo do verão elas permanecem sempre desabrochadas.

Cada uma das flores apresenta características de cinco pétalas. Com a mesma tonalidade que variam comumente entre diversos tons de azuis. Uma espécie de ensaio de cores variantes de azul. Uma beleza peculiar desta espécie.

Sua forma de beleza da flor-borboleta somente será possível quando acontece um cultivo correto e eficaz. Ela é de fácil cultivo, não exigindo muito de quem a possui, entretanto os detalhes da sua forma de plantio carecem ser bem realizados.

Inicialmente, cultive a espécie de forma separada e sem seguida quando crescer poderá ser acrescentada juntamente com outras mais espécies de planta. Podem ser plantadas em grupo e juntas com outras espécies fica perfeito para ornamentar e dar vida ao seu jardim.

flor borboleta

O solo precisa ser especialmente fértil com drenagem perfeita para receber a flor-borboleta, unido com as suas mudas e sementes. Outra dica é que ela deve ser cultivada em meia sombra, impedindo que o sol pleno sobre suas folhagens. ,

Ela não é uma planta exigente, mas precisa de solo enriquecido e as podas devem ser todos os anos para que tenha um desenvolvimento adequado.

Pode os ramos para retirar as folhas e pétalas murchas ou mortas que surgem ao longo do tempo isso possibilitará que novas flores apareçam e a deixe cada vez mais florida. Pode ser plantada em vasos com atenção às regas, luminosidade e solo.

Propagação
A espécie flor-borboleta tem propagação por meio de duas maneiras: mergulhia e estaquia dos ramos e raízes. De tal modo que a espécie consiga se multiplicar de formas diferentes, desenvolvendo novas espécies em locais diferentes.

névoa

plumeria

O Jasmim-do-caribe é um arbusto, pertence à família Apocynaceae, nativa da Venezuela e Panamá, perene, que apresenta cerca de 2 a 3 metros de altura. Suas folhas possuem um contorno de uma colher, verde escuro e brilhante.

As suas flores são em contorno de um buquê, lindamente brancas com um toque delicado de um amarelado que acrescenta uma acentuação em direção ao centro desta flor, centrada na parte alta da planta. Elas florescem aproximadamente o ano todo, mas possuem mais força durante a magnitude na primavera.

Ela é uma planta ornamental para jardins  de maneira isolada em meio a gramados; em grupos maciços; ela pode ser cultivada ainda em vasos, onde vai revelar uma beleza única com suas folhagens claras e brilhantes.

A planta pode ser conduzido como arvoreta. O jasmim-do-caribe é de clima tropical e suporta bem a salinidade.

plumeria pudica

Cultivo
Deve ser cultivada a pleno sol, o solo precisa ser  fértil e abastado em matéria orgânica e enricado com farinha de osso. Sua drenagem deve ser perfeita para evitar a permanência de solos encharcados.

Regas
As regas necessitam ser regulares, conservando o solo úmido, contudo não encharcado. Com regas regulares a Plumeria cresce em formato de taça.

Quando a primavera estiver iniciando adube com esterco de gado ou composto orgânico, enricado farinha de osso. E quando chegar o verão, empregue adubo mineral NPK 4-14-8. Aplicando na projeção da copa, jamais junto ao caule.

Seus galhos são verdadeiramente frágeis e se quebram muito facilmente. Embora seja linda é frágil.

plumeria

As Podas de concepção deve ser depois da florada e assim, as podas de limpeza devem ser para retirar galhos e flores secas em qualquer época.

Propagação
Sua multiplicação é  por estaquia de ramos, logo que começar a primavera. Deixe uma estaca de uns 10 cm serenar por dois dias para secar a seiva leitosa, antes realizar a plantação.

janel427