Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




calisia

A Callisia fragrans é uma ótima planta para iniciantes! De flores perfumadas e folhas que a faz parecer uma bromélia (mas não é), é de fácil cultivo e ótima para ter ao ar livre e dentro de casa.

Nativa do México e também de algumas partes da América do Sul, é uma herbácea perene, da família das Commelinaceae que dão folhas levemente carnudas verdes, roxas e também verde variegata (Callisia fragrans ‘Melnikoff”), que podem chegar a 40 cm de altura e 10 cm de largura.

Cresce de forma rasteira e seus caules rastejantes se espalham criando raízes e dando origem às novas plantas. As flores brancas de aproximadamente 6 mm, nascem em hastes que podem atingir até 1,5 m de comprimento.

Considerada uma suculenta, é possível cultivar no chão e também em vasos suspensos; esse último ela parece gostar mais.

Como cultivar
Substrato
Deve ser cultivada em substrato com muita matéria orgânica e boa drenagem.  Duas partes de substrato pronto para jardim para uma de esterco bovino curtido e meia de areia média/grossa de rio lavada,  é o ideal.

Pode ser cultivada no chão, sendo rasteira e as raízes que se formarem ao longo do caule, originará outras plantas que se fixaram também. Já o cultivo em vaso, será uma planta pendente com ramificações e plantas “bebês”; o efeito é muito bonito.

calisia-5

Rega
A planta tolera curtos períodos de seca, mas prefere o substrato levemente úmido. Em uma cidade onde o clima é mais ameno, pode-se regar umas duas vezes por semana. A dica é: coloque meio dedo no solo e veja se já está na hora de regar novamente. Evite encharcar para que às raízes não apodreçam.

Clima
Pode cultivá-la em pleno sol, entretanto, aconselho a colocar em um local à meia sombra, mas que receba raios solares filtrados, como embaixo de alguma árvore que a copa não seja muito densa e fechada.

Quando ela fica exposta ao sol às folhas ficam arroxeadas. A planta da foto tem algumas partes roxas, por que recebe raios solares filtrados embaixo de uma mexeriqueira. É possível cultivar dentro de casa desde que, deixa ela em um local onde receba muita luz.

Adubação
Dê preferência sempre por adubos orgânicos, mas caso não tenha acesso pode usar um com NPK  4-14-8 de floração, sempre respeitando a instrução do fabricante; na dúvida coloque menos. Adube na primavera, verão e começo do outono, nunca no inverno.

Floração
As flores são de um perfume maravilhoso adocicado, mas não enjoativo, que aparecem no outono e às vezes na primavera. Assim que elas se abrem a duração é curta, de aproximadamente 12 horas. Para que ela floresça é necessário sempre adubar!

Polinização

calisia756
Geralmente pelo vento ou algum inseto. Não é necessária uma segunda planta para que haja a polinização.

Propagação
Sementes: após às flores secarem, havendo a polinização dará sementes dentro de uma pequena cápsula. Ainda não consegui sementes para testar a germinação.

Corte de novas mudas: após os “nós” dos caules, sempre se formam novas mudas. Para tirar é só cortar uns dois dedos antes do “nó” e plantar. As raízes iram nascer assim que colocá-la no substrato; às vezes as raízes aparecem antes.

Poda
Só é necessário fazer em dois casos:
Para fazer novas mudas ou para evitar que o caule fique muito longo e os “bebês” mais espaçados. Nesse caso, assim que nascer uma nova primeira planta “bebê”, corte antes do “nó”; assim as plantas crescerão mais próximas.

Toxidade
Cuidado: Ela solta um leite que pode causar irritação na pele de humanos e animais.

Longevidade
Costuma durar muitos anos, mas pode acontecer de perderem as folhas inferiores e acabar ficando “feia”, nesse caso é só pegar uma nova muda e substituir.

folhasaovento9

chuva de ouro

A oncidium é encontrada em muitas variedades de tipos, e essa orquídea e está espalhada amplamente na América do Sul. Na verdade, ela é bem fácil de identificar devido sua característica principal ser um talo situado na base do labelo da flor.

Ela apresenta florões nas cores nas cores amarela, branca, rosa, marrom, alaranjada e tigradas (têm cores amarelas com pintinhas marrons, seu ciclo de vida é de longa duração e as flores variam conforme cada espécie.

Algumas flores podem surgir 2 vezes anualmente e outras somente 1 vez. Considerada bastante apreciada das oncidium é a Oncidium sharry baby, devido ter um agradável cheiro de chocolate.

Orquídea Chuva de ouro no Brasil
Ela é o clássico mais conhecido aqui no Brasil é o oncidium variconsum de cor amarela. Sendo que ficou famosa por causa característica popular de chuva de ouro. Vale ainda lembrar que temos outras plantas, e até árvores, que são nomeadas assim. Pela mesma razão: dão cachos amarelos, belíssimos e fartos.

Ela cresce em trono de 40 cm e as hastes de onde nascem suas flores alcançam até 90 cm de altura e, suas flores conservam-se sempre lindas e viçosas por 15 ou 20 dias! Isso permite que essa planta tenha sempre muito destaque onde é exposta.

É fácil plantar  e cuidar da Orquídea Chuva de Ouro
Sabendo que 90% das orquídeas no Brasil, esta espécie é epífita. Na verdade, ela gosta de morar em troncos de árvores, aproveitando os nutrientes de suas folhas e outros fragmentos que se assentam próximos à suas raízes. Desse modo, suas raízes são embrulhadas por uma casca fina chamada velame.

Em sua maioria, as orquídeas não gostam da luz direta do sol. Ela é uma planta bem distinta porque ama meia sombra e muita luminosidade. Contudo, essa luminosidade não significa sol direto e nem tão pouco indireto.

ONCIDIUM TWINCLE

Imagine o habitat natural dessa planta com a umidade e ela acolhida pelos galhos de árvores. Elas permanecem iluminadas somente pelas frestas solares.

Vaso ou tronco: onde é melhor plantar a Orquídea Chuva de Ouro?
Pra falar a verdade, tanto faz. O que deve ser levado em consideração é de substrato vai melhor no ambiente onde a Chuva de Ouro vai ser cultivada.

Quem preferir mantê-las em vasos, que pode ser de barro ou plástico, sendo que suas raízes são finas e normalmente se espalham rapidamente. Outra maneira de cultivar o plantio, é utilizando as placas de fibra de coco para ater suas mudas. Estas precisam ser bem amarradas atenciosamente com barbante ou sisal.

Para esse processo podemos ainda usar cascas, lascas, pedaços de madeiras que achamos tanto no fundo de quintais quanto em lojas especializadas.

Especialistas afirmam que essa espécie, a oncidium é muito eclética. De modo que se ajusta muito bem em clima tropical, semitropical, equatorial e oceânico e podem viver em temperaturas entre 14º e 35ºC.

Oncidium sphacelatum

Comumente, assim que acontece a floração nascem brotos novo acoplados aos pseudobulbos mais antigos. Esse é o momento propício para realizar o desdobramento das mudas.

Separe-as  em três pseudobulbos e leve para ser plantada em vaso aparelhado para recebê-los. Finalmente, a Chuva de Ouro é mais uma amostra esplendorosa entre as várias espécies de orquídeas.

laguinho

flor-de-maio1

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é querida por sua durabilidade e belas flores, e assim como todas as plantas, precisam de alguns cuidados para florescer. Com essas dicas você sempre terá lindas flores para apreciar todos os anos.

A planta é nativa do Brasil e pertence a família das Cactaceae. Essa linda epífita (planta que vive sobre as árvores), também é encontrada e apreciada em outros países. Florescem no inverno, e é conhecida como flor-de-maio, flor-de-seda e/ou flor-de-páscoa

A que é encontrada nos Estados Unidos, é a cacto-de-natal (Shlumbergera x buckleyi), que é do mesmo gênero e família, porém, espécies diferentes. De fácil cultivo, porém, sem os devidos cuidados poderão não florescer.

Fazendo florescer em três passos
* Transplante

Faça o transplante pelo menos uma vez a cada 3 anos, para manter a saúde da planta. Se fizer muitos anos que não transplanta, esse pode ser um dos motivos para ela não estar florescendo.

Caso o vaso esteja bem cheio, retire um pouco e redistribua em outro ou outros vasos. Faça o transplante no meio da primavera, utilizando um solo bem drenante.
Apesar de ser uma epífita, que cresce sobre árvore ou locais sem solo, ela pode ser cultivada com a mistura de terra vegetal adubada (2 partes), casca de pínus triturada (1 parte) e areia média (1 parte).

flor-de-maio-vermelha

* Poda
Faça a poda próximo ao fim do verão – em fevereiro.

Adubação
Adube a planta somente um mês após o transplante, mensalmente até o final do verão. Use adubos orgânicos, como esterno bovino (curtido e misturado à terra), casca de ovo seco e triturado, farinha de osso (conforme instrução do produto), ou adubo químico, como NPK 04-14-08 ou algum mais completo para flores, que contenha macro e micro nutrientes.

Na dúvida, use uma quantidade menor do que o indicado na instrução da embalagem. Nunca adube durante a floração.

Como cultivar
* Ambiente e rega
Coloque à meia-sombra, luz indireta ou direta, porém, longe do sol. Elas adoram ficar em local alto, como floreiras suspensas ou embaixo de árvores. Espere à terra secar para fazer a rega, pois, não gostam de solos encharcados e nem um longo período de seca.

Na primavera/verão, caso o substrato venha a secar mais rapidamente, aumente a rega. Mesmo sendo um cacto, ela não tolera muito bem o calor, mas, precisa de ar circulando.

flor-de-maio

Sobre o sol: se for ameno, como no sul do Brasil, ela aceita bem. Entretanto, colocar no sol direto, em cidades muito quentes — como o Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Cuiabá, etc., ela não irá suportar a radiação e desidratará até morrer.

Para induzir o crescimento de botões de flores, no outono diminua a rega, mantenha em um local mais frio e pelo menos 12 horas de escuridão à noite.

Mantenha esse tratamento por pelo menos 8 semanas, ou até os brotos começarem a aparecer. Durante a floração, caso precise, pode voltar a aumentar as regas.

cogumelos

tillandsia-1

As tillandsias tem fama de serem difíceis de cultivar, mas é muito fácil! Elas não precisam de terra para ser cultivadas e com os cuidados certos, ela poderá durar anos e anos. Abaixo falo sobre a planta e como cultivar, seja ao ar livre ou dentro de casa.

No Brasil existem várias espécies nativas, mas é possível encontrar espécies de outros países.

As Tillandsias (Tillandsia sp.), são  plantas epífitas (plantas aérea), um tipo de bromélia que nasce em cima dos galhos das árvores, cercas e qualquer outro lugar onde ela se “agarra”, apenas para sua sustentação.

De crescimento lento, é uma planta que depende de água e nutrientes vindos do ar, mas ao contrário de outras plantas, ela não é uma planta parasita.
* Não retire as plantas que estão “presas”, pois elas já estão adaptadas e ao retirar pode acabar machucando ou arrebentando suas raízes, além de ser um desrespeito com a natureza e o meio ambiente.

tillandsia-6

Pegue somente a que cair sozinha. É fácil encontrar algumas que se soltam e caem no chão, podendo ser pisadas e não sobreviverem. Salvem essas.

Ambiente
O melhor ambiente para uma tillandsia é ao ar livre, embaixo de uma sombra fresca de uma árvore. Mas, caso queira cultivar em casa, deixe-a longe de terrários e potes fechados, definitivamente ela gosta de ar renovado sempre circulando.

Coloque em um tronco, pendurado em uma parede, próximo a janela (desde que não bata sol), ou até mesmo em um terrário com outras plantas epífitas, mas com um terrário de boca larga e aberto.

Regas
Para sua tillandsia durar, é preciso de água na medida certa. Borrife água pelo menos uma vez por semana. Quando o clima estiver quente, dê um banho de imersão por pelo menos uma hora, de uma a duas vezes por semana (conforme a necessidade).

No inverno ou quando o tempo estiver mais frio, dê um espaço de pelo menos 2 semanas. Use água sem cloro e com temperatura natural.

tillandsia-22

Como evitar o apodrecimento da planta
Após o “banho”, sacuda bem em movimentos laterais e de ponta cabeça para que toda água saia. Como ela se alimenta pelas folhas, se ficar água parada ela poderá diminuir a absorvição e apodrecer.

Como manter a saúde e a beleza da planta
Retirar sempre todas as folhas secas e/ou podres. Retire com cuidado! Use os dedos, e somente retire se ao puxar levemente, a folha sair com uma certa facilidade.

Adubações
Use adubo líquido foliar para bromélias, de acordo com as instruções do fabricante.

Flores
A Tillandsia floresce somente uma vez em seu ciclo de vida. Lembrando que após a floração, ela irá morrer. Mas se for bem cuidada deixará rebentos para continuar a encantar a decoração da casa.

* Dica: Durante a floração evite molhar as flores. Por ser bem delicada ela poderá apodrecer rápido.

tillandsia

Reprodução
Após a floração, se ela for polinizada dará sementes e é possível germiná-la. O cultivo por sementes, em condições favoráveis, pode levar em média 5 anos até que a planta se torne adulta.Para germinar, plante o quanto antes após a colheita.

Caso não dê, é possível congelar para que ela dure mais tempo, mas deixe em um pote fechado sem contato do a umidade e água.

Use placas de fibra de coco ou xaxim (caso já tenha, pois a venda está proibida), e coloque as sementes espaçadas para não formar touceiras. Como elas não gostam de “solo” encharcado, recomendo a borrifar água no ar a cima das sementes, deixando cair um pouco sobre ela.

O importante é deixar o ar úmido. Na germinação ela precisará de claridade, mas menos que uma planta já adulta.

chuva forte