Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vinca

A Vinca, vinca-de-madagáscar, ou boa-noite são plantas de flores delicadas que, sempre víamos nos jardins durante nossa infância. De fácil cultivo, é uma excelente planta para quem tem pouco tempo para se dedicar.

Da família das Apocynaceae, as vincas são nativas de Madagáscar. É uma planta perene, de caule semi-lenhoso que pode crescer até 1 m de altura. De flores delicadas, de cinco pétalas e de várias cores, além das folhas bem verdinhas que dão um lindo contraste.

Ela pode ser considerada erva daninha em nosso país, por ter alta taxa de germinação de suas sementes, que são liberadas após o “estouro” da cápsula.

Geralmente cultivada no chão, em canteiros e jardins, é possível cultivar também em vaso.

Cuidado, planta tóxica. Caso tenha crianças e animais em casa, evite o cultivo, pois as folhas são alucinógenas e podem causar intoxicação.

Catharanthus roseus

Como cultivar vincas
Substrato

Por não ser uma planta tão exigente, pode ser cultivada em quase todos os tipos de substratos, porém aconselho um que seja um pouco drenável e com pH entre 6 e 7 (ácido).

Evite solos muito compactos, principalmente se for cultivar em vaso. Um substrato que uso para plantas assim, são duas partes de terra vegetal, uma de esterco bovino curtido e meia de areia média lavada de rio.

Lembre-se de sempre colocar pedriscos no fundo do vaso para ajudar no escoamento da água.

Rega
Gosta de solos úmidos, mas nunca encharcados. Aguenta períodos de seca, desde que não seja muito longo. Regue quando ver que à terra está seca por cima.

Catharanthus_roseus

Clima
Pode ser cultivada em meia-sombra ou no sol. Se for cultivada em meia-sombra, ela pode florescer menos e acabar sendo uma planta anual, já no sol ela será uma planta que irá dar flores ano todo.

Caso suas vincas estejam ficando com as folhas amareladas, uma das causas pode ser o excesso de sol ou também de água.

Adubação
Adubar com esterco bovino a cada 3 meses, já ajuda a planta a se desenvolver bem. Entretanto, se ver que ela está florescendo pouco ou não está, coloque um adubo de NPK 4-14-8 par floração, conforme a descrição do fabricante. Na dúvida, coloque menos que o indicado.

Floração
As vincas florescem abundantemente quando bem cuidadas. É possível encontrar em várias cores de flores, desde brancas até rosas mais escuras, de cores únicas, rajadas e também com duas cores. Para fazer florescer? Adube sempre! Planta que não “come” não prospera.

Polinização
É polinizada por abelhas e borboletas, mas são adaptadas para autopolinização também.

vinca

Reprodução
Por sementes: após a polinização, irá surgir cápsulas com sementes. Assim que amadurece, a cápsula se abre e espalha às sementes, que são bem pequenas, redondas e pretinhas. É possível conseguir algumas após a cápsula se romper. Em breve irei tentar germinar e compartilhar o passo a passo aqui.

Por estacas: retirando uma estaca (caule/galho) e plantando em substrato drenável, mantendo úmido até que se forme as raízes. Cuidado com encharcamento.

Poda
Pelo menos a cada dois anos, pois a planta não vive muito tempo. Sempre podar os galhos e as folhas secas.

Pragas e Doenças
É uma planta bem resistente, mas pode aparecer algumas pragas, como cochonilhas e podridão da raiz, por excesso de água. Evite o excesso de água e manterá sua planta sempre saudável!

Caso aconteça, remova às cochonilhas e a planta que está com a podridão na raiz para não se espalhar para às outras.

água6

flor da fortuna

Da família Crassulaceae, a flor-da-fortuna é uma suculenta de folhas verdes gordinhas e flores bem pequeninas, podendo ser vermelhas, lilás, amarelas, brancas, rosa ou laranja, que juntas formam um lindo bouquet. Originária da África, ela pode crescer até 30 cm.

O solo tem que ser bem drenável. Um solo agradável para a planta é, meia parte de areia média ou grossa de rio lavada, para uma de terra. Caso plante em vaso, use pedriscos ou bolinhas de argila expandida no fundo do vaso para ajudar a drenar a água e não acumular no fundo.

Luz
Ao ar livre, deixe a planta em um local onde bata sol, pelo menos a metade do dia. Dentro de casa, coloque próxima de uma janela bem iluminada.

Rega
Por ser uma suculenta, a água é armazenada nas folhas, não tendo a necessidade de regas constantes. Regue quando perceber que o solo está seco, para isso, afunde meio dedo na terra para sentir se está úmido ou seco.

Só regue se sentir que está seco. Lembrando que no inverno a rega deverá ser diminuída drasticamente. Evite molhar às folhas e flores para não apodrecerem.

kalanchoe-1

Adubação
Use adubos orgânicos, como casca de ovos secos e triturados, farinha de osso ou esterco bovino, evitando usar todos ao mesmo tempo. Pode ser aplicado a cada 3 meses. Use também adubo de floração conforme a instrução do fabricante.

Como fazer florescer
Quando compramos ou ganhamos a planta, normalmente ela já vem florida e assim que as flores murcham, é preciso cortá-las e deixar que descanse um pouco para recuperar a energia que perdeu durante a floração.

Comece a adubar, salvo se estiver no inverno. Nesse caso, é preciso simular o ambiente ideal para floração, que é o mesmo da sua área nativa. Para isso é preciso encurtar “os dias” durante o inverno.

Solo
Caso sua planta esteja dentro de casa, coloque-a em um local que fique pelo menos 12 horas por dia na escuridão.

Caso esteja do lado de fora, desligue todas as luzes possíveis do jardim para que ela fique o maior tempo possível no escuro.

Kalanchoe Blossfeldiana

Como reproduzir a kalanchoê
Estacas: corte estacas de aproximadamente 8 cm, retirando às duas primeiras folhas de baixo, e deixe secar por 2 dias. Depois plante em solo drenável e regue para que à terra fique úmida e não encharcada.

Em média em 20 dias a planta já estará enraizada. Mantenha em local iluminado, mas longe do sol até que brote mais folhas e esteja forte o suficiente.

Folhas: retire delicadamente a quantidade de folhas que quer enraizar. Tire bem rente ao caule, sem quebrar a pontinha. Nessa ponta que estava fixa no caule, coloque no solo úmido, afundando 1 cm. Mantenha o solo úmido sem encharcar e aguarde. enraizar

Sementes: é preciso que haja polinização para que tenha sementes. Elas ficam no miolo das flores e são minúsculas.

Caso consiga retirar, é só colocar em solo úmido e deixar germinar em local quente, mas sem incidência solar direta. A germinação ocorre em média em uma semana.

kalanchoe

Dica: O solo deve rico em matéria orgânica, além de bem drenável.

É muito fácil cultivá-la e fazer com que ela sempre dê flores, tanto dentro, como ao ar livre.

Como cultivar dentro de casa e ao ar livre
A kalanchoê pode ser cultivada em ambiente interno e externo, em sol pleno ou parcial. O importante é que seja um local bem iluminado.

borboletas044