Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




4-suculenta

A pruína é aquele pó que passa pela nossa suculenta, costumamos observá-la quando tocamos a planta e nosso traço é refletido. Este é um tipo de cera natural que protege nossa planta dos raios intensos do sol, além de ajudar a planta a não ficar sem água em suas folhas, enfim, é muito importante para nossas suculentas, portanto, não tire.

Às vezes achamos que é uma planta suja, ou tiramos para fazer parecer melhor. A pruína não é renovável, uma vez que a removemos de uma folha, não sairá novamente.

Portanto, se você vai limpar uma echeveria que é a espécie que normalmente tem grandes quantidades de pruína, faça-a sempre e sempre que for muito necessária: por teias de aranha, por lama pegajosa, lesmas, enfim, algo que é realmente necessário.

De resto, você não remove a pruína da sua suculenta. A pruína dá a coloração marmorizada típica das folhas e caules da suculenta.

10-suculenta

Vantagens da pruína nas folhas de plantas suculentas
* A pruína é uma substância reflexiva e dissipadora de calor que impede que as folhas das suculentas sofram queimaduras solares.

* Possui propriedades hidrofóbicas que permitem direcionar a água para o centro da planta para alcançar as raízes. No habitat natural da maioria das plantas suculentas, as chuvas são raras e usam este método para absorver o máximo de água quando finalmente chove.

Por esta razão é muito comum que em plantas dos gêneros Echeveria, Graptopetalum, Kalanchoe, entre outras, a folhagem forme uma roseta compacta com folhas arqueadas para que a água chegue ao centro dela.

* Evita a transpiração acelerada na planta . Folhas cobertas por pruína perderão muito pouca água por transpiração durante tempos de seca, isto é, a pruína aumenta a capacidade de tolerar a escassez de água durante mais tempo.

* Esta substância impede a invasão de alguns fungos na superfície da planta.

echeveria-runyonii

* É bastante atraente nas rosetas por sua coloração marmorizada.

Espero que o conhecimento dessas vantagens nunca remova essa preciosa substância natural que só tem propriedades benéficas para a saúde das suculentas.

Lembre-se de que é muito fácil remover a substância (tocar as folhas desaparecerá, evitar o contato direto com a folhagem) e não se renova (a pruína só produzia uma vez a planta por estrutura).

borboletas amarelas

Spathiphyllum wallisii

O lírio da paz além de ser uma linda planta é uma das mais perfeitas para purificar o ambiente. Ela tem muita competência para eliminar toxinas que ficam nas partes internas, até mesmo as mais nocivas e para ter essa planta sempre linda e com floração encantadora, lhe daremos alguns passos que consideramos importantes para um bom cultivo.

Escolha seu lírio da paz
Essa planta é natural das florestas tropicais, ardentes e úmidas de sombra. Por essa razão não podem ficar na parte externa por longos períodos. Na parte interna da casa, que pode até ser mais quente e , as vezes é mais recomendável deixá-la , pois fica super bem.

Por outro lado a flor deve ficar em ambiente mais quente e perto da janela, mas jamais embaixo da janela. Fazendo isso, ela poderá pegar luz solar indiretamente. A janela em questão pode ser uma em posição ao norte ou ao oeste que permite ela ter luz solar indireta mais adequadamente. O sol direto nesta planta pode deixá-la doente com as folhas murchas e marrons.

Contudo, é importante avaliar o clima de sua cidade para saber se ela pode ficar na parte externa sem mais problemas. Se o ambiente for muito quente deixe-a do lado de fora em pouco tempo e na parte interna próximos ao meio sol.

liriodapaz

Rega e cuidados
Mantenha a rega sempre em dia. O maior beneficio que você pode dar para o lírio da paz é dar atenção para a hora da rega, de modo que somente deve ser regada quando observar que seu solo está seco.

Contudo, se faltar a rega ela pode ficar com as folhas murchas e em seguida morra. No entanto nada de exageros de água, ela não suportaria um solo encharcado demais, pois a enfraquece também.

Pode ser regada uma vez por semana, observe sempre se o solo está seco, ai sim é ao momento de molhá-la, aguardando ela ficar um tantinho murcha para fazer isso.

Clima perfeito e temperatura
É muito recomendável dar umas borrifadas em sua folhagem, também uma vez por semana. O ambiente perfeito para ela é aquele úmido, por isso que deve ser regada e borrifada, da mesma maneira as flores devem ser borrifadas para imitar a umidade da floresta.

Esse ritual deve ser mais frequente no verão. Contudo observe a temperatura de sua cidade. Uma coisa é certa, quanto mais cuidado com seus brotinhos, mas crescerão saudáveis e vistosos.

Saiba que a água da chuva é mais adequada para o lírio da paz, pois ela é super sensível ao cloro, o mais indicado é deixar essa água em temperatura natural pelo tempo de 24 horas.

liriodapaz

Poda e cuidados
Não deixe as folhas doentes ficarem na planta, pode-as com frequência. Em comparação com outras qualidades de plantas, o lírio da paz precisa ser podado mais frequentemente.

Contudo, se notar que sua folhagem muda de cor ou ficam murchinhas, por qualquer razão, os mesmo devem ser retirados para manter a flor saudável e manter a energia de sua flor.

Utilize tesouras afiadas e limpas para fazer esse trabalho, sendo que os cortes devem ser firmes e perto do solo, sempre com atenção para não estragar o tecido da planta.

Quando as folhas estão engelhadas e mudando de cor pode ser quando simplesmente esquecemos de regar e se, mesmo cuidando adequadamente a planta precisar de poda com mais frequência, fiquei observando o que pode estar lhe causando mal. Pode ser o clima, posição ou falta de água simplesmente.

Spathiphyllum wallisii

Fertilização e recomendações
A plantinha deve ser fertilizada com atenção. Na verdade ela não necessita de  cuidados tão especiais de modo que ela não necessita de fertilização e  suplementos para crescer forte, contudo caso decida fertilizá-la para que cresça bem mais, fique atento para não haver exageros de fertilizantes.

O lírio da paz tem muita sensibilidade, portanto você deve utilizar fertilizantes comuns de 20-20-20, fazendo a aplicação somente a metade ou um quarto da quantidade indicada no produto. Essa fertilização deve ser feita no verão ou primavera quando a planta fica em fase de crescimento.

Para saber se exagerou na fertilização, basta observar os brotos verdes, então pare de fertilizar e faça imediatamente a interrupção da dosagem , aguardando a próxima estação.

nostalgia