Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Mammillaria_gracilis

O cacto Mammillaria gracilis, é uma ótima opção! São pequenas hastes cilíndricas verdes, com espinhos brancos que lembram estrelas, fazendo com que, pareça que a planta esteja coberta com rendas.

Essa espécie cresce até 13 cm de altura e 5 cm de largura, fazendo um lindo aglomerado.

Como cultivar
Originária do México, a Mammillaria gracilis é perfeita para iniciantes! Sendo possível cultivar dentro de casa, exigindo pouco cuidado, desde que tenha muita luminosidade. Ao ar livre, gosta de ser cultivada em sol pleno.

Substrato

Necessita de solo bem drenável. Pode-se usar 1 parte de areia para 1 de terra. Use sempre pedriscos no fundo do vaso para ajudar na drenagem.

mammillaria

Rega
Para evitar acúmulo de água na planta, o ideal é a rega por imersão, colocando o vaso dentro de uma vasilha com água e até absorver bem, após, deixar escorrer bem e só regar novamente quando o solo estiver totalmente seco. Caso esteja plantada no chão, regue com cuidado e evite usar mangueiras com jatos fortes, para não quebrá-la.

Floração
O cacto-dedal produz lindas e delicadas flores na cor creme, que pode medir até 12 mm de largura. O segredo para que floresça, é que, seja cultivado em pleno sol.

Caso deixe dentro de casa, procure uma janela com boa incidência de luz e de sol, pelo menos meio período do dia. As flores costumam aparecer na primavera e no começo do outono.

Assim que aparece um broto de flor, ele leva em média 6 dias para desabrochar e assim que abre, dura em média 3 dias. Logo ela murcha e dá as sementes (desde que seja polinizada).

Mammillaria_gracilis_02

Reprodução
Por separação das ramificações (”filhotes” que dão na planta principal): retire com cuidado, usando luvas e com tesoura/estilete esterilizado. Retire e deixe secar por alguns dias antes de plantar. Plante no mesmo vaso ou em outro com 1 parte de areia para 1 de terra. Regue como a planta adulta.

Por sementes: após a flor murchar, caso ela tenha sido polinizada, irá aparecer uma baga de sementes. Espere a baga amadurecer e retire com cuidado. Ao abrir, irá ver as sementes pequeninas e pretas.

Plante em um vaso com areia, semeando-as por cima. Para não levantar as sementes, regue por imersão e coloque em uma estufa, de preferência.

Mantenha o substrato sempre úmido, até começar a aparecer aquelas pequenas bolinhas verdes, com pequenos espinhos brancos. Nunca deixe o substrato encharcado.

Adubação
Não há necessidade de sempre estar adubando. Colocar um adubo para cactos ou até mesmo casca de ovo triturada seca de vez em quando para ajudar na manutenção e florescimento. Evite adubo orgânico que possa fermentar em volta da planta, para que ela não apodreça.

banconolago

tilandsias

As Tillandsias (Tillandsia L.), são plantas resistentes que podem ser cultivadas em ambiente interno, mas, não podem ser negligenciadas e precisam de água e ar para sobreviverem.

Lembrando sempre que extremos nunca é bom, nem muita água e nem pouca água.

Se sua planta está secando, mas tem a base com folhinhas verde, é possível recuperá-la em 3 passos.
1. Mergulhe a planta em um recipiente com água sem cloro, por pelo menos 8 horas e longe da luz, mas onde tenha ar.

* A água de torneira tem cloro, mas é possível usá-la deixando-a “descansar” em uma vasilha de um dia para o outro, para que o cloro evapore. Use sempre em temperatura ambiente!

2. Retire a da água e sacuda bem, em movimentos laterais e de ponta cabeça (isso serve para tirar toda a água que fica retida na planta,para que ela não apodreça).

3. Retire todas as folhinhas secas (que não se recuperaram com a longa imersão) com os dedos e delicadamente.

tillandsia

Caso tenha dificuldade em sair, deixe que elas saiam sozinhas. Após a “limpeza”, ela poderá voltar ao recipiente (vaso, tronco, vidro).
* Faça a imersão de pelo menos 8 horas, só em caso de ter negligenciado a por muito tempo. Se mesmo assim ela continuar secando, é sinal de que está no fim e em breve morrerá. Mas não fique triste e leve como um aprendizado.

agua xzO