Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Anthurium x macrolobium

O Anthurium x macrolobium é conhecido popularmente como antúrio-batman, pela semelhança de suas folhas com o símbolo do herói morcego dos quadrinhos.

É uma espécie difícil de se encontrar e a planta que minha mãe tem, foi plantada pelo meu falecido avô há alguns anos.

O Anthurium x macrolobium é um híbrido. É uma planta perene, de fácil cultivo e de grande valor ornamental que, pode crescer até 1 m. Pertencente à família Araceae, suas brácteas (folhas modificadas) são da cor verde e a espiga, preta. É possível cultivá-la ao ar livre ou em ambiente interno.

Em ambiente externo: plante em um local que tenha boa luminosidade, podendo receber os raios solares da manhã, mas evitando a exposição o dia todo, para evitar queimadura nas folhas.

Em ambiente interno:
coloque o vaso em local com bastante luminosidade ou que tenha luminosidade em 60% do dia. Evite o sol da tarde.

Como a planta gosta de umidade, evite deixar o vaso onde tenha corrente de ar e caso o ar esteja seco, borrife água em suas folhas, pelo menos duas vezes por semana.

Solo
O solo para plantio, deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem para evitar encharcamentos.

Rega
Regue sempre que o solo começar a secar, evitando que seque por completo. Ao ar livre, em uma região que a temperatura não passe de 30ºC, pode regar duas vezes na semana.

A dica é regar bem o solo. Em ambiente interno, coloque sempre o dedo para ver se há necessidade de regar.  Em ambos os casos, evite o encharcamento.

Anthurium x macrolobium-3

Adubação
Dê preferência a adubos orgânicos, como farinha de osso e esterco bovino, colocando pelo menos a cada 3 meses, mas não ao mesmo tempo.

Floração
Há uma confusão com relação às flores dos antúrios. Onde muitos pensam que são flores, são espatas, um tipo de bráctea, que lembram pétalas, mas são folhas modificadas que tem a função de proteger as flores.

As flores são minúsculas e ficam na espádice, que pode chegar a ter mais de 20 cm. Somente um ano após o plantio que a planta começa a florescer.

Como reproduzir o antúrio-batman
Sementes:
quando maduras, são de cor alaranjada e precisam ser plantadas assim que são colhidas.

Divisão: mudas que nascem junto a planta principal. Pegue uma muda que já tenha alguns caules, raízes e folhas, para maiores chances de desenvolvimento.

A planta é tóxica para animais domésticos. Todas as partes da planta contêm oxalato de cálcio, que pode causar irritação na boca e esôfago.

banquinho

Oxalis Corymbosa 'Aureo-Reticulata'-1

Os trevos fizeram parte da minha infância e me chamam atenção não somente pelas suas lindas folhas e flores, mas também por suas variedades.

A Oxalis corymbosa ‘Aureo-Reticulata’, tem folhas verdes com “veias”/linhas amarelo-ouro e que a torna mais especial pelo diferente. É uma planta de fácil cultivo e que pode ser uma ótima opção para decorar seu jardim ou sua casa.

Conhecendo a Oxalis corymbosa ‘Aureo-Reticulata’
Conhecido como falso-trevo, pois, o trevo verdadeiro tem 4 folhas. É uma planta perene que pode atingir 15 cm de altura, suas flores são pequenas e rosadas,

Nativa da América do Sul e tendo como sinônimo Oxalis debilis subsp. corymbosa ‘Aureo-Reticulata’, suas folhas contêm ácido oxálico e seu consumo deve ser evitado em grandes quantidades por ser tóxica.

Como cultivar
Solo
Deve ser cultivada em solo drenável, e de preferência neutro. Pode ser cultivado no chão e em vaso, esse colocando pedriscos no fundo, para ajudar no escoamento da água.

Use duas partes de terra vegetal adubada para uma de areia média lavada; essa mistura de solo também pode ser usada para germinar os bulbos e sementes.

Rega
A planta tolera pequenos períodos de seca, entretanto, prefere solo levemente úmido, mas nunca encharcado. Evite molhar as folhas, caso a planta pegue sol. Para manter a umidade por mais tempo, utilize folhas mortas como forração do solo.

Caso às folhas estejam ficando amarelas, um dos motivos pode ser o excesso de água. Diminua a rega nesse caso, até ela se recuperar.

Oxalis Corymbosa 'Aureo-Reticulata'

Luz
Pode ser cultivada à meia-sombra, mas florescerá em abundância se receber bastante luz, podendo ser o sol da manhã. Em locais muito quentes, evitar o sol dia todo. Caso vá cultivar dentro de casa, escolha uma janela onde bata o sol da manhã, caso contrário ela crescerá mais alta, espalhada e poderá florescer bem pouco.

Adubação
Ela gosta de adubo orgânico, como húmus de minhoca e esterco bovino, mas também pode ser adubada com adubo químico de floração 4-14-8, usando igual à indicação do fabricante ou menos. O adubo orgânico pode ser usado a cada 3 meses.

Floração
Se bem cultivada pode florescer o ano todo, com flores que podem ter de 2,5 a 5 cm de tamanho.

Polinização
Por ter o órgão feminino acima do masculino, com variações em suas flores, acaba dificultando a autopolinização, sendo necessária a polinização cruzada que,  geralmente é feita por abelhas.

Oxalis Corymbosa 'Aureo-Reticulata'-4

Propagação
Bulbos: podem ser comprados ou colhidos da planta e se localiza entre as raízes e o caule, no solo. No outono ou início da primavera, é só colocar em solo bem drenável e úmido, de 2 a 3 cm de profundidade e cobrindo levemente (sem apertar).

Pode plantar de qualquer lado, eles irão crescer em qualquer posição. Evite que seque até que a planta tenha pelo menos 5 cm. Se bem cultivado, irá dar flores em até 2 meses e meio.

Sementes: elas ficam em bagas bem pequenas que nascem onde era a flor, após a polinização. Em um vaso definitivo, coloque o solo para germinação, molhe até sair água pelos furos.

Semeie às sementes e cubra com uma leve camada de solo, umedecendo com cuidado para não espalhar as sementes.

Oxalis Corymbosa 'Aureo-Reticulata'-33

Cubra o vaso com um plástico ou coloque em uma estufa, mantendo em local quente, iluminado e longe do sol. Verifique o solo todos os dias para ver se há necessidade de molhar novamente.

Assim que aparecer as primeiras hastes, remova o plástico. Só adube quando a planta tiver pelo menos umas 4 folhas. A germinação pode levar de 7 a 14 dias.

olhodeágua

peperomia-caperata

A peperômia é uma planta originária do Brasil, na América do Sul e pertence à família Piperaceae.

Ela é uma planta herbácea, de folhagem densa, arredondada e bastante atrativa, cultivada no mundo todo como ornamental, sendo aproveitada principalmente na decoração de interiores.

Suas folhas são carnosas, verde-escuras na forma típica e com nervuras profundas, em baixo relevo, que dão um aspecto “engomado” à folha. Elas são sustentadas por longos pecíolos avermelhados ou rosados.

As flores são pequeninas,  brancas, e surgem em diferentes épocas do ano, dispostas ao longo de inflorescências do tipo espiga, que surgem acima da folhagem. As inflorescências são finas, cilíndricas e compridas, sendo muitas vezes recurvadas, assemelhando-se a uma cauda de rato, o que lhe valeu um nome popular.

Peperomia_caperata

Esta espécie de peperômia é ideal para terrários abertos ou fechados, assim como vasos amplos e rasos, decorando balcões, mesas, escrivaninhas e estantes. Ela se desenvolve bem em locais com pouca luminosidade, onde outras espécies de plantas pereceriam.

Em locais com clima tropical, ela também pode ser utilizada como forração no jardim, em áreas sombreadas ou com luz filtrada pela copa das árvores. Desta forma ela pode ser utilizada como um excelente pano de fundo para composições com outras plantas, inclusive outras espécies de peperômias.

Seu cultivo deve ser em local com luz filtrada ou difusa, sem a incidência direta do sol. O substrato deve ser rico em matéria orgânica, porém perfeitamente drenável e irrigado de forma a secar ligeiramente entre as regas e sem encharcar.

No inverno, as regas devem ser reduzidas, evitando o apodrecimento das raízes. Apesar do aspecto delicado, a peperômia é bastante rústica, adaptando-se a locais com pouca luminosidade e não é muito exigente com umidade ambiental e pulverizações nas folhas.

peperomia

Folhas pálidas pode ser sinal de excesso de luz, assim, mova-a para um local mais protegido. Teme o frio intenso. Assim, em locais com clima temperado, cultive-a em ambientes internos ou estufas.

Convém replantá-la anualmente, colocando em um vaso maior ou fazendo a divisão da planta. Desta forma renova-se o substrato e o vigor da planta. Fertilize quinzenalmente na primavera e verão, com adubos próprios para folhagens diluídos à metade.

A sua multiplicação pode ser por estaquia das folhas e divisão das touceiras.

janela-flor