Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Clusia é uma planta nativa, muito comum nas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo. O mas você também encontra outras espécies, como clusia variegata e clusia rosea.

clusia fluminensis

Inclusive, a clusia fluminensis também pode ser conhecida pelos apelidos de mague-bravo, abano e manga-da-praia.

A clusia planta é muito parecida com a suculenta, mas se tratando de como cuidar e os melhores lugares para usá-la, é muito diferente. Num primeiro instante, parece que a clusia é uma planta pequena, mas a verdade é que ela é uma arvoreta que pode atingir 6 m de altura, caso não seja podada.

O que torna a clusia planta tão interessante é a sua folhagem rígida, num tom de verde brilhante e em formato de gota. Ela é capaz de absorver gás carbônico durante a noite, o que possibilita uma fotossíntese mais eficiente.

Além disso, a clusia planta dá lindas flores brancas durante a primavera e o verão. São pequenas e delicadas, mas fazem toda diferença no jardim e nos vasos, pois são muito procuradas por abelhas.

flor clusia

Como cuidar de clusia
A clusia é uma planta de fácil cultivo, tanto em vasos de plantas quanto no jardim. Para te ajudar, veja nossas dicas de como cuidar de clusia:
- Poda: Faça a poda com frequência, sempre que aparecerem folhas mortas. E, obrigatoriamente, após o inverno;

- Iluminação: A clusia verde fica boa tanto no sol, quanto meia sombra. O importante é receber uma boa iluminação;

- Rega: Mantenha a terra úmida, mas sem encharcar. Nos dias mais quentes, regue uma vez por dia, mas você também pode esperar até 48 h até regar novamente;

- Adubação: Faça adubação frequentemente na clusia, principalmente após o inverno, que é quando a planta é mais afetada.

- Pragas: Não se preocupe porque a clusia raramente pega pragas. Ela possui muito tanino, pois produzem nas folhas, caules e frutos. Então não tem problema deixá-la no aparador da sala.

clusia-fluminensis-D

Como fazer muda
A melhor forma de clusia como fazer muda, é:
- Pode um galho de 15 a 20 cm com a ajuda de tesouras;

- Faça um corte abaixo de onde nascem as folhas e sairão as raízes;

- Retire as folhas da metade para baixo, deixe apenas as folhas no topo;

- Coloque a clusia no local desejado para que ela desenvolva com a ajuda de luvas para proteger suas mãos; De preferência, coloque em ambientes arejados, mas longe do frio;

- Outro fator importante de clusia como fazer muda é que você pode plantar num recipiente pequeno com húmus de minhoca e vermiculita, que facilita o enraizamento da clusia;

- Cerca de 4 meses depois, se novas folhas tiverem surgido e continuarem verde, transporte a clusia para o local definitivo.

folhas caindo_1