Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orelha-de-shrek-crassula-ovata-gollum-2.

Veja como é simples e fácil cultivar a Orelha-de-shrek, uma planta super delicada.

Cuidar de suculentas não é difícil, contudo, é preciso sempre prestar a atenção em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença.

A luminosidade, a rega e o solo são os principais fatores para ter sucesso no cultivo de suas suculentas. E com a suculenta Orelha de Shrek não é diferente. Veja como cuidar dessa suculenta da forma correta.

Como cuidar
Com a quantidade de luminosidade que ela deve ter, que não é pouca e também as regas sendo feitas da forma correta, você vai notar os resultados benéficos a sua planta.

Sol
Essa planta pode receber sol diretamente, porém em regiões mais quentes, como o Nordeste, receber sol o dia todo poderá ser demais para a planta e queimar suas folhas.

Portanto, se você mora numa região quente, o ideal é deixá-la em um lugar em que ela receba sol apenas numa parte do dia.

orelha-de-shrek-6

Mas se você reside em uma área mais fria e com menos sol, ela deve ficar bem exposta ao sol para aproveitar toda a luminosidade disponível.

Dá para cultivar dentro de casa. Mas a planta deverá estar numa janela ou numa grande entrada de luminosidade. Nunca cultive-a em um lugar com pouca luz.

Se notar que a sua planta não está se desenvolvendo corretamente, pode ser a hora de deixá-la num ambiente com mais sol. Ambientes externos são perfeitos.

Vale dizer que essa suculenta fica com as pontas das folhas vermelhas quando são expostas ao sol diretamente.

Regas
As regas devem ser bastante moderadas. Regue apenas quando o substraot estiver totalmente seco. Para saber isto, basta tocar no solo/substrato e sentir com seus dedos.

Se o substrato está completamente seco, regue novamente com água abundante, mas claro, caindo de forma lenta. Regue até que o vaso comece a escorrer pelo fundo.

Caso você sinta com seus dedos que o substrato ainda está úmido, de forma nenhuma regue a suculenta. Lembrando também de priorizar a rega no solo e ter cuidado para não deixar água acumulada em suas folhas.

crassula-ovata-gollum

Substrato
O substrato desta suculenta e de qualquer outra precisa ser com uma drenagem muito boa. Use vermiculita ou areia de construção na mistura de sua terra para poder conseguir uma terra bem airada e com ótima drenagem.

Vaso
O melhor vaso para cultivar suculentas Orelha de Shrek é o de barro. Isso mesmo! Os vasos de barro são os melhores não só para esta suculenta, mas para qualquer outra também.

Estes vasos são ótimos, pois possuem micro furos que permitem que a água escoe com mais facilidade e faça com que a terra fique seca mais rapidamente. Assim você não corre menos risco de perder sua suculenta por muita umidade em tempo prolongado nas raízes da planta.

Adubo
Para utilizar adubo, você pode optar por adubo sintético 10-10-10, como por exemplo o NPK. Adube em um intervalo de 4 em 4 meses e siga as instruções do fabricante para a medida correta do adubo em questão.

laguinho

rabo-de-burro-1

Essas plantas suculentas chamadas de rabo-de-burro, são de fato incrivelmente lindas. Pendentes, elas podem decorar espaços com muita perfeição e charme.

Aprenda os macetes, segredos e dicas para cuidar da sua também e faça com que ela esteja sempre saudável e com um aspecto maravilhoso para decorar um cantinho do seu lar.

Como cuidar de rabo de burro
Veja que apesar de não ser complicado de cultivar, é preciso alguns cuidados básicos. Veja como deixar a sua planta muito linda e com as folhas com aspectos muito saudáveis.

Regas
As regas são como em qualquer outra suculenta. Só regue quando a terra ou substrato estiver seco. E quando regar, regue até que a água possa escoar no fundo do vaso.

Vasos
Os melhores vasos para suculentas são os de barro, como sempre indicamos aqui. Vasos com este material possuem micro orifícios que ajudam muito na drenagem da água, secando mais rapidamente o substrato depois das regas.

rabo-de-burro-6

Como as suas folhas são pendentes, a melhor maneira de cultivá-la é com vasos suspensos. Dessa forma você decora e não deixa que as folhas encostem no solo, o que pode apodrecê-las.

Substrato
O ideal é que substrato tenha ter uma boa porção de húmus de minhoca. Por exemplo, 1 porção de húmus para 4 de terra.

É imprescindível também que você coloque uma porção generosa também de vermiculita ou areia de construção para deixar a terra bem airada e com uma ótima drenagem.

Floração
Esta planta possui floração na extremidades de suas folhas. Essa floração acontece esporadicamente e é preciso que a planta esteja muito saudável para acontecer.

sedum morganianum

Adubo
Para adubar, você pode colocar porções de húmus de minhoca de semana em semana. Outra opção é adubar com um produto sintético como o NPK na proporção de 10-10-10.

Se for adubar com adubo sintético, faça apenas o processo de 4 em 4 meses, respeitando a indicação do fabricante para colocar no substrato da sua plantinha.

A suculenta rabo de burro é de fato uma suculenta belíssima para decoração de espaços com paisagismo.

marrevolto

Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

Certamente se você tem uma belíssima espécie como esta, precisa cuidar bem dela.

Vou te mostrar que não é difícil cuidar da suculenta colar-de-pérolas. Essa planta também é conhecida como Rosário e Pérola-verde. É de certo uma planta que pode realçar muito o visual de um ambiente.

Confira como cuidar bem da sua suculenta também com essas dicas que podem te ajudar muito. Afinal, quanto mais bem cuidada sua suculenta for, mais saudável e linda ela vai ficar.

Como cuidar de suculenta Colar-de-pérolas
Não há mistério nos cuidados de uma suculenta colar -de-pérolas. Porém, é preciso alguns cuidados básicos. Confira as dicas e deixe suas suculentas incríveis também.

Sol e luminosidade
Apesar de preferir o calor do que o frio, Essa suculenta não tolera raios solares diretamente em suas folhas. Portanto, você deverá deixá-la em um local de sombra, porém com uma ótima luminosidade.

Áreas externas da sua casa em que o sol não bata são perfeitas, já que nestes locais existe uma ótima luminosidade.

Cultivá-las dentro de casa também é possível. Porém você vai ter que procurar um local em que a luminosidade esteja plena, como perto de uma janela ou local semelhante.

colar-de-perolas

Regas
Você deverá fazer as regas da mesma forma que rega as suas suas suculentas. Ou seja, só regue quando o substrato ou a terra estiver completamente seca.

Esse tipo de rega simplifica muito o nosso trabalho e faz com que as suculentas cresçam super saudáveis. Toque sempre na terra ou substrato e sinta como ela está.

Se a terra estiver úmida ainda, é preciso esperar mais tempo para regar novamente. Já se a terra estiver seca, é a hora de regar novamente.

Regue com água abundante, até que saia pelos furos inferiores do vaso. Fazendo dessa forma você vai ter sucesso no cultivo das suas suculentas.

Como cultivar
A maneira mais legal e charmosa de cultivar essa suculenta é em vasos de forma pendente. Olha como ficaram simplesmente lindos essas idéias a seguir, por exemplo.

Fica lindo e suas suculentas poderão ficar saudáveis ao passo que também vão decorar sua casa com muito charme e delicadeza.

senecio-rowleyanus

Substrato
O substrato precisa estar com uma ótima drenagem e com a terra bem airada. Para isto, adicione uma porção generosa de vermiculita ou areia de construção no substrato que vai preparar para esta suculenta.

Você pode fazer isto quando for trocá-la de vaso. Um substrato com boa drenagem vai favorecer o crescimento das raízes e ainda vai evitar que a água fique acumulada dentro no vaso.

Senecio-Rowleyanus

Adubação
Para adubar sua suculenta colar-de-pérolas, prefira sempre adubos sintéticos do tipo NPK 10-10-10. Mas atenção para adubar a suculenta apenas de 4 em 4 meses.

Não adube em excesso sua suculenta, pois você pode prejudicá-la e até matá-la fazendo isto. Siga esta regrinha dos 4 meses e leia as instruções do fabricante para saber a porção ideal para colocar em sua planta.

Mais dicas com suculentas
Veja dicas para evitar as plantinhas chatas que nascem direto nos vasos. Pequenos trevos, entre outras ervas daninhas deixam os vasos mais feios. Aprenda como evitá-las.

Que tal criar um lindo terrário de suculentas? Aprenda como fazer nesta dica perfeita para produzir seu próprio terrário caseiro de suculentas.

Cultive essa plantinha sobretudo se você ama suculentas diferentes e que podem decorar a casa com muita exuberância.

folhas-9

suculentas

Apesar de serem muito populares devido à sua variedade, facilidade de manutenção e beleza, há alguns segredos sobre as suculentas que quase ninguém fala. Conheça-os:

Quem não ama as plantas suculentas? Elas são bonitas, fofinhas, são encontradas em vários formatos, são fáceis de cuidar e ficam bem na maioria dos ambientes. Se você também é fã delas e acha que sabe tudo sobre esse tipo de planta, confira 10 curiosidades sobre as suculentas que você, provavelmente, nunca ouviu falar:

Cotyledon_undulata_grande

1 – As suculentas mais acinzentadas não ficam bem dentro de casa
Apesar de muitos afirmarem que qualquer espécie se adapta facilmente em qualquer lugar, as de tons acinzentados são as menos recomendadas para manter no interior. Quanto mais esverdeadas forem as folhas, maior a chance de sobrevivência da planta.

2 – O Instagram é o melhor lugar para conhecer suculentas raras
As hashtags #variegatedsucculents, #raresucculents e #succulentsofinstagram facilitam a busca pelos modelos mais diferentes, os quais são difíceis de encontrar em floriculturas e outras lojas.

3 – Seu vaso é mais importante do que você imagina
Muita água e muito sol podem atrapalhar o crescimento das suculentas. Potes de plástico não são os mais recomendados e um bom sistema de drenagem é necessário, mesmo em se tratando de plantas que precisam de menos água que outras.

Também tome cuidado para não subestimar o tamanho do vaso, uma vez que raízes saudáveis precisam de espaço para crescer bem.

Aeonium-Sunburst3

4 – Não se culpe por não conhecer as espécies de suculentas
Ao contrário do que muitos pensam,  o nome “suculenta” é a descrição do tipo de planta, não uma família ou gênero.

Há milhares de espécies de diferentes grupos, as quais dividem uma única característica: ter um estoque de água em suas folhas carnudas. Caules, folhas e raízes variam muito entre os modelos dessas plantinhas.

Sedum-rubrotinctum

5 – A suculenta rabo-de-burro é muito frágil
Se você conhece essa espécie, sabe que suas folhas gordinhas tendem a cair com um leve passar de mão. Para mantê-las vivas, é preciso de muita pouca água, temperaturas amenas, sol parcial e uma boa drenagem.

6 – Suculentas ficam ótimas em trios
Curiosamente, o nosso cérebro presta mais atenção nos vasos e nas plantas que estão em números ímpares, do que nas que estão em pares.

Nesse caso, você não precisa  necessariamente descombinar as espécies porque há simetria, já que você pode conseguir esse efeito irregular também se usar vasos de diferentes larguras, alturas e formatos.

7 – Ao invés de comprar novas plantas, troque-as com um amigo
Cuide bem da sua suculenta e, se quiser uma aparência nova para sua casa, troque a sua planta com a de um amigo que também goste do assunto.

Novos vasinhos vão dar uma aparência nova a sua casa, sem que você gaste dinheiro. Vocês podem, inclusive, revesar o cuidado delas, como um clube de plantas. Vai parecer que você contratou um especialista para fazer o paisagismo da sua casa.

Avelós - Euphorbia Tirucalli

8 – Os avelós ou cacto lápis é a primeira suculenta que você precisa ter
Adicione um detalhe sinuoso e assimétrico na decoração com o avelós, um tipo de suculenta que parece um arbusto e cresce bastante para cima.

Seu cuidado é simples: bom sistema de drenagem, solo arenoso e uma janela banhada de sol. Regue a cada duas ou três semanas no verão e uma vez por mês no inverno.

Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

9 – Deixe a espécie colar de pérolas para os experts
Conhecidas como colar de pérolas ou terço, essas suculentas são as mais difíceis de cultivar. Apesar de ser uma planta bonita, se você trocar o vaso de lugar várias vezes, é provável que sua casa fique cheia das pequenas bolinhas espalhadas pelo chão.

Exagerar ou deixar faltar água também faz com que as folhas redondas, que se assemelham a ervilhas, se soltem facilmente – e todo o charme é perdido quando seu caule está nu.

guirlanda

10 – As guirlandas de suculentas ficam melhor em uma mesa do que penduradas nas paredes
Você pode fazer uma guirlanda de suculentas para especialmente para o Natal, porém ela se torna um enfeite atemporal quando colocada no centro de uma mesa ou sobre um prato.

água6