Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tritoma3

O lírio-tocha é uma planta herbácea rizomatosa, perene, entouceirada, ereta, de 70-90 cm de altura, com folhas lineares, glabras, longas e perenes.

Essa planta é nativa da África e da África do Sul. E deve ser por esse motivo, levando-se em consideração o clima desses lugares é que o lírio tocha ama o sol pleno, mas também fica bem quando tem meia sombra.

Possuem inflorescência longas, ereta, altas, densas, com numerosas flores vermelho-alaranjadas tubulares, muito perfumadas, que formam-se durante a primavera e verão, de grande efeito decorativo e muito visitadas por beija-flores.

kniphofia-uvaria

Cultivo
* O cultivo da planta deve ser feito durante o sol pleno ou também pode ser cultivada a meia sombra.

* O solo para receber o lírio tocha deve ser leve e muito fértil.

* Ainda falando do solo, primeiramente ele deverá ser enriquecido com matéria orgânica.

* As regas devem ser feitas todos os dias de manhã cedo ou no fim da tarde durante o verão.

* Vale lembrar que as regas deverão ser feitas com menos frequência durante o frio e que o lírio tocha suporta tanto geadas quanto o frio.

* E o principal, para multiplicar um lírio tocha poderá ser usado dois métodos: as sementes ou também através da divisão a touceira.

Kniphofia-uvaria

É bastante adequada para plantio em touceiras isoladas, para bordaduras e para formação grandes conjuntos, a pleno sol, em canteiros com terra rica em húmus, de boa drenagem e irrigada periodicamente.

São plantas extremamente resistentes a baixas temperaturas, desenvolvendo-se bem em regiões de altitude do sul do país.

Multiplicam-se facilmente por divisão de touceiras no verão.

janela-brisa

abacaxi-roxo

O abacaxi-roxo é uma planta herbácea, rizomatosa, quase acaule, pertencente à família Commelinaceae.

É uma planta de folhagem colorida, cultivada em várias regiões e é nativa do Sul do México, Belize e Guatemala. É uma planta perene, suculenta, de até 20 cm de altura, com folhagem ornamental.

Ela forma rosetas densas e simétricas, com folhas côncavas e lanceoladas, com textura fina e estreitamente sobreposta em torno da haste.

As folhas são variegatas nas cores branco, verde e um tom de rosa no lado superior, com lados de baixo roxo-rosado.

Para manter o porte ereto, basta remover todos os brotos que crescem na base.

flores

Flores brancas, pequenas, com três pétalas que ficam escondidas por brácteas roxas. Surgem quase o ano todo e são pouco atraentes.

Em paisagismo é indicada para formação de maciços em meio à gramados, como bordaduras ao longo de caminhos e pode ser cultivada em vasos e jardineiras.

Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, mas em regiões muito quentes, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã.

Floresce na primavera e verão, despontando inflorescências em rácemos, nas axilas foliares.

As inflorescências são formadas por pares de brácteas, que lembram pelo formato de pequenos barcos ou canoa, pequenas flores brancas, trímeras e efêmeras, de pouca importância ornamental. O fruto formado é do tipo cápsula.

No paisagismo é uma planta do tipo forração tropical por excelência. O colorido atrativo da sua folhagem assim como a textura peculiar e o efeito geométrico das rosetas, criam contrastes interessantes no jardim.

Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Abacaxi-roxo

Regas regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Quando estabelecia suporta um curto período de seca.

Adubar durante seu desenvolvimento ativo na primavera e verão, com NPK 10-10-10 e no fim do inverno usar esterco de gado bem curtido ou composto orgânico. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.

Recomenda-se o replantio do Abacaxi roxo a cada 2 anos. Por ser um cultivar e sofrer melhoramentos é mais resistente a insetos e doenças, mas com excesso de umidade, fica suscetível a ácaros e cochonilhas e pode sofrer o apodrecimento das raízes.

Propagação
Multiplica-se raramente por sementes, por estaquia de folhas, plantadas em solo arenoso e facilmente pela divisão da planta.

correnteza_33