Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




espada-de-são-jorge

Um das plantas mais conhecidas é a Espada-de-São-Jorge. Ela pode estar presente em milhares de lares no mundo, e sua função mais conhecida é que ela protege o ambiente e ainda serve para afastar más energias.

Além disso, é comprovado pelos pesquisadores que essa planta tem ação purificante que atuam devido os elementos tóxicos do ambiente, purificando o ar. Além de ser muito simples de cultivar é lindamente perfeita para compor a decoração dos ambientes

Como cuidar – dicas preciosas
A Espada-de-São-Jorge não é uma planta muito exigente. Ela não exige muita adubação, se adapta bem tanto ao Sol, quanto à sombra e não precisa de muita rega. Ou seja, é ideal para quem quer uma planta em casa e não dispõe de tempo para ter uma plantinha.

Para que ela prospere mais saudável, escolha vasos de cerâmica, limpe com frequência  exclusivamente as folhas secas e sempre analise a qualidade do solo. A planta pode suportar 20 dias sem água, mas para isso deve estar com saúde.

Ela pode ficar em ambientes internos e como decorativa, mas para isso deve contar com luminosidade direta.

Vale ressaltar que ela é considerada uma planta altamente tóxica, por essa razão afaste dos animais de estimação.

Sansevieria-trifasciata

Como plantar
Para plantá-la o mais indicado é arrumar um vaso que tenha a boca larga; tente adicionar algumas pedras embaixo para drenar a água, depois terra adubada ou substrato, a seguir, plante as mudas.

Para finalizar, pode por argila expandida, para ajudar a reter a umidade. Não esqueça de regar  em seguida. Essa etapa é importante, pois em casos quando o solo fica seco, pode ser que a planta fique desidratada.

A planta é de resistência extrema, excelente para jardins de baixa manutenção. No entanto seu crescimento é um pouco lento.

Mini-Espada-de-São-Jorge

Suas folhas são muito ornamentais e podem se apresentar de coloração verde-acinzentada e variegadas, com margens de coloração branco-amareladas, todas com estriações de um tonalidade mais escura.

As flores brancas não tem importância ornamental. É uma planta de utilização bastante tradicional e a cultura popular recomenda como excelente protetor espiritual.

Devem ser cultivadas à pleno sol ou meia-sombra, em vasos ou em maciços e bordaduras. Resiste tanto à estiagem, como ao frio e ao calor, além de ser pouco exigente quanto à fertilidade.

Sua multiplicação é feita por divisão de touceiras, formando mudas completas com folhas, rizoma e raízes.

lagoinha

tagets

Tagetes é um gênero de 56 espécies de plantas principalmente herbáceas anuais e perenes da família do girassol. No Brasil [é popularmente como flor-dos-mortos e ainda como cravo-amarelo, cravo-de-defunto, cravo-africano, cravo-da-índia e rosa-da-índia. É uma planta anual e perene da família do girassol (Asteraceae or Compositae).

O tagetes é uma planta não pode ser ausente em qualquer jardim ou pomar ecológico amigo da natureza. É uma flor muito rústica e não precisa de muito cuidado para parecer com suas cores amarelo, dourado e mogno. Suas flores são brilhantes e aveludadas.

Amarelo, laranja e castanho avermelhado são tons que podem dar um toque sofisticado aos nossos arranjos, ou colorindo o jardim de casa.

Misturar as possibilidades de cores dos Tagetes pode dar um charme todos especial à uma decoração. Elas são flores nativas das Américas, simbólicas e delicadas.

tagetes

Existem muitas variedades para escolher. São flores muito importantes, servem para cobrir um terreno, repelentes de parasitas e uma fauna benéfica para o jardim. Eles brilham incansavelmente até as primeiras geadas nas bordas da cama ou entre tomates, couves ou batatas.

Cultivo / cuidado de tagetes
Os tagetes são plantas fáceis de cultivar, não precisam de muitos cuidados especiais. São plantas cultivadas como anuais (também perenes), de modo que, no final da floração, no outono, a planta pode secar.

Eles querem o sol, portanto precisam ser transplantados ou preferencialmente localizados em áreas ensolaradas, protegidas das correntes e do vento, protegidas por uma parede, seria perfeito.

Não há necessidade de pagar no momento do plantio. Você deve ter em mente que é necessário usar solo não muito fértil, pois, de fato, um solo muito fértil favoreceria um maior desenvolvimento das partes verdes em detrimento das flores

Exatamente como a planta da chagas. Ele também deve ter uma boa drenagem para que seque facilmente.

tagets

Quando as flores secam ou ficam danificadas, elas são cortadas, mantendo uma boa aparência e evitando possíveis doenças.

A estação de floração é geralmente do verão ao outono.  Eles brilham constantemente até as primeiras geadas (dependendo da variedade).

Usos
Jardinagem
É usado como planta sazonal para canteiros, bordas e jardins ornamentais. Eles crescem como um belo tapete colorido (cobertura do solo), ou também pode ser uma flor bonita para cortar.

Planta auxiliar
O tagete é uma excelente planta auxiliar. Tem muitas propriedades que veremos agora;

Nematicida
Os tagetes atuam em diferentes espécies de nematóides. Estes são vermes parasitas naturalmente presentes na terra. Eles podem afetar plantas mais sensíveis a eles, como tomate ou couve. É raro afetar uma horta orgânica se forem respeitados “bons padrões”, como rotação e compostagem regular.

Esta propriedade da planta é devida aos seus exsudatos radiculares (substâncias que secretam as raízes) que contêm derivados de butinil e alfa-tiertienil. Afeta várias espécies de nematóides Heterodoxia, anguina, Tylenchothynchus e Meloidogyne (a do tomate).

tagetes-1

As propriedades do tagete não têm efeitos fitotóxicos. É conhecido por ser menos rápido e eficaz que os produtos químicos, mas é mais durável (pode durar até dois anos). Ele também contém outros benefícios no crescimento e no rendimento de suas plantas vizinhas que não são pesticidas.

Repulsivo
Os tagetes têm propriedades repulsivas em muitos insetos. Mas deve-se dizer que é eficaz se o número desses insetos não for excessivo. Se eles estiverem instalados no jardim, teremos que recorrer a outras soluções. O tagete é mais uma solução baseada na prevenção.

O tagete ajuda a evitar o pulgão, a cochonilha …. Em estufas, repele moscas-brancas (como chagas).

Plantio e multiplicação do tagete
Tagetes são facilmente transplantados. Se forem sementes que você obteve nas estações anteriores, você terá uma mistura multicolorida; portanto, uma dica muito útil é cultivar o tagete em vasos individuais até que sejam transplantados no vaso, pomar ou jardim.

A razão é que, quando a primeira flor aparecer, já podemos saber qual a cor dessa planta. A partir daqui, já tomamos a decisão de onde plantá-lo. A primeira flor sai individualmente e na parte apical da planta.

As sementes, a uma temperatura de cerca de 18ºC, germinam após 10 ou 14 dias. Na semana seguinte, as primeiras folhas verdadeiras terão começado a sair e, um mês após a semeadura, as mudas estarão prontas para serem plantadas ou transplantadas.

tagets

No caso em que foi semeada diretamente em um vaso, você já a possui. Basta levá-los para um lugar mais ensolarado para se fortalecer.

As sementes são facilmente obtidas de uma estação para outra, basta aguardar a flor secar completamente. As sementes são pretas, alongadas e pontudas.

Como você viu uma planta interessante, e muito simples de ter e manter . Traz benefícios e também é muito bonito em qualquer lugar. Comece a plantá-lo em seu jardim ou pomar, será um companheiro indispensável que nenhuma outra estação vai perder.

em-dois-minutos1

folha-da-fortuna

A planta Folha-da-fortuna é uma espécie de suculenta da família Crassulaceae, oriunda da África. No Brasil, ela pode ser chamada de muitos nomes como: coerana, oirama-branca, erva-da-costa, sempre-viva, folha-de-costa, mãe-de-mil ou saião.

Esta crassulácea é uma planta perene. É uma herbácea, mas muitos trabalhos a classificam como subarbusto, pelo tamanho que pode obter e pelo fato de várias plantas com raízes no mesmo ponto darem a impressão de uma planta arbustiva.

As folhas são muito variadas, podendo ser simples, tendendo ao formato oval e arredondado na base, ou então, nas folhas mais velhas, serem compostas imparipinadas.

As suas bordas são serrilhadas, como na maioria das plantas do gênero. Nestes pontos da borda, podem surgir mudas adventícias, assim como em suas parentes, mas, diferente destas, as mudas só surgem se as folhas caírem ao chão, e quase nunca enquanto ainda estiver na planta.

Os botões florais têm a inusitada característica de ‘estourarem’ se pressionados, pois são hermeticamente fechados até a abertura da flor. As suas flores de coloração rósea apresentam-se em  cachos no ápice da planta, sendo que a maior parte dela fica escondida dentro das sépalas.

Os frutos são constituídos de cápsulas semelhantes às de outras Kalanchoe, porém maiores. As sementes são minúsculas, como as de eucalipto.

Esta espécie de suculenta pode chegar a 1 m de altura quando cresce em terra boa, podendo ultrapassar muito isso quando se ‘estica’ em busca de luz ou está para florescer.

Por ser planta de locais secos onde a polinização não é garantida, ela se reproduz assexuadamente com facilidade. Por esta razão, Kalanchoe pinnata é hoje uma espécie subespontânea em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil.

folha da fortuna

Isto significa que, embora ela não consiga surgir sozinha em um ambiente, se alguém a plantar ela continua persistindo sozinha naquele ambiente, sem a ajuda do homem, e competindo com as demais plantas do local. Por essa razão, é frequentemente encontrada em locais de vegetação silvestre, sobretudo em dunas, capões e áreas de cultivo abandonadas.

Após o florescimento, a planta normalmente morre, mas às vezes pode rebrotar, ou mesmo persistir. É pouco comum que suas flores sejam polinizadas em nosso meio, mas não tão raro quanto em outros Kalanchoe.

Quando são polinizadas, cada flor dá origem a um fruto do tipo cápsula, em tudo semelhante a outras crassuláceas, porém bem maior. As sementes que aí se formam são pequenas como as de eucalipto.

É considerada uma planta muito resistente e encanta a todos. Tanto que se ficar uma filha dentro de um livro, a mesma folha dará inicio ao nascimento de uma nova planta, tendo assim , a capacidade de crescer por si mesma, tem sua força natural ao ser colocada no solo.

Por essa razão, não é por acaso que ela é chamada de Folha-da-fortuna, sendo que se multiplica com facilidade.

folha-da-fortuna

Interações (pragas/doenças/outros)
A planta é extremamente resistente, mesmo sendo comestível. Alguns animais, como gafanhotos, grilos e lesmas grandes são capazes de se alimentar de suas folhas, mas sempre em pequenas quantidades. A planta é muito atacada por pulgões, que podem até deformar algumas folhas, mas sem danos maiores que este.

Animais maiores, como galinhas e outros herbívoros domésticos, são capazes de matar esta planta. A espécie persiste no meio, reproduzindo-se assexuadamente, pelo que normalmente nunca precisa ser replantada. Por vezes se percebe também partes maiores de folhas comidas, sobretudo nas grandes folhas velhas próximas do chão – possivelmente ação de animais mastigadores, como lesmas, grilos ou baratas.

Por ser muito atacada por pulgões, a planta também atrai bastante os seus predadores, sobretudo as joaninhas. Tesourinhas, teias de aranha, vespinhas minúsculas e outros pequenos predadores de pulgões também podem aparecer. Se o jardim for ecologicamente diversificados e saudável, estes animaizinhos por si só conseguem manter os pulgões sob controle.

Muitas vezes os pulgões se instalam dentro de suas flores (que lembram pequenos balões) e lá eles conseguem ficar a salvo de predadores, aumentando em número absurdamente.

Porém, a planta parece não sofrer com isso, e, quando a flor morre, os pulgões têm de sair e enfrentar o mundo de qualquer jeito.

folha-da-fortuna

Além dos pulgões, também cochonilhas e ácaros podem atacar seus brotos, deformando-os. Porém, são menos comuns. Lagartas-minadoras (larvas de certas mariposas que comem as folhas por dentro) também podem ocasionalmente aparecer, mas são muito raras.

Semelhantemente a tais mariposas, na Ásia existe uma bela espécie de borboleta (Talicada nyseus) cuja lagarta se alimenta de folhas desta planta e de outras do gênero Kalanchoe. A borboleta põe um ou mais ovos nas folhas, e quando as lagartas nascem entram nos tecidos das folhas, comendo-as por dentro.

Depois de grandes, saem e fixam seu casulo no caule, até virarem uma nova borboleta. Aparentemente, esta praguinha não ocorre aqui no Brasil.

A espécie também pode ser atacada por doenças causadas por fungos, especialmente se elas ficam em local de pouco sol e muita umidade, ou em solos muito pobres. Alguns destes fungos são bem conhecidos de agrônomos e agricultores, pois causam doenças em plantas de cultivo.

Os fungos que mais comumente causam problemas são Botrytis, Cercospora, Cladosporium, Rhizoctonia, Fusarium. Partes mortas/apodrecendo grandes nas folhas costumam ser causadas por Botrytis; já pontos doentes isolados nas filhas são sinais de Cercospora e/ou Cladosporium.

folha-da-fortuna

As plantas deste gênero podem ainda ser atacadas por doenças causadas por vírus e bactérias, sendo que existe um vírus específico delas, o vírus do mosaico do Kalanchoe, que cujas manchas aparecem nas folhas.

Na prática, podem ser atingidas por todas as doenças que afetam os Kalanchoe de floricultura, mas são bem mais resistentes.

Propagação
Pode ser obtida facilmente através de estaquia de folhas. Plantas arrancadas com ou sem raíz também dão boas mudas.

Tolerância a umidade
Bastante boa, tolerando facilmente pequenos períodos de alagamento e locais onde outras suculentas acabariam sofrendo com podridão.

Floração
Com predominância no final do inverno, mas encontram-se indivíduos florescendo em qualquer estação do ano com certa facilidade.

folhasaovento9

margarida-inglesa

Margaridas inglesas são flores tão lindas e delicadas que ficam bem em diversos locais e de muitas maneiras diferentes: seja em campos, em vasos, sozinhas ou acompanhadas, sempre dão um ar mais alegre para o ambiente.

A planta é da família Asteraceae e tem origem na Europa e região mediterrânea. Sua propagação se dá por divisão da planta ou por semente, com um ciclo de vida anual. Mas você pode plantá-la em qualquer época do ano.

E suas flores surgem no outono, inverno e início da primavera. Suas flores tem cores brancas, amarelas e cor de rosa, podendo chegar a altura de 0,15 m. Mas apesar de ser uma planta perene é muitas vezes utilizada como anual (Inverno-Primavera-Verão) pois ao fim de algum tempo começa a perder a beleza.

margarida

Suas flores apresentam hastes fortes e são bastante duráveis, prestando-se como flor-de-corte, na composição de arranjos e buquês. Versátil, a bonina também é comestível e medicinal, sendo muito utilizada na forma de cataplasmas e infusões das flores e folhas.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio do clima subtropical ou temperado, florescendo em abundância no inverno.

A despeito disso, não tolera geadas fortes, devendo ser protegida com palha ou outra forração. Apesar de perene, é cultivada como anual e no máximo bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo.  A multiplicação é feita por sementes e por divisão dos estolhos.

chuvas_2