Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Oxalis

O trevo-amarelo é uma herbácea, pertence à família Oxalidaceae, nativa da América do Sul, perene, de 15-20 cm de altura, reptante, estolonífera. É uma planta muito florífera e com ramagem delicada de cor avermelhada.

Possui folhas de três lobos, aveludadas, compostas, de pouco mais de 1 cm de comprimento, a folha possui um tom profundo avermelhado e são mais escuras em pleno sol.

Suas flores são pequenas, amarelas, de cinco pétalas. A garganta possui linhas finas avermelhadas em  perfeita harmonia com a cor das folhagem, são numerosas, solitárias, terminais e se projetam acima da folhagem.

Surgem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera-verão e atraem borboletas.

Oxalis spiralis vulcanicola-5

O tervo-amarelo é uma planta rastejante, compacta, de crescimento rápido, tendendo a crescer mais em largura do que em altura, formando um tapete borgonha, salpicado de amarelo.

Outras variedades de Oxalis spiralis vulcanicola, apresentam folhas de cores diferentes.

Em jardim é geralmente usada como forração. Também é cultivada em vasos e jardineiras suspensas como planta pendente.

Cuidados com o Trevo-amarelo
É uma planta de clima Subtropical e Temperado.

Em regiões de clima muito frio entra em dormência durante o inverno. Tolera baixas temperaturas e floresce mais intensamente em regiões de altitude, não sendo recomendada para regiões tropicais.

Trevo-amarelo

Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenável e com regas regulares.

Adubar mensalmente nos meses de floração com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.

É uma planta tóxica, Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas.

Propagação
Multiplica-se facilmente pela divisão da planta e por estacas cortadas em qualquer época do ano.

As estacas enraízam melhor em estufas. A variação na cor da folha pode ser observada nas cultivares desta subespécie, sendo todas muito ornamentais.

olhodeágua

rabodedragao

Categorizada como um cacto e planta suculenta, o rabo-de-dragão é bastante escultural e muito utilizado em jardins ao redor do mundo. Pertence à família Asparagaceae.

Como é uma planta originária do México, essa planta deve preferencialmente ser cultivada em regiões onde o clima possui características subtropicais, temperados, continentais, mediterrâneos, equatoriais, oceânicos, tropicais e semi-áridos.

Essa planta pode chegar ate 2 m de altura quando cultivadas corretamente e também terá flores, folhas ou frutos brotando durante todo o ano, pois o rabo de dragão possui um ciclo de vida perene.

As folhas dessa planta são bem suculentas, lineares e com as margens todas cobertas com espinhos e em formato espigado.  Elas crescem sempre em torno do núcleo do caule, que é exatamente o responsável pelo formato diferente e bem atraente dessa planta.

O caule também é bem diferente e aparentemente parecem mais um corpo de uma minhoca. As flores são bem bonitas e aparecem sempre no verão e somente nas plantas que já se encontram na fase adulta.

As inflorescências são eretas e aparecem sempre na ponta das folhas e estas sempre na cor bege, bem esbranquiçadas.

Dasylirion acrotrichum

Usada na decoração de jardins, isolada ou em conjunto formando maciços em grandes jardins, onde haja espaço suficiente para comportar sua distinta copa.

O rabo de dragão deve ser preferencialmente cultivado sob o sol pleno, com solo muito bem fertilizado, muito bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e regularmente irrigado.

No caso desse último cuidado, ele deve ser feito apenas nas estações mais secas e logo nos primeiros meses depois que o seu rabo de dragão for cultivado. Essa planta não tolera solos encharcados e isso pode matar o seu rabo de dragão ou deixá-lo suscetível a doenças e pragas comuns para essa espécie.

Assim como o rabo de dragão não tolera solos encharcados, também não vai tolerar ser cultivado em regiões mais frias, com clima muito úmido e chuvoso, pois isso não ajudará em nada o crescimento da planta.

Caso você more em regiões com essas características climáticas, o ideal é que você cultive o seu rabo de dragão dentro de vasos ou jardineiras, pois você poderá movê-las para uma área climatizada e também colocá-las em ambientes internos onde a planta ficará totalmente protegida contra temporais e chuvas.

Em jardins de inspiração desértica, torna-se também uma excelente escolha para compor com cactos e suculentas, em canteiros forrados por pedriscos. O rabo-de-dragão também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Dasylirion acrotrichum-1

Cuidados com o Rabo-de-dragão
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, de pH neutro a alcalino.

O solo deve ser bem drenável com regas esparsas. Deve ser irrigado regularmente apenas na estação seca e nos primeiros meses após o plantio.

Um bom solo é formado de: 1/3 de terra de jardim, 1/3 areia e 1/3 de composto orgânico.

O rabo-de-dragão é uma planta muito rústica e de baixíssima manutenção.

Folhas secas não caem e formam uma saia. Essas folhas podem ser cortadas próximo ao tronco.

Pragas e doenças
O rabo de dragão é até bem resistente à doença e raramente é atacado por pragas, mas mesmo assim ainda podem ser acometidas e você deve saber mais sobre esse aspecto.

Os problemas mais comuns nesse caso são as cochonilhas, os ácaros e os nematóides. Os mais prejudiciais são as cochonilhas, pois se alimentam da seiva das plantas e as suas fezes ajudam no aparecimento de fungos e também acabam atraindo outros insetos.

O combate de pragas deve ser feito com inseticidas naturais como, por exemplo, calda de fumo ou água com sabão. Evite usar produtos químicos e muito fortes  porque pode matar a sua planta.

No caso de sua planta ser atacada por cochonilhas com carapaça, você deve usar óleo mineral porque os inseticidas não são capazes de matar essa espécie.

rabo-de-dragão

Caso seu rabo-de-dragão seja atacado por algum fungo, procure cuidar com pó secante como pó de canela, por exemplo, ou algum fungicida para suspender a ação desse problema o mais rapidamente possível.

Os fungos, as bactérias e os vírus que podem aparecer na sua planta, se não forem identificados no começo, ou não tratados, podem causar o apodrecimento da sua planta por completo e matá-la rapidamente.

Geralmente esses problemas causam manchas na sua planta então é indicado que você observe bem e atente-se para qualquer modificação na estrutura do seu rabo-de-dragão. Sua multiplicação se faz por sementes.

janela-brisa

ciclame

O ciclame é uma planta conhecida também pelos nomes de violeta-dos-alpes, ciclâmen e ciclame de Alepo. É originada das Ilhas Gregas e do Mar Mediterrâneo. Dotada de uma beleza peculiar, é uma floração almejada para a decoração de jardins, quintais e vasos decorativos.

Características do Ciclame
A nomenclatura científica desta planta é Cyclamen persicum. Nas épocas do inverno, ela permanece em floração e expõe pendão floral nas seguintes cores: vermelha; branca; roxa; rosa. Isto depende muito do tipo e variação da planta, em questão.

Estas flores, inclusive, fazem a apresentação de uma forma super autêntica. Suas pétalas têm distribuição entre as pontas, lembrando a imagem de asas de borboletas. Ao ser fechada em botões, as flores, em conjunto com tal haste, são capazes de formar o design de um cisne.

Assim como todas as plantas, há a necessidade de um cultivo em solo bom, que tenham umidade, de forma principal, visto que trata-se de uma categoria que necessita do tubérculo no mesmo patamar do solo. É desse modo que a planta consegue respirar, observando o momento do plantio.

É preciso, então fazer a escolha da terra, preferencialmente quando está bem repleta. A partir do plantio, que pode ocorrer num vaso, por exemplo, tem maior uso como planta de interior e deve ter regas 2x semanais, ou ao passo que se perceba que a terra está bem seca.

ciclame-33

Testando a saúde do solo
É preciso fincar os dedos na terra. Se ao fazer isso o dedo voltar sujo, quer dizer que planta não necessita de água, porém, se for o contrário, é porque está limpo e precisa que você o regue.

Como Cuidar
Esta planta denominada de ciclame pode ter o plantio na parte exterior da casa. Contudo, nesta situação, há a necessidade de deixá-la em sombras. Se for num quintal ou jardim, é preciso que fique próxima a árvores.

A planta faz a atração de variados predadores, e, de maneira que se evite a destruição da planta, há o aconselhamento de que se coloque areia em volta dos vasos. Esta é a maneira mais adequada de afastar os insetos que rastejam como lagartas e lesmas.

Para tais insetos, o ciclame é um banquete completo. Portanto, fazer a proteção das plantas é uma atitude positiva para a saúde das mesmas.

cyclamen-persicum

Cultivo
A planta leva a consideração característica do cultivo por ano. Isto revela que, de fato, o ciclame é uma categoria perene, como qualquer outra bulbosa. As folhagens acabam caindo no tempo em que hibernam.

O ciclame se assemelha a uma batata. O que se destaca no cultivo desta planta, são as flores que surgem durante o ano inteiro. São lindíssimas e diferenciadas, em razão do seu formato em espiral.

Ainda, as pétalas permanecem viradas para a parte de cima, dando até para imaginar a razão pela qual a planta se denomina cyclamen – arredondada, como se fosse um ciclo.

Ao olharmos as folhagens da planta, é possível que encontremos semelhanças com begônias, por exemplo. Isto porque elas apresentam tipos suaves de texturas, com um aspecto aveludado e formato oval.

Além disso, elas apresentam tons marcantes, de um esverdeado escuro com manchinhas esbranquiçadas. Estas manchas permanecem em torno das bordas internas destas folhagens.

A coloração das flores também tem variação e pode ser disponibilizada em floriculturas. Contudo, de modo geral, elas são mais comuns em tons de rosa e branco.

ciclame-w

Floração
Ainda, em relação às flores, elas surgem nas plantas ao longo do ano, e tem início no fim do inverno e começo das primaveras. É possível dizer que é um tipo que se identifica com o clima gelado.

Em nosso país, o lugar de maior destaque para o cultivo da planta é na região sul. Desta forma, é possível considerá-la perene. Caso tenha um cuidado bom, naquela área, haverá flores durante o ano todo.

De modo geral, o início desta floração é em janeiro. Suas folhas caem, porém não demoram para que se estabeleçam verdes e vivas.

folhas-9

Gazania-1

Esta linda flor é uma planta com altura de aproximadamente 10 a 30 cm, chegando algumas vezes a até 50 cm de altura. Suas pétalas possuem cores intensas, variadas e vibrantes e, curiosamente, estas pétalas se fecham a noite ou em dias muito nublado.

São plantas resistentes, suportando muitas vezes solos mais pobres, arenosos e até mesmo um tanto salinos.

Quando plantadas juntas, conseguem formar uma linda paisagem, como uma espécie de tapete no jardim. Ela também pode ser facilmente cultivada em vasos ou jardineiras.

A Gazânia tem origem africana, sendo uma herbácea florífera de baixa estatura que possui grande quantidade de flores, suportando dias mais quentes e até a períodos de seca. Assim, é uma planta ideal para quem costuma se esquecer de regar suas plantinhas, por exemplo.

A Gazânia também possui folhas de duas cores: verdes e cinzas. O que chama muito a atenção para este tipo de flor é que a parte inferior central é de uma tonalidade muito forte, mas que possui, no entanto, a mesma cor do restante de suas pétalas, dando uma aparência surpreendente e muito bonita à flor.

Geralmente esta cor varia do brando ao vermelho, utilizando-se de todas as variáveis possíveis entre ambas.

gazânias

Como plantar a Gazânia
Apesar de serem plantas consideradas muito resistentes, as Gazânias precisam ser cultivadas em um solo muito bem adubado e rico em todo tipo de matéria orgânica, realizado especificamente sob sol, devendo ser regada, inicialmente, com uma maior frequência.

Se você for plantar sua Gazânia em um canteiro, providencie a limpeza do mesmo, retirando toda e qualquer erva daninha, por exemplo.

Se for um vaso ou jardineira, providencie que os mesmos estejam com os devidos furos para drenagem da água.

Coloque a terra e o adubo e misture areia, independentemente se este solo é duro ou argiloso. Revire a terra do canteiro, vaso ou jardineira, já com a areia, e faça uma cova de 15 cm no máximo.

Plante as mudinhas de Gazânia nas respectivas covas. A Gazânia se multiplica facilmente pois ela se divide dando origem à uma nova planta. Portanto, quando for colocada em um vaso, por exemplo, este deve ter espaço suficiente para mais umas duas ou três plantas.

Regue suas Gazânias garantindo que o solo permaneça úmido nos primeiros dias por pelo menos 15 cm abaixo da terra, mas nada em excesso, só o suficiente para garantir esta umidificação.

Quando perceber que a planta já está crescendo, a rega deve voltar ao normal. Sua rega recomendada deve ser feita somente quando perceber que o seu solo já não contém qualquer umidade. Toque a terra para ter certeza se está seca ou se ainda tem alguma umidade.

Gazania Ringens

Época de sua floração
Quando consideramos regiões de clima mais frio, a Gazânia costuma florescer no final da primavera ou mesmo do verão até o comecinho do outono. Já em regiões de clima quente, a exemplo o Brasil, consegue florescer durante todo o ano, desde que em condições adequadas de plantio e cultivo.

Quando é plantada, geralmente já floresce em 60 a 90 dias, considerando condições climáticas adequadas. Por isto, são consideradas também como plantas perenes quando em regiões de clima subtropical ou tropical, como o Brasil.

Cuidados
A Gazânia é muito fácil de ser cuidada, pois é uma planta muito resistente a climas frios e secos, mas existem alguns cuidados que deverão ser observados para garantir a saúde da planta e ótimas florações, como:
Renove o seu jardim a cada 5 anos pelo menos. A Gazânia com certeza vive muito mais que 5 anos, mas, no entanto, a este tempo, a planta já terá um porte considerável e estará provavelmente produzindo poucas flores ou quase nenhuma.

É exatamente neste momento que você poderá extrair mudas da planta para um replantio. E nada melhor que uma completa renovação de seu jardim, não é mesmo? Promova a correta irrigação de sua planta, evitando deixar o solo completamente seco.

Sabemos que a Gazânia resiste até a períodos de seca, mas deixá-la neste estado, sem motivos, não resultará em nada, afinal, a planta não terá floração e pode até vir a murchar em casos extremos. Por isso, cuide bem de sua Gazânia, irrigando-a corretamente.

Gazania-1

Lembrando que o extremo também não será benéfico, muito pelo contrário. A drenagem da água deve ser adequada. Se o solo estiver úmido, não irrigue. Se estiver começando a secar, regue a planta. O solo em que você pretende colocar sua Gazânia deve estar corretamente preparado para recebê-la.

Esta preparação significa colocar no solo um adubado com fertilizante orgânico, o que fará com que sua planta consiga retirar do solo os nutrientes necessários para o seu crescimento próspero e consequente floração. Inclusive, quando a floração se iniciar, você deve adicionar ao solo fertilizantes ricos em fósforo.

Isto vai estimular a planta a florir mais ainda. A Gazânia gosta muito de luz, de sol, mas nada em excesso, ou você poderá queimá-la.

Detalhes importantes de seu cultivo A Gazânia é também conhecida como espécie rústica e campestre de planta e exatamente por isto sua incidência é maior em áreas de campo.

Por ser extremamente tolerante a baixas temperaturas, seu cultivo é geralmente mais indicado para o Sul do Brasil (ela gosta de sol, de luz, mas não, necessariamente, de calor).

Algumas vezes, será necessário reduzir a acidez excessiva do solo, através do uso de calcário até conseguir obter um pH próximo de 5,5 a 6,5 no máximo. Se precisar propagar a planta, esta pode ser feita em qualquer época do ano por sementes ou pela própria divisão da planta.

florlago