Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Poinsétias

Bico-de-papagaio ou Poinsétias são plantas alegres que são amplamente cultivadas dentro de casa durante o Natal por suas  brácteas (pétalas)  coloridas.

Infelizmente são frequentemente descartados quando começam a murchar, mas com um pouco de cuidado, você pode mantê-las vivas e saudáveis durante todo o ano e as brácteas (pétalas)   vão colorir novamente no ano seguinte.

Você também pode cultivá-las ao ar livre em seu jardim, se você vive em uma área que não seja fria.

Nativas das regiões tropicais do México e da América Central, os Bicos de papagaio (Euphorbia pulcherrima) são vistosas e perenes e surpreendentemente fáceis de cultivar.

O bico-de-papagaio é uma planta ornamental. Seu tronco é  semi lenhoso e rústico. Tanto pode ser considerada uma pequena árvore como um arbusto. Sua altura varia de 1 a 4,0 m de altura.

Seu plantio  é muito fácil. Possui folhas grandes que variam de 7 a 16 cm de comprimento. São de cor verde-escura, com uma consistência fina. Elas, geralmente, caem todas em locais de invernos mais frios.

Precisa de poucos cuidados e cresce rapidamente e se propaga em vasos. Floresce no inverno. Suas partes vermelhas não são pétalas, mas, sim, brácteas, isto é folhas modificadas que protegem as verdadeiras flores, que são as pequenas e amarelas, com formato arredondado, e quase nem aparecem.

O tom forte, e muito lindo, dessas grandes brácteas atrai a atenção dos insetos para que a planta seja polinizada. Existe em outras cores como: amarelo, branco, creme, rosa e salmão, mais comuns no exterior, aqui no Brasil a cor predominante é o vermelho.

Poinsétias

Clima
Poinsétias são plantas tropicais que exigem luz, calor e umidade máximos para sobreviver.

Luz: As poinsétias precisam de pelo menos seis horas de luz solar direta e por dia. Escolha a janela mais iluminada possível, mas não permita que a planta toque em vidro frio.

Temperatura
Elas precisam de uma temperatura mínima de 13-15°C e não tolera geadas. Temperaturas externas frias podem danificar a folhagem.

Solo/nutrientes
Bem adubado, arenoso e sem encharcamento. O solo para seu cultivo deve ser solto e com boa drenagem, assim a adição de areia ao canteiro ou substrato para os vasos é essencial.

Não alimente a sua poinsétia enquanto estiver prestes a  florescer. A comida vem depois.

Alimente mensalmente com um fertilizante com baixo teor de nitrogênio e alto teor de potássio.

Rega
Molhe bem a planta quando o solo estiver seco e, em seguida, esvazie a bandeja de drenagem para que sua poinsétia não fique na água.  Ela vai adorar um pulverizador para aumentar a umidade. Isso vai  criar uma névoa como se fosse  um ambiente tropical.

Poda
Pode podar dando o formato desejado. Mas deve-se tomar cuidados e usar camisas de  mangas compridas  e luvas, pois a planta tem látex esbranquiçado corrosivo que pode causar alergia na pele.

Adubação
Feita no início do outono a adubação prepara a planta para a próxima floração.

Esta adubação deve constar de uma mistura de composto orgânico, esterco curtido, na proporção de 4:1 e NPK fórmula 10-10-10, colocando 2 colheres de sopa para um balde de mistura.

Misture bem e coloque em volta da planta. Espalhe o restante no solo do canteiro para as outras plantas. Regue bem a seguir.

Reprodução/Multiplicação
A propagação é feita a partir de estacas verdes e novas de até 30 cm, retiradas após a floração da planta.

Poinsétias

Como multiplicar Bico-de-papagaio
Plantio em vaso
Estacas
: Insira mais de uma em cada vaso ou saco com substrato úmido feito à base de areia e composto orgânico, cobrindo para manter a umidade.

Pode usar enraizador para acelerar o aparecimento de raízes. Ao plantar em vaso deve-se preparar um composto com  adubo orgânico e areia em partes iguais. Colocar britas ou pequenas pedras e areia no fundo do recipiente para facilitar a drenagem.

Plantio no solo
Estacas :
Fazer uma cova maior que o torrão da planta. Colocar areia no fundo para garantir a drenagem. Adicionar composto orgânico e esterco de animal curtido. Ajustar o torrão da planta no local e em seguida preencher as laterais com composto orgânico.

Para fazer com que brote destaque hastes de 20 a 30 centímetros e enterre–as em solo bem adubado, em local com bastante sol. Depois de um ano já estará com dois metros de altura.

Curiosidades
Há relatos de irritação na pele em pessoas que tiveram contato com a seiva leitosa da planta. Há também pessoas que dizem ter curado verrugas com sua seiva: Pingar nas verrugas, uma vez ao dia durante sete dias.

em-dois-minutos1

fumagina.1jpg

A fumagina é uma doença causada por fungos. A presença destes fungos geralmente indica que uma planta foi afetada por uma praga sugadora de seiva. Os fungos não atacam a planta diretamente, mas seu crescimento fica completamente comprometido  e pode reduzir o vigor das plantas, impedindo a fotossíntese.

Fumagina consistem em um grande número de diferentes fungos que produzem uma película escura e esporos.  A mais comum, que forma essa película que parece fuligem sobre as folhas são da espécies de Cladosporium e Alternaria, mas existem muitas outras.

Aparecem durante os períodos de crescimento das plantas e aparecimento de pragas;  Em estufas pode ser durante todo o ano.

Estes fungos crescem nos melados ricos em açúcar, produzidas por insetos sugadores de seiva (como os pulgões, cochonilhas e a mosca branca) resultado de suas atividades de alimentação, ou ocasionalmente em exsudatos açucarados produzidos pela própria planta.

fumagina

Você pode ver os seguintes sintomas:
*
Crescimento fúngico superficial de cor marrom ou preto nas partes aéreas das plantas, particularmente nas superfícies das folhas superiores;

* A quantidade de fungos pode variar de uma fina camada de fuligem ou pó, a uma folha grossa cheia de fungos que pode rachar ou descascar da superfície da folha durante condições secas;

* Essa capa escura pode às vezes ser lavado, deixando uma superfície de folha saudável;

* Pragas sugadoras de seiva, como pulgões,  cochonilhas  de escamas e farinhentas ou moscas-brancas, podem ser encontradas na planta, acima do ponto onde o fuligem está crescendo;

* As formigas também podem ser vistas em associação com as pragas sugadoras de seiva;

* Folhas, caules, frutos, etc. onde a fuligem está crescendo estã0 contaminados com o  melaço pegajoso.

Controle não químico
Limpar ou lavar as folhas afetadas e outras partes da planta com água às vezes é suficiente para remover o crescimento do fungo fumagina. No entanto, se a fonte do problema não for tratada, o crescimento se desenvolverá novamente. Depois de eliminadas as pragas, aí sim podemos remover essa fuligem negra em cima das plantas.

Evite adicionar sabões ou detergentes fortes à água, pois estes podem queimar a folhagem. Água morna pode ser mais eficaz.

Fuligem pesada pode levar algumas semanas ou meses para ser lavada pela chuva mesmo se os insetos forem removidos.

Controle químico
O controle químico do crescimento do fungo fumagina não é necessário. No entanto, o controle da praga sugadora de seiva responsável pelo melaço no qual o fungo está crescendo pode envolver o uso de pesticidas.

fumag.

Prevenção
Como prevenção de futuros ataques, podemos usar caldas de cobre  mas com esta calda não recupera as partes já prejudicadas, é só para proteger as partes saudáveis. Podar as árvores com excesso de folhagem para permitir melhor ventilação também é uma boa dica para impedir o aparecimento destas pragas.

folhasaovento9

cacto amendoim

Cuidar de Cactos é muito fácil. Existem duas variedades de cactos como plantas de interior, e ambos são populares e facilmente reconhecidos:
* Os cactos do deserto são os cactos “tradicionais”, geralmente coberto por espinhos ou pêlos e muitas vezes crescem com forma cilíndrica, bolas ou obeliscos.

* Os cactos de floresta crescem em áreas arborizadas, variando de florestas temperadas a regiões subtropicais e tropicais. Os cactos da floresta mais conhecidos podem ser os cactos da Páscoa.

Ambos os cactos do deserto e da floresta possuem belas flores, mas têm hábitos de crescimento muito diferentes.

cacto-bola

Os cactos do deserto
Quando se pensa em cactos costumamos pensar nos cactos do deserto. Estas plantas não são nada amigáveis – pegue um cacto do deserto sem prestar atenção e você terá uma surpresa bem desagradável.

Mas eles têm uma beleza única e estranha, e alguns dos cactos do deserto apresentam as flores mais bonitas do reino vegetal. Nunca pensei que um deserto pudesse ser tão maravilhoso quanto eu vi uma  floração do deserto. É realmente muito bonito.

Cultivar os cactos do deserto não é nada difícil – estas são as plantas mais resistente de todas as plantas de interior. Mas é necessário estabelecer algumas regras básicas bastante simples. Há dezenas de tipos de cactos do deserto no mercado hoje – em sua maior parte, as regras que regem seu cultivo são as mesmas.

Algumas espécies de cactos florescerão após 3 ou 4 anos de cultivo. Outros vão demorar mais tempo, ou nunca vão florescer dentro de casa. Como regra geral, siga estas dicas para ter sucesso  no cultivo dos cactos do deserto:

Acanthocereus Tetragonus

Como cuidar dos cactos do deserto
* Luz:
luz forte é essencial para ter cactos saudáveis, especialmente no inverno. Algumas espécies podem queimar-se no sol direto do verão se não tiverem sido acostumadas pouco a pouco com esse clima.

* Temperatura: durante o período de crescimento ativo, os cactos preferem temperaturas quentes e secas, variando de 20ºC a mais de 30ºC. No inverno, as plantas preferem um clima mais frio, de 12ºC para baixo. Em seus habitats do deserto, muitos cactos estão acostumados a noites muito quentes. No entanto, proteja-os de correntes muito frias no inverno.

* Água: na primavera e no verão, quando a planta está crescendo ativamente e florescendo ou ambas, regar somente quando o composto comece a secar e durante estas regadas, certifique-se de que a planta esteja completamente regada. Durante o período de repouso de inverno, pare de regar completamente e somente dê água se o cactos começar a murchar.

* Terra para transplantar: use um terra especial para cactos que tem drenagem rápida. Caso não tenha essa terra  ou não encontre para comprar é só improvisar e adicionar agentes inorgânicos como a perlita , numa terra normal, para aumentar a drenagem e a aeração.

Os cactos são plantas de crescimento lento e raramente precisam ser transplantados. Além disso, lembre-se de que muitas espécies de cactos florescerão melhor quando estiverem em vasos mais justos… apertados.

* Fertilizante: use um fertilizante especial para cactos durante o período de crescimento. Alguns produtores têm resultados ruins com fertilizantes padrões, por isso provavelmente vale a pena procurar um fertilizante especial para cactos.

* Problemas comuns: o erro mais comum com cactos do deserto é a rega excessiva no inverno, o que causará podridão na base da planta ou nas extremidades das áreas em crescimento.

Se a podridão for avançada, pode ser necessário iniciar uma nova planta a partir de estacas ou descartar a planta inteira. Os cactos também são suscetíveis às pragas, incluindo cochonilha e ácaros.

cacto da floresta

Os cactos da Floresta
Os cactos da floresta crescem em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo. Muitas vezes elas trepam em  plantas epífitas que se agarram às árvores. O mais famoso entre eles é o cactos da páscoa, que é nativo do Brasil. Hoje, os cactos da Páscoa estão disponíveis com flores em vermelho, rosa, roxo e até amarelo. Eles ficam super lindos em cestos para plantas suspensas.

Como cuidar dos cactos da Floresta
* Luz:
estas plantas gostam de luz brilhante mas não direta.  Coloque-os para fora da casa durante o verão.

* Temperatura: durante o período de crescimento, eles têm uma ampla gama, de 12ºC a 20ºC. Durante o período de descanso, é essencial uma temperatura fria de 12°C.

* Água: regar como qualquer outra planta de interior normal durante os meses de verão e quando os botões começam a aparecer. Durante o período de repouso, somente regue quando o solo estiver seco ao toque.

* Composto para plantar e transplantar: use um composto regular. transplante no início do período de crescimento.

* Fertilizante: Fertilizar durante a estação de crescimento com um adubo padrão.

Cacto-da-páscoa - Hatiora gaertneri

Dicas da floração do cacto da Páscoa
Para conseguir múltiplas florações do cacto da Páscoa é necessário fazer um bom planejamento. Além de induzi-la á dormência, deve diminuir a quantidade de rega.

Problemas comuns: como as suculentas e o cactos do deserto, estas plantas não se deve regar muito durante o período de repouso. Muita água vai fazer as raízes apodrecerem.

Uma podridão de raízes avançada só pode ser tratada fazendo novas estacas e começando de novo. Felizmente, essas plantas são muito fáceis de enraizar através de estacas.

Outro problema comum é a falta de floração  que geralmente é causada por um período de repouso inadequado e por não levar a planta para fora da casa durante os meses de verão ou ambos.

Folhas-83708