Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




hydrocleys nymphoides

A Papoula d’água é uma herbácea, pertence à família Alismataceae, nativa América Central e do Sul, perene, aquática, de crescimento rápido, com 15-30 cm de altura.

É uma espécie de planta aquática, cultivada em muitos locais para uso em lagoas decorativas e habitats aquáticos artificiais,

Folhas de cor verde brilhante, grossas, largas em forma de coração, arredondadas na base, possuem uma veia principal inflada na parte inferior, apoiadas por hastes longas, finas e elásticas que são total ou parcialmente submersas. As raízes ficam submersas e presas no solo do lago.

Flores de cor amarelo-limão, possui 3 pétalas, com centro vermelho-acastanhado, numerosos estames em preto ou marrom, de 3-7 cm. As flores abrem duas horas depois do amanhecer e duram um dia. Surgem no verão, mas sob condições favoráveis florescem durante o ano todo.

Normalmente vivem em águas rasas, criando um tapete colorido para a borda de qualquer lagoa.

hydrocleys nymphoides

Cuidados com a Papoula d’água
Clima: Tropical úmido. Cultivada a pleno sol.

Em uma lagoa natural a acumulação de húmus na parte inferior é suficiente para manter o crescimento. Em lagos artificiais, especialmente para plantas cultivadas em recipiente, é importante adicionar nutrientes suficientes para a planta, para isso, enterre pastilhas de fertilizante no solo do vaso.

Como outras plantas aquáticas, a papoula d’água protege os peixes do sol, criando um refúgio de desova seguro, protegido de pássaros e outros predadores.

Multiplica-se por divisão de touceiras. Apresenta crescimento agressivo chegando a tornar-se planta invasora.

florestachuvosa