Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Plantas pendentes são ótimas para ter em casa e deixa qualquer espaço lindo. Claro, tem outros bons motivos: praticidade, esconder uma parede, pouco espaço, dividir uma área, razões pra encher seu lar de verde não faltam.

Filodendro, jiboia e scindapsus

filodendro

jiboia

Diferença entre jibóia e filodendro
Duas espécies são unanimidades quando o assunto é planta suspensa: filodendro e jiboia. Para que você nunca mais fique com dúvida: os filodendros possuem folhas de cerca de 10 cms e em formato de coração.

Podem ser de um verde bem marcado (Philodendron hederaceum), de um tom verde-limão como o filodendro-amarelo (Philodendron hederaceum aureum) e ainda, com folhas rajadas da espécie Philodendron hederaceum “Brasil”.

Já a jibóia (Epipremnum pinnatum), conforme cresce, suas folhas começam a ficar mais arredondadas no lado próximo do caule, perdendo a forma de coração. E mais: se der espaço para a jiboia escalar e as condições certas de luminosidade, as folhas crescem mais e mais!

Scindapsus

Scindapsus ou potos-cetim
Mais um nome de planta para quem é fã de espécies suspensas: o scindapsus ou, jiboia-prateada (Scindapsus pictus var. Argyraeus).

Também conhecida como potos-cetim,  essa espécie possui uma folhagem toda pintadinha de branco e suas folhas são mais carnudas. Com folhagem menorzinha, o truque para destacá-lo num painel é usá-lo para criar “manchas” no paredão verde.

Portulaca grandiflora

Onze-horas vai bem em jardim vertical
Quer um toque de flor nesse mar de folhagens? Escolha a onze-horas (Portulaca grandiflora). Essa suculenta pendente, de folhinhas delicadas e finas, dá flores rosas que se abrem às… onze horas! Adoram sol forte e quando bem tratada, agradecem com florzinhas lindas. Ah, suas flores são comestíveis!

Meia-cuia é perfeita para plantas pendentes
Uma grande sacada para quem quer encher uma parede com plantas é usar espécies plantadas em meia-cuia. A vantagem é que existe face reta na cuia (um vaso parecido com uma tigela), e isso torna possível encostar uma superfície maior na parede.

jardim vertical

Cultivando a planta dessa forma, é garantido que todas as folhas cresçam para o sentido correto e você pode montar seu jardim vertical sem folhas amassadas ou caules prensados contra a parede.

Criando um jardim vertical
Se você quer escolher bem as espécies para seu painel vertical, tenha sempre um padrão em mente: as plantas do topo e das laterais do painel são as que receberão mais luz solar.

Então, vale escolher espécies de sol para colocar nas bordas e no centro, as plantas de meia sombra.

Quanto mais embaixo, mais sombra a planta receberá das que estão em cima. Filodendros, jibóias e scindapsus são perfeitas para locais que recebem até 2 horas de sol intenso. Agora, se você tem uma varanda com bastante claridade, pode abusar dessas espécies e criar seu jardim vertical que elas crescerão felizes.

Agora que você já está craque em reconhecer e escolheu as espécies pendentes: que tal um guia rápido para identificar o que sua planta diz?
– folha amarelada: frio.
– pontas secando e com bordas escuras: ar seco ou vento, típico de lugar com ar condicionado.
- folha totalmente seca: falta de água (morreu, pode remover a folha).
- murchas e com aspecto “molenga”: excesso de água.
- amarela e mole, folhas caindo: também excesso de água.
- manchas brancas, parecidas com “algodão-doce”: cochonilha.
- pontinhos marrons: fungo (ferrugem)

nostalgia

caudex

Levantamento do caudex, significa elevar a planta em cada transplante, deixando o caudex mais descoberto. Normalmente ele é feito com as raízes nuas, mas mostrarei através de um vídeo, que não há esta necessidade, pois a planta pode se ressentir com a operação.

Se a pessoa não tiver uma certa prática, ou se não estiver familiarizada com plantas, poderá inclusive causar a morte da rosa-do-deserto.

Uma das grandes características das Rosas-do-deserto é o seu caudex. O caudex nada mais é do que uma parte do caule que é espessada na base, e que em muitas espécies xerófitas (adaptadas a condições áridas como o Adenium), torna-se uma adaptação essencial para armazenar água.

Com um caudex bem trabalhado, engrossado e aparente, você estará agregando um valor ornamental à sua planta. Um belo caudex, aliado a lindas flores, formam um conjunto muito atraente nas rosas-do-deserto.

O transplante feito com o torrão é bem mais seguro, e não exige tanta prática quanto com as raízes nuas. Para efetuar este transplante, basta soltar a planta do vaso, pois ela sai com todo o torrão. Você poderá usar o mesmo vaso em que a planta estava ou trocar por outro maior, a escolha é sua.

Coloque uma certa quantia de substrato no vaso, de tal maneira que a planta fique uns 3 a 4 cm acima da borda. Coloque com delicadeza a planta com o torrão sobre o substrato. Com uma vareta (destas de churrasco), vá retirando o substrato velho, deixando assim o caudex mais a mostra.

caudex

Nesta operação, é provável que encontre raízes finas ou outras raízes que não combinem com o formato do caudex. Então, com um estilete retire com cuidado estas raízes indesejáveis.

Não é aconselhável passar nada nos cortes, e nunca tive problemas de apodrecimentos, mas caso queira, poderá utilizar canela em pó, pasta feita de canela, pasta dental ou outro produto específico.

Caudex levantado, raízes retiradas, complete agora seu vaso com o substrato. Pronto, sua planta ficará agora ainda mais bonita. Este tipo de transplante, com o torrão, não causa nenhum estresse à planta, por isto, logo estará florida, até porque recebeu um novo substrato.

janel427

adubando

O que é Bokashi? Bokashi é o nome desse adubo de origem oriental e, em japonês, seu nome tem dois significados: “diluir ou dissolver” e também “composto orgânico”. Esse adubo é um resultado da fermentação de produtos de origem vegetal ou animal.

Existem várias receitas de bokashi e quase sempre esse composto é feito de farinhas de osso, peixe ou sangue (origem animal), além de tortas de mamona, algodão, bagaço de cana e outros componentes de origem vegetal.

Tem algumas fórmulas que ainda usam algas na sua composição – só pra lembrar que alga não é, nem planta, nem animal; algas são do reino protista.

Micro-organismos eficientes
Além dos compostos de origem animal e vegetal, o Bokashi também possui micro-organismos eficientes, conhecidos pela sigla EM (efficient microorganisms, em inglês).

Onde usar o Bokashi
Esse adubo pode ser usado em qualquer planta: espécies ornamentais em vasos, comestíveis, cactos e suculentas, plantas suspensas, samambaias, vandas, qualquer planta! O único porém é, se a composição do Bokashi leva torta de mamona, evite usar em locais que animais acessem, já que esse componente é tóxico.

biobokashi farelado

Macros e micronutrientes
Adubos tem validade e no caso do Bokashi, isso deve ser levado em consideração também. Como sua composição leva micro-organismos vivos, o Bokashi só fará o efeito se estiver dentro do prazo.

Verifique a informação na embalagem antes de comprar o produto. Assim que abrir a embalagem, use o adubo e o restante, conserve em local seco e escuro.

Além dos nutrientes mais comuns em adubos, como o trio de macronutrientes nitrogênio – fósforo – potássio (NPK), o Bokashi também fornece os micronutrientes como cálcio, níquel, boro, zinco, molibdênio e outros.

Por ser tão completo, não use o Bokashi com outros adubos ou fertilizantes, correndo o risco de matar sua planta com uma superdosagem.

Pets e adubo orgânico
Lembra que um dos componentes do Bokashi é a farinha de osso? O odor desse composto pode atrair cães e gatos mas não é perigoso para os pets, exceto se a receita leva torta de mamona, essa sim, é tóxica.

Se a receita de Bokashi que usar não tem torta de mamona, o único perigo é algum bicho mais xereta remexer a terra do vaso.

bokashi em pó

Adubo de liberação lenta
O Bokashi (também conhecido como biokashi) é um adubo de liberação lenta. Isso quer dizer que os nutrientes são liberados gradativamente por um período que varia entre 1 a 3 meses. As três formas recomendadas para usar o Bokashi são: misturado diretamente no substrato.

Como usar Bokashi no solo
Misture o Bokashi no substrato quando estiver trocando uma planta de vaso, preparando um local para o plantio ou então, se já é um jardim, use um rastelinho para afofar a terra e espalhe o adubo.

Lembre-se de cobrir com palhinhas protetoras para que os compostos não evaporem no sol. Uma colher de sopa para um vaso de 20 cms de diâmetro é o suficiente e, para recipientes maiores, multiplique essa quantidade.

bokashi orquídea

Usando Bokashi em suculentas e orquídeas
Se a planta é epífita, como uma orquídea em uma árvore, a melhor forma é diluir o Bokashi na água e usar na rega.

Essa dica vale também para plantas que estão bem densas, onde você não consegue acessar o substrato para distribuir o adubo, como em vasos com suculentas e cactos.

Borrife nas raízes das orquídeas e, em suculentas e cactos, despeje o preparado – nunca borrife água em suculentas, para que as folhas não apodreçam.

Sachê de adubo
Um truque super esperto é fazer um sachê com um tecido poroso e colocar uma colher de sopa de Bokashi farelado. Deixe esse embrulho dentro do vaso e, quando regar a planta, direcione a água para a trouxinha. Em plantas com raízes expostas ou arranjos de suculentas, o sachê funciona super bem.

borboletas amarelas