Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




suculentas

Aquela suculenta fofa e delicada que você sempre cuidou com tanto carinho de repente cresceu e virou um coqueiro. Isso aconteceu porque em algum momento faltou sol ou luz natural para a suculenta.

Consequentemente ela buscou a solução para esse problema ou seja, resolveu, mas não perfeitamente. Assim se descreve o estiolamento de suculentas. Como todas as plantas, é muito importante que no decorrer do dia elas recebam a luz do sol em todos os lados.

Esse é um dos principais problemas que afetam cactos e suculentas – um problema que está diretamente relacionado a um fator ambiental, que é a iluminação inadequada.

A planta se estressa tanto que fica estiolada. Isto é, a suculenta se estica para buscar a luz ou os raios solares. Como resultado, a suculenta perde sua forma original.

estiolamento

Sintomas do estiolamento
*
Acontece o alongamento ou crescimento anormal no caule dos cactos e suculentas, que parecem estar crescendo de forma excessiva. A suculenta fica comprida e magrinha, resultando na perda da sua aparência original;
* As folhas em resultado disso, ficam muito espaçadas umas das outras, ficam pequenas ou enrugadas e começam a cair;
* A base pode apodrecer em alguns casos e até mesmo morrer de vez;
* A aparência é pálida ou amarelada;
* A planta fica enfraquecida até tornar-se irreconhecível, perdendo a vitalidade, a forma e o aspecto original.

O estiolamento também pode ocorrer por excesso de Nitrogênio
Se utilizar muito Nitrogênio (N) na adubação de cactos e suculentas, isso pode causar mal às plantas, pois esse componente é responsável por estimular o crescimento delas. Entretanto, se usar em excesso irá causar outro resultado.

Na dúvida, primeiramente consulte um especialista ou simplesmente não adube. Suculentas e cactos geralmente não precisam de adubação. Se quiser adicionar nutrientes, utilize cascas de ovos, por exemplo.

Triture as cascas s no liquidificador e coloque nos vasos. Além de natural, o cálcio da casca de ovo não faz mal nenhum e as plantinhas vão crescer mais saudáveis.

suculenta

A boa notícia é que tem salvação! Saiba como salvar sua suculenta do estiolamento em 3 passos:

1º Passo
Primeiramente, mude a sua suculenta de lugar. A iluminação atual está insuficiente. Mova a planta para um local em que possa receber sol direto e no mínimo por 3 horas diárias ou uma boa dose de luz indireta na maior parte do dia. Este passo é essencial no resgate de sua suculenta.

2º Passo
Em seguida, faça uma poda. Sim! Sem dor no coração, pois a planta crescerá novamente, bem mais saudável e feliz. Deixe uns dois dedos de caule na planta principal e nas suas ramificações com folhinhas e em seguida corte as outras partes do caule em aproximadamente três dedos

3º Passo
Deixe os caules cicatrizarem por dois dias, secando, antes de plantá-los. Isso vai evitar os fungos e seu apodrecimento.

estiolamento-1

4º Passo
Depois disso, plante a suculenta principal e suas ramificações com folhinhas, deixando 1 cm abaixo da terra para formação de raízes. Se desejar, utilize uma solução enraizadora à venda nas lojas de jardinagem para estimular o crescimento das raízes.

5º Passo
Finalmente deixe as outras partes do caule e as outras folhinhas que caíram da suculenta sobre a terra para que surjam raízes e brotos e assim poder fazer a propagação das suculentas através de suas folhas.

Depois de seguir esses passos, tenho certeza que muito em breve você terá um jardim lindo de suculentas para se orgulhar e poderá trazer mais verde para seu dia a dia ficar mais feliz!

folhas-9

cactos

Sem dúvida, os cactos se destacam não só pela beleza exótica, mas também pela resistência: as regas não precisam ser frequentes e são plantas que dispensam adubos e cuidados específicos.

A baixa manutenção tem chamado a atenção de quem não abre mão de ter plantas em casa, mas não tem tempo para cuidar delas com tanta frequência.

Os cactos são muito esculturais, têm uma estrutura única que diverge bastante da maioria das plantas. Além disso, são práticos e muito fáceis de cuidar. Acredito que por este motivo estão se tornando cada vez mais populares na decoração.

Apesar da praticidade, os cactos não são indestrutíveis, este tipo de planta morre com o excesso de rega, pois as raízes acabam apodrecendo. Precisamos observar onde os cactos vivem na natureza.

São espécies de regiões desérticas, de sol pleno e que estão acostumadas com pouca água. Por isso, essas plantas, assim como as suculentas, acumulam água para os períodos de estiagem e não podem ficar, de forma alguma, com o solo constantemente úmido.

cactos-1

Regas
A  frequência da rega vai depender do local onde o cacto está. A rega dos cactos é moderada. Isso significa que o solo deve estar completamente seco para regá-lo novamente.

Geralmente, se a planta recebe bastante sol, será preciso regar uma vez por semana. Mas se a incidência de luz solar direta é baixa, pode ser que a rega seja necessária apenas a cada 15 ou 20 dias. O ideal é sempre tocar o solo e sentir como está. Se não estiver úmido, está na hora de regara.

Para quem não se dá bem com plantas em casa e diz que “mata até cacto”, uma dica: cactos só morrem por falta de luz e excesso de água. Fora isso, não exigem outra manutenção, pois não precisam de poda e nem de adubo, afinal, eles não encontram isso em seu habitat natural.

O local em que a planta será colocada precisa receber luz solar diretamente ou, se não for possível, pelo menos ter uma alta incidência de luz. As cactáceas são plantas de sol pleno.

Nas condições ideais, deveriam receber seis horas de sol diariamente, no mínimo. É claro que, dentro de casa, raramente temos essas condições. Então, se o lugar recebe entre uma e duas horas de sol por dia, a planta já terá um bom desenvolvimento.

cactos

Observe o local
É preciso pensar no décor do ambiente de acordo com os nossos gostos. Se queremos ter cactos, então, temos que escolher um espaço adequado para ele. Não adianta você querer decorar o banheiro com uma planta como o cacto, que não gosta de umidade. Vai acabar não funcionando.

Já em relação à decoração, o lugar ideal para a planta pode ser definido pela dinâmica do dia a dia. Uma boa dica para escolhermos onde colocar os cactos, é o funcionamento da casa e a nossa rotina.

Quando  temos crianças ou pets, por exemplo, não é muito bom termos essas plantas em lugares baixos ou no chão, afinal a maioria delas têm espinhos e podem acontecer acidentes.

A alternativa nestes casos é trabalhar com este tipo de planta em pontos mais altos. Como utilizar muito os cactos em composições em nichos suspensos ou em estantes e prateleiras mais altas.

Eles são um ótimo elemento decorativo pras estantes e funcionam bem sozinhos ou com outros elementos, como livros e objetos de decoração. Já os cactos maiores, como o mandacaru, trazem bastante verticalidade aos projetos.

As plantas da família das cactáceas também funcionam em qualquer estilo arquitetônico. São um elemento coringa em vários projetos, do industrial ao contemporâneo. A principal dica em relação à composição é apenas na escolha do vaso ou cachepô.

A planta é um elemento vivo, então pode ser utilizada em qualquer estilo. A única observação é o cachepô, que deve compor com o restante do décor utilizado.

cactos-3

Alerta para drenagem
Essas plantas gostam de solo arenoso e bem drenado. Então, não esqueça, opte por um modelo que tenha furo de drenagem, assim você evita que o solo fique encharcado demais e a água fique empoçada na superfície.

E se você é apaixonado pelos cactos, mas não tem um ambiente que receba sol direto ou muita luminosidade há uma boa notícia, há uma espécie que não precisa de tanta incidência de luz. O Rhipsalis teres, ou cacto-macarrão, como é mais conhecido, é oriundo de regiões de mata, diferente da maioria das plantas desta família. Por isso, ele é uma excelente opção para ambientes internos.

entardecernolago

flor-de-íris

As flores são belíssimos exemplares da natureza andando junto com a evolução, afinal elas servem como chamativos para que animais e insetos que se aproximam pelo seu néctar, seu cheiro ou suas cores, possam se aproximar e quando se afastam levam consigo sementes e assim as plantas caem em outros solos, podendo crescer novas arvores em outros lugares e assim continua-se o imenso ciclo da vida. Elas são o máximo desabrochar do meio natural, elas são a obra prima da natureza.

Elas em sua função mais científicas são um dos órgãos que fazem parte de todo o ciclo de reprodução de uma planta. As flores são produzidas pelas plantas do tipo angiospermas, as quais sua produção e dispersão de sementes estão completamente atreladas às suas flores características.

A grande maioria dos exemplares possui tonalidade muito colorida, vibrante e alegra, dessa forma conseguem chamar atenção de mais animais e algumas vezes podem ser avistadas até mesmo em grandes distâncias.

Uma coisa que é impossível decidir é qual é a melhor, ou ainda qual é a mais bonita, afinal cada ser humano neste planeta tem seu próprio gosto e suas próprias preferências e que coisa boa, pois assim cada um cuida da que gosta mais e o mundo continua com sua imensa e lindas variedades.

As flores voltam a dar as caras quando se inicia a primavera, o que no hemisfério Sul acontece no mês de setembro, já no hemisfério norte a primavera tem início em março.

De qualquer forma, em muitos países tropicais as flores são marca registrada no cenário durante o ano todo, devidos às condições favoráveis da região.

íris sibirica

Uma das coisas mais interessantes e maravilhosas das flores é a capacidade que elas têm de influenciar o lugar onde estão, elas podem purificar um ambiente, purificar uma pessoa e até alterar uma emoção, afinal, suas cores fortes tem todo um significado, que é definido pela ciência da cromoterapia. Principalmente as plantas que crescem dentro das residências, elas podem influenciar muito para o bem na energia de uma pessoa, ajudar a curar problemas mentais, entre outros fatores.

A flor-de-íris é muito uma flor de uma beleza fascinante que pode ser encontrada em cores bem coloridas e variadas, comumente ela é muito confundida com a também linda orquídea.

Uma grande sorte do povo brasileiro é que essa planta ama as condições climáticas daqui e de Norte à Sul ela costuma se adaptar muito bem.

São mais de 200 variações dentro da sua espécie, isso mesmo, no entanto, a grande maioria tem apenas 3 pétalas alongadas, que são observadas principalmente nas cores azul escuro, em um tom bem vibrante e na cor roxa também.

Claro que cada região tem um tipo de Iris que se adapta mais, mas falando no geral, as que melhor vivem neste grande país são as variações sibirica, versicolor ou ainda a variação que ironicamente leva o nome de um estado americano, apesar de amar viver e desabrochar no Brasil, a Louisiana.

iris-6

Como plantar flores
A época de plantio depende das características climáticas de cada região, por exemplo, quando o verão é mais forte, quente e intenso a época ideal de plantio é o mês de abril, quando o verão é mais ameno e tranquilo, a melhor época para a plantação da Iris é final de fevereiro ou começo do mês de março.

Lembre-se que ao contrário de muitas outras plantas, para um plantio bem-sucedido de Iris, o rizoma dela tem que estar parcialmente fora do solo, se você plantar ele inteiro e o deixar completamente coberto, provavelmente ela não vai vingar.

O espaço de plantio entre um exemplar e outro é de no mínimo 30 cm pois seu rizoma e sua raiz podem crescer muito e competir.

O solo deve ter boa drenagem de água, portanto, provavelmente solos argilosos e porosos são mais indicados, solos bem ligeiramente ácidos são indicados, já que por eles a água passa, mas uma parte pode ser armazenada, mas para maiores informações consulte um especialista.

Se você plantar a linda íris em um vaso, ele deve ser essencialmente de cerâmica ou ainda ter uma camada apenas e exclusivamente para drenagem.

Deve se regar com frequência mais nem tanto, inclusive elas precisam mais de água quando são mais novas, após adultas, já não gostam tanto de água, principalmente se as condições ambientes já lhe proporcionam isso.

Fertilizantes de nitrogênio não devem ser usados e em qualquer sinal de folha seca ou amarelada tire-a fora.

íris

Fazer mudas
As mudas podem ser feitas através dos métodos de divisão de touceiras, através da propagação ou plantio das suas sementes ou através de plântulas enraizadas que brotam a partir das hastes florais. Para a muda pegar no início da vida da Iris é indicado que ela fique no sol moderado mais ou menos umas 6 horas por dia.

Podar
A poda da Iris deve ser apenas nas folhas amarelas e nunca, mas nunca nas folhas verdes. As folhas verdes são fontes de nutrientes enquanto que as amarelas podem estar atuando como sugadora de nutrientes.

Folhas-83708