Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




costela-de-adão

Pertencente ao gênero Monstera, a planta conhecida como costela-de-adão é uma folhagem de origem mexicana acostumada a climas tropicais. Possui enormes folhas verdes escuras entrecortadas num desenho que lembra o de uma costela.

A planta é aposta da vez na hora de fazer arranjos para enfeitar a casa. Mas também virou estampa de capas de almofadas, papéis de parede e até de peças de roupas. Normalmente é a moda que dita as tendências de decoração, mas dessa vez o paisagismo foi quem influenciou o mundo da moda.

Força e resistência são adjetivos ideais para definir a costela-de-adão, pois elas podem se adaptar com rapidez a quase todo tipo de ambiente. A espécie tem se tornado uma opção exótica para decorar pequenos jardins, varandas ou mesmo ambientes internos.

Rústica e prática, ela pode sobreviver em ambientes com pouca água, luz e também em temperaturas a baixo dos 18° C.

monstera1

Para cultivar a espécie é simples. Por isso, abaixo algumas dicas:
* A costela-de-adão é planta de meia-sombra, por isso é ideal para ambientes onde a incidência de raios solares seja indireta ou quase nula.

* É aconselhável colocá-la ao sol, em exposição direta, somente durante o inverno ou em dias nublados. Nos dias ensolarados, é preferível deixá-la dentro de casa, recebendo os raios solares de maneira indireta.

* Acostumada a climas tropicais, a costela-de-adão deve, preferencialmente, ser plantada no verão ou primavera, quando o clima é úmido e agradável a ela.

* A terra, de preferência, precisa ser mantida úmida e com pequenas quantidades de adubo orgânico, para facilitar a fertilização do solo.

* A irrigação deve ser feita com cautela ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão. Na primavera, é recomendável aplicar adubo líquido uma vez ao mês.

monstera

* Para ajudar sua planta a se desenvolver limpe suas folhas com uma esponja úmida. Com isso, além de retirar o pó que se acumula em suas folhas, você evita que a folhagem fique completamente seca.

* Se você vive em um apartamento muito pequeno, esta não é uma planta aconselhável. Vendida tanto em pequenos vasos quanto em cachepôs, a costela-de-adão costuma ter um crescimento acelerado e constante.

* O procedimento de poda deve ser feito na primavera, época onde a espécie mais se desenvolve. A partir daí é preciso cortar galhos e hastes que estejam grandes.

* A Monstera deliciosa silvestre produz um fruto tóxico. Porém, as plantas que são cultivadas em apartamento não costumam dar esse famoso fruto.

* O fruto gerado pela costela de adão pode ser consumido após um ano de maturação. Caso seja consumido antes disso, pode causar lesões na língua, garganta e estômago.

* Suas folhas e caules, por sua vez, podem causar náuseas, dores de cabeça e vômitos intensos ao serem ingeridas.

Por isso, quando for tratar da sua costela-de-adão, use luvas e certifique-se de não encostar as mãos no rosto. Lave as mãos antes e depois de manuseá-la e tome cuidado extra com crianças pequenas e animais de estimação.

A costela-de-adão é indicada como a planta do momento pelos profissionais de paisagismo e vem se destacando, também, no meio da moda. Por tanto, vale apostar nessa planta para decorar sua casa.

flores abóbora