Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim

Uma planta se torna duas e duas podem se tornar quatro ou mais com a magia da jardinagem. Dividir plantas perenes ajudará você a mantê-las saudáveis e a economizar dinheiro com o passar do tempo.

Com plantas perenes, um investimento isolado crescerá ano após ano, fornecendo folhagem e cor sem te dar muito trabalho. depois de alguns anos, entretanto, até as melhores perenes podem ficar meio cheias e com cara de descuidadas.

Para mantê-las crescendo da melhor forma, assim como espalhar sua beleza por outras áreas do jardim, siga estas etapas para dividir suas plantas.

moitas

* Remova moitas
O primeiro passo na divisão de perenes é remover uma moita do excesso. Cave ao redor do perímetro da planta, usando uma pá para soltar as raízes enquanto tenta remover todo o sistema radicular. Use o cabo da pá como uma alavanca, empurrando-o para baixo para suspender a moita do solo.

* Divida
Depois que a moita for cuidadosamente removida do solo, está na hora de dividi-la em pequenas partes. Idealmente, cada seção deve conter três ou quatro conjuntos de galhos saindo da coroa da raiz; no mínimo, você precisa de um galho e uma raiz por divisão.

Às vezes, as plantas se separarão naturalmente em seções menores e outras vezes, elas precisarão de um pouco mais de ajuda.

Para dividir a moita, você pode usar a pá, uma espátula de jardinagem, uma faca de serra ou apenas suas mãos. Se você estiver dividindo um iris barbado, o recomendável é   podar os leques de folhas até 15 cm. para evitar a perda de água enquanto a planta se restabelece.

* Cave novos buracos
Para permitir um amplo crescimento da raiz, cave buracos para as plantas divididas que tenham o dobro do tamanho e profundidade da massa radicular.

Além disso, certifique-se de deixar espaço suficiente entre os buracos de plantio levando em consideração o tamanho das plantas quando ficarem adultas em alguns anos.

* Cuide do solo
Adicione um fertilizante de liberação lenta ou líquido ao buraco de plantio para ajudar a promover o crescimento da raiz; um fertilizante para uso geral bem equilibrado (como um 10-10-10) pode danificar as raízes  tenras.

A farinha de ossos é uma fonte excelente de potássio de liberação lenta, que estimula o crescimento da raiz e funciona perfeitamente nesta situação.

* Plante as divisões
Se possível, coloque as divisões de volta no solo imediatamente depois de sua remoção. Isso ajudará a diminuir o choque da planta transplantada e reduzir os riscos de ressecamento excessivo da planta, o que levaria à sua morte.

Plante as plantas menores na mesma profundidade da planta original, certificando-se de pressionar o solo firmemente ao seu redor, sem compactá-lo.

rega

* Regue bem
Depois de plantadas, regue bem cada uma das divisões. Enquanto os sistemas radiculares se restabelecem, certifique-se de regá-las com frequência.

* Faça seu próprio adubo
Pare de comprar adubo de lojas. Faça seu próprio, juntando os restos da cozinha, galhos e até mesmo saquinhos de chá. Evite usar restos de carnes, porque eles atraem animais.

* Use vinagre para parar ervas daninhas
Se você é novo no mundo da jardinagem, você deve ter ouvido rumores sobre o vinagre matar ervas daninhas. Há pontos fortes neste método. Ele é barato, não é tão tóxico quanto alguns produtos químicos comprados em lojas e é eficiente.

Tendo dito isto, saiba que o vinagre pode afetar a saúde das plantas que você deseja manter. Se você escolher usar o vinagre para matar as ervas daninhas, é melhor usá-lo em áreas do jardim onde você não tenha outro tipo de vegetação, para reduzir os riscos de matar suas flores e vegetais preferidos.

* Deixe a grama cortada sobre a grama
Não se preocupe com a grama cortada. Em vez de jogá-la no lixo, deixe ela se decompor naturalmente. Ela adicionará nutrientes ao gramado e jardim, o que fará com que você não precise gastar com fertilizantes.

rosinha-do-sol

* Escolha as plantas certas
Ao criar um jardim, escolha plantas nativas que cresçam naturalmente no ambiente onde estão. Isso ajudará a reduzir os custos de ter que gastar mais com irrigação ou nutrição durante o inverno.

chuva-7

monstera deliciosa

Se você ganhou ou possui uma ou mais plantas de costela-de-adão aí na sua residência, e observa que alguma coisa não anda bem, vamos tentar te ajudar dando algumas dicas preciosas sobre os cuidados e manutenção da sua monstera deliciosa.
1 - As folhas não crescem
Se sua costela de adão parou de crescer ou se você ganhou uma muda, mas percebe que o crescimento está estagnado, é importante saber que:

A costela-de-adão é uma planta que se desenvolve em florestas bem úmidas e sombreadas, não suporta, portanto, sol direto nas folhas. Então a primeira coisa a fazer é tirá-la do sol. Deixe o vaso num local protegido de ventos fortes, de preferência perto de uma janela, onde bata muita luz, mas não sol. Adube e espere.

2 – As folhas da costela-de-adão não se dividem, por quê?
Muita gente não sabe que, quando muda, pequena, a folha da costela-de-adão não apresenta o formato de costela. A medida que vai crescendo é que os gomos vão aparecendo, logo isso está relacionado com a idade das folhas.

3 –  Uma gosma escorre pelas folhas (planta de dentro de casa) , por quê?
A gosma que escorre pelas folhas é a seiva da planta, absolutamente comum. Mas cuidado! A sua seiva é tóxica em contato com as mucosas.

Monstera_deliciosa2

4 – A costela se multiplicou e virou praga, como eliminar essa planta?
Muito cuidado com isso. Para eliminar, ou você arranca todas puxando o caule junto com as raízes ou usa alguma química no solo, mas precisa ser feito com muita cautela porque pode comprometer a saúde do solo. Não significa deixá-lo infértil, mas pode ser que demore para se recuperar do veneno usado.

8 – Como podar a costela-de-adão?
Remova folhas inteiras ou parciais. Para retirar folhas inteiras, faça um corte reto na haste, ao invés de um diagonal, o mais perto possível da ramificação.

Quando apenas uma parte da folha apresentar sinais de danos, remova somente a parte danificada, usando alicates ou tesouras, a menos que você prefira, por razões estéticas, remover a folha toda.

Descarte as partes podadas queimando-as ou jogando-as no lixo. A costela-de-adão é venenosa, e o ácido oxálico que contém pode causar irritação.

6 – As folhas da minha costela não têm formato de costela, por quê?
Ou são folhas muito novas, ou a planta que você tem não é costela-de-adão. Pode ser da família, como o Guaimbé, que muitos confundem com a Monstera.

7 – É possível do caule comprido (mais de 40 cm, 1/3 enterrados em vaso, em apartamento) nascer mais alguma haste com folha se abrindo?
Sim, é possível. Certifique-se que a planta está recebendo água, luz, temperatura e adubação na quantidade certa e dê tempo a ela.

8 – Por que minha costela-de-adão não cresce o caule?
Se estiver num vaso, cheque o tamanho do vaso. A planta precisa espaço para crescer.

monstera

9 – Que tipo de adubo orgânico devo usar na costela-de adão?
Nativa da floresta, a Monstera Deliciosa gosta de adubo orgânico. Fazer adubações anuais com adubo orgânico, que pode ser de húmus, casca de ovos ou compostagem e aproveite para afofar a terra próxima a planta.

Não sendo possível usar adubo orgânico, usar NPK 10-10-10.

10 – Por que as folhas estão amareladas?
Pode ser falta ou excesso de água. A irrigação deve ser feita com cautela ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão.

Outro motivo pode ser o excesso de sol. É aconselhável colocá-la ao sol, em exposição direta, somente durante o inverno ou em dias nublados. Nos dias ensolarados, é preferível deixá-la dentro de casa, recebendo os raios solares de maneira indireta

O terceiro motivo mais propício é a temperatura. Muitas plantas de regiões frias são vendidas em regiões quentes, ou vice-versa. É uma planta tropical, das florestas do sudoeste mexicano e da Guatemala, muito resistente aos fortes ventos que se fazem sentir no seu habitat natural.

Tem tolerância a locais sombrios, o que a torna uma planta adaptável ao interior.

janela-flor