Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Saiba de algumas práticas populares que, além de não ajudar as plantas, podem causar sérios problema

Quando se trata de dar um upgrade na florada, estimular a frutificação ou até mesmo combater doenças, o que não falta por aí são receitas “infalíveis”, mas sem nenhum fundamento científico.

Aplicar cal nas árvores para proteger contra as pragas, machucar o tronco para estimular a frutificação, colocar sal na terra onde cresce o coqueiro, será que tudo isso realmente funciona?

tronco-branco

Pintar com cal o tronco da árvore afasta pragas e doenças
Está aí uma prática que muita gente adota, mas que não faz o menor sentido. A medida não apenas não funciona como deixa as árvores com um aspecto desagradável. A maior parte das pragas chega por vias aéreas e nem sequer entra em contato com o cal.

O produto também não consegue intimidar as formigas, que sobem na planta do mesmo jeito. Em vez disso, é melhor investir na aplicação de calda bordalesa, que protege a árvore contra o ataque de brocas, por exemplo.

machado

Golpes de machado nas árvores melhora a floração e frutificação
A crença popular tem lá seu fundo de verdade: as feridas realmente intensificam a floração e a frutificação, já que a planta sente que sua vida está ameaçada e faz um esforço extra para gerar descendentes.

Isso, no entanto, não quer dizer que essa seja uma prática recomendável. Além de as feridas deixarem a árvore vulnerável ao ataque de fungos e bactérias, a planta terá que concentrar boa parte da sua energia na cicatrização dos cortes.

coqueiro

Salgar o solo faz o coqueiro dar mais frutos
Colocar sal na terra pode até melhorar a frutificação do coqueiro, mas vai prejudicar o desenvolvimento de todas as plantas ao redor dele por conta do sódio presente em sua fórmula.

Não é o sal propriamente dito, mas sim o cloro – o sal é composto de cloro + sódio – que ajuda na frutificação. Em vez de sair salgando a terra, é melhor usar um fertilizante rico em cloro ou, na falta dele, recorrer ao cloreto de potássio, que fará bem ao coqueiro sem prejudicar as demais espécies.

Lua-Minguante-2

As plantas cicatrizam mais rápido quando podadas na lua minguante
Há quem acredite que a lua minguante seja a melhor para se podar as plantas, pois nesse período, a seiva tende a se concentrar mais na raiz e menos nas pontas dos ramos.

Faria todo o sentido não fosse um senão: a direção do fluxo de seiva não sofre influência das mudanças gravitacionais causadas pelas fases da lua.

A seiva bruta, composta basicamente por água e sais minerais, flui sempre das raízes em direção às folhas, jamais no sentido contrário.

Já a seiva elaborada, que contém açúcares, hormônios e aminoácidos que podem ser produzidos em todos os tecidos da planta, nem sequer se move: ela permanece estática e apenas as substâncias nela contidas fluem de um lado para outro.

Se a concentração de açúcares estiver alta nas folhas, por exemplo, eles podem ser transportados para suprir as necessidades das raízes, e vice-versa, Independentemente do tipo de seiva em questão, uma coisa é certa: na lua minguante ou cheia, ela continuará seguindo seu fluxo normalmente.

anticoncepcional

Anticoncepcional na água faz as plantas crescerem
A afirmação não poderia ser mais errônea. Para crescer as plantas precisam de nitrogênio, composto químico que não está presente nas pílulas anticoncepcionais.

Pior: além de não fazer bem para as plantas, o produto pode contaminar a água e não é eliminado nem mesmo nas estações de tratamento. Portanto, todo cuidado é pouco.

Como deu para notar, nem toda receita caseira tem um fundo de verdade. Por isso, fica a dica: antes de sair colocando em prática tudo o que se ouve por aí, é melhor consultar um especialista.

chuva forte

Acalypha Hispida5

Também conhecida popularmente como Macarrão, Rabo-de-gato, Rabo-de-gato-vermelho, a Acalypha híspida pertence à família Euphorbiaceae e sua origem é da Ásia.

Trata-se de um é uma planta do tipo arbusto (são plantas de pequeno e médio porte, que possuem caules e ramos lenhosos e que se ramificam próximo ao solo),

Suas flores apresentam um formato bastante interessante e peculiar, que acaba chamando a atenção das pessoas devido a sua aparência excêntrica e diferenciada e a sua textura que lembram o rabo de um gato.

Características da Acalifa macarrão
A Acalifa macarrão é considerada um arbusto tropical que possui ciclo de vida perene (são plantas que possuem ciclos de vida longos – o ciclo de vida das plantas perenes são maiores que dois anos). Ela é uma planta que pode atingir até 3 m de altura.

A planta apresenta um certo grau de rusticidade (capacidade de se desenvolver sem maiores cuidados por parte de quem cultiva a planta). Para se desenvolver exige que seja cultivada em local com boa incidência de sol, a realização de algumas regas e a realização de podas ocasionais para que a planta passe o ano todo florida e embelezando o jardim de quem cultiva.

A Acalifa macarrão é um arbusto que possui folhas consideradas grandes, largas, pontiagudas e que possuem um formato oval. Essas características das folhas ajudam a planta apresentar um aspecto excêntrico e diferente. As bordas das folhas são serrilhadas. Suas folhas também se caracterizam por serem de natureza permanente.

Alba Hort

A floração da Acalifa macarrão é vistosa e bastante peculiar e curiosa devido ao seu aspecto. Elas podem brotar durante todo o ano, e as suas flores podem apresentar a coloração: vermelha, roxa e branco-creme (uma variação especifica de Acalifa macarrão possuem as flores nessa coloração – a Alba Hort). A planta típica possui a floração vermelha.

As flores são longas e podem atingir um tamanho de 50 cm, elas possuem um formato cilíndrico e é composta por varias flores pequeninas.

Devido a característica única de suas flores, e a sua inflorescência durar as 4 estações, ela é uma planta muito usada por paisagistas para decoração e composição de jardins.

Cultivo
A Acalifa macarrão é considerada uma planta típica de clima Tropical, no entanto ela se adapta com facilidade e é muito encontrada em locais que possuem climas Equatorial e Subtropical.

É uma planta que deve ser cultivada a meia sombra ou à luz difusa, isto é deve ser exposta ao sol em locais que possuam sombra para que a planta seja protegida da incidência total e direta do sol.

O solo para cultivo da Acalifa macarrão deve ser fértil e drenável (com boa capacidade de absorção de água). Além disso, é interessante que o solo sofra processo de enriquecimento com material orgânico (adubo, fertilizantes apropriados e farinha de osso) e sejam feitas regas de maneira regular (3 vezes por semana) para que ocorra a manutenção ligeiramente úmida do solo.

A adubação pode ser realizada de 4 em 4 meses, para que a planta possua muitas inflorescências.

Acalypha Hispida

Uma dica dada por especialistas para garantir o desenvolvimento pleno e saudável da Acalifa macarrão, é realizar o preparo de um substrato (mistura) para aplicação no solo composto de terra e húmus de minhoca (essa mistura deve ser composta metade de solo e metade de material orgânico – húmus).

O solo não pode ficar com água acumulada ou encharcado, pois essa situação pode ocasionar o sufocamento das raízes e levar a planta ao apodrecimento das raízes e por consequência a morte.

A Acalifa macarrão é uma planta que deve ser podada para manter o crescimento bonito e saudável, além disso, caso seja percebido que os ramos da planta estejam apresentando um crescimento pequeno e ralo, as pontas podem ser podadas para correção deste problema.

A planta que gosta de viver em locais de temperaturas quentes e úmidos e que não tolera climas extremamente frios e por consequência não suporta as geadas.

É uma planta que se propaga ao multiplica através do processo de estaquia, que pode ser feia em qualquer época do ano, mas normalmente é realizada no período do inverno.

A estaquia é um método de reprodução assexuada das plantas, que consiste na formação de pequenas mudas (estacas) que são separadas da planta para serem plantadas e cultivadas, com o intuito de formarem novas plantas.

As estacas de Acalifa Macarrão são tipo ponteiros e os brotos possuem em torno de 10 a 15 cm de comprimento

Para que o processo de estaquia logre êxito, é necessário que as mudas (estacas) possuam ramos e raízes, para que no caso do plantio dessas mudas em outro local, elas tenham a força e capacidade necessárias para assim gerarem a nova planta.

Acalypha Hispida4

As mudas de Acalifa macarrão são conseguidas em qualquer época do ano, o que facilita bastante o cultivo da planta, bastando apenas que a pessoa que for cultivá-la, optar por um lugar que tenha incidência solar de pelo menos 4 horas diárias e na fase inicial de plantio realize a rega diária com pouca quantidade de água, até que a planta enraíze.

A Acalifa macarrão é uma planta que pode ser cultivada de varias formas, podendo ser plantada sozinha (exemplo: plantada em vasos, no entanto a planta fica com porte reduzido), em grupos ou renques junto a muros.

É ideal que a pessoa que cultive a Acalifa macarrão realize podas de 4 em 4 anos com o intuito de rejuvenescer a planta, nessas podas de rejuvenescimento a planta pode ficar com cerca de 40 cm de comprimento.

estrela cintilante