Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




gelo

O método de regar orquídeas com gelo é popular nos EUA, onde grandes quantidades de orquídeas híbridas, principalmente do gênero Phalaenopsis, são vendidas em lojas de departamento, sob a marca ‘just add ice’, que significa ‘basta acrescentar gelo’, em uma tradução livre.

Desde então tem se propagado a ideia de que as orquídeas devem ser regadas com 3 pedras de gelo por semana.

Muitas embalagens de orquídeas tem inclusive recomendado a técnica, o que tem deixado as pessoas um pouco confusas com relação ao efeito que isso pode gerar na plantas.

Existem 2 argumentos dos adeptos da aplicação de gelo nas orquídeas:
* O gelo derrete aos poucos, fornecendo a quantidade certa no momento correto para as orquídeas.
* O gelo simula as horas de frio que a planta para florescer, fazendo com que ela floresça com mais frequência e muito bonita.

A vantagem de regar com cubos de gelo é que o gelo vai derretendo lentamente, dando tempo para o substrato absorver bem a água, sem que ela escorra do vaso. Além disso, a quantidade de água dos cubos é limitada, evitando que você molhe demais a orquídea.

Até nas embalagens de orquídeas tem inclusive recomendado essa técnica, e isso tem deixado muitas pessoas um pouco de dúvidas e confusas com relação ao efeito que isso pode gerar as plantas.

Manter as orquídeas sempre encharcadas pode ser mesmo uma péssima ideia, pois as raízes das orquídeas precisam de umidade no ar que as envolve, e não de encharcamento.

Como meio de rega, o gelo é mesmo eficiente?
Na maioria das orquídeas as raízes absorvem a umidade do ar que está em torno delas, de uma maneira natural, e não diretamente a água quando elas estão imersas e encharcadas.

Por isso, o importante é mantermos o substrato de sua orquídea úmido, mas nunca encharcado ao ponto de ela se afogar.

Você ainda pode regar com o gelo ou com água líquida, e isso gerará o mesmo efeito do gelo para a planta nesse aspecto, pois nesse caso, importante é não colocar a água em excesso, e nem com frequência excessiva para não prejudicar a sua planta.

geloorquídea

O gelo pode funcionar como simulação de horas de frio?
A resposta é Sim! Principalmente com as orquídeas do gênero Phalaenopsis. Quando a sua orquídea está sem flores e é submetida a um ambiente estressante, a planta por natureza tende a liberar flores, como um último recurso antes de uma possível morte.

Com a água gelada do gelo derretendo aos poucos e por algumas horas sobre as raízes, ela poderá gerar o stress suficiente para a planta “entender” que precisa florescer e isso pode acontecer com mais frequência.

Vale lembrar que a para sua orquídea formar flores exige um processo que consome quase toda a energia que a planta que ela acumulou durante os meses anteriores, e a orquídea mantêm só o mínimo de energia para poder se recuperar após a “exaustão” gerada pela floração.

Evite ao máximo ficar forçando a orquídea a florescer, pois quando ela ainda não possui energias suficientes para fazer isso, você poderá fazer com que ela fique excessivamente fraca e estressada, podendo demorar muito a se recuperar para a próxima floração, ou mesmo morrer.

A técnica é portanto, válida, mas devemos ter cuidado muito cuidado para não utilizar nos momentos errados, e sempre para evitar estressar demais a planta, ou forçar a planta a usar as suas últimas energias vitais para emitir florações.

folhas caindo outono