Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipa-44

As tulipas são flores lindas, coloridas, cheirosas e que deixam qualquer jardim muito maravilhoso.

O clima da tulipa
Tulipas gostam de clima com inverno frio, isso já sabemos. Especialmente as tulipas híbridas, que são as flores de corte que a gente mais conhece, vão precisar de um outono úmido e frio e um inverno mais frio ainda.

Cultivar tulipa no Brasil se faz como, afinal?
Para estimular os bulbos de tulipa a rebrotarem você precisará fazer o seguinte:
* Quando comprar, ou ganhar, um vaso de tulipas, espere as flores secarem, corte flores e folhagens, retire os bulbos da terra, limpe-os com uma escovinha, embrulhe em um saco de papel (para ficarem escurinhos), e em um saco plástico (para não umedecerem) e coloque-os por 3 meses, na parte de baixo da geladeira (o outono) e depois, plante-os em um vaso e deixe o mesmo na geladeira (temperatura entre 3 e 7ºC) por mais 3 meses – esse procedimento estimulará os bulbos a rebrotarem e florirem.

tulipa-roxa

Este procedimento deverá ser repetido em cada ciclo, se você quiser que suas tulipas floresçam uma vez mais.

* Tulipas gostam de sol direto, não são flores de sombra ou meia sombra, porém não suportam as altas temperaturas do meio do dia. Então, você precisará deixá-las ao pleno sol no começo da manhã e no final da tarde, para que apanhe a quantidade de luz necessária e retirá-las do sol.

No jardim, oriente as tulipas para o sul e tenha uma proteção permanente para o sol do meio dia – dentro de casa ou na varanda, coloque os vasos de tulipas para olhando para o sul e protegidos do sol forte por beirais e paredes.

* Para diminuir o impacto do nosso calor climático nas suas tulipas, uma alternativa é você usar gelo – sim, pedras de gelo sobre a terra do vaso de tulipas, no começo da manhã e no começo da noite.

* Os vasos para tulipas deverão ter, no mínimo, 15 cm de largura e 25 cm de altura, preenchidos com terra orgânica, húmus de minhoca e lascas de pinus (que ajudarão a manter uma estrutura boa, umidade maior e maior ventilação interna). Em um vaso deste tamanho você poderá ter, no máximo, 5 bulbos. Não se esqueça de preparar uma boa camada de drenagem no fundo dos vasos.

* Adube suas tulipas, assim que os botões florais brotarem nas hastes, com farinha de osso e cinza de madeira (1 colherada grande por vaso).

tulipas-1

* Você deverá trocar, a cada dois dias, a água dos vasos de tulipa (cortadas) e manter os vasos de cultivo sempre úmidos porém nunca encharcados (a técnica de afundar o dedo na terra é um bom medidos – a terra do vaso deverá estar úmida, manchando o dedo, a 1 cm de profundidade).

* Tulipas são plantas que florescem na primavera após aqueles 6 meses de frio (na geladeira) de que falamos acima. Você também poderá alterar este ciclo fazendo com que seus bulbos entrem em dormência durante a época mais quente do ano (para o nosso clima) e tirando esses do gelo quando estiver entrando o nosso inverno – será mais fácil de manter as suas plantas saudáveis, com a ajuda de temperaturas mais baixas.

Mais dicas para cultivo de flores tulipa
Como cuidar enquanto o vaso estiver com flor
* Mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada — água em excesso atrai fungos e bactérias.

* Deixe o vaso dentro de casa, de preferência num local arejado, perto de uma janela ensolarada.

tulipa vermelha

Como cuidar quando a flor morrer
* Ela pode perder ou não as folhas depois da floração, mas mesmo que ainda tenha folhagem, corte-a e desenterre a planta. Você vai encontrar uma espécie de “cebola”, o bulbo.

* Lave o bulbo em água corrente, esfregando para tirar a terra, como você faria com uma batata antes de descascá-la.

* Deixe o bulbo secar bem, enrole-o de leve em papel-toalha e guarde-o no gavetão de legumes da geladeira. Quando o próximo outono chegar, plante-o num vaso com terra, areia e composto orgânico em partes iguais. Cubra o bulbo com uns 5 cm dessa mistura.

* Deixe o vaso no sol e regue para manter úmido. Com sorte, o bulbo brotará e, no próximo inverno, você terá novas tulipas.

Tulipas são elegantes, cores brilhantes, em forma de taça flores com uma haste lisa, verde. Pertence à família Liliaceae. Elas são as primeiras flores que florescem durante a primavera.

floresta magica