Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




brassavola_flagellaris_x_cattleya_amethystoglossa1

O substrato tem como maior finalidade e funcionalidade servir de apoio para a orquídea. As raízes ficar firmes e se agarras ao substrato, o que mantém a planta com firmeza e saúde. O substrato também retém umidade o que ajuda e beneficia a sua orquídea.

Também é responsável para prover nutrientes para a planta que vem do adubo e por fim o substrato ajuda na circulação do ar nas raízes da orquídea.

O que deixa o substrato bom ?
O melhor substrato para as orquídeas precisa tem boa densidade, deve possuir uma boa drenagem e estar em pedaços. Pode ser feito de materiais descartáveis pois ele não necessariamente passa nutrientes para a planta. Use materiais descartáveis para ajudar o meio ambiente.

Um substrato perfeito deve conter alguns desses itens:
* Casca de arroz carbonizada
* Isopor ou poliestireno expandido
* Seixo rolado de rio, pedra brita, rochas em geral
* Casca de macadâmia
* Casca ou tronco de madeiras
* Casca de pinus
* Carvão vegetal
* Musgo esfagno
* Fibra, Chips e casca de coco

substrato

Onde cultivar as orquídeas?
Depende do tipo da sua orquídea. No caso das orquídeas monopodiais um vasinho pequeno de plástico já é uma ótima casa para sua planta. Devido a essa planta não crescer rapidamente, você pode usar essa recipiente por muito tempo.

Já se for uma orquídeas simpodiais você precisará de um vaso maior e ter cuidados para trocar sempre que ele precisar. E nesse caso as simpodiais devem ser colocadas no recipiente na posição perto da borda e posicionar o ponto de crescimento para o centro do vaso, sendo assim esse vaso será usado por vários anos com esse exemplar.

Não se esqueça de pesquisar no mercado, existem lojas especializadas em jardinagem e paisagismo onde você encontra diversos tipo e modelos de vasos de todos o tamanhos e com pessoal capacitado que pode te passar dicas muito boas para o plantio de sua orquídea.

cerâmica

Vasos de cerâmica queimada
O vaso de cerâmica é definitivamente o mais usado. Sua durabilidade e beleza conquista a todos. Eles retém mais umidade, e é muito mais resistente. Muito usado em regiões mais quentes onde a umidade é menor. Para regiões mais úmidas, atente-se para os cuidados com o vaso de cerâmica, pois pode acontecer de aparecer fungos.

Trata-se do tipo de vaso mais tradicional e que ainda tem o seu uso bastante difundido. São peças mais pesadas que podem ser usadas com o objetivo de reter uma maior quantidade de água de chuvas ou mesmo de regas.

Esse tipo de vaso não é muito interessante para quem mora numa região de clima muito úmido uma vez que torna possível o surgimento de fungos.

Vaso-plastico

Vasos plásticos
Os vasinhos de plásticos tem durabilidade muito reduzida. Devido ao seu material que resseca muito com o sol e umidade. As raízes da plantas podem também estragar os vasos de plástico. Mas não deixam de ser uma alternativa para usar em orquídeas de porte menor.

Existem também soluções ecológicas e de reaproveitamento, tal como vasos de garrafa pet, plantar orquídea na madeira ou até mesmo tronquinhos de árvores.

folhas-9