Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dálias

Já sabe como plantar dálias? Estas flores coloridas, pontiagudas e semelhantes a margaridas florescem desde a primavera até o verão, também possuem bulbos.

Amam o clima tropical e assim podem mostrar toda a sua beleza, realmente a mãe natureza caprichou nessas plantas, o mais incrível dessas plantas é sua variedade de cores e tons.

Dália é um gênero de plantas tuberosas que são membros da  família Asteracea. São parentes do o girassol, margarida, crisântemo e zínia. Elas crescem, como já disse, a partir de tubérculos pequenos, castanhos e bienais plantados na primavera.

Escolher uma dália favorita é um desafio devido a suas variedades. Além de terem um arco-íris de cores, as flores da dália podem variar em tamanho, desde pequenos pompons a flores gigantes. Além disso grande maioria das variedades crescem 4 a 5 metros de altura.

As dálias amam climas úmidos e moderados. Embora não seja adequada para climas extremamente quentes, as dálias iluminam qualquer jardim ensolarado com uma estação de crescimento que tenha pelo menos 120 dias de duração.

dália grená

Plantio
Quando plantar dálias?
O plantio é possível em qualquer época desde que o solo esteja bem irrigado, mas eu recomendo que elas sejam plantadas no início do outono.

Escolhendo um local de plantio
Escolha um local de plantio com sol pleno. As dálias precisam de mais de 6 a 8 horas de luz solar direta. Mas amam mais a luz do sol da manhã.

Escolha um local com um pouco de proteção contra o vento. Elas são bem frágeis ao vento.

Dálias prosperam em solo rico e bem drenado. O nível de pH do solo deve ser de 6,5 a 7,0.

Se você tiver um solo mais pesado como argila, adicione areia, musgo de turfa ou esterco envelhecido para clarear e soltar a textura do solo para uma melhor drenagem.

Embora o solo argiloso seja ideal para plantar dálias, ele não possui no entanto uma boa drenagem.

Grandes dálias e aquelas cultivadas apenas para flores cortadas são mais bem cultivadas em um lote dedicado em fileiras por conta própria, livre de competição de outras plantas.

Dálias de altura média a baixa misturam-se bem com outras flores de verão. Se você tem um jardim, é o lugar perfeito para colocar uma fileira de dálias e olha-las enquanto você está capinando.

dália-6

Como plantar dálias
Pode ser feita por sementes diretamente no solo ou em sementeiras. Ainda há as opções por bulbos e por estacas de ramos

Caso prefira os bulbos, evite os tubérculos da dália que parecem enrugados ou podres. As com brotos cor-de-rosa ou um pouco de crescimento verde são bons sinais. Não quebre ou corte tubérculos de dália individuais como se fossem batatas.

Dálias podem ser plantadas de 30 a 50 cm de distância de uma e outra, para as baixas. As altas devem ter o espaçamento varia de 50 a 90 cm.

Mas se você plantar dálias a cerca de 30 cm de distância, elas criam uma bela sebe florida e se apoiarão mutuamente.

O buraco do plantio deve ser ligeiramente maior que a raiz da planta e incorporar algum composto ou musgo de turfa de sphagnum no solo.

Também ajuda se você misturar um punhado de farinha de ossos no buraco de plantio. Caso contrário, não fertilize no plantio.

Cave um buraco que é cerca de 6 a 8 centímetros de profundidade. Coloque os tubérculos nele, com os pontos de crescimento, ou “olhos”, voltados para cima e cubra com terra. Mas quando o caule brotar, preencha com o solo até que esteja no nível do solo.

Cultivares altas e de flores grandes precisarão de suporte. Sendo assim coloque estacas (cinco a seis metros de altura) em torno de plantas no momento da plantação e amarre os caules para eles como as plantas crescem.

Uma boa ideia é você apoiá-las nas cercas-vivas para dar mais cor. As dálias começam a florescer cerca de 8 semanas após o plantio.

Não regar os tubérculos logo após o plantio; isso incentiva a podridão. Espere até que os brotos tenham aparecido acima do solo em água.

dália laranja

Rega e adubação
As dálias se beneficiam de um fertilizante líquido com baixo nitrogênio, semelhante ao que você usaria para vegetais.

Fertilize após a germinação e, em seguida, a cada 3 ou 4 semanas a partir do meio da primavera até o início do outono.

Não há necessidade de regar o solo até que as plantas apareçam; na verdade, a irrigação excessiva pode fazer com que os tubérculos apodreçam. Eu também cometia muito esse erro.

A rega deve ser abundante e em dias alternados. E lembre, solo drenável.

Depois de estabelecer as dálias, providencie uma rega profunda 2 a 3 vezes por semana. Molhe mais em climas secos.

Como muitas plantas híbridas de flores grandes, as grandes dálias podem precisar de atenção extra antes ou depois da chuva, quando as flores abertas tendem a se encher de água ou a bater com o vento.

dália vermelha

Beliscar, desfazer e estacar
Quando as plantas têm cerca de 30 cm altura, aperte 3-4 polegadas do ramo central em crescimento para encorajar as plantas a serem mais arbustivas e aumentar a contagem de caules e o comprimento.

Se você quiser cultivar flores grandes, tente fazer a remoção dos 2 botões menores ao lado do central no conjunto da flor.

Isso permite que a planta coloque toda a sua energia em menos flores, mas consideravelmente maiores.

Praga e doenças comuns
* Lesmas  e caracóis: faça isca 2 semanas após o plantio e continue a isca durante toda a temporada.
* Ácaros: Para evitar ácaros, use sprays fale com o seu centro de jardinagem sobre os sprays recomendados para a sua área.
* Tesourinhas e Besouro pepino: Eles podem comer as pétalas, embora não prejudiquem a própria planta.
* Pulgões.
* Oídio: Isso geralmente parece com cochonilhas, mas é um fungo você pode preventivamente pulverizar.

Buques de dália
Dálias são lindas em um vaso. Além disso, quanto mais você cortá-las, mais elas vão florescer

Para coletar flores para um buquê, corte as hastes de manhã antes do calor do dia e coloque-as em um balde com água fria.

Retire as folhas inferiores das hastes e coloque as dálias em um vaso. Coloque o vaso em um local fresco e verifique a água diariamente. O buquê deve durar cerca de uma semana.

Pegando os bulbos
Saiba que caso a planta morra por fora o tubérculo ainda pode voltar com vida.

dahlia

Para “reviver” os bulbos
Levante e agite suavemente a terra dos tubérculos. Corte os tubérculos podres da moita e deixe os aglomerados do lado de fora do sol de cabeça para baixo para secar naturalmente.

Embale em um material solto e fofo (vermiculita, areia seca, isopor, amendoim). Armazenar em local bem ventilado.

Cada tubérculo deve ter pelo menos um “olho” ou um pedaço da coroa ligado ou não, ele que se transformará em uma planta. Os olhos estão localizados na base do caule e parecem pequenas saliências rosadas.

É impossível não se apaixonar né, o que acha de amanha mesmo você ir adquirir sementes, bulbos ou mudas de dálias, e assim dar muita mais vida e cor ao seu jardim.

janela-café