Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaia-1

Samambaias são uma das plantas mais antigas, que remonta aos tempos pré-históricos. Elas possuem mais de 300 milhões de ano.

Estas plantas super adaptáveis ​​vão prosperar dentro de casa com a quantidade certa de umidade.

Samambaias são relativamente fáceis de cuidar. No entanto, correntes de ar seco e temperaturas extremas não ajudam. Você deve cuidar das suas samambaias para que elas fiquem longe do ar seco e altas temperaturas. Assim elas iram te recompensar com lindas folhagens verdes

Formas de como cuidar de samambaias (interior e exterior)
Aqui estão algumas as maneiras mais fáceis através das quais você pode cuidar de suas samambaias adequadamente:
* Manter ou pendurar os vasos de samambaia no local apropriado. A primeira e mais importante coisa é colocar o pote de samambaia na área apropriada, onde fica bastante luz solar indireta.

samambaia_havaiana

Para samambaias interiores
Se você estiver mantendo o vaso de samambaia em local coberto, tente mantê-la perto da janela. Mas não na frente dela, pois a luz do sol a afetará gravemente.

A brisa da manhã e a luz indireta são cruciais para uma samambaia prosperar. No verão, feche a janela à medida que a temperatura aumenta depois.

Para samambaias ao ar livre
Nós penduramos principalmente os vasos de samambaia em sacadas ou as colocamos na borda. Lá eles terão luz suficiente, mas tenha cuidado para não mantê-las sob a luz direta do sol.

Como as nossas varandas enfrentam a maior parte do calor diário da luz solar, as samambaias morrem facilmente. Portanto ao cuidar das suas samambaias, certifique-se de que o lugar onde você está mantendo os vasos de samambaia é fresco.

* Mantendo a temperatura correta
As samambaias não gostam de temperaturas altas ou baixas. Eles crescem preferencialmente em temperatura média variando de 20 a 30ºC.

Para as samambaias interiores
Cozinhas e banheiros são os lugares perfeitos para cuidar das suas samambaias. Mas se a temperatura aumentar, o que certamente acontecerá no verão, você precisa esfriar a temperatura. Para isso, você pode regá-la de forma consistente.

samambaia cvhorona

Para as samambaias ao ar livre
A estação do verão torna-se muito áspera porque o calor indireto faz com que as samambaias sequem muito rapidamente.

Se o calor fica fora de controle e rega contínua também não funciona, então provavelmente você deve trazê-las para dentro.

* A umidade deve ser mantida sob controle
Com alto nível de umidade no ar, as samambaias crescem muito bem. Você pode manter o nível de umidade alta manualmente para suas samambaias de interiores e exteriores.

Para manter o nível de umidade alto, você pode usar a técnica do duplo pote sua samambaia. Primeiro selecione um pote maior que o pote que você plantou sua samambaia. Em seguida, cubra-o com musgo embebido em água.

Agora coloque o segundo pote no pote maior e cubra o solo com uma camada de musgo molhado. Ele irá bloquear a umidade nas panelas que ajudará a proteger a samambaia.

Mas não se esqueça de misturar o musgo com frequência. Além disso, você pode usar um umidificador. Nesse caso, coloque o umidificador perto do vaso. Mas tome cuidado a nebulização frequentemente pode resultar em manchas.

samambaia-3

* Molhar suas folhagens internas ou externas regularmente
Eu sei que somos pessoas ocupadas, mas francamente falando, a maneira mais fácil de cuidar das suas samambaias e mantê-las frescas e vivas é mantendo o solo úmido adequadamente.

Samambaias geralmente precisam de muito pouco cuidado. A única coisa que eles mais precisam é de umidade. Regularmente regá-los irá mantê-los saudáveis ​​por um longo tempo.

Samambaias dentro de casa precisam de menos rega do que samambaias ao ar livre. Além disso, você tem que manter o solo úmido. Não o inunde com água.

Para drenar o excesso de água, os seus vasos de samambaias devem ter orifícios de drenagem. Esses buracos também são adequados para as raízes das samambaias crescerem adequadamente. Então lembre-se de fazer um orifício de drenagem e umedecer o solo quando necessário.

Samambaia-2
* Retire as partes mortas da sua samambaia
As samambaias são por natureza muito resistentes e quase não são afetadas por nenhuma doença. Por esse motivo, as pessoas gostam de plantar samambaias dentro de casa.

Mas, em qualquer caso, se sua samambaia for afetada por alguma doença, é melhor cortar as partes mortas antes que ela contamine a samambaia inteira.

As samambaias internas são afetadas principalmente pela diminuição devido à luz e ao ar inadequados.

Se você ver que toda a planta esta afetada, corte-a da raiz. Não há motivo para alimentá-los ainda mais doentes.

As samambaias ao ar livre recebem luz suficiente, mas ainda podem ser afetadas por vários motivos.

Se, em qualquer caso, os insetos começarem a se formar em sua samambaia. Corte a parte da planta que esta mais afetada.

* Fertilização de suas samambaias
As samambaias não são aquele tipo de planta que necessita de muito fertilizantes para crescer. Portanto precisam de uma quantidade muito insignificante.

Se você tem seu próprio jardim, então você pode fazer o fertilizante em casa a partir de folhas secas e galhos. Em seguida, misture-o com o solo da sua samambaia.

Ou, você pode usar fertilizante líquido comprado na loja para plantas domésticas. Lembre-se de usar fertilizante orgânico, pois será seguro para a samambaia, bem como para a sua saúde.

Fertilizantes líquidos são muito fáceis de usar. Até mesmo alguns fertilizantes são instruídos a misturar com água e depois pulverizar as plantas.

Você pode começar a fertilização após 6 meses a partir do plantio da samambaia.

E continue a fertilizá-la uma vez por mês em quantidade adequada, pois uma quantidade inadequada pode queimar a planta.

samambaias-Boston
* A etapa final envolve o transplante de sua samambaia
Samambaias geralmente ficam muito grande e espessas em um ano. Então, depois de cada ano, você precisa substituí-lo por um pote maior.

Este processo será agitado e precisara de muitos cuidados, também levará tempo. Portanto, antes de transplanta-las, separe-as cuidadosamente das raízes.

À medida que crescem em aglomerados, o processo de separação torna-se fácil. Agora plante-os em vasos diferentes e cuide delas individualmente.

Considere repotting pelo menos uma vez em um ano para manter suas samambaias saudáveis. Assim você terá sempre novas mudas de samambaia.

Problemas comuns ao cuidar de samambaias
Sua samambaia pode ser atacada por cochonilhas isso é até um sinal que o ambiente está seco para a sua samambaia. Tenha sempre em mãos um inseticida natural para acabar com os insetos.

Veja agora alguns problemas em samambaias:
Sintomas:
Folhas que se tornam marrons e crocantes nas bordas das folhas
Causa: Muita água, baixa umidade, alto teor de sais ou deficiência de potássio

Sintomas: Folhas pálidas, um pouco crocantes.
Causa: Muito sol direto ou submerso.

Sintomas: As folhas inferiores estão morrendo.
Causa: É normal que folhas de samambaias sejam descartadas. Limpe-as.

Sintomas: Amarelamento, caules/folhas pretas.
Causa: Doença que causa podridão na raiz ou excesso de água.

Propagação
Samambaias produzem esporos, que aparecem como manchas marrons no verso das folhas. Se você quer propagar samambaias, remova as folhas e coloque-as em um saco de papel para secar.

Quando os esporos caírem das folhas, plante-os na mistura inicial de sementes.  As samambaias de brotaram dos esporos.

samambaoa-rabo-de-peixe

Dicas bônus para cuidar de samambaias
1 – Samambaias espessas podem ser difíceis de regar. Tente usar um regador com um bico longo para direcionar a água no centro da planta. Regue com generosidade, até que seja drenado no fundo da panela.

2 – Banheiros e cozinhas são bons ambientes para samambaias por causa de toda a água corrente. Coloque as plantas longe de aberturas e ventiladores para evitar a secagem. Adicione musgo bem molhado em torno da base da planta para ajudar a manter a umidade na sujeira.

3 – Ajude a manter os níveis de umidade usando recipientes duplos para suas samambaias. Plante a samambaia em um vaso de fibras e coloque. Cubra o topo do recipiente com musgo úmido.

4 – Uma samambaia chifre-de-veado (Platycerium) é uma samambaia incomum que não requer solo. Ela pode ser preso a um objeto orgânico, como um pedaço de madeira flutuante, e pendurado na parede. Ela cresce rapidamente e faz uma apresentação dramática.

5 – Ajude as suas samambaias de vez em quando cortando folhas marrons.

cachoeirs