Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




anthurium-canteiro

Com folhas verdes brilhantes e ricas flores vermelhas, o antúrio é uma das plantas mais impressionantes para cuidar dentro de casa. Ele adicionará um toque de luxo a um espaço interno.

Felizmente, cuidar de antúrio e vão prosperar na sua casa com as condições certas. Antes de entrar em detalhes, aqui está um resumo rápido de seus cuidados.

Como cuidar de antúrio
Os antúrios devem ser plantados em solo bem drenado, ácido e mantidos em condições úmidas. Regue com pouca frequência, mas rege todo o solo, uma vez que a polegada superior do solo esteja seca. Fertilize a cada dois meses durante a estação de crescimento.

Seus antúrios sobreviverão seguindo o simples conselho acima. Mas se você realmente quiser deixar seu antúrio maravilhoso.

A rega sempre é importante ao cuidar de qualquer planta. Deixe a parte superior do solo secar antes de molhar um antúrio novamente. Enfie o dedo na mistura, mais ou menos 2 cm, e se parecer seco, regue. Sempre regue completamente até a água correr pelos orifícios de drenagem inferiores.

Durante a estação de crescimento primavera e verão, você pode regar uma vez por semana. Isso dá tempo ao solo para secar antes de regar novamente.

No entanto, durante o inverno, quando a planta entra em dormência (o crescimento diminui). O antúrio provavelmente precisará de água apenas uma vez a cada duas semanas.

A frequência que você precisará regar dependerá das condições em que você está plantando seu antúrio, mas você deve ter uma ideia do padrão.

Não molhe muito ou permita que a panela fique em água parada, pois a podridão da raiz pode se desenvolver. Consequentemente seu antúrio morrera.

Por outro lado, não permita que o solo seque completamente, o que pode levar a problemas com o crescimento e a saúde da planta.

antútio

Um antúrio precisa de condições úmidas?
Nativo das regiões tropicais quentes e úmidas do Equador e da Colômbia e considerado uma perene tropical em seu habitat natural. Os antúrios crescem como um epífito, usando as árvores da selva como suporte.

Portanto, é natural que os antúrios exijam um ambiente úmido dentro de casa para o crescimento adequado.

Para ajudar a manter a umidade necessária, não coloque o antúrio perto de um sistema de aquecimento ou ventilação que produza ar seco e quente.

Entender as condições de rega é o grande segredo ao cuidar de antúrio.

Quanta luz exige um antúrio dentro de casa?
No interior, os antúrios se desenvolvem quando colocados em um local que recebe luz indireta média a brilhante.

No entanto, durante o inverno, enquanto a planta está dormente, eles vão querer menos luz.

Não coloque o antúrio em um local interno que receba luz brilhante e direta, especialmente durante a tarde, ou a folhagem pode queimar.

É bom lembrar que em seu ambiente nativo os antúrios crescem sob as copas das árvores e são protegidos dos raios diretos do sol.

antúrio púrpura

Como cuidar da flor de antúrio
A folhagem verde brilhante é exuberante, mas estrelas do espetáculo são os espinhos em forma de coração, nascidos em longos caules e flores. Numa variedade de cores.

As brácteas são na verdade folhas modificadas, em vez de serem as flores da planta. As verdadeiras flores são os pequenos dedos que crescem ao longo da projeção, chamada espádice.

As pequenas flores são apenas as flores mais duradouras que você pode cultivar em casa.

O que isto significa é que a elegância espetacular das brácteas coloridas permanece por meses a fio se for cuidada corretamente.

Os antúrios florescem todos os anos?
As flores de antúrio podem durar mais de três meses e produzir novas flores durante todo o ano se forem dadas luz e cuidados adequados.

Os antúrios podem viver por anos e florescer de novo e de novo. Eles produzirão menos flores no inverno ou se cultivados em um local com pouca luz.

Como cuidar do meu antúrio para que ele floresça?
A melhor coisa que você pode fazer para o seu antúrio florescer é certificar-se de que você está atendendo às suas necessidades básicas de crescimento saudável em ambientes fechados. Isso inclui:
* Plantar o antúrio em solo fértil que drena bem.
* Usando um recipiente com drenagem de fundo.
* Rega quando a polegada superior do solo está seca ao toque.
* Certifique-se de que o antúrio está recebendo umidade suficiente.
* Adubar a cada dois meses com um fertilizante de planta de casa rico em fósforo.
* Colocar o antúrio em uma área que recebe níveis claros a médios de luz indireta durante o dia

Seu antúrio é menos provável de produzir flores se não estiver satisfeito com as condições em que está vivendo.

Também é muito importante para a produção de flores garantir que a planta receba luz suficiente. Se as condições de iluminação forem muito baixas, o antúrio não florescera.

Um antúrio requer fertilizante?
Para manter o antúrio saudável e promover o florescimento, fertilize-o a cada dois meses. Use uma mistura solúvel em água.Fertilize enquanto o antúrio estiver crescendo ativamente durante a primavera.

Cesse a fertilização no outono e no inverno, pois a planta está em seu estado de dormência, onde todo o crescimento diminui naturalmente.

Anthurium rosa

Que solo o antúrio precisa?
Os antúrios crescem melhor em solos férteis, grosseiros e bem drenados, com um pH de 5,5 a 6,5.

Você pode fazer sua própria mistura de solo usando partes iguais de turfa, perlita e casca de pinheiro e misturá-las. Se você não quiser fazer sua própria mistura, usar um substrato comercial ou uma mistura de orquídeas também funciona bem.

No entanto não use terra para vasos porque geralmente é muito pesada e retém muita umidade, levando a problemas de podridão.

É útil saber que em seu habitat natural os antúrios crescem em galhos de árvores em uma mistura de musgo e folhas, que é uma mistura de solo respirável.

Quantas vezes devo eu replantar um antúrio?
Os antúrios só precisam ser replantados a cada dois ou três anos, quando tiver muito grande para seu pote.

É muito fácil dizer se é hora porque o sistema radicular começa crescendo fora dos furos de drenagem inferiores do pote ou envolvendo em uma direção circular.

Que tipo de recipiente devo usar para o meu antúrio?
Qualquer tipo de material funciona bem para o crescimento de antúrios.

No entanto, aqueles cultivados em materiais argilosos como a terracota podem precisar de aplicações de água mais frequentes, pois o solo seca mais rápido do que em vasos de plástico.

antúrio

Antúrios precisam ser podados?
A única necessidade ao cuidar de antúrio é cortar flores gastas e remover folhas mortas ou danificadas.

Quando podar, use sempre ferramentas de poda limpas para não transferir doenças para o antúrio.

Propagação de antúrio
Propagar novas plantas de antúrio é feito facilmente dividindo-se uma planta madura na primavera.

Cuidadosamente e gentilmente separe a massa da raiz em várias seções e plante como de costume.

Certifique-se de que cada seção tenha pelo menos uma folha e raízes saudáveis.

Considera-se que os antúrios têm uma taxa de crescimento relativamente lenta e podem levar um ano ou mais para atingir seu tamanho maduro.

De que modo o antúrio produz frutas?
Se a espádice no centro da flor de antúrio é polinizada, eventualmente desenvolve pequenos grupos de frutas vermelhas.

Por que as folhas de antúrio ficam amarelas?
Se as folhas do seu antúrio começarem a amarelar, o que eventualmente envolve a folha inteira, você pode estar regando demais.

Enfie o dedo no solo e, se estiver molhado e encharcado, espere até que a parte superior fique seca antes de regar novamente.

Quando se trata de antúrios, é melhor para debaixo d’água do que usar muito com muita frequência. Apenas a água quando a polegada superior da mistura estiver seca ao toque e, em seguida, aplique até que ela saia dos orifícios de drenagem inferiores da panela.

antúrio-1

De que jeito devo preparar a adubação para meu antúrio?
Às vezes as folhas inferiores de seu antúrio desenvolvem pontas marrons e perdem sua cor verde profunda.

Se você sabe que está recebendo luz adequada, sua planta pode estar sofrendo de muito fertilizante.

Como você provavelmente pode imaginar, você precisa reduzir a quantidade e a frequência das aplicações de fertilizantes.

O melhor curso de ação para o antúrio afetado é lavar o solo em uma pia e com água. Dessa forma ira remover qualquer acúmulo de sal.

Deixe a água correr suavemente pelo solo por cerca de cinco minutos e depois remova cuidadosamente o antúrio da panela e inspecione as raízes em busca de danos.

Corte com cuidado todas as seções danificadas ou mortas com ferramentas de poda limpas e replante o antúrio na panela.

Se grandes áreas da planta estão desenvolvendo podridão, é mais do que provável que você não consiga salvar o antúrio. Mas se apenas uma pequena seção for afetada, você pode tomar medidas rápidas para recuperar uma parte da planta.

florestachuvosa

orquideas-raizes-5

O que é um enraizador?
Enraizador é usado geralmente após o transplante de mudas ou para o desenvolvimento de mais raízes no fortalecimento da planta. O enraizador estimula o crescimento das raízes nos galhinhos ou raminhas das plantas que queremos multiplicar.

Favorece o enraizamento e nutre as plantas simultaneamente. No entanto também atuam como prevenção natural contra bactérias e fungos.

Abaixo algumas receitas de enraizador natural para estaquia. Com toda certeza usando enraizadores você pode:
* Diminuir o tempo de enraizamento
* Aumentar o número de raízes
* Aumentar a uniformidade das raízes
* Aumentar raízes saudáveis
* Aumentar a sua taxa de sucesso com mudas

Se você assim como eu prefere usar produtos 100% naturais, vamos agora aprender a fazer esse enraizador natural para estaquia.

Bom vale destacar que os enraizadores não são o solo onde a planta estará, no entanto alguns podem ser misturados ao solo.

Outro ponto que acredito ser importante destacar é que os enraizadores naturais que irei citar aqui, não precisam necessariamente ser aplicados na estaquia. Você pode usa-los em mudas, sementes e cicatrização de plantas.

raízes

Enraizadores caseiros
Chá de salgueiro/ chorão
Concentrações hormonais mais altas do que as necessárias matam o tecido do caule. No entanto o Salgueiro também conhecido como chorão, promove suavemente o enraizamento rápido naturalmente.

Retire as folhas dos galhos mais grossos de salgueiro e corte-as em pedaços de 2,5 cm. Corte os pedaços no sentido do comprimento, ou esmague com um martelo, para expor a madeira interna.

Despeje água fervente sobre a madeira e deixe-a repousar em um pote coberto durante a noite. Você também pode deixar a madeira de molho por vários dias ou semanas.

O chá fabricado contém o hormônio IBA que é usado nos enraizadores químicos.

Mergulhe os cortes recém-cortados no chá por vários minutos ou até várias horas. Isso depende da concentração de IBA que possui no chá.

Prepare o chá de salgueiro para regar plantas recém mudadas de local também.

Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem mais de 30 oligoelementos que são benéficos para o crescimento das plantas.

Tenha cuidado, pois o vinagre também é um bom matador de ervas daninhas. Mas pode ficar tranquila que o vinagre sera diluído.

Tudo que você precisa fazer é misturar 3 colheres de chá de vinagre de maçã em 1 litro de água, mergulhar o corte. E em seguida transferi-los para o solo.

Canela
Canela mata fungos e bactérias e ajudará a manter essas estacas livres de doenças durante o enraizamento.

Você pode dobrar a diversão e mergulhar seu corte em saliva ou chá de salgueiro e, em seguida, por a canela, eles andam de mãos dadas.

Canela irá minimizar o numero de mortes com suas sementes também.

Mel
Certamente outro anti-bacteriano natural que irá beneficiar suas plantas. Para fazer um hormônio enraizador do mel, dê alguns passos simples:
* Ferva 2 xícaras de água
* Adicione 1 colher de sopa de mel
* Deixe a mistura esfriar e coloque-a em um recipiente coberto (como um frasco de conserva).
* Armazene seu enraizador de mel longe da luz. Vai durar cerca de 2 semanas.

Para usar: mergulhe os cortes na solução e, em seguida, coloque onde você quer plantar.

Aspirina
Aspirina esmagada em pó e dissolvida em água também pode ser um enraizador eficaz.

Embora isso possa não ser tecnicamente “natural”, é algo que você provavelmente tem em casa e que pode ser usado com muita facilidade.

Babosa ou Aloe vera
Essa planta muito provavelmente você tem em casa, ou algum vizinho.

Você pode fazer o enraizador de babosa para suas mudas de plantas. Use o gel de suas folhas fresco encontrado dentro das folhas.

Tiririca
Aquele capim que é uma praga e nasce em todo lugar que de pra imaginar pode ser um bom enraizador, seguindo as dicas abaixo.

Em primeiro lugar você precisa de uma tiririca, mais especificamente das batatinhas de suas raízes.

Você ira bater essas batatinhas e as folhas no liquidificador com água, claro que devem estar limpas.

Após isso pegue as estacas que você quer plantar e deixe-as de molho no liquido na diagonal, por 24h. Depois planta.

outono_1