Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Orquídea Renanthera Vermelha

As orquídeas são plantas que apresentam extrema peculiaridade devido a sua beleza e um ponto positivo para cultivá-las é o fato de elas serem muito fáceis para plantar e para fazer a sua manutenção mensal.

Essas plantas pertencem à família das Orchidaceae, que é considerada uma das maiores famílias de plantas que existem em todo o mundo e que, por sua vez, pertencem à Ordem das Asparagales.

Na realidade, as orquídeas apresentam uma grande quantidade de tipos, com formatos e principalmente cores e combinações de cores bastante variadas.

De uma maneira geral, as orquídeas são flores fundamentalmente ornamentais, apesar de ainda existir um gênero através do qual possa se produzir baunilha a partir dele, que é o gênero Vanilla, embora isso seja feito em uma escala muito pequena comparada à atividade econômica voltada para a ornamentação que essa planta proporciona aos seus cultivadores.

Na realidade, o que acaba sendo mais cultivado pelos orquidicultores são plantas híbridas produzidas através do cruzamento artificial de determinados tipos de orquídeas.

vanda amarela

Isso porque, a partir de uma reprodução completamente natural, é pouca a quantidade de flores e folhas atrativas, ideais para a sua comercialização.

As orquídeas estão presentes, com as suas diversas espécies existentes, em quase todos os continentes, excetuando-se a Antártida, por motivos óbvios.

No entanto, de um modo típico, elas são flores mais tropicais, apresentando uma maior população na região entre os trópicos de capricórnio e de câncer ao redor do globo terrestre.

Isso porque elas são plantas típicas de luz, chegam a crescer de maneira ascendente em busca da luz solar, usando, inclusive, outras plantas como apoio para conseguirem esse feito.

Orquídeas de pleno sol
Esse tipo de orquídea é mais terrestre do que os demais tipos e recebem esse nome justamente por apresentarem uma maior necessidade de incidência solar e por, principalmente, apresentarem maior tolerabilidade e resistência ao sol do que as outras orquídeas.

Sendo assim, para criar esse tipo de orquídea com o seu desenvolvimento e crescimento satisfatórios, é necessário que o ambiente contribua para isso, isto é, que ela seja plantada em uma região que receba grande quantidade de sol e pelo maior período possível, como ocorre em regiões próximas à Linha do Equador, por exemplo, diferentemente das demais orquídeas que se satisfazem a partir do recebimento de luz solar de modo indireto.

Os tipos de orquídeas que precisam de maior incidência solar são a orquídea bambu, a orquídea vanda, a orquídea renanthera e a orquídea brassavola.

Dentre essas, a espécie que apresenta menor dificuldade para o plantio e para o cultivo é a orquídea bambu, uma vez que ela apresenta uma grande capacidade de adaptação em praticamente qualquer jardim, desde que ele apresente bastante incidência do sol.

brassavola-tuberculata-1

Devido ao fato de ela permanecer por mais tempo no sol, só deve-se ter o cuidado de fazer a rega de uma maneira mais sistematizada, para evitar que ela corra o risco de secar e morrer.

Quando comparadas com os demais tipos de orquídeas, podemos dizer com certeza que as orquídeas de sol apresentam um menor trabalho, apesar de esse mínimo trabalho que exigem serem fundamentais para que elas se desenvolvam bem e cresçam e floresçam sempre com saúde.

chuvarada

laélia

As Orquídeas, plantas que pertencem à família das Orchidaceae e à ordem das Asparagales, apresentam flores bastante belas e admiradas, embora possam apresentar diversos tamanhos, formas e principalmente cores.

É uma das plantas que mais estão presentes em quase todos os locais ao redor de todo o mundo.

Uma de suas características principais é o fato de elas serem plantas epífitas e que, portanto, seguem exaustivamente a procura da luz solar ou então do local mais iluminado possível do local onde elas estiverem acomodadas.

Para isso, muitas vezes elas acabam se escorando em árvores, o que é bom, uma vez que, diferentemente de outras plantas, não fazem mal algum à planta em que se apoiam.

Isso porque elas se nutrem de material orgânico que cai das árvores em que elas estão ao lado e que acaba entrando em decomposição.

Existe uma curiosidade bastante interessante no que diz respeito às orquídeas: elas são muito procuradas por colecionadores que acabam fazendo híbridos das orquídeas gerando uma diversidade de opções de coloração e de tipos maior ainda do que a que já existe.

Isso porque se trata de uma flor com bastante valor comercial, sendo capaz de movimentar uma parcela considerável da economia relacionada às flores.

Orquídea-na-Bucha-Vegetal

O que é orquídea na bucha vegetal?
Algumas pessoas fazem uso da bucha vegetal como uma espécie de vaso para realizar a plantação da orquídea.

A bucha vegetal é ideal para fixar as raízes das orquídeas em troncos de árvores, ou outras superfícies lisas, pois mantém um pouco de umidade e é de fácil fixação das raízes.
Algumas pessoas fazem uso da bucha vegetal como uma espécie de vaso para realizar a plantação da orquídea.

Para fazer isso, é necessário que se utilize uma bucha vegetal nova, isto é, que tenha sido colhida recentemente.

Em seguida, é preciso retirar a casca da bucha e, de modo a retirar o odor dela, lave-a de maneira abundante e, caso prefira, deixe-a mergulhada de molho em uma solução de água pura da torneira misturada com água sanitária.

Após deixar de molho por pelo menos uma noite, é aconselhável enxaguar de maneira mais abundante possível a bucha, uma vez que restos de água sanitária podem acabar fazendo mal à planta e inviabilizar o seu crescimento.

Após enxaguar, essa bucha precisa secar bem, o que pode ser obtido após algumas horas no sol. Assim que ela secar está pronta para receber a orquídea.

Antes de colocar a muda da orquídea que você deseja plantar, é preciso ajeitar o seu formato, o que pode ser feito cortando a ponta dela para que ela fique mais parecida com um vaso mesmo.

bucha vegetal

Em seguida, você deverá retirar todas as sementes de dentro da bucha e colocar dentro dela um chumaço de esfagno, que é o que fará as vezes da terra em um vaso.

O esfagno é um musgo que faz uma espécie de simbiose com as plantas do tipo orquídeas, mas a sua principal função é a de segurar a umidade para que a orquídea não sofra de ressecamento.

Outras funções do esfagno é a de fornecer os nutrientes para o bom desenvolvimento da planta, além de fazer esse fornecimento de maneira gradual, o que é um excelente benefício para os plantadores que não precisam se preocupar tanto com isso nesse caso.

Por esses motivos esse é o material mais utilizado para a plantação de orquídeas. Após colocar o esfagno, acomoda-se devidamente a muda de orquídea dentro da bucha e já está pronto.

casinha na chuva