Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Existem mais de 30 mil espécies de orquídeas, nas quais estão espalhadas em praticamente todos os cantos do mundo. Como você já pode imaginar, existe uma ampla variedade de habitats possíveis e é por isso que para cada tipo de orquídea é necessário um cuidado diferente.

O fato de haver essa incrível quantidade de orquídeas por ai, significa também que você sempre pode encontrar outras diferentes espécies de orquídeas para começar a cultivar, por isso é tão viciante cultivá-las.

Vamos conhecer os principais tipos de orquídea agora.

ANGRAECUM SESQUIPEDALE

Orquídea-cometa – Angraecum
Gênero de orquídeas monopodiais da África e Madagascar, suas flores possuem uma ótima fragrância a noite e a espécie mais famosa é a  Angraecum sesquipedale.

Anguloa (orquídea tulipa)

Orquídea-tulipa (Anguloa)
Também conhecida como orquídea-tulipa, devido ao seu formato. Elas vêm em diversas cores como, branco, verde, amarelo e vermelho.

Geralmente gostam de bastante umidade e uma luz de média a alta, junto a uma temperatura média/fria. Durante a fase de crescimento elas odeiam ambiente seco e realmente gostam de mais umidade, mas após a floração é bom diminuí-la um pouco.

Arundina  graminifolia (orquídea bambu)

Orquídea-bambu (Arundina graminifolia)
É um gênero de orquídea que possui apenas uma espécie, na qual costuma crescer como uma erva daninha pelas estradas em grande parte do sudeste da Ásia.

É uma orquídea terrestre de caule juncoso e multiperene, formando grandes porções que crescem a uma altura de 70 cm a 2 m.

Ascocentrum Miniatum

Ascocentrum
Gênero parente da Vanda. Geralmente são consideradas mini orquídeas, são bem parecidas com as vandas exceto por serem menores e com cores mais claras, possuindo hastes florais eretas e densas.

B/137/1 Barkeria halbingeri

Barkeria
É um gênero detentor de orquídeas incrivelmente lindas, muitas delas são possuidoras de flores de cor lilás.

Elas são adaptadas para uma longa temporada seca em seu ambiente nativo no México, neste período, suas folhas se assemelham a galhos mortos.

Bletilla-striata

Bletilla
Estas orquídeas, incluindo a Bletilla striata, são plantas que suportam temperaturas muito frias, suas folhas são atraentes mesmo quando não estão florescendo e suas cores incluem branco e lilás.

Brassavola tuberculata

Brassavola
Possuem fragrância similar às Cattleyas e lábios brancos muito encantadores. Costumam crescer bem com menos exigência do que a maioria das orquídeas. A Brassavola mais conhecida é a orquídea Dama-da-noite.

orquidea-brassia

Brassia
É também conhecida como Orquídea-aranha, possui tépalas longas e estreitas para atrair as vespas.

Suas flores têm uma aparência um pouco “dramática” pelo fato de existir uma grande quantidade de tépalas apontando para todos os lados.As Brassias estão relacionadas com Oncidiums e muitas vezes são hibridizadas com eles.

Bulbophyllum bicolor

Bulbophyllum
Este gênero de orquídea é o maior da família Orchidaceae, contendo mais de 1800 espécies, sendo assim o terceiro maior gênero de plantas.

Elas se diferenciam bastante na aparência, mas todas possuem uma única folha surgindo do topo do pseudobulbo, com hastes florais vindas da parte inferior do pseudobulbo e um lábio articulado projetado para inclinar os insetos contra a coluna.

Muitos são polinizados por moscas e fedem como estrume ou carcaças em decomposição.

catasetum-barbatum

Catasetum
Estas orquídeas, juntamente com outras da aliança Catasetum, possuem pseudobulbos grandes e grossos, com um atraente conjunto de folhas finas ao longo do seu comprimento.

As flores podem ser muito atraentes, mas são unissexuais, por isso as flores masculinas e femininas parecem diferentes.

A iluminação influencia na identificação e elas precisam de um descanso em lugares mais secos após a floração quando as folhas terminam de cair.

cattleya

Cattleya
As Cattleyas foram descobertas em 1824, quando o William Cattley recebeu uma planta doente de Cattleya labiata que fora usada como material de embalagem em um carregamento de orquídeas na qual despertou seu interesse em cultivá-la, quando ela floresceu, foi criado uma grande euforia e até hoje elas estão entre os tipos mais populares de orquídeas.

coelogyne_lawrenceana

Coelogyne
Este gênero de orquídea recebe muito menos atenção do que merece. Essas orquídeas possuem flores lindas e perfumadas, toleram a seca e até a negligência de cuidados até um certo ponto, além disso, se desenvolvem rapidamente em espécimes enormes e impressionantes.

As espécies mais conhecidas vêm do sopé dos Himalaias, onde a elevação produz temperaturas bem baixas. A espécie que possui a maior flor do gênero se chama Coelogyne cristata e ela é uma daquelas que adoram um clima fresco.

coryanthes-speciosa

Coryanthes (Bolsa-de-pastor)
Coryanthes é uma parente de Stanhopea que possuem flores ainda mais diferentes. São popularmente conhecidas também como Bolsa-de-pastor devido ao seu formato.

São orquídeas perfumadas e devem ser cultivadas em uma cesta quando a haste floral emergir do fundo do vaso.

Cycnoches pentadactylon albino

Cycnoches
As orquídeas Cycnoches têm flores unissexuais, o que significa que possuem flores tanto masculina quanto feminina e você perceberá que essa diferença pode ser notada visualmente, pois elas possuem formatos um pouco diferentes.

Suas flores são muito admiráveis e depois que florescem, as folhas caem e entram em um período seco, por isso, não a regue até que comece a crescer novamente.

cymbidium-procyon

Cymbidium
As orquídeas Cymbidium estão entre os tipos mais admiráveis de orquídeas. Elas são possuidoras de um belo arranjo de flores grandes, coloridas e que gostam de aparecer no inverno.

Elas são bastante populares e algumas inclusive já são cultivadas há milhares de anos. Como disse, elas apreciam o inverno pois gostam de temperaturas mais baixas para iniciar a floração.

Cypripedium kentuckiens

Cypripedium
As Cypripedium são orquídeas terrestres que gostam de temperaturas bastante frias, algumas inclusive chegam a crescer até no Alasca, um habitat extremamente frio para a maioria das outras orquídeas.

Se você mora no sul do Brasil por exemplo, onde costuma fazer bastante frio, você pode plantá-la em seu jardim que ela provavelmente se dará muito bem.

Dendrobium kingianum

Dendrobium
A Dendrobium é um gênero bem grande, contendo aproximadamente 1200 espécies, na qual estão espalhadas por diferentes tipos de habitats, por isso, é necessário conhecer as particularidades da espécie que deseja cultivar.

Elas tendem a gostar de luzes mais altas, mas existem exceções para algumas outras. Elas são um dos tipos mais comuns de orquídeas e possuem uma beleza incrível.

Dendrophylax lindenii

Dendrophylax lindenii
Também conhecida como Orquídea Fantasma, a Dendrophylax lindenii é possuidora de flores espetaculares, porém, o seu cultivo não é fácil.

Elas crescem muito bem em seu habitat nativo na Flórida e em Cuba, embora o desmatamento nestes locais tenha crescido e colocado a espécie em perigo. O interessante desta planta é que ela não possui folhas, apenas flores e raízes.

disa

Disa
Gênero de orquídeas muito bonitas que possuem flores bastante triangulares e muitas vezes vermelhas.

Elas exigem cuidados muito diferentes dos outros tipos de orquídeas, por esse motivo, é fácil acabar matando-as se não souber exatamente o que estiver fazendo. Normalmente elas gostam de ser regadas com frequência pois elas odeiam secar.

drácula

Dracula
As orquídeas deste gênero são popularmente chamadas aqui no Brasil de Orquídea-macaco devido a sua aparência muito semelhante a este animal.

Suas hastes florais tendem a crescer para baixo e elas possuem um lábio que muitas vezes parece um cogumelo para que facilite a atração de moscas.

Encyclia Patens

Encyclia
As orquídeas Encyclia são membros da aliança Cattleya. Algumas espécies possuem flores de cabeça para baixo e são muito perfumadas. Ao contrário da Cattleya, os pseudobulbos são curtos e redondos.

Muitas espécies têm flores delicadas e espaçadas ao longo das inflorescências. Elas gostam de cuidados semelhantes aos das Cattleyas.

Epidendrum ibaguense 'Orange Ballerina'

Epidendrum
As orquídeas Epidendrum estão entre os gêneros mais antigos da taxonomia de orquídeas.

Este gênero incluía todas as orquídeas epífitas, mas a medida em que o conhecimento dos diferentes tipos de orquídeas se expandiu, a classificação se tornou muito mais elaborada, por exemplo, existem agora algumas espécies terrestres no gênero Epidendrum e muitas outras espécies foram transferidas para outros gêneros, mas ainda assim, existem mais de 1000 espécies dentro do gênero Epidendrum.

Elas costumam ser fáceis de cultivar e a maioria possuem pseudobulbos altos e semelhantes a canas, que se inclinam por todos os lados e produzem keikis com frequência.

Gongora

Gongora
Aqui está um tipo de orquídea muito interessante, o gênero Gongora possui orquídeas com fragrâncias muitos agradáveis e fortes, parecidas com canela, pimenta da Jamaica ou noz-moscada, suas hastes afloram sobre as bordas do vaso e as flores apontam para baixo.

Elas conseguem se adaptar a diversas condições de iluminação e temperatura, mas requer sempre bastante rega.

Haraella retrocalla

Haraella retrocalla
Trata-se de uma mini orquídea com flores amarelas e vermelhas que possui uma agradável fragrância cítrica. Quando bem cuidadas, elas podem florescer constantemente.

LAELIA alaori

Laelia
As orquídeas Laelia são parentes das Cattleyas e possuidoras de flores com cores vivas em tons de rosa e roxo, os dois gêneros são frequentemente hibridizados e os cuidados necessários para ambas são semelhantes.

Os taxonomistas muitas vezes movem as espécies de um lado para o outro entre os dois gêneros, assim como o gênero Sophoronitis, que agora é englobado no gênero Cattleya.

Ludisia discolor

Ludisia discolor
Também conhecida como Orquídea-joia, a Ludisia discolor tem uma bela folhagem, que é geralmente verde listrada com vermelho ou rosa.

É um dos poucos tipos de orquídeas que são cultivadas principalmente por suas folhagens, embora seu arranjo de flores brancas também sejam agradáveis. Existem três variedades diferentes, nas quais são distinguidas pelas cores das folhas.

Orchidaceae_-_Lycaste_aromatica

Lycaste
Este é um gênero de orquídeas que preferem luz de média a alta, bem como temperaturas de média a fria e muita umidade. As flores parecem bem diferentes, porém, são meio triangulares porque as sépalas apontam para fora, enquanto as pétalas apontam para frente.

Estas orquídeas são muito prazerosas de se cultivar, basta dar o cuidado correto e elas irão se dar muito bem com você.

Masdevallia infracta

Masdevallia
A Masdevallia é um gênero incrível, pois as orquídeas possuem flores triangulares (as pétalas são minúsculas, por isso você só consegue ver as três sépalas).

Elas requerem temperaturas frescas para crescerem bem, além disso, gostam de muita umidade e são relativamente fáceis de cultivar, desde que saiba como, pois muitos dizem que é difícil seu cultivo por ignorarem seus requisitos de temperatura e principalmente umidade.

maxilaria_tenufoila

Maxillaria tenuifolia
Também conhecida como Orquídea-tigre, a Maxillaria é um gênero com mais de 500 espécies. Estas orquídeas produzem grandes quantidades de flores, geralmente pequenas e entre as folhas. Seu perfume é altamente agradável.

Orquídea-Miltonia

Miltonia
A Miltonia é um gênero pertencente a aliança Oncidium com grandes flores planas. Elas são orquídeas robustas e epífitas de crescimento cespitoso, aparecem do nordeste do Brasil até a Argentina.

Elas costumam habitar das matas mais secas até as úmidas e, com frequência, formam touceiras que cobrem troncos e ramos inteiros por longas superfícies.

miltoniopsis-8

Miltoniopsis
Também conhecida como Orquídea-amor-perfeito, é um gênero que possuem orquídeas com flores que fazem jus ao nome, pois seu visual é incrível.

São frequentemente confundidas com as  Miltonia, mas ambos os gêneros estão na aliança Oncidium e são frequentemente usados em hibridação com os outros tipos de orquídeas aos quais estão relacionados.

Mormodes

Mormodes
As orquídeas deste gênero são incomuns pelo fato de suas flores serem torcidas assimetricamente, o lábio normalmente toca a parte de trás da coluna.

Elas  fazem parte das orquídeas perfumadas e seu cultivo é semelhante ao das orquídeas Catasetum. Existem um pouco mais de 20 espécies no Brasil, mas nos últimos anos, diversas espécies novas tem sido encontradas.

Odontoglossum

Odontoglossum
É um gênero de orquídeas que vêm principalmente das montanhas dos Andes, onde desfrutam de temperaturas agradáveis e com alta umidade.

Elas produzem flores lindas, principalmente as brancas, mas sua variedade de cor é bem ampla.

Oncidium eurycline

Oncidium
Muitas orquídeas do gênero Oncidium produzem enormes arranjos de flores. Elas gostam de muita água e de muita ventilação para as raízes, o que acaba sendo uma combinação complicada de se lidar em casa, mas não impossível.

As flores de algumas espécies e híbridos são tão numerosas que as plantas florescentes são muitas vezes confundidas com enxames de abelhas.

Paphiopedilum

Paphiopedilum
É um gênero de orquídeas terrestres originárias da Ásia tropical, na qual são muito apreciadas pela forma de suas flores e pelo tempo que dura sua floração.

Elas são muito fáceis de cultivar pelo fato de crescerem bem em um local com luz relativamente baixa, o que acaba sendo uma boa pedida para quem deseja cultivar orquídeas dentro de casa.

Phaius Tankerville

Phaius
É um gênero de orquídeas terrestres pertencentes a áreas tropicais com solos alagados e margens de pântanos. São bem fáceis de cultivar e possuem de 10 a 20 flores por haste, o que é um numero bem expressivo e que faz saltar aos olhos.

Phalaenopsis

Phalaenopsis
Esta é a orquídea mais convencional do Brasil, também conhecida como Orquídea-borboleta. São bem fáceis de cultivar e isso torna uma excelente escolha para iniciantes no cultivo de orquídeas.

Elas possuem flores maravilhosas que se destacam em diversas cores. A maioria das espécies dão diversas flores por haste, mas algumas outras dão apenas uma ou duas.

phragmipedium-caudatum

Phragmipedium
É um gênero de orquídeas que vêm da América do Sul e Central, nas quais tendem a gostar de um ambiente úmido.

Elas possuem flores muito coloridas e atraentes, geralmente são baixas e herbáceas, sem pseudobulbos ou bulbos verdadeiros, na maioria das vezes são quase acaules e de no máximo 60cm de altura.

Pleione formosana alba

Pleione
Também conhecida como Orquídea-pavão, a Pleione é um gênero de orquídeas que tem como característica principal ser resistente ao congelamento, então da para supor que elas gostam de um friozinho né?

Por isso, se você não vive em uma região fria, não é aconselhável cultivá-la.

Pleurothallis

Pleurothallis
A Pleurothallis é um gênero enorme com algumas centenas de diferentes orquídeas e muitas delas são nativas das florestas dos Andes. Elas gostam de alta umidade, temperatura baixa e não gostam nenhum pouco de ficar secas.

A maioria são orquídeas pequenas, por conta disso, é possível você ter uma coleção delas em um espaço reduzido.

Restrepia

Restrepia
O gênero Restrepia são parentes próximos da Pleurothallis, porém, gostam ainda mais de umidade pois elas habitam locais montanhosos onde a névoa e o frio são constantes.

As orquídeas deste gênero podem florescer durante todo o ano se os devidos cuidados forem tomados, suas folhas (geralmente vermelhas ou amarelas) são muito atraentes.

Sobralia Mirabilis

Sobralia
É um gênero de orquídeas que crescem muito em grande parte da América do Sul e Central. Possuem flores lindas, mas de curta duração, cuja aparência é semelhante a uma grande orquídea Cattleya. Suas flores podem passar dos 15 cm de tamanho em algumas espécies.

As plantas em si podem ficar bem grandes, por isso é necessário ter espaço o suficiente antes de pensar em cultivá-las.

stanhopea-oculata

Stanhopea
É um gênero de orquídeas nas quais são perfumadas e polinizadas por abelhas machos que coletam sua fragrância afim de atrair as fêmeas.

Elas possuem flores muito complexas e lindas que crescem no fundo do vaso, por isso, elas costumam ser cultivadas em uma cesta para permitir que o caule da flor escape pelos buracos.

Spathoglottis

Spathoglottis
É um gênero de orquídeas terrestres que possuem flores muito atraentes, que na maioria das vezes são de cor roxa. Costumam ser cultivadas em jardins onde a temperatura fique sempre a cima de 0ºC.

Vanda-Dearei

Vanda
Outro gênero de orquídeas muito atrativo, possuidora de flores absolutamente lindas, com cores impactantes e diversas. Elas gostam de muita luz e temperaturas quentes, tendem a ter flores grandes e arredondadas.

A maioria dos outros tipos de orquídeas na aliança Vanda, gostam de cuidados semelhantes.

vanilla

Vanilla
Muitos não sabem, mas a Vanilla é uma orquídea, ou melhor, um gênero inteiro de orquídeas, que inclui cerca de 109 espécies.

Este gênero é conhecido popularmente como Orquídea-baunilha, mas é a Vanilla planifolia que produz o grão de baunilha.

Estas orquídeas são um tipo muito incomum pelo fato de serem trepadeiras, além disso, são muito perfumadas.

Zygopetalum

Zygopetalum
É um gênero de orquídeas de certa forma incomum por terem suas tépalas fundidas na base, de modo que as sépalas se fundem às pétalas adjacentes. Suas flores são lindas de mais e é muito fácil de cuidar, vale a pena ter uma em casa.

orquidea arquivo gif