Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dracena-de-Madagascar

A dracaena marginata é uma planta rústica da família das Ruscaceae e com origem na parte mais central do continente africano. E hoje é considerada uma das plantas decorativas ou de interior com mais resistência do mundo.

Popularmente conhecida como Dracena-de-Madagascar ou apenas Dracena, a Dracaena marginata é muito comum, principalmente em escritórios e consultório médico devido a sua imensa resistência ao ar condicionado.

Isso acontece porque nesses locais, além dos aparelhos de ar condicionado que ficam em temperaturas bem baixas, ainda vamos encontrar a iluminação que em sua maioria é feita de lâmpadas fluorescentes, sem falar na rega inconstante que as plantas desses ambientes suportam.

Então nenhuma planta com pouca resistência iria suportar tanta irregularidade nos seus cuidados como a dracena.

A dracaena marginata apresenta diversas outras variações e cada uma delas com suas características mais particulares. Apesar de toda essa variação, todos os tipos de dracaena marginata apresentam a mesma formação.

dracena_tricolor

Com folhas que apresentam um verde bem escuro e com as pontas “rabiscadas” de púrpura, todas as dracaenas marginatas são rusticamente belas e bem diferentes. Vamos encontrar a variedade “tricolor” dessa planta, que são as dracaenas marginatas que sofreram manipulação genética em relação a cor, mas sempre predominando o verde.

Alguns exemplares que podemos citar dessas dracaenas do tipo tricolor é a Colorama, a Tarzan, a Magenta e a Norjim, sendo essa última descoberta recentemente nos Estados Unidos.

Como Cultivar
Pela resistência da dracaena marginata que já falamos mais acima, não precisa dizer que ela não existe tantos cuidados especiais assim não é verdade? Ela é bastante fácil de ser cultivada e você consegue manter a sua dracaena marginata em qualquer ambiente da sua casa ou em jardim aberto.

Mesmo sendo adaptável a qualquer ambiente, toda planta apresenta as suas preferências e no caso de temperatura, a dracaena marginata preferente os locais mais quentes.  Nos locais de temperatura mais alta, ela se desenvolve mais rapidamente e cresce muito mais saudável e forte.

E como fica aquela conversa de ser a planta preferida de escritório? É porque a resistência da planta permite que ela suporte temperaturas até 10 graus negativos, com toda a sua estrutura perfeitamente estável.

Cada cuidado da dracaena marginata exige uma atenção especial, consequentemente, vamos conversar separadamente para que vocês possam entender da melhor forma.

Dracaena marginata

Sobre luminosidade
Quando o assunto é luminosidade, é bem fácil saber quando a sua dracaena marginata precisa de mais ou menos luz. Mas para que você entenda bem o porquê dessa nossa afirmação, você precisa conhecer um pouco mais sobre clorofila.

Essa substância é encontrada em todas as plantas e tornou-se um termo muito comum, mas ao questionarmos o que é clorofila, a maioria das pessoas vai referir-se apenas a “uma substância verde encontrada nas plantas”.

A clorofila na verdade é o componente responsável pela absorção da luz do sol no processo de fotossíntese. É através da clorofila que uma planta absorve a luz que vem do sol e dessa forma se alimenta.

Por isso costumamos dizer que quanto mais verde tem uma planta, é porque ela absorve mais calor e dessa forma, possui mais clorofila. Com as dracaenas marginatas não poderia ser diferente.

Então se você cultiva a sua planta em um ambiente fechado, para saber se a dracaena marginata está recebendo a quantidade de luz suficiente para sua sobrevivência, basta observar o verde de suas folhas.

Quanto menos verde for a sua planta, mais luz ela vai precisar. No comum, elas precisam de muita luz para se desenvolver de forma saudável e apesar de sustentarem-se em ambientes fechados e escuros, elas vão apresentar problemas em sua estrutura com o decorrer dos anos.

dracena-madagascar-vermelha

Sobre as regas
Voltamos sempre ao quesito resistência e não podemos deixar de citar que as dracaenas marginatas são bem resistentes também quanto à falta de regas. Apesar de elas suportarem a falta de água por mais tempo, a rega correta vai fazer com que você tenha uma planta sadia e bonita.

Como elas são bem resistentes, regas diárias ou excessivas não vão ajudar em seu crescimento. Evite então deixar a areia da sua dracaena marginata muito encharcada, pois a sua planta vai morrer bem rápido. Coloque água o suficiente para molhar a areia apenas.

Cacos e argila absorvem muito a água, então se você quiser evitar que sua planta fique com muita água acumulada, coloque peças desses dois itens no fundo do vaso da sua dracaena marginata ou então, sempre que regar, deixe a água escorrer bem.

Como plantar
Você pode cultivar através de mudas, porém a melhor forma de propagação da dracaena marginata é através das estacas de ponta, principalmente se a sua planta for uma espécie tricolor.

Onde elas são plantadas, geralmente nasce uma “planta mãe”, que é a maior e dois ou três ramos menores que faz com que a planta fique mais “cheia” em relação à quantidade de folhas.

Se você quer ter uma plantação bonita e densa de dracaena marginata, o ideal é você ter várias plantas mãe no mesmo terreno e não apenas um único caule.

Para adubar de forma perfeita, você há necessidade de adubos especiais ou de fertilização constante. Basta apenas adubar uma vez por mês e com adubo líquido que ela desenvolve muito bem.

Quando começarem a germinar, deixe o local bem úmido para que a planta absorva a quantidade de água suficiente para manter-se estável em seu crescimento.

DRACENA PLEOMELE TRICOLOR

Como cuidar
Como a preferência por esse tipo de planta é para interiores. É necessário tomar alguns cuidados quanto à falta de umidade no ambiente e também o pó que pode destruir as folhas da sua dracaena marginata.

Sempre que for conveniente, pulverize as folhas da sua planta e com um pano já levemente úmido, retire o pó de todas as folhas.

Esse cuidado vai fazer com que as suas folhas passem de um verde para um castanho ou amarelo bem desagradável. Assim como também evitará algumas pragas indesejáveis.

De todas as pragas a mais comum para essa planta é o aranhiço vermelho que geralmente aparece naquelas dracaenas marginatas que levam pouca água.

agua xzO

Vanilla Planifolia

A orquídeas baunilha são plantas trepadeiras, que apresentam caule verde cilíndrico, de crescimento monopodial, podendo alcançar de 20 a 30 m de comprimento, dependendo do suporte em que estão apoiadas. O famoso aroma vem de seus frutos.

As raízes são terrestres, responsáveis pela fixação da planta. As folhas também variam. Podem ser ovais a lanceoladas, coriáceas, verde-escuras, e reduzidas em algumas espécies.

As flores, bonitas e grandes, vão do amarelo ou esverdeado, com labelo (pétala média da flor da orquídea, inicialmente superior e depois inferior devido à torção do eixo floral) de tonalidade amarela mais forte.

orq.baunilha

Origem
Elas estão dispersas nas regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo (Indonésia, América do Sul, América Central, México e África) e esta distribuição reforça a teoria de que seja um gênero muito antigo.

A origem da família orchidaceae está situada nos primórdios do período Cretáceo (120 – 130 milhões), tendo surgido ao mesmo tempo que as outras plantas floríferas (Robert Dressler, 1981).

A Vanilla é um dos mais primitivos representantes da família Orchidaceae, com aproximadamente 120 milhões de anos.

A Baunilha
As orquídeas do gênero Vanilla têm nome popular de baunilha. E por incrível que pareça, as flores não são o seu principal atrativo, mas as vagens dos seus frutos. Eles são responsáveis pelas favas de baunilha, largamente utilizadas na culinária, aromatizando cremes, sorvetes, bolos e tortas.

Afora isso, este aroma também é aproveitado na confecção de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Dizem ainda que ele tem propriedades afrodisíacas. A Vanilla é um dos mais primitivos representantes da família Orchidaceae, com aproximadamente 120 milhões de anos.

As espécies comerciais mais importantes são a Vanilla planifolia (principal fonte natural de baunilha), a Vanilla pompona, a Vanilla trigonocarpa e a Vanilla tahitensis. Outra é a Vanilla edwalli, originária do Brasil e da América Central.

Vanilla_pomponaVanilla pompona

Vanilla trigonocarpa Vanilla trigonocarpa

Vanilla tahitensisVanilla tahitensis

Vanilla edwalliVanilla edwalli

Origem do nome
O gênero Vanilla foi descrito pela primeira vez em 1754. Atualmente são conhecidas mais de 50 espécies (alguns livros citam entre 65 e 100 variedades).

Uma curiosidade: a maior parte da produção comercializada vem do México e das Ilhas de Madagascar e Comores.

Mais: na falta de polinizadores naturais (insetos em sua maioria), a Vanilla tem que ser polinizada manualmente (até em função da curta duração de suas flores).

Na América, a essência natural de baunilha ocupa cerca de 90% do mercado, enquanto a sintética fica com o restante. As espécies mais longas atingem 30 m ou mais de comprimento.

São plantas terrestres ou humícolas e facilmente reconhecidas pelo seu hábito monopodial de trepadeira com raízes adventícias e flores relativamente grandes. Com exceção de uma espécie, todas são escandentes.

Devido a este tipo de crescimento, todas as espécies precisam de um suporte onde seu caule possa se agarrar, como elas fazem na natureza ao aderir suas raízes às árvores. Quando elevadas, elas deixam seus ramos pendentes e assim florescem.

Vanillas não possuem pseudobulbo e suas folhas são coriáceas, verde-escuros, alternadas, algumas vezes reduzidas simplesmente a vestígios e ocasionalmente ausentes. Opostas às folhas, em cada nó, nascem uma ou mais raízes aéreas, razoavelmente grossas.

orq.baunilha

As flores, com bastante substância e razoavelmente grandes, são produzidas a partir das axilas das folhas ou dos vestígios delas. Elas podem ser muitas ou poucas, nascendo de racimos muito pequenos que por sua vez produzem poucas flores. São flores vistosas mas, em quase todas as espécies, são de curta duração e produzidas em sucessão.

Uma grande dificuldade no seu cultivo destinado à obtenção da vanilina é justamente a necessidade de se fazer a polinização manual principalmente por causa da curta duração de suas flores fazendo com que esta polinização tenha que ser feita dentro de um período muito curto, até mesmo de horas.

Ainda hoje seu cultivo é considerado difícil. São plantas que precisam de luminosidade intensa, umidade constante e frequentes doses de fertilizantes.

A rega deve ser regularmente mantida durante o ano todo, não havendo período de repouso muito marcado. Ao seu substrato (do tipo terrestre) pode-se acrescentar terra arenosa e detritos vegetais.

primavera