Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Calceolaria uniflora

Estas exóticas e lindas flores são Calceolária uniflora, nome comum flor-bonequinha. Originária da América do Sul, é uma planta de montanha, crescendo apenas 10 cm de altura. É uma planta linda e suas pétalas se parecem com uma bonequinha.

As flores são um composto de amarelo, branco e vermelho acastanhado essas flores únicas quase parecem bando de galinhas sobre as rochas. Esta é uma espécie de clima frio que provavelmente não vai crescer em climas quentes.

É uma planta de colecionador maravilhosa. Infelizmente, sementes falsificadas são comuns ultimamente, especialmente da China. É raro encontrar as espécies genuínas à venda.

É uma planta perene com folhas escuras, verdes e cresce em caules. Com o tempo, a planta se multiplica em uma pequena colônia. Tem um raso sistema de raiz e crescer firmemente no chão, com até 13 cm de altura.

Calceolaria unifloraa

Elas são um amarelo-alaranjado com quantidades variadas de vermelho-granada profundo a sardas castanhas brilhantes ou sombras na garganta e na parte externa do lábio inferior vertical.

Cada flor tem uma faixa branca em toda a “boca aberta”, com marcações de borgonha acima e abaixo dela.

Uma espécie local de pássaro gosta de comer a parte branca das flores. Isso é bom, porque é como as flores são polinizadas.

Diferentes condições climáticas também poderiam desempenhar um papel: Um estudo observou que as flores tendem a ser mais vermelhas no sul, contendo mais aitocianinas, uma característica que pode ajudar a proteger a planta contra a radiação UV que prevalece naquela região.

flor-bonequinha

Como cuidar
O uso mais popular pode ser como uma planta de casa em vaso. Ele vem da América Central e do Sul nas áreas de planícies mais frias, onde a água e a luz do sol não são tão abundantes.

Os cuidados com a flor bonequinha ira funcionam melhor se você tentar imitar sua casa nativa.

Mantenha a planta perto de uma janela brilhante, mas longe da luz solar direta. Se a sua única janela estiver em uma brilhante exposição do sol, pendure uma cortina entre a planta e o exterior para filtrar os raios mais brilhantes.

Os cuidados com a planta incluem o monitoramento cuidadoso do suprimento de água. Estas plantas não se dão bem com muita umidade em suas raízes.

Dê às plantas uma rega completa, depois deixe-as drenarem por cerca de 10 min. Deixe o solo secar até que a superfície esteja seca antes de regar novamente.

olhodeágua

Cypripedium-calceolus

O Cypripedium é um gênero de orquídeas formado por 57 espécies. As plantas deste gênero são orquídeas terrestres que gostam de crescer em pântanos com temperaturas bastante frias, algumas inclusive chegam a crescer até no Alasca, um habitat extremamente frio para a maioria das outras espécies.

Se você mora no sul do Brasil, por exemplo, onde costuma fazer bastante frio, você pode plantá-la em seu jardim que ela provavelmente se dará muito bem.

Como a maioria das espécies terrestres de orquídeas, apresentam rizoma curto e robusto, crescendo no solo próximo à superfície, em ciclos anuais quando, para cada novo broto de um lado, um antigo seca do outro.

O caule geralmente é ereto com diversas folhas distribuídas pelo seu comprimento, contudo há casos em que o caule é tão curto que as folhas parecem brotar diretamente do solo. as folhas usualmente são pubescentes, de formatos variados.

A inflorescência é racemosa comportando de uma a doze flores, como no Cypripedium californicum, mas geralmente são cerca de três. As flores seguem a estrutura característica de toda a subfamília, com sépalas laterais parcial ou totalmente fundidas e labelo formando uma estrutura saquiforme.

As pétalas e sépalas costumam ser da mesma cor e o labelo de cor contrastante, mas há exceções. O formato do labelo, cuja função é atrair polinizadores, varia grandemente entre as espécies.

A coluna possui apenas um estaminoide. o ovário é trilocular. O agente polinizador mais comum são as abelhas

cypripedium-1

Como Cultivar
Escolha um local onde ela receba luz direta do sol durante toda a manhã até as 11:00h, pois a partir daí a luz vai ficar muito forte e pode não ser o ideal.

Depois disso, você vai precisar simular as mesmas condições que ela gosta em seu habitat natural, ou seja, um pântano. Um pântano tem como característica ser um ambiente plano com o acúmulo de água com muito pouco movimento e repleto de plantas em volta.

O que você pode fazer é cavar um buraco de mais ou menos 30 cm de profundidade por 60 cm de largura e cobrir o fundo dele com um saco plástico a fim de reter a água, depois encha do fundo até a metade com terra vegetal e do meio pra cima com uma mistura de areia com turfa.

Após isso é só você plantar a Cypropedium em seu “pântano” artificial. Caso opte por cultivar em vaso, você pode utilizar a mesma mistura ou um musgo esfagno, daí em diante é só ir regando à medida que ela for se aproximando da secura.

É comum que em todos os anos a Cypropedium comece a crescer na primavera e venha a florescer alguns meses depois.

Cypripedium reginaeCypripedium reginae

Algumas espécies deste gênero crescem muito rápido, as vezes chega a dobrar o número de flores a cada ano que passa. Já outras, crescem muito devagar como, por exemplo, a Cypripedium reginae.

De forma geral, a minha dica principal é, escolha uma espécie dentro deste gênero que tenha como seu habitat natural, um clima parecido com o que você mora, dessa forma você terá muito mais chances de vê-la florindo todos os anos.

folhas-9

Plumeria_pudica

A Plumeria pudica é uma espécie de planta nativa da Venezuela e do Panamá. Bem adaptada ao Brasil. Pertence à família Apocynaceae.

São muitas suas vantagens: floresce praticamente o ano todo, desde que receba bastante sol, cresce rápido, suporta a seca, não é atacada por pragas e doenças, dispensa adubações e pode ser cultivada em solos pobres, desde que bem drenados. Deve ser plantada por estacas (pega com muita facilidade).

É um arbusto que forma normalmente um ou dois troncos finos ramificando desde a base, criando uma fronde compacta, transformando-a em espécie ideal para cercas.

Quando plantada em vasos tem uma folhagem intensa e brilhante de um verde muito escuro, pode ser podada para adquirir uma forma mais arredondada.

plumeria

Quando se rega abundantemente ela se desenvolve em formato de taça e cresce até 3 m. Suas flores ficam sempre na copa. Seus galhos quebram com muita facilidade (até com chuva) e forma uma cerca esplendorosa.

Outra de suas qualidades é que, por ter uma forma colunar, não ocupa espaço, podendo ser cultivada em espaços estreitos, como corredores laterais.

Muito parecida com o jasmim-manga, mas bem menor, sua multiplicação é facilitada quando feita por estacas, com uma polegada de diâmetro e 10 cm de comprimento.

É aconselhável que essas estacas descansem um par de dias, na sombra, para enxugar a seiva leitosa que possuem, antes de plantá-las.

nostalgia