Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Arborizacao

A expressão arborização urbana diz respeito aos elementos vegetais de porte arbóreo localizados dentro de uma cidade. Nesse enfoque, as árvores plantadas em calçadas, fazem parte da arborização urbana, assim como parques e praças não caracterizadas como Áreas de Preservação Permanente.

A arborização das cidades constitui-se em um elemento de grande importância para a elevação da qualidade de vida de sua população, seja em grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades, pois melhoram o ambiente urbano tanto no aspecto ecológico quanto na sua estética.

Benefícios da arborização nas cidades
* Purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através de mecanismos fotossintéticos;

* Melhoria do microclima da cidade, devido à retenção de umidade do solo e do ar e também pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas, auxiliando no equilíbrio térmico;

* Atenuação da poluição sonora;

* Redução da velocidade dos ventos;

*Redução do impacto das chuvas;

* Influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo e provocando uma evapo-transpiração mais lenta;

* Abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, e consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.

Arborizacao-4

Arborização, quando mal planejada e implementada pode acarretar diversos problemas, tanto em edificações quanto em equipamentos urbanos, tais como:
* Danos em calçadas, redes de água, esgoto, gás e galerias pluviais;

* Danos estruturais (trincas e rachaduras) em edificações;

* Entupimento de calhas e bueiros;

* Dificuldade no trânsito de veículos e pedestres;

* Obstrução de placas de orientação.

Com relação a problemas ligados a sistema elétrico, pode-se destacar
* Perda de eficiência da iluminação pública;

* Interrupções no fornecimento de energia;

* Curto-circuito em redes de distribuição aérea

* Rompimento de cabos condutores.

Arborizacao-41

A arborização urbana e outros elementos existentes ma maioria dos centros urbano (postes de iluminação pública, fiações, telefones públicos, placas de sinalização entre outros), convivem em desarmonia devido à ausência de planejamento tanto da arborização, quanto dos outros componentes desse espaço.

Nenhum ambiente é mais alterado que o meio urbano, devido aos atuais modelos de edificações e loteamento do solo que restringem os espaços determinados às áreas verdes.

Essas restrições limitam a utilização de árvores na Floresta Urbana, em relação ao seu porte e à quantidade de espécies.

folhas caindo_1