Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Orquídeas

Tolumnia

As orquídeas são plantas e flores da família das orquidáceas da ordem das microspermas. São típicas de regiões de clima tropical, embora possam ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida.

O Brasil, por exemplo, é um país em que encontramos grande quantidade e variedade de orquídeas.

Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.

Maioritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes.

Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.

São admiradas em função da beleza incomum das flores, que são adaptadas para a polinização por insetos. Cada espécie possui um formato e combinação de cores diferentes.

Passam uma sensação de delicadeza e exotismo. A maioria das espécies possui caule ou folhas verdes, com presença de clorofila.

Vanda6

As orquídeas podem ser encontradas nas matas e florestas, porém, em função de seu alto valor de comercialização, existem muitos orquidários cultivando diversas espécies de orquídeas.

A arte de cultivar orquídeas é conhecida como orquedofilia e os criadores são chamados de orquidófilos. Estes já criaram várias espécies híbridas.

Principais espécies de orquídeas (mais populares):
- Originárias da Europa: Ophrys, Orchis, Cypripedium.

- Originárias da Oceania e Ásia: Dendrobium, Phalaenopsis, Cymbidium, Paphiopedilum, Vanda, Coelogyne, Eria.

- Originárias da África: Disa, Angraecum, Aerangis.

- Originárias da América: Laelia, Oncidium, Cattleya, Epidendrum, Brassia,  Sophronitis, Miltonia, Pleurothallis, Lycaste, Maxillaria, Phragmipedium, Encyclia, Brassavola.

Curiosidades
- são conhecidas, aproximadamente, trinta mil espécies de orquídeas.

- nas matas e florestas, as orquídeas precisam de determinados tipos de fungos para germinarem

orquidea arquivo gif

borrifar

Muitos amadores recomendam que você borrife água nas folhas das orquídeas. “Afinal, se a planta precisa de umidade, vamos borrifar água! Certo?” Não faça isso! Uma coisa é manter a umidade alta, outra coisa é você manter as folhas molhadas.

O que acontece se você manter as folhas molhadas?
Assim como a nossa pele, as folhas das orquídeas mantidas sempre molhadas começam a ser atacadas com fungos (em nós, aparecem as micoses). Isso porque os fungos precisam de gotas d’água para atacar mais facilmente a planta.

O problema não é da umidade que se cria, mas sim manter essas gotas d’água nas folhas sempre.

É claro que molhar as folhas de vez em quando não gera problema algum. Afinal, as folhas das orquídeas são molhadas na natureza durante as chuvas.

O que não podemos é ficar mantendo as folhas constantemente molhadas, pois isso tende a favorecer o aparecimento de fungos. Se fungos já estiverem aparecendo, é melhor você tentar não molhar as folhas durante as regas, jogando a água diretamente no substrato.

Orquídea Sapatinho

O que fazer então para aumentar a umidade?
É verdade que as orquídeas precisam de um ar mais úmido para crescerem bem. Manter a umidade relativa do ar em volta da planta é desejável, mas às vezes moramos em locais que tem um ar muito seco.

Se você quiser aumentar a umidade do ar, você pode lançar mão do uso de umidificadores de ar, o que pode se tornar caro. Outra opção mais barata e eficiente, é manter o vaso sobre uma bandeja cheia de pedras com água entre as pedras.

Isso tende a aumentar a umidade do ar em volta da planta sem apresentar um risco de proliferação do mosquito da dengue.

janel427