Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




caneca-suculenta

A gente vê plantas plantadas em vasos diferentes e até em xícaras, uma maneira linda e prática de enfeitar. Mas como plantar suculentas ou cactos em xícaras, já que na maior parte das vezes não dá para furar a caneca antes?

Antes de tudo você precisa saber que qualquer vaso, pra que sua planta viva por muito tempo, tem que ter escoamento, ou seja, um buraquinho por onde sai o excesso de água, senão você pode matá-la afogada.

Se não existe essa possibilidade, o solo precisa ser bem preparado para a drenagem, com a ajuda de alguns materiais. Como as suculentas e cactos não necessitam de regas frequentes, pois armazenam a umidade em suas folhas, neste caso, isso não é um grande problema.

suculentas

Confira esse passo a passo:
Você vai precisar de:
– Xícara;
– Pedrinhas;
– Areia;
– Terra;
– Muda de suculenta ou cacto;
– Musgo, casca de pinus para decorar.

Como fazer:
1 – Limpe bem a xícara para evitar qualquer contaminação com fungos ou bactérias;

2 – Separe uma quantidade razoável de pedrinhas ou pedrisco. No fundo da xícara coloque uma porção delas. Se sua xícara for do tamanho das de chá, o ideal é deixar pelo menos 2cm de altura a camada de pedras. Faça o mesmo com um punhado de areia (areia de construção mesmo);

Dica: você também pode colocar um pouco de carvão vegetal triturado (desses para churrasqueira) no fundo da xícara antes das pedras – O carvão vegetal elimina odores e ajuda a manter a água que se acumula na parte baixa mais limpa;

3 – Pegue a suculenta ou cacto que já está em um vasinho, separe a terra da raiz. Com a própria terra do vaso, preencha a xícara até atingir mais ou menos a metade de seu volume com terra. Pode reaproveitar a terra do vasinho sem problemas;

4 – Transplante a suculenta para a xícara e cubra com mais um pouco de terra. Acondicione a planta, pressionando a terra com a ponta dos dedos para firmar a raiz;

5 – Decore com pedrinhas, musgos, cascas de pinus ou pedriscos bonitos. Seu vaso/xícara está prontinho.

suculentas-xicara4

Cuidados
As suculentas e cactos demandam pouca rega e cuidados simples. Lembre-se que não há furo para a água drenar, portanto, regue a planta somente quando o solo estiver bem seco. Para saber isso, enfie um palitinho de dente na terra.

Se ele sair úmido, meio úmido, pouco úmido, não é preciso molhar ainda. Se ficar completamente seco e limpinho, sim.

Você pode regar uma vez por semana ou a cada 10 dias (se o clima for quente) e basta uma pequena quantidade de água – nem pense em encharcar a terra! A quantidade de água varia de acordo com o tamanho da xícara. As de café podem receber uma tampinha de água (dessas de garrafa PET). Já as plantadas em xícaras de chá podem levar de duas a três tampinhas.

As xícaras precisam ficar em algum lugar bem ventilado onde bata sol, ou em um local em que você possa abrir alguma janela algumas horas por dia. Suculentas e cactos adoram raios solares!

Curiosidade
Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto! O que os difere é o fato de o cacto possuir aréolas (círculos salientes onde nascem rebentos, espinhos e flores).

florestachuvosa