Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Geranio Regal

São inúmeras, realçam-se as que possuem folha em forma de hera, as de folhas perfumadas e a híbrida mais vulgar que é mais conhecida por Regal (Martha Washington).

Descrição
Os gerânios são plantas perenes, mas não resistem ao frio e à geada, pelo que em regiões de temperatura extrema devem ser recolhidas para um local protegido no Inverno.

Ao contrário de muitas outras plantas, o gerânio não necessita de descanso anual, por isso dá flor desde que seja possível providenciar-lhe luz, água e calor adequados. Em geral dá-se melhor com Verões quentes e secos e noites frescas.

Origem
África do Sul, embora atualmente existam vários cultivares e híbridos em todo o mundo.

geranium

Cultura
Após adquirir uma planta jovem envasada, deixe a terra secar um pouco e com cuidado vire o vaso segurando com uma mão na superfície da terra e com a outra o vaso, retirando a planta para verificar como estão as raízes.

Se não estiverem demasiado enroladas à volta do vaso e muito compactadas, deixe ficar onde estão por mais 5 a 6 semanas.

Se pretender mudar para outro vaso (o que se torna obrigatório no caso de as raízes estarem muito apertadas) escolha um vaso ligeiramente maior e um substrato próprio para plantas, misturado com um pouco de areia de rio, porque a Sardinheira não suporta umidade excessiva nas raízes e a areia ajuda a drenar.

O gerânio gosta de mudar de solo com frequência, mas além deste aspecto e de se dever “cortar” sistematicamente com uma tesoura as pontas que crescem, para manter a boa forma da planta, quase nada mais é necessário à sua sobrevivência.

Também vale a pena sacrificar as primeiras flores no início da época, para conseguir manter a boa forma do conjunto, conseguindo-se uma estrutura de ramos firme e densa, que produzirá mais vegetação e flores do que se não for aparada.

Se a planta não for nova, deve ser podada fortemente em cada ano, em geral no início da Primavera. Corte tudo o que sejam ramos finos e compridos e ainda os que pareçam secos e pouco saudáveis.

gerânio ereto

Luz
A maior parte das espécies dá-se bem com sol aberto ou com sombra parcial, pois gosta de muita luminosidade, mas nunca com o sol direto e muito quente dos meses de Julho e Agosto, que pode queimar as folhas mais tenras.

No Inverno deve ser reduzida a quantidade de rega para uma vez por semana, pela manhã, para que à noite a terra esteja seca.

Umidade
Não tolera a umidade excessiva na raiz, por isso o solo deve ser bem arejado e poroso. Uma mistura com alguma areia de rio, em cima de algum pedrisco resulta bem. Por esta razão as raízes não devem também ser plantadas muito fundas, sendo preferível deixá-las mais perto da superfície.

Resistência
Não suporta o frio excessivo (as folhas ficam avermelhadas) e morre com a geada, embora possa regressar na primavera, mas sempre debilitada.

gerânio

Fertilização
Embora não necessite de solos muito ricos, ganhará se for fertilizada ligeiramente na Primavera com fertilizante liquido 20-20-20 ou 15-30-15 sempre nas (ou abaixo das) doses recomendadas pelo fabricante.

Propagação
Por estacas com 7,5 a 10 cm retiradas dos ramos mais altos nos meses de Abril a Setembro, plantadas após serem mergulhadas no fertilizante hormonal próprio, em solo bem drenado, misturado com areia limpa e sem sal. Retirar as folhas inferiores da estaca em dois terços. Os rebentos novos nascem em 4 a 5 semanas.

Aplicações
Dependendo da espécie do gerânio, ele pode ser utilizada em cestos pendentes, em floreiras, em vasos pendurados nas janelas e em paredes ou em canteiros no jardim.

Se pretender ter vários pés no mesmo contentor, prefira um conjunto da mesma cor e espécie ou pelo menos de tons que no conjunto sejam harmoniosos. Separados entre si cerca de 50 cm, verá o belo efeito que produzem.

Não se esqueça de retirar todos os verões algumas estacas para reprodução na estação seguinte, como acima referido. É das plantas mais fáceis de reproduzir e o efeito que produzem quando em quantidade é extraordinário.

gerânio pendente

Características
O gerânio é uma planta muito resistente às doenças e pragas, mas o excesso de água e o fungo que dá origem à Botrytis podem dar cabo de uma planta. Nesse caso o melhor é deitá-la fora e começar tudo de novo.

Para melhor promover a saúde e higiene destas plantas, não se esqueça de remover durante toda a floração, as flores e as folhas que secam, o que ajudará a planta a fortalecer-se.

Remover também, como indicado em cima, as pontas dos rebentos novos para promover o aparecimento de mais ramos, folhas e flores.

Outono1

fpçhas brilhantes

Quem tem plantas dentro de casa sabe que com o tempo o pó se acumula sobre as folhas, assim como nos nossos móveis, deixando a planta com um aspecto bem pior do que quando vemos as plantas nas lojas. Mas os problemas vão ainda além da feiura da planta.

Abaixo você vai entender quais são as melhores formas de limpar as folhas das plantas de interior.

Qual é o problema da poeira nas folhas?
Pior do que a questão da estética, o pó acaba bloqueando os raios solares, fazendo com que a planta receba menos luz e tenha problemas para fazer a fotossíntese, que gera o “alimento” para a planta crescer, atrasando o crescimento da planta.

Qual é o problema da poeira nas folhas?
Pior do que a questão da estética, o pó acaba bloqueando os raios solares, fazendo com que a planta receba menos luz e tenha problemas para fazer a fotossíntese, que gera o “alimento” para a planta crescer, atrasando o crescimento da planta.

Limpeza das folhas com água.
Se a sua planta estiver em um vaso não muito grande, e você conseguir levar a planta pra um ambiente externo e jogar jatos d’água com uma mangueira, isso já deve ser o suficiente pras folhas ficarem revitalizadas e limpas.

Mesmo se você morar em um apartamento, você pode levar a planta debaixo do chuveiro, e jogar jatos de água fria nas folhas com o chuveirinho. É importante que você não jogue água quente, mas sim em temperatura ambiente.

Se a sua planta for bem pequena, você poderá também lavar debaixo de uma torneira no tanque ou lavabo, podendo até esfregar o dedo de leve pra retirar o excesso de pó.

limpar-as-plantas

Limpeza com pano.
Outra opção é utilizar um pano macio úmido, ou pedaços de algodão úmidos. Para isso, utilize somente água, e evite esfregar demais as folhas com força, para não danificar as folhas, nem remover a cera natural das folhas.

Devo usar brilha-folhas ou óleo?
Comuns em supermercados e casas de plantas, os produtos a base de óleo vegetal usados para limpar as folhas e deixá-las brilhosas realmente funcionam para o que prometem.

Deixam as folhas brilhantes. No entanto, não recomendo o uso desses produtos, pois a camada de produto pode tampar os poros (chamados “estômatos”) e interferir na entrada e saída de ar das folhas. Isso mesmo! As folhas respiram.


limpeza das folhas

De quanto em quanto tempo limpar?
Quando juntar uma quantidade razoável de pó, limpe. Não há frequência certa. Vai depender do quão rápido a sua casa acumula pó. Se você mora perto de uma estrada de terra, por exemplo, rapidamente seus móveis juntam pó, e a sua planta não será diferente.

O ideal é você simplesmente passar o dedo na sua planta e ver se ela está com pó acumulado ou não. Se estiver com uma camada razoável, seria bom pensar em fazer a limpeza novamente.

chuva8814