Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




paisagismo1 (Small)

Paisagismo é a técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não-urbanos. Essa área é relacionada diretamente com a arquitetura e o urbanismo e visa, em suma, organizar a paisagem.

O arquiteto paisagista tem a tarefa de repensar o ambiente visando preservar seu solo e cobertura vegetal, garantindo a continuidade botânica do espaço, além de deixá-lo mais bonito e funcional para moradores e visitantes.

Ao procurar um paisagista, clientes geralmente buscam intervenção profissional para a construção de jardins bonitos, que tragam um bom cenário para a convivência em suas casas ou espaços de trabalho.

O paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.

Sua missão inclui recompor espaços geográficos e organizar a paisagem para criar condições de uso pelo público, utilizando não apenas conhecimentos de botânica e ecologia, mas também de arquitetura e dos costumes da região, combinando cores e formatos para gerar um resultado harmonioso e agradável de convivência.

Para chegar a conclusão do projeto, é assim que é chamada a ideia de criação desse espaço, é preciso um trabalho técnico nos mínimos detalhes.

Flores-no-Jardim

Esse tipo de trabalho tanto pode ser feito para grandes projetos, como aqueles urbanos de aproveitamento de áreas degradadas como para jardins, avaliando o tipo de solo e iluminação que o quintal da sua casa pode oferecer e quais as plantas que se adaptarão melhor a ele.

O paisagista que é quem faz o projeto de paisagismo precisa pensar em como compor ou recompor aquela área geográfica onde serão colocadas as plantas. Seguindo pontos importantes como a botânica, respeitando o meio ambiente, levando em consideração as mudanças climáticas da localidade e também o estilo arquitetônico.

Quando é feito um projeto de paisagismo se faz uma associação de plano, recriação, manutenção e administração de um espaço, que pode ser grande ou pequeno, mas a linha de raciocínio e os passos a seguir são sempre os mesmos.

Não pense que quando se fala de projeto de paisagismo estamos falando de semear num lugar e no outro, escolher algumas plantas decorativas, ornamentais e o trabalho está pronto, de jeito nenhum.

paisagismo3

Tudo parte da reunião de recursos artesanais que tem a ver com a percepção estética do profissional, que tem que saber combinar as cores, as formas para chegar a uma harmonia perfeita.

E isso tudo sem deixar de considerar as exigências das plantas como o tipo de clima que elas gostam, o terreno e as demais características. Por exemplo, uma planta pode ficar perfeita para a ornamentação dentro de um projeto paisagístico, mas não ser adequada para o tipo de solo que o profissional tem disponível para plantá-la.

Por isso antes de selecionar quais as espécies que serão plantadas, o paisagista faz uma avaliação do solo e da sua localidade.

Podemos dizer que o paisagista enfrenta os mesmos desafios que enfrenta um arquiteto quando precisa montar um projeto. Normalmente, os arquitetos são paisagistas, porque a profissão é uma extensão do curso de Arquitetura.

Porém, são desafios que exigem formações diferentes. O paisagismo como disciplina e profissão surgiu da própria decoração e com um tempo foi se tornando de grande importância e ao mesmo tempo mais complexo e foi se aperfeiçoando. Atualmente é fundamental para ter um espaço externo aconchegante e prático ao mesmo tempo.

folhas-9

Justicia-brandegeana

Essa planta que tem o mesmo nome de um fruto do mar está incluída em 3 categorias diferentes, são elas: flores perenes, arbustos tropicais e arbustos. Assim como toda planta, o camarão-vermelho também tem o seu tipo de clima preferido e não é só um, são bem 4 em que ela sobrevive bonita e saudável.

O arbusto gosta do clima tropical, do oceânico, do equatorial e subtropical. É nativa do México e da América do Norte. Como toda planta, o camarão-vermelho tem outra preferência, em relação a luminosidade do lugar em que ela deverá ficar.

Neste caso, ela gosta da meia sombra e da luz difusa, nada de contato direto com os raios solares. É uma planta que atinge altura máxima entre 0.6 e 0.9 m e tem o ciclo de vida perene.

Um dos motivos que faz com que muita gente escolha esse tipo de arbusto para colocar no jardim é porque ele atrai beija-flores e não só, também as borboletas. O que faz dessa espécie ainda mais interessante.

Durante a sua inflorescência, o camarão-vermelho apresenta as brácteas vermelhas que são bem estruturadas e junto com elas surgem as flores brancas, charmosas apesar de serem bem pequenas.

camarão vermelho

Essas pequenas flores crescem na árvore o ano inteiro, o que as torna ainda mais charmosa e interessante para ornamentação. Além da beleza das flores, o camarão-vermelho proporciona uma bela visão graças as folhagens.

As folhas são bem delicadas e com ramos, elas são pilosas em formato oval e as suas nervuras são bem delineadas, bem marcadas. É possível, em alguns casos ver as brácteas na cor amarela.

Cultivo do Camarão-vermelho
Diferente de muitas outras plantas que não gostam do sol, mas que devem ser plantadas na luz plena, o camarão-vermelho não gosta do sol e deve ser cultivado na luz difusa ou sob meia sombra.

Outro cuidado importante para que o cultivo dê “bons frutos” e você tem um arbusto bonito no seu projeto de paisagismo é que ele seja plantado em solo fértil. Além disso, esse solo deve ter enriquecido antes de mais nada com matéria orgânica. O solo perfeito para o cultivo precisa ser drenável e bem profundo.

As regas depois de plantada devem ser regulares. Assim como o camarão-vermelho detesta os raios solares, o mesmo serve para as geadas. O arbusto não as suporta e pode morrer se colocado em uma situação dessas.

No paisagismo o camarão-vermelho é usado para fazer bordaduras, como principal função, que chega a ser cerca de 80 centímetros de espessura. Porém, também fica bonito se plantado de outra forma em grupos ou com outras plantas e até mesma um arbusto sozinho.

Justicia-brandegeana

Tudo depende do tipo de projeto paisagístico foi escolhido. E ainda sobre o cultivo, ele pode ser feito de dois modos, a multiplicação por divisão da ramagem enraizada ou também usando o método de estaquia.

folhas no outono

olaia1

Também conhecida como Árvore-do-Amor, Árvore-de-Judas, Árvore-da-Judeia. Pertence à família Fabaceae e sua origem é do Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente

A olaia é uma árvore perene de folhagem caduca. É considerada uma pequena árvore (ou um grande arbusto) de copa arredondada e irregular que pode atingir entre os 5 a 10 metros de altura.

Apresenta um porte ereto, possuindo um tronco delgado na forma arbustiva e mais largo e alongado na forma arbórea, podendo, na maturidade, tornar-se bastante retorcido.

olaia

As suas folhas são em forma de coração, verdes na página superior e acinzentadas na página inferior. A sua floração ocorre na primavera, diretamente nos ramos ou no tronco, antes do aparecimento das folhas. Produz uma vagem com sementes que permanece na árvore durante bastante tempo.

Utilizações: Em Portugal, a olaia é muito usada como árvore/arbusto de arruamento ou ornamental. É resistente à poluição.

É, também, muito apreciada na produção de bonsai. É bastante atrativa para as abelhas e outros insetos polinizadores, devido à cor das flores e ao aspeto geral da planta na época de floração.

olaia2

As suas flores são comestíveis e têm um sabor adocicado e ácido, podendo ser comidas em saladas. Os botões florais podem ser usados como pickles em substituto das alcaparras.

Sendo uma leguminosa, tem uma relação simbiótica com determinadas bactérias do solo (Rizobium), estas bactérias formam nódulos com as raízes e fixam azoto atmosférico.

Cultivo
Cresce quase em qualquer tipo de solo mesmo num solo pobre, no entanto, prefere um solo arenoso profundo e seco, não sendo o seu crescimento/desenvolvimento favorecido em solos argilosos molhados.

É resistente ao frio e à seca. Não suporta o alagamento. Aprecia locais com uma exposição ao sol.

A sua propagação é feita, normalmente, por semente (apesar da dormência interna das sementes) e, também, por estacas semilenhosas.

olaia3

Curiosidades
O nome do gênero deriva do grego “cercis” que significa naveta (vaso em forma de barco onde se introduz o incenso destinado aos turíbulos, nas cerimônias da Igreja), isto provavelmente devido à forma do seu fruto.

É chamada popularmente de “árvore-de-judas”, pois diz-se que foi nesta árvore que Judas se enforcou após ter traído Cristo, mas esse nome poderá também derivar de “árvore-da-Judeia”, nome da região onde a árvore era vulgar.

É, ainda, conhecida como “árvore-do-amor” pelas suas folhas em forma de coração e as suas flores que lembram lágrimas cor-de-rosa. Em Israel, tem estatuto de planta protegida.

lago