Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




salgueiro-chorão

O Salgueiro-chorão é o nome de uma árvore pertencente à família Salicaceae ou Salgueiros. Parece ser originária do Leste da Ásia. É uma árvore nativa do norte da China, mas cultivada há milênios em vários locais da Ásia, tendo sido disperso pelo homem ao logo da rota da seda até à Babilônia, daí o seu nome científico.

É uma árvore de tamanho médio a grande porte que pode alcançar até 20 a 25 m de altura. É de crescimento rápido mas tem uma curta longevidade. É  caducifólia, perde as folhas no inverno ainda que, por vezes, durem na árvore até irromperem as novas.

É muito pouco exigente com os solos, que apenas têm de ter água suficiente. Desenvolve  muito bem em terrenos muito úmidos, sendo capaz de saneá-los absorvendo a água em excesso.

Apesar de não ser uma espécie muito duradoura, o salgueiro chorão tem alto valor ornamental.

salgueiro-chorão

O tronco tem uma cortiça escura que vai rompendo com os anos. Os rebentos são delgados, longos e muito flexíveis, formando uma copa arredondada. O salgueiro é muito utilizado como ornamental pela beleza e frescura que aporta aos jardins.

As folhas são lanceoladas de 4 a 10 cm de comprimento, serrilhadas, com a página superior cor verde intensa, a página inferior é mais clara e com pêlos que vai perdendo.

As flores são muito pequenas e sem pétalas, formam amentilhos na primavera. São de cor amarelo-esverdeada. Têm flores masculinas e femininas em pés separados (são plantas dioicas).

ilhota

ponheiro

Os pinheiros são árvores que estão inseridas no grupo das Gimnospermas, da família Pinaceae. Esse tipo de árvore é muito popular no hemisfério norte e em países como México e Califórnia. O pinheiro possui uma importância muito grande na produção de celulose que origina o papel.

Dentre suas principais propriedades estão a grande leveza e o rápido crescimento. Também é muito favorável na produção de madeira em locais com intenso clima tropical e temperado.

A árvore tem uma grande tradição entre os povos orientais, notadamente, Japão e China e em pequenas árvores bem apreciadas e conhecidas como Bonsai.

Tem uma ligação muito grande com o natal, sendo usado como árvores e tendo suas pinhas como principal ornamento decorativo. Pelo fato de ser uma árvore com característica seca e grande quantidade de resina, acaba sendo fácil para ser incendiada, tornando-se bem inflamável dependo do caso.

pinheiro

Como Cuidar de um Pinheiro
Como em qualquer outro caso, existem algumas regras básicas para cuidar com eficiência de um pinheiro, tais como:
1 – O tempo que se pode cultivar um pinheiro em um vaso é de até 5 anos, mas para isso o local deve sempre receber luz do sol e também ficar com uma terra de boa qualidade.

2 – Inicialmente também é extremamente importante procurar escolher uma muda com suas raízes de preferência envolvidas em um grande torrão de terra desde o caule até as raízes.

3 – Pessoas que pensam em cultivar uma árvore dessas dentro de casa, devem procurar uma espécie que seja favorável como o pinheiro Tuia.

4 – Para o caso da espécie Tuia a muda deve possuir em média 60 cm. Como a planta pode chegar até 4 m de altura em 9 meses, o vaso deve possuir no mínimo 80 cm de diâmetro e profundidade.

5 – O momento de ser realizada a poda também é uma responsabilidade do dono que necessita de uma tesoura específica para essa finalidade. Sempre se deve tomar o cuidado de remover os galhos secos diretamente de sua base, bem rente ao tronco. Esse processo favorece o surgimento de mais brotos e também causa um estímulo na entrada de luz.

pinheiro

Como cuidar de um Pinheiro Bonsai
Uma das espécies favoritas para muitas pessoas é o Bonsai. Servindo para muitos, apenas como ornamento decorativo, e para outros como planta colecionadora, o Bonsai é uma árvore de tipo “pinus” que pode viver durante anos.

Pessoas que conseguem dominar a arte de cuidar de um Bonsai estão também adquirindo o controle de uma técnica milenar.

Eis os passos:
1 – O Bonsai é uma planta de ambiente externo, precisando de no mínimo receber luz do sol por 6 horas diariamente.

2 – A adubagem é realizada periodicamente, a cada 30 dias entre a primavera e o outono. O inverno não necessita de adubagem.

3 – O transplante deve ser feita no final de cada inverno de 2 em 2 anos para casos de plantas novas e de 5 em 5 anos para as plantas mais velhas.

4 – O tipo de solo ideal para um Bonsai é o que oferece melhor drenagem.

5 – O fungo branco chamado de Mycorrhizas é muito importante em caso de transplante de um vaso para o outro. Como ele se deposita no fundo do mesmo, não esquecer sua reposição.

6 – O período de poda deve ser feito no inverno, procurando sempre deixar um pequeno toco para retirá-lo depois que estiver seco.

7 – Tomar cuidado para não remover todas as agulhas de um galho, para que a planta não morra.

pinheiro negro japonês

8 – Algumas “velas primárias”, que aparecerem no início da primavera até o começo do verão, precisam ser podadas, em intervalos de 20 em 20 dias. Quando surgirem no local que foram removidas as velas primárias, as velas secundárias, o ideal é deixá-las apenas 2 cm para não ficar desproporcional ao tamanho da árvore.

9 – O controle desse crescimento secundário deve sempre ser removido pela metade no período de 2 anos. Resumindo de uma forma mais simples, no primeiro ano deve-se deixar crescer e no ano seguinte devemos então realizar a poda pela metade.

10 – Para a correta poda das agulhas, o processo deve ocorrer no princípio do verão, apenas retocando as áreas superiores e inferiores e manter as áreas laterais para que formem uma bifurcação.

11 – Jamais remover todas as áreas com agulhas, mas caso tenha interesse em uma brotação interna, realizar sempre uma pequena pinçagem em novas brotações terminais dos galhos.

12 – Para realizar um aramamento ideal, o melhor é realizar no período do outono, e depois voltando ao normal no começo da primavera. Nessa estação do ano, esses galhos são bem mais fáceis de serem moldados.

13-    A melhor forma de propagar essa planta é pelo uso das sementes.

estrela cintilante

rosas-2

Há quem afirme que a rosa foi a primeira flor “domesticada” da humanidade, embora não haja relatos precisos que corroborem essa afirmação. Para muitos, a rosa é sinônimo de flor de corte, presente certeiro em efemérides pessoais e orgulho de quem possui uma bela e viçosa roseira no jardim.

Muitos amantes da jardinagem gostariam de saber como cultivar rosas mas não se atrevem por imaginar ser um esforço hercúleo cuidar com propriedade das flores.

Como tudo que envolve o trato do jardim, o cultivo de rosas é um amálgama de trabalho dedicado, conhecimento específico e amor ao que se faz.

Tudo começa com o preparo do solo. O substrato precisa ter capacidade de drenagem muito boa, para que a água não encharque o substrato. O solo precisa ser rico em matéria orgânica oriunda de esterco animal bem curtido e de suplementos de boa cepa, como farinha de osso, e com pH neutro ou levemente ácido.

rosaroxa

Adquira mudas de roseira em locais de confiança, e escolha a que mais se adeque ao que se pretende das rosas no jardim. Existem roseiras que nascem em trepadeiras, em arbustos e rasteiras.

O espaçamento entre as mudas precisa ser amplo para que as rosas possam vicejar e florir sem competir por espaço. Rosas que nascem em arbustos e trepadeiras pedem pelo menos um metro de distância entre mudas; as demais espécies podem ficar entre 50 centímetros e um metro longe uma da outra.

Rosas precisam de sol pleno para melhor florir, por isso não descuide do ambiente em que a planta fincará suas raízes. O melhor período do ano para plantar as mudas de roseiras é a época mais fria do outono, para que o inclemente sol do verão não as mate.

As regas no início devem ser diárias mas sem exageros até que as raízes cresçam. O espaçamento das regas das roseiras dependerá do clima: em tempos secos, regue duas vezes por semana; já quando a umidade relativa do ar estiver alta, basta molhar a terra uma vez por semana.

flores-rosas

Para saber quando regar, observe o substrato: ele precisa estar seco, mas não esturricado.

A poda da roseira é de vital importância para o seu desenvolvimento. Use sempre tesouras de poda esterilizadas e muito bem afiadas, cortando os ramos secos ou pouco produtivos rentes ao  caule principal de forma diagonal.

As podas são feitas todos os anos entre os meses de junho e agosto, o ápice do inverno. O primeiro reforço na adubação é feito juntamente com a poda anual e repetido pelo menos mais duas vezes: no auge do verão e um pouco antes do início do outono.

Continue usando esterco animal curtido e incorpore torta de mamona e farinha de osso à mistura.

Existem pelo menos cem espécies de rosa (Rosa spp), e entre elas há inúmeras subdivisões oriundas principalmente do hibridismo proveniente da enxertia.

Rosas-5-1

Contudo, as principais características da flor mantiveram-se intocadas: a suavidade e colorido de suas pétalas e o acentuado perfume que atrai o maior número de polinizadores dentre todas as flores, entre insetos e aves.

Os milhares de anos de cultivo da rosa como flor de corte deixaram como legado inúmeras dicas preciosas. Para saber como cuidar de rosas é preciso atenção às suas exigências, que não são muitas mas vitais para o viço e beleza da roseira.

Solo, adubação e regas
A rosa tem raízes que se adaptam a diversos tipos de solo, mas prefira plantá-la em solo argiloso devidamente afofado e que permita boa drenagem. O pH ideal do solo é o neutro, entre 6,5 e 7; lojas de jardinagem vendem kits para aferição dos níveis de acidez e alcalinidade.

Se o solo estiver ácido, aumente o pH com calcário; se estiver alcalino, diminua com sulfato de ferro.

Cuidado ao reforçar a adubação do solo. Prefira adubos orgânicos bem curtidos a partir de compostagem bem feita, além do uso da farinha de osso. Não use adubo orgânico em excesso ou adubos químicos sem supervisão, caso contrário as raízes da roseira se queimarão.

rosas

A rosa exige sol pleno, não podendo ser plantada ou acondicionada (caso a flor esteja em um vaso) em locais escuros e muito sombreados. A rosa prefere temperaturas amenas.

Na hora de regar a rosa, molhe apenas o substrato, tomando cuidado para não encharcar a terra nem deixar o caule e folhas molhados.

Cuidados com pragas, doenças e insetos
O cuidado com a rega acima mencionada evita a proliferação de fungos prejudiciais à vida da rosa. Caso a roseira já esteja sendo atacada por fungos, como a ferrugem e a pinta preta, use fungicidas específicos e sempre indicados por profissionais.

As pragas mais comuns às rosas são o ácaro, o pulgão e a cochonilha. Existem  inseticidas que podem cuidar destes parasitas, mas cuidado para não usar os mesmos produtos por muitas vezes seguidas, para que eles não adquiram resistência a eles. Use alternativas menos tóxicas tanto às rosas quanto aos humanos, como a calda de fumo.

Rosas-5-1

Podas
As podas de formação são feitas anualmente e sempre no inverno. Seu principal objetivo é deixar a roseira mais produtiva, eliminando ramos doentes, fracos e sem as gemas para formação de rosas.

Os ramos devem ser podados com tesouras de poda limpas e desinfetadas, muito afiadas para que o sistema vascular da rosa, que transporta a seiva, não seja prejudicada.

O corte deve ser feito sempre na diagonal, o que permite melhor arejamento e crescimento da roseira.

rosa amarela

As podas de manutenção são feitas sem periodicidade definida, pois depende da observação contínua do estado da roseira como um todo.

Deve-se podar folhas e flores visivelmente doentes e murchas, e essa poda deve ser feita sempre a partir da gema ou nó, para que não haja infestação de toda a planta.

A tesoura de poda precisa estar muito afiada e limpa e o corte deve ser feito em diagonal e no sentido contrário do nó, para que eventuais pingos de chuva ou da rega não se acumulem.

barco1

suculentas

A primeira ilustração de uma suculenta “Kalanchoe citrina” foi descoberta em 1989 nas paredes do grande templo de Thutmosis III (1501 – 1447 a.c.) em Karnak, Egito. Este rei egípcio ficou conhecido e lembrado como grande explorador militar, especialmente na vizinha Síria.

Nas 17 expedições que fez ele trouxe para o Egito muitos exemplares de novos animais e plantas saqueados nas suas andanças. Assim seu templo próximo de Luxor é repleto de ilustrações.

Muitas delas sem identificação (poderiam ter sido estilizadas ou fantasiadas) mas outras eram perfeitamente identificáveis. Entre elas o “Kalanchoe citrina”. Provavelmente Karnak foi o primeiro Jardim Botânico do mundo e o jardineiro responsável chamava-se Nekht. Sua tumba foi descoberta em Thebes.

As suculentas só foram reconhecidas como um grupo à parte no século dezessete.
As datações de carbono mostram em fósseis de suculentas encontradas que as espécies mais antigas têm 24.000 anos.

Os dois primeiros livros publicados sobre suculentas foram de Richard Bradley(1716-27) e o outro de De Candolle e ilustrações de Redouté (1799-1837). Ambos iam sendo publicados por partes e ambos ficaram incompletos.

Na América sabe-se que há 9.000 anos atrás Agaves e Cactos eram usados na alimentação no México. Há mais de 2.000 anos no México também o Peiote (Lophophora williansii) era usado em cerimônias religiosas e por jovens (como droga).

Dedo De Moça (Sedum Burrito)

Por conter mescalina e outros alcalóides produzia visões coloridas e euforia.
Na Europa os Aloes e as Euphorbias eram muito usados por suas propriedades medicinais e outras utilidades.

Características das Suculentas
As suculentas são plantas que acumulam água em um ou mais de um dos seus tecidos. Por serem de regiões secas precisam de uma reserva para os longos períodos de estiagem. Elas podem armazenar água nas raízes, caules, troncos, folhas etc.

Por isso muitas vezes elas apresentam folhas, troncos ou o caule “gordinhos” cheio de água, daí o nome “Suculentas”.

As suculentas usam alguns “truques” para diminuir a perda de água como envolver as folhas com uma fina película de cera ou uma camada bem densa de espinhos para fazer sombra no corpo da planta.

Muitas suculentas desenvolveram também um metabolismo diferente, chamado CAM (metabolismo do ácido crassuláceo), onde as plantas fecham os estômatos durante o dia e os abrem durante a noite. Estômatos são pequenas aberturas nas folhas que absorvem o dióxido de carbono enquanto as raízes absorvem água.

O alimento para a planta é produzido pela fotossíntese, combinando a água e o dióxido de carbono para produzir açúcares. Nesse processo (fotossíntese) o oxigênio é produzido e liberado no ar.

suculenta

No caso das suculentas o dióxido de carbono absorvido durante a noite é liberado gradativamente durante o dia, e também combinado com vários ácidos orgânicos (ácido málico). Durante o dia este ácido é transformado em açúcar pela ação da fotossíntese. As suculentas são sempre de região seca; porém podem ser de regiões secas quentes ou regiões secas frias como Alpes ou Balcãs (Sempervivum).

As espécies de suculentas são em torno de 22.000, sendo 2.000 espécies de cactos.
As suculentas não são uma família, mas um grupo de plantas.

Fazem muita confusão também entre cactos e suculentas. Os cactos são de uma família do grupo das Suculentas (Cactaceae). Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.

Nós fazemos classificação das Suculentas, quanto à luminosidade da seguinte maneira: * Muita luminosidade, sem sol direto.
* Sol durante o dia.
* Sol pleno.

suculenta-2

Necessidades ou cuidados mínimos
Cultivo:

1. Solo
As suculentas de maneira geral preferem solos ricos e bem drenados. Nunca se deve misturar areia na terra preparada para as suculentas porque “soca” demais. Devemos usar uma fibra natural, casca de pinus, pedriscos (tipo o que sobra de peneirar uma areia lavada grossa).

Normalmente nós misturamos um substrato comprado no mercado de alguma firma idônea, misturado com a fibra e um pouco de terra vermelha de sub-solo de barranco. Acrescentamos para o plantio uma fonte de fósforo, cálcio e magnésio e depois fazemos adubações de cobertura periódicas.

2. Luminosidade
É um dos grandes segredos do sucesso no cultivo das suculentas. É Normalmente todas elas gostam de muita luz e morrem ou se descaracterizam na falta dela.

Elas são divididas em verdes (ex. Rhipsalis, Hatiora, Gasteria e Haworthias) que precisam de muita luz, mas não de sol diretamente. As amarelas (ex. Echeverias, Crassulas) que precisam de luz pelo menos uma parte do dia. As vermelhas (ex. Kalanchoe tyrsifolia, Crassula capitela) que precisam de sol pleno, o dia todo.

3. Irrigação
Este é outro ponto crítico para o cultivo de suculentas. A regra básica é regar abundantemente 1 vez por semana no verão e de 15 em 15 dias no inverno (ou no verão se o tempo estiver chuvoso ou nublado).

Deve-se molhar como uma “tempestade”, inclusive folhas e tudo. Não tem problema! Não pode é “borrifar” água, que aumenta a umidade relativa do ar em volta da planta nem usar prato embaixo do vaso.

É importante colocar brita, cacos de cerâmica ou argila expandida no fundo dos vasos para facilitar a drenagem do excesso de água.

Outra coisa interessante é utilizar pedrinhas cobrindo a superfície do vaso o que faz com que a água passe por aquele espaço sem se acumular alí, indo direto para as raízes. Isto evita muito o apodrecimento do colo da planta (pescoço), parte muito sensível a tombamento.

Echeveria agavoides

Vale lembrar que toda regra tem exceção, que vasos expostos ao sol direto e/ou vento necessitam de mais água que outros mais protegidos. Também tem alguns cactos de mata Atlântica como os Rhipsalis que gostam de regas mais frequentes.

A adubação deve ser feita periodicamente, sem exageros principalmente de nitrogênio para evitar que a planta cresça muito verticalmente. Normalmente após o plantio das mudas em vasos reduzimos a adubação até o vaso “firmar” e ir para o mercado para que as plantas “se comportem” não precisando serem trocados para vasos maiores com muita frequência.

As suculentas são plantas fáceis de serem cultivadas principalmente seguindo-se as regras da luminosidade e rega. Sua multiplicação é feita por semente ou por partes das plantas como folhas.

Também é possível fazer mudas por estacas o que acelera bastante o processo de multiplicação. Há plantas fáceis e rápidas de multiplicar e outras já muito lentas para crescer e até amadurecer para se conseguir sementes. Alguns Agaves podem levar até vinte anos ou mais para florescer.

As suculentas têm sido muito procuradas pela praticidade (regas semanais) e pela procura por novidades, plantas com aspectos diferentes ou curiosos. Como são muito diversas podem se adaptar bem a canteiros ou vasos.

Vai depender da espécie a ser plantada, da maneira adequada de plantar, observando a luminosidade e a drenagem principalmente. As suculentas preferem vasos de barro (queima de “biscoito”), não vitrificados, e que de preferência sejam rasos e largos, tipo “bacia”.

suculentas-mix
Para montar um jardim de suculentas devemos combinar espécies que tenham a mesma necessidade básica de luz e frequência de regas para facilitar o manejo, inclusive dos setores da irrigação automatizada, se tiver.

As suculentas devem ser plantadas fazendo-se pequenas elevações no terreno, utilizando pedras e pedriscos e naturalmente utilizando as mantas tipo bidim para ajudar na drenagem.

Ficam muito bonitas em jardineiras de apartamentos, onde elas são protegidas do excesso de chuva por uma marquise. Jardim de inverno nem pensar! Não conheço nenhum que tenha dado certo com suculentas e raríssimas exceções com outros tipos plantas.

lagoinha