Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Beallara Marfitch

Se você pode cultivar outras plantas em sua casa ou apartamento, você pode também cultivar orquídeas. Com alguma atenção à luz, adubação e um cuidado semanal, essas plantas, surpreendentemente resistentes, enchem os olhos na época da floração.

Porém, cultivar orquídeas pode ser um desafio, em circunstâncias às descobertas diárias de novos tipos de orquídeas e novas formas de manejo que vai da semente à planta adulta.

Abaixo estão listadas algumas das principais dúvidas de pessoas que estão começando no mundo das Orquídeas.

Cymbidium_tt

1. Por que os botões do Cymbidium à medida que vão se desenvolvendo se tornam amarelos e caem?
R – Geralmente os botões se tornam amarelos e caem em função de ventos frios e mudanças bruscas de temperatura, principalmente no inverno.

2. Pode-se plantar qualquer orquídea na terra?
R – Não, somente as orquídeas terrestres, pois, por exemplo, se você plantar uma planta epífita na terra haverá apodrecimento das raízes, o que poderá levar a mesma a morte.

3. Quando a planta está florida pode molhar suas flores?
R – Podem ser molhadas sim, mas a poucas regas, pois algumas destas flores perdem a durabilidade, principalmente Cattleyas e seus híbridos como warnerii e labiata, etc.

4. Como eu devo transplantar as plantas do vaso plástico para o vaso de barro?
R – É só você pressionar o vaso de plástico aos poucos e com delicadeza, logo perceberas que a planta sairá facilmente sem machucar as raízes, daí o plantio em outro vaso é o convencional.

5. Quantos pseudobulbos devem-se deixar na planta a ser transplantada?
R – Recomenda-se que seja um número de 5 e mínimo de 4 mais 1 broto novo.

6. Como posso obter um bom plantel de plantas e qual me recomendaria adquirir?
R – É só entrar em contato com orquidários profissionais via internet e telefone, e para quais as plantas comprar, é só pedir auxilio ao um orquidófilo experiente ou até mesmo recorrer a sites na internet, existem vários sites especializados que podem ser úteis.

bulbophyllum longissimum

7. Quando replantar a minha orquídea?
R – Quando o último bulbo estiver para ultrapassar a borda do vaso.

8. Quantas vezes por semana deve-se molhar minhas orquídeas?
R – A rega das orquídeas varia de região para região, recomenda-se molhar duas vezes por semana em regiões onde a umidade relativa é considerada mais alta e três onde é considerada mais baixa, lembrando-se sempre que é mais fácil você matar uma orquídea por excesso de água do que por falta.

9. Como retirar a muda que será transplantada e que está em um vaso de barro?
R – É só mergulhar o vaso que a está com a planta em um recipiente com água, onde o vaso fique todo recoberto pela a mesma por até uns 5 minutos, verão que puxando com cuidado a planta sai do vaso facilmente e com muito poucas raízes danificadas.

10. Onde a planta tem maior absorção dos nutrientes?
R – A maior porcentagem de absorção do adubo pela planta se dá pelo sistema radicular, ou seja, pelas suas raízes.

11. É correto fazer adubação foliar numa planta?
R – Não, mas se for usada uma dosagem homeopática, esta poderá deixar uma pequena contribuição na nutrição de uma planta.

12. Pode-se usar a adubação foliar como a maneira mais eficiente de nutrição de uma orquídea? Qual parte a orquídea apresenta as maiores respostas às adubações?
R – Não. Sem sombra de dúvidas que é pelo sistema radicular da planta – As raízes.

Bulbophyllum fletcherianum

13. Por que as plantas devem ser adubadas pelas raízes?
R – O início do metabolismo da planta é pelas raízes, onde é o começo do processo de formação da seiva.

A seiva é responsável pelo transporte das proteínas, aminoácidos, enzimas, nitratos, açucares etc., através do caule da planta, desde as raízes até as folhas e também toda as partes que as proteínas forem necessárias ao desenvolvimento das plantas.

14. Qual é a maior função de um sistema radicular bem vigoroso de uma orquídea?
R – Além da sustentação da planta, a maior função de um sistema radicular vigoroso é funcionar como uma bomba enviando mais nutrientes através da seiva para a parte superior da planta, e consequentemente tornando a planta mais vigorosa e produtiva.

Para uma planta estar com a parte superior vigorosa, as raízes deverão estar também na mesma proporção de desenvolvimento.

15. As adubações devem obedecer a um calendário?
R – Sim, as adubações em orquídeas devem obedecer a um calendário de adubação.

16. Qual a importância de se adubar uma orquídea com regularidade?
R – Como as plantas extraem os nutrientes que compõem a fórmula do adubo, e outra parte dos nutrientes que são lixiviados pelas regas constantes, então de tempos em tempos é necessário repor esses nutrientes que foram extraídos.

17. Aplicar o adubo e em seguida regar não vai lavar?
R – A aplicação do adubo: primeiro é para que tenha uma melhor absorção pelas raízes que são porosas, em seguida regar pouco (sem lavar), mas não vai lavar o adubo, pois já infiltrou nas membranas que envolvem as raízes que atuam como esponja.

Como o insumo necessário ao suprimento de uma orquídea é apenas uma pequena parcela quase ínfima, portanto, o adubo que fica armazenado nas membranas das raízes, já é suficiente para atender a demanda por nutrientes de uma planta, por um período de uns 30 dias.]

Se este procedimento dor ao inverso, ou seja, regar antes da aplicação do adubo, este poderá escorrer e, com isto, perde-se quase todo o serviço de adubação, sendo que o objetivo maior que é a nutrição das plantas não será almejado.

Oncidium varicosum

18. Como é a fisiologia de uma orquídea com referência à nutrição?
R – A maior porcentagem do suprimento de uma planta vem através do sol, do ar e da água. Apenas uma pequena parcela é que vem da nutrição, mas é daí que elas obtêm a grande diversidade de elementos importantes ao seu desenvolvimento.

Os insumos necessários para que as plantas cresçam sadias, é composta por uma porcentagem de água, uma pequena parte é a fotossíntese que as produz e por último apenas uma pequena parcela quase íntima é fornecida pelos nutrientes provenientes da adubação.

19. A adubação pode ser suspensa durante o período de florada das orquídeas?
R – De maneira alguma podem ser suspensas as adubações. Pois se forem suspensas, as plantas deverão apresentar sinais de que estão debilitadas nas próximas florações.]

20. O que são as gotas pegajosas nas flores ou folhas?
R – É uma substância açucarada proveniente da planta, mas não tem perigo. Se provocar incômodo, pode lavar com um pouco de água morna. A orquídea não é uma planta tóxica.

21. Que tipo de solo/composto as orquídeas necessitam?
R – A maioria não requer solo ou composto. Na natureza, as orquídeas são dividas em quatro tipos de acordo com as circunstâncias do meio ambiente. A maioria é classificada como epiphytes, ou plantas aéreas, que crescem em árvores.

Sophronitis acuensis

Existem também, orquídeas sobrevivem somente aderidas às rochas, estas, são nomeadas de lithophytes. As Saprophytes crescem no musgo, frequentemente, no “assoalho” da floresta. Finalmente, existem as terrestres que se escoram no solo.

22. As orquídeas devem ser protegidas por um telhado?
R – Não necessariamente. Durante a floração, proteger a orquídea das chuvas, faz-se necessário para preservar as flores por mais tempo.

Fora da época da floração, elas podem ser abrigadas ao ar livre, desde que seja um lugar sem luz direta do sol, debaixo de uma árvore, ou sob o telhado de uma casa por exemplo. Proteja-as também do vento forte e constante.

22. As orquídeas devem estar em um clima quente?
R – Como a maioria das plantas, as orquídeas preferem a temperatura amena, nem tão quente, nem tão frio. Somente algumas espécies adaptam-se melhor em climas mais quente e outras em climas mais frios.

23. Orquídeas vivem muito?
R – A maioria vive muito! De fato, algumas espécies, dando a devida atenção, são “virtualmente” imortais. Divisões e propagações de orquídeas, descobertas no século 19, continuam bem vivas e florindo ainda hoje.

24. Eu posso transportar as orquídeas?
R – Orquídeas são portáteis, porque crescem em potes e vasos. Podem ser carregadas para qualquer lugar, muitas são rotineiramente enviadas por navios para diferentes países do planeta, porém não se esqueça: uma planta bem adaptada e florindo todo ano,

NUNCA deve ser submetida a uma brusca mudança de meio ambiente. Uma Cattleya brasileira, por exemplo, não deve ser enviada para a Finlândia, pois, certamente, não vai se adaptar.

25. Quando as orquídeas florescem?
R – As mais populares florescem no inverno e na primavera. Outras espécies podem florescer em qualquer mês do ano.

26. Quantas vezes a orquídea floresce?
R – Novamente, depende da planta. Algumas, somente uma vez por ano, outras várias vezes ao ano, e uma minoria, floresce continuamente.

moinho

murta-de-cheiro

Contribuir com a natureza é sempre muito positivo e uma forma de enfeitar a cidade e ainda ajudar o meio ambiente é plantar árvores em frente a sua casa. Porém, como nem toda boa intenção funciona logo de cara é necessário ressaltar que não basta apenas escolher uma muda bonitinha e achar que o resto sairá como planejado.

Observe que caminhando pela sua cidade é possível ver diversas calçadas que são prejudicadas pelas raízes das árvores. Quando a árvore não é compatível com a urbanização da cidade acaba interferindo de forma negativa no dia a dia e trânsito de carros e pessoas.

Quando uma calçada está quebrada devido a raiz de uma árvore traz problemas de locomoção para cadeirantes, carrinhos de bebê sem contar que a rachadura pode chegar no asfalto e causar vários acidentes devido ao desnível.

A solução para ajudar o meio ambiente e não atrapalha a vida urbana da sua cidade é bem simples, escolha o tipo certo de árvore para calçada.

manacá-da-serra

Árvores e calçadas
A convivência e coexistência de árvores e calçadas é plenamente possível, em geral somente o fato de as raízes crescerem para baixo já é o suficiente para que não haja interferência no contexto da cidade.

Antes de se empolgar e escolher uma super árvore para figurar na sua calçada lembre que esse espaço é público e por isso mesmo necessita de cuidado e respeito.

Além da questão das rachaduras de calçadas e asfalto existem outros problemas que podem ser gerados devido a escolha errada da árvore para calçada.

Em alguns casos as árvores podem causar o entupimento de calhas, rachaduras em muros comprometendo a segurança dos moradores, problemas na rede de telefonia e eletricidade. Viu quantos transtornos podem ser evitados se você pensar um pouco antes de escolher a árvore para a sua calçada?

Acer Palmatum

Raízes sempre para baixo
Uma das questões mais importantes na hora de escolher a espécie de árvore que será plantada em sua calçada é considerar o sentido de crescimento de suas raízes. Como já dissemos o ideal é que elas cresçam para baixo, pois assim dificilmente acarretarão em rachaduras no concreto. Além disso, também é muito importante mensurar o tamanho que essa árvore atingirá quando se tornar adulta.

A largura da calçada, a distância entre as casas e também a existência e o posicionamento das redes telefônica e elétrica deverão ser levadas em conta.

Pense da seguinte forma se na sua região os fios da rede elétrica estão muito baixos não adianta plantar uma árvore alta como um Jacarandá, pois depois de algum tempo a árvore atingirá um tamanho que representará uma ameaça e assim precisará ser cortada

A prefeitura da cidade mesmo procura esse tipo de ameaça e a remove. Há também a questão da largura da calçada, se a calçada em questão é estreita não é possível manter uma árvore muito larga, pois depois de algum tempo ela passaria a incomodar e não permitir mais que os transeuntes passem por ela.

Em suma podemos dizer que a árvore deve enfeitar a rua e não acabar com o trânsito de pessoas nas calçadas e nem mesmo trazer ameaças.

Escolhendo a árvore
A partir do momento que você fez todas as observações da região e chegou a conclusão de como tem que a ser a árvore ideal para não atrapalhar os vizinhos e nem mesmo destruir a rua chegou o momento de escolher a sua árvore ideal. Separamos algumas opções para quem está pensando em dar uma cor a mais na sua rua.

Lagerstroemia indica

Árvores de pequeno porte
Essas árvores são as mais indicadas para o caso de a calçada da sua casa ser estreita e também de as fiações de telefone e elétrica forem baixas. Confira as espécies e quando escolher a ideal para a sua casa não esqueça de estudar o método de plantio e também de manutenção.
* Manacá (Tibouchina mutabilis)
* Pata-de-vaca (Bauhinia variegata)
* Resedá (Lagerstroemia indica)
* Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Árvores de médio porte
Nessa categoria de árvores se encaixam as árvores que podem ser usadas em calçadas um pouco mais largas e com a fiação um pouco mais altas. Vale dizer que é importante mensurar o tamanho final dessas espécies de árvore e a distância da fiação.
* Acácias em Geral (Acácia mearnsii, Acacia podalyriifolia e Demais)
* Grevilha (Grevillea Robusta)
* Escova de Garrafa (Callistemon Viminalis)
* Ipê Amarelo (Tabebuia Chrysotricha)

Jacaranda Mimosaefolia

Árvores de grande porte
Quem tem a sorte de morar em lugares com amplas calçadas e fiações bastante altas é possível considerar fazer o plantio de uma dessas espécies de árvore. Quando essas árvores crescem se tornam lindas e imponentes.
* Jacarandá (Jacaranda Mimosaefolia)
* Ipê roxo e rosa (Tabebuia Pentaphylla e Tabebuia Avellanedae)
* Pau- Formiga (Triplaris Brasiliana)
* Sibipiruna (Caesalpinia Peltophoroides)

Delonix Regia

Quais árvores evitar na cvitar na calçada?
Assim como temos excelentes dicas das árvores que são boas para plantar nas calçadas temos as dicas daquelas que você deve evitar a todo custo, pois podem danificar o concreto e causar muitos problemas para a vizinhança.
* Flamboyant (Delonix Regia)
* Fícus ou Qualquer Outro Tipo de Figueira (Ficus Benjamina, Ficus Benjamina variegata etc.)
* Paineira (Chorisia Speciosa)

Respeite para ser respeitado
Conviver é uma das coisas mais importantes que aprendemos na vida, é muito importante saber que algum ponto termina o seu espaço e começa o espaço do outro.

Dessa forma é necessário seguir o conselho que diz para respeitar para ser respeitado. Se você não deseja que seu vizinho faça alguma coisa que prejudique a integridade da sua casa também não prejudique a integridade da casa dele plantando uma árvore enorme num local desagradável.

Com bom senso é possível ajudar a natureza plantando uma árvore, embelezar a sua cidade e ainda ficar numa boa com os seus vizinhos. Procure ajuda de um jardineiro profissional caso não tenha experiência com plantio de árvores.

Fazer o cultivo correto das árvores também é uma parte importante para garantir que ninguém sairá prejudicado. Encontre a espécie ideal, plante e espere para ver o belo resultado que nascerá desse cultivo. Tudo para que a sua rua fique muito mais bonita e cheia de vida.

barquinho22