Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ervas-daninhas

As ervas daninhas normalmente são descritas como plantas indesejáveis, crescendo em terras cultiváveis e aguardam o plantio, depois de uma nova onda de germinação as ervas daninhas emergem com a lavoura.

Em algumas lavouras perenes, como por exemplo de pés de frutas, videiras, seringueiras, dedenzeiros, entre uma série de outros, as ervas daninhas costumam crescer de forma contínua, e este crescimento deverá acompanhar o clima e também as mudanças de estação.

Existe uma série de fatores que as ervas daninhas podem ser indesejadas.

Vejam algumas razões a seguir:
Primeiramente, elas competem com plantas de lavoura por luz, água e também nutrientes, reduzindo safras e a qualidade da plantação e dos frutos.

Podem servir como uma série de habitat para pragas ou mesmo doenças, onde podem atacar até mesmo de forma silenciosa a lavoura.

Ervas daninhas maiores, sendo trepadeiras ou mesmo espinhosas, poderão dificultar as entradas da lavoura, para que aconteça o controle de pragas e doenças, bem como a aplicação dos fertilizantes, colheita e também outros vários procedimentos.

Normalmente as ervas daninhas são pouco estimulantes, porém nem sempre um problema, podem porém em alguns casos desempenhar papéis importantes reduzindo assim a erosão do solo, e ainda servir de habitat para insetos que são úteis e a vida silvestre, aumentando assim a biodiversidade da região.

Ervas-Daninha

Não são somente os efeitos através das lavouras atuais que podem contar, e as ervas daninhas deverão ser sempre manejadas.

As ervas daninhas se tornam um verdadeiro problema quando atingem um tamanho exato e também um número crítico de plantas, que dependem exclusivamente da agressividade de uma determinada espécie.

É parte do trabalho de qualquer agricultor o manejo e a remoção de ervas daninhas, e o paraquat, que é um produto químico utilizado e seguro, é ótimo para se economizar, e de forma segura colocar no meio ambiente.

Com isto podemos contar com uma série de ervas daninhas, estas com suas gravidades específicas se estiverem em determinado local, veja a seguir os tipos de ervas daninhas.

ervas-daninhas-1

Tipos de ervas daninhas
As ervas daninhas devem ser classificadas de acordo com o formato de suas folhas, em seu ciclo de vida e sua preferência por climas ou estações, elas são classificadas da seguinte forma.

Sobre o formato de suas folhas, como folhas largas, ou as chamadas gramíneas, as folhas das ervas daninhas contam com vários formatos, possuem folhas estreitas e longas, se diferenciam claramente, sendo que todas as demais pertencem a um grupo de folhas largas.

As ervas daninhas de folhas largas possuem sem4entes com um par de órgãos que são armazenados os quais depois de sua germinação se transformam nas primeiras folhas, podem também ser chamadas de dicotiledôneas.

As ervas daninhas gramíneas são consideradas monocotiledôneas, existem porém algumas exceções onde uma monocotiledônea incomum poderá contar com folhas largas, como ervas daninhas de gênero Commelina, o que é bem importante nas regiões tropicais.

Existem outras classes bastante semelhantes as gramíneas, que contam com relativamente poucos membros, que são os caniços, estes são importantes pois são difíceis de serem controlados e na verdade as pragas  tiririca, junça ou “barba de bode” podem certamente ser consideradas as piores ervas daninhas do mundo.

Anuais ou perenes, são assim caracterizadas pois germinam, florescem, e ainda produzem sementes em apenas uma estação. As perenes possuem órgãos de armazenamento subterrâneos, que são chamados rizomas, oferecendo o seu crescimento por muitos anos.

Podem se reproduzir através de sementes em uma só estação. As perenes deverão contar com órgãos de armazenamento subterrâneos, geralmente se reproduzindo por muitos anos, tanto através da semente como também pelas extensões de rizomas, onde crescem as plantas filhas.

flor-do-guarujá

Já um terceiro tipo de germina em uma estação e floresce na outra, estas são as chamadas bianuais. A estação do inverno faz com que elas soltem um ramo alto e florescente.

Nas estações frias e quentes, as ervas daninhas evoluíram para crescer melhor tanto em temperaturas diferenciadas como na duração do dia específicos. Isto certamente pode definir o tipo de lavouras que podem ser encontradas e nas épocas que elas germinam, existem as anuais de inverno e as anuais de verão.

As de climas tropicais com estações secas e chuvosas, diversas espécies tentam predominar mais em uma estação do que a outra.

Os herbicidas considerados de utilização em pós emergência costumam agir entrando nos ramos e também via solo. Os herbicidas de pré emergência devem afetar as sementes em germinação apresentando algum grau de persistência no solo, para um efeito que seja redizual evitando novas ondas de germinação das pragas.

Raízes são adaptadas para absorver água, por este motivo os herbicidas solúveis ativos no solo, possuem um caminho fácil para entrarem nas plantas. Os ramos das plantas podem contar com uma espessa cutícula cerosa, que deverá auxiliar na retenção de água.

Já os herbicidas foliculares, precisam por sua vez, cruzar esta barreira para entrar na planta. As folhas deverão ter poros, que são os chamados estômatos, através dos quais o dióxido de carbono, o oxigênio e o vapor da água deverão se difundir, porém eles geralmente são pequenos demais para que permitam a penetração nas gotículas pulverizadas.

Ao ter contato com o solo, alguns herbicidas costumam se mover de forma extensiva pela erva daninha, e este movimento acontece através da transpiração ou mesmo de água, o que é absorvida pelas raízes evaporando nos estômatos das folhas, ou mesmo com os açúcares produzidos através da fotossíntese os quais normalmente são levados das folhas para os pontos de crescimento.

lguinho

orquidea-catasetum

A orquídea catasetum é diferente das outras na hora de ser plantada em vasos, pois quando plantamos uma catasetum podemos colocar a muda no centro do vaso, pois ela brota para todos os lados.

Por essa razão é importante conhecer a espécie de orquídea que você tem em casa.

Existem aproximadamente 150 espécies de Catasetum. Elas são epífitas, endêmicas das Américas, do México à Argentina e, metade das quais no Brasil.

Possui flores unissexuais e raramente hermafroditas. Possuem nas flores masculinas duas anteras na parte inferior da coluna, que quando um inseto se aproxima, são lançados, se fixando no dorso do visitante, deixando-o pronto para fecundar uma outra flor.

As folhas, geralmente caducas ( caem antes da floração) são longas, largas e plissadas. A haste floral sai da base do pseudobulbo, e pode dar dezenas de flores, algumas perfumadas.

Há 4 elementos essenciais no cultivo do Catasetum: Luz, calor, umidade, rega e ventilação.

Orientação geral cultivo
Este grupo de orquídeas possuem flores cerosas, sendo que a maioria é decídua. Os pseudobulbos das plantas tem períodos de crescimento e repouso.

A maioria floresce antes do período de dormência quando perdem as folhas.

Luz: deve ser forte especialmente no final do período de crescimento. Proteger com tela de 50%.

No início do período do ciclo de crescimento, as plantas toleram menos luz de 1.500 a 3.000 velas. Plantas crescem melhor com nível de luz de 3.000 a 6.000 velas, ou 50% a 75% do sol pleno.

Com o pseudobulbo maduro, endureça os dando-lhes mais luz.  Não tolera o frio ( temperaturas abaixo de 10ºC irá estressar a planta, perdendo suas defesas, levando à doenças que poderão levar à morte.

Catasetum spitzii

Estas orquídeas são de área tropical quente e crescem durante os meses de chuva do verão.

Rega: é um fator crítico para a produção de grandes pseudobulbos que resultam em melhores floradas.

Quando as folhas caem a planta entra em estado de dormência e deve-se suspender a rega.

Uma grande quantidade de água deve ser armazenada pela planta no curto período de crescimento. Regue pesadamente quando as novas folhas estão formando. Com a maturação dos pseudobulbos reduza gradualmente a frequência da rega.

Folhas irão amarelar e cair. Neste momento a rega deve ser completamente interrompida até que novos brotos apareçam. Regar durante o período de dormência somente se o pseudobulbo estiver severamente ressecado.

catasetum

Umidade: Deve ser de 40% a 60%. Isto pode ser providenciado com uma bandeja de britas e água, sem permitir que as raízes toquem na água. Ar deve se movimentar ao redor da planta para prevenir doenças e fungos.

A falta de umidade faz abortar os botões e o excesso, em raízes encharcadas apodrece botões e brotos, daí a importância da ventilação

Quando a planta cessa o repouso e entra em atividade, com emissão de novos brotos e raízes, é hora de regar e adubar.

Adubação: adubar e regar regularmente produz pseudobulbos fortes. Use a formulação 30-10-10 enquanto as plantas estiverem em crescimento, diminuir a frequência à medida que os pseudobulbos formem. A formulação 10-30-20 deve ser usada no outono para estimular a floração, exceto para plantas que florescem na primavera.

Aplicar com frequência soluções de concentração fraca é mais eficiente que aplicar concentrações fortes de vez em quando.

Dica: adubar na parte da manhã e evitar adubos com excesso de Nitrogênio.

Catasetum-Mary-Spencer

Replantio: devem ser programadas para coincidir com o início das nova brotações, normalmente na primavera. Novas raízes serão produzidas rapidamente nesta época e as plantas sentirão pouco impacto. Estas plantas possuem um vigoroso sistema radicular e requerem um rico substrato úmido durante a estação de crescimento.

Muito produtos deixam as plantas com as raízes nuas durante o período de descanso da planta para mantê-la seca neste período.

Substrato fino são comuns pra vasos pequenos e granulação média para vasos maiores. O esfagno tem sido usado com sucesso pela capacidade de reter água e o adubo.

Podem ser plantadas em estacas ou placas é mais fácil de cuidar no período de dormência., mas é mais difícil no período de crescimento.

noite

Catasetum_pileatum

Possui flores unissexuais e raramente hermafrodita. O gênero Catasetum, apresenta espécies epífitas, rupícolas e terrestres. Existem aproximadamente 150 espécies de Catasetum e são encontradas desde o México ao sul do Brasil, com muitas espécies encontradas na Amazônia.

No Brasil se encontra a maioria das espécies.  A planta caduca as folhas e entra em um período de dormência. É uma planta de fácil cultivo.

Este grupo de orquídeas possuem flores cerosas que tem o hábito de descartar suas políneas, massa de pólen, no polinizador.  A maioria é decídua, os pseudobulbos das plantas tem períodos de crescimento e repouso.A maioria floresce antes do período de dormência quando perdem as folhas.

Há 6 elementos essenciais no cultivo da Catasetum, são eles: Luz, temperatura, umidade, rega e adubação.

Luz: deve ser forte especialmente no final do período de crescimento. No início do período do ciclo de crescimento, as plantas toleram menos luz de 1.500 a 3.000 velas. Plantas crescem melhor com nível de luz de 3.000 a 6.000 velas, ou 50% a 75% do sol pleno. Com o pseudobulbo maduro, endureça os dando-lhes mais luz.

Temperatura: estas orquídeas são de área tropical quente e crescem durante os meses de chuva do verão. Durante este período de crescimento, a temperatura durante o dia de de 27ºC a 38ºC e a noite de 16ºC a 18ºC  são benéficas.  Quando atingir a maturidade a temperatura pode ser reduzida para 13ºC à noite e 21ºC a 29ºC durante o dia.

Flores hermafroditas de Ctsm. macrocarpum

Rega: é um fator crítico para a produção de grandes pseudobulbos que resultam em melhores floradas. Uma grande quantidade de água deve ser armazenada pela planta no curto período de crescimento. Regue pesadamente quando as novas folhas estão formando.

Com a maturação dos pseudobulbos reduza gradualmente a frequência da rega. Folhas irão amarelar e cair. Neste momento a rega deve ser completamente interrompida até que novos brotos apareçam. Regar durante o período de dormência somente se o pseudobulbo estiver severamente ressecado.

Umidade: Deve ser de 40% a 60%. Isto pode ser providenciado com uma bandeja de britas e água, sem permitir que as raízes toquem na água. Ar deve se movimentar ao redor da planta para prevenir doenças e fungos.

Adubação: adubar e regar regularmente produz pseudobulbos fortes. Use a formulação 30-10-10 enquanto as plantas estiverem em crescimento, diminuir a frequência à medida que os pseudobulbos formem.

catasetum denticulatum

A formulação NPK 10-30-20 deve ser usada no outono para estimular a floração, exceto para  plantas que florescem na primavera. Aplicar com frequência soluções de concentração fraca é mais eficiente que aplicar concentrações fortes de vez em quando.

Replantio: devem ser programadas para coincidir com o início das nova brotações, normalmente na primavera. Novas raízes serão produzidas rapidamente nesta época e as plantas sentirão pouco impacto. Estas plantas possuem uma vigoro sistema radicular e requerem um rico substrato úmido durante a estação de crescimento.

catasetum macrocarpum

Muito produtos deixam as plantas com as raízes nuas durante o período de descanso da planta para mantê-la seca neste período. Substrato fino são comuns pra vasos pequenos e granulação média para vasos maiores. O esfagno tem sido usado com sucesso pela capacidade de reter água e o adubo.

Podem ser plantadas em estacas ou placas é mais fácil de cuidar no período de dormência., mas é mais difícil no período de crescimento.

janela-café

ferramentas-jardim

Não precisamos ser especialistas em algum ramo para saber dominar algumas práticas. Sabemos sempre um pouco de atividades básicas que fazem parte do nosso dia a dia e que precisamos dominar para fazer as tarefas domésticas com mais agilidade.

Para que tais atividades sejam feitas também, é preciso na maioria das veze alguma máquina ou algumas ferramentas e como elas são praticamente indispensáveis, vamos conhecer algumas aqui nessa nossa conversa.

A prática da jardinagem apesar de ser relaxante e deliciosa, requer alguns cuidados e conhecimentos. Sim, porque não é apenas saber regar e podar uma planta que você poderá se sentir expert no assunto. Você precisa conhecer as plantas, conhecer os tipos de adubo e principalmente conhecer as ferramentas que precisará usar para o trabalho.

Algumas pessoas acham muito mais prático contratar um profissional de jardinagem para que este faça todo o serviço e deixe tudo resolvido e limpo, porém até nesses casos, é importante ter algum conhecimento para que você não seja enganado e saiba o que o profissional que contratou está fazendo com suas plantas.

Então sabendo dessa possibilidade, vamos conhecer algumas ferramentas indispensáveis na jardinagem.

pá-de-jardinagem

Com certeza você não conseguirá fazer nada em jardinagem sem uma boa pá. Elas são utilizadas para transplantar e semear praticamente tudo. Quanto ao seu formato, elas podem ser estreitas ou largas.

Assim como todos os produtos de manejo, alguns precisam ser mais resistentes, pois são utilizados em trabalhos mais pesados, então nesse caso as pás devem ser em aço e para os trabalhos mais leves, que não exigem tanto esforço, elas podem ser alumínio.

Os cabos também podem variar de acordo com a resistência exigida da peça. Os mais pesados são feitos em madeira e os mais leves em plástico. Para manusear, você precisa saber conhecer o terreno e as plantas.

Por exemplo, as pás mais estreitas são com certeza as mais corretas quando você precisar mexer na terra em áreas mais apertada do seu jardim ou fazer qualquer manuseio que possa danificar a planta.

plantador

Plantador
Tecnicamente eles são chamados de “plantador cônico de bulbos”. Essas ferramentas servem para cavar buracos na medida exata para plantar. Elas formam buracos exatamente do tamanho da sua planta, o que agiliza muito mais o seu trabalho.

pá-forquilha

Forquilha
A função da forquilha foi muito adaptada devido a praticidade de movimentação. Para a jardinagem ela é útil para retirar as raízes que cresceram mais que o habitual ou então para colher vegetais e até mesmo pequenas frutas que tenham raízes.

Acontece que devido o seu formato, muitos utilizam a forquilha como uma espécie de vassoura para tirar as folhagens de campos com areia ou até mesmo para fazer leves escavações.

Essa ferramenta pode ser de aço inoxidável, alumínio ou plástico, porém as de aço são mais resistentes para a sua real função. Você também encontra a forquilha em tamanho grande, geralmente o mesmo que uma vassoura e a forquilha de mão que é bem menor.

mangueira

Mangueira
Outro utensílio indispensável em um jardim, principalmente se for em um terreno extenso. Ela ajuda a regar de forma equilibrada suas plantas e tem um alcance muito maior do que os regadores, que apesar de importantes, são mais indicados para plantações menores.

O uso de uma mangueira para jardinagem pode ser da forma mais arcaica, manual ou de rega mais direcionada. Você pode utilizar mangueiras perfuradas e adaptá-las ao chão pois elas servirão para hidratar as suas plantas de uma forma mais suave e mais uniforme já que adaptadas à terra do seu jardim, a água chegará mais rapidamente e diretamente nas raízes das plantas que mais precisam do líquido.

carrinho-de-mão

Carrinho de Mão
Podemos dizer que esse é um item opcional porém é importante. Ele é usado para transportar todas as ferramentas e materiais de jardinagem o que faz a atividade muito mais prática e rápida.

luvas

Luvas
Essa é outra ferramenta que muitos donos de pequenos jardins não se preocupam em ter, porém é importante por diversos fatores. Você com certeza não praticará a jardinagem sem utilizar as mãos e sem tocar a terra e isso pode transmitir algum tipo de problema para suas unhas ou para sua pele. Existem aqueles que não gostam de forma alguma de utilizar luvas, então somente fazendo o teste saberá optar por utilizar ou não.

regador

Regador
Como já citamos mais acima, eles servem para regar as suas plantas e geralmente são utilizados em jardins menores e em plantas mais delicadas que podem danificar-se com o jato da mangueira. Eles podem ser de vários materiais, sendo os mais comuns em plástico, latão e cobre.

pulverizador/borrifador

Pulverizador
O pulverizador é uma espécie de regador menor e mais delicado. Ele é utilizado para borrifar as folhas das plantas ou alguma zona mais especial, principalmente quando se precisa aplicar algum produto. Como a ação dessa ferramenta é uma espécie de spray, a ação do produto é mais direta.

Onde comprar ferramentas de jardinagem
Você encontrará ferramentas de jardinagem em qualquer loja de plantas. Claro que algumas como o regador, mangueira, borrifador, pá e até mesmo a forquilha, você consegue encontrar em grandes supermercados. Os preços variam bastante de um para o outro.

Você pode não precisar de todas essas ferramentas citadas acima devido a necessidade e tamanho do seu jardim, porém é importante  e até mesmo indispensável ter algumas para que sua planta tenha uma vida saudável e permaneça sempre bonita e bem cuidada.

Como Guardar
Procure manter suas ferramentas sempre limpas e ordenadas para que não enferruje, entortem ou quebrem de verdade. Se tiver um espaço em casa como uma garagem ou uma dispensa, você pode utilizar ganchos e armários para conservar todas as suas peças.

c22