Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Banksia cocinnea

A Banksia pertence à família das Proteas, com mais de 179 espécies diferentes. Ela é tão antiga, que cientistas determinaram sua existência há mais de 300 milhões de anos.

São arbustos sempre verdes, com aparência primitiva e folhagem atraente, originários da Austrália e Nova Guiné.

Suas flores em formato de cone são grandes e se apresentam em vários tons de vermelho e amarelo.

Elas são ricas em néctar e atraem papagaios e cacatuas que se alimentam das sementes, além de beija-flores e outros pássaros.

Sua distribuição na natureza é ao longo da costa sudoeste da Austrália Ocidental, crescendo em areia branca ou cinza em matagais, charnecas ou florestas abertas. Alcançando até 8 m de altura, é uma planta de haste única que tem folhas oblongas, que têm 3–9 cm de comprimento e 2–7 cm de largura.

Os proeminentes pontos vermelhos e brancos da flor aparecem principalmente na primavera. À medida que envelhecem, desenvolvem pequenos folículos que armazenam as sementes até serem abertos pelo fogo. Embora ocorra amplamente, é altamente sensível à morte e grandes populações de plantas sucumbiram à doença.

banksia-candles

É considerada uma das espécies mais atraentes de Banksia e a Banksia coccínea, pois  é uma planta de jardim popular e uma das mais importantes espécies de Banksia para a indústria de flores de corte.

É cultivada comercialmente em vários países, incluindo Austrália, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Israel. No cultivo, Banksia cocinnea cresce bem em um local ensolarado em solo bem drenado, mas não pode sobreviver em áreas com verões úmidos ou úmidos.

O processo de floração leva de 9 a 12 meses; As hastes começam a se desenvolver microscopicamente na primavera, sem evidências visíveis de desenvolvimento de espículas de flores por cerca de cinco meses antes que os brotos realmente apareçam.

Os picos de flores florescem de maio a dezembro ou janeiro, chegando entre julho e outubro. As inflorescências distintas surgem das extremidades de raminhos de um ano de idade.

Aproximadamente são cilíndricos e têm de 3 a 6 cm de altura e 8 a 10 cm de largura. Um estudo de campo nas planícies de areia do sul revelou uma contagem média de cerca de 286 flores individuais em cada pico.

A flor branca é coberta de pêlo cinza ou marrom claro, e há pouca variação na cor. O estilo geralmente é escarlate, mas pode ser vermelho escuro, laranja ou rosa.

As flores de todas as Banksias surgem em um padrão espiral ao redor do eixo da espiga da flor; no entanto, ma Banksia cocinnea elas se desenvolvem em colunas verticais distintas, que são fortemente acentuadas por grandes lacunas entre elas.

Emparelhados em colunas, os estilos vermelhos contrastam com o perianto cinza-branco fazendo um pico de flor impressionante.

banksia

Como cultivar
As Banksias gostam de solos pobres em nutrientes, ácidos, bem drenados e arenosos e precisam de sol direto. As épocas de floração variam entre as espécies, mas muitas florescem no outono e no inverno. A época de plantação ideal é o outono.

No jardim
Escolha um local com solo bem drenado no seu jardim. Se o solo for argiloso ou mal drenado, adicione gesso agrícola. A cova de plantação deve ter o dobro da largura e a mesma altura que o torrão da planta.

Antes de transplantar a sua Banksia, desfaça ligeiramente as raízes. Depois preencha a cova com o resto do solo, criando um anel de terra mais elevado à volta da planta. Isto vai fazer com que a água seja direcionada para onde é mais precisa. Acrescente mulch orgânico, como casca de pinheiro, à base.

banksia

Regue uma ou duas vezes por semana até a planta estar estabelecida. Depois disso, regue quando for necessário. Fertilize-a na primavera e no outono com um fertilizante com pouco fósforo e de libertação controlada.

Em vaso
É verdade: se não tem jardim, pode cultivar algumas espécies de Banksias em vaso. Escolha Banksia mais compactas, como a ‘Birthday Candles’.

O vaso deve estar num local com sol direto e o substrato deve ser ácido, bem drenado e pobre em nutrientes. Depois de transplantá-la para o vaso, regue bem e acrescente mulch orgânico à base. Na primavera e no outono deve fertilizar a planta um fertilizante com pouco fósforo e de libertação controlada.

banksia

Dicas
* Se quiser que a sua Banksia não cresça muito, pode podá-la regularmente.
* Todos os anos, corte as flores secas da planta.
* Evite regar demais – não aguentam excesso de água.
* As Banksias não gostam de ambientes muito úmidos.

flores abóbora