Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipa

A tulipa é uma espécie vegetal pertencente a família botânica de plantas chamada Liliaceae, e se destaca por apresentar uma grande variedade de espécies diferentes e de cores. Contém cerca de 100 espécies. Por isso é possível ver tulipas com folhas que apresentam vários formatos, e observar várias cores nessas plantas.

No Brasil, o clima encontrado não é o indicado para o cultivo da tulipa, no entanto sendo tomados os cuidados necessários você poderá cultivar a sua tulipa sem maiores problemas.

As tulipas são flores que se destacam pela grande variedade de espécies e cores. Elas são plantas que apresentam bulbos (espécies de caules subterrâneos). Se tratados de maneira adequada e correta, o bulbo pode viver por muitos anos.

Embora sejam plantas de extrema beleza e sejam também bastante populares, são difíceis de cultivar e só se desenvolver plenamente em determinados tipos de clima e solo. Por isso é difícil encontrar plantações de tulipa, sendo que seus bulbos ou vasos com esta planta podem chegar a valores altíssimos.

tulipas-4

Do centro da folhagem da tulipa se ergue uma haste que culmina em uma flor única, que apresenta apenas seis pétalas. As cores e formatos que a flor pode assumir variam, sendo que alguns cultivadores criam variedades híbridas de grande beleza, que apresentam flores com coloração mista ou matizada.

O bulbo desta planta apresenta alcaloides e cristais de oxalato de cálcio, substâncias que quando manipuladas liberam um pó capaz de provocar rinites, conjuntivites e inclusive ocasionar crises de asma.

Por isso esta planta não deve ser plantada por pessoas que possuam animais domésticos ou crianças que possam se sentir atraídas a manipular as tulipas, para evitar acidentes. Caso a planta seja cultivada mesmo assim, deve ser protegida por uma cerca ou outra estrutura que evite que crianças e animais cheguem perto dela.

Essa planta é originária da Turquia (é considerada a flor nacional deste país), sendo introduzida na Europa em 1560. Desde então tem sido bastante cultivada em alguns países europeus como a Holanda.

tulipa-66

Dicas para o cultivo de Tulipas
Devido ao fato das tulipas serem plantas muito apreciadas pelas pessoas por sua grande beleza, e serem facilmente encontradas (até em supermercados elas são vendidas), segue abaixo algumas dicas para o cultivo das tulipas para que as suas flores consigam viver por um tempo maior e demonstrando grande beleza e exuberância:

As tulipas não se adaptam bem ao clima do Brasil, embora seja possível cultivar e manter plantações desta flor. No entanto para que isto aconteça é preciso simular no local de plantio as condições climáticas ideais para a tulipa.

* Para cultivar tulipas bonitas, o processo inicial começa pela escolha do bulbo. Um bulbo saudável gera tulipas bonitas. O bulbo deve ser grande (tamanho), não devem apresentar rachaduras e nem sinais de que estejam podres;

* A Tulipa se diferencia das demais espécies de flores por possuir uma floração única;

* Quando a floração da tulipa acabar e a planta se encontrar com as flores e folhas murchas, você deve fazer a retirada do bulbo (espécie de caule subterrâneo) debaixo da terra;

* Depois que retirar o bulbo debaixo da terra, é necessário que este seja limpo (pode ser utilizada uma escova ou um pano), e fique guardado em um lugar arejado e fresco por um período de 3 meses;

tulipas-1
* Depois que esse período de 3 meses passar, o bulbo deve ser plantado em um vaso, e este deve ser colocado em uma geladeira durante um período de 06 (seis) meses. Devem ser tomados os cuidados de rega e de observação da planta;

* Após o período de 06 (seis) meses, o vãos deve ser colocado fora da geladeira e deixado preferencialmente em um local arejado e fresco. Se o processo tiver sido seguido de forma correta, como o descrito anteriormente, a sua tulipa irá florescer num período que varia de 1 a 2 meses;

* Procure manter a terra onde sua tulipa é cultivada sempre úmida, no entanto não deve ser encharcada, pois água em excesso atrai doenças (bactérias e fungos);

* Tente cultivar a sua tulipa dentro de casa, e preferencialmente em um lugar bem arejado. Exemplo: próximo de uma janela que seja ensolarada;

* Como são plantas que apresentam apenas uma floração (depois disso é preciso retirar o bulbo da terra e replantar), muitas optam por não criar tulipas devido ao cuidado constante que requerem;

* O primeiro passo para cultivar a tulipa é comprar um bulbo. Caso opte por comprar um vaso de tulipas, deve escolher o vaso cujas plantas estão com o botão fechado.

* O vaso deve ser mantido em local luminoso mas fresco, pois a planta não suporta vento forte e excesso de sol. Se o local for muito quente, é possível cobrir o substrato com pedras de gelo para aliviar o valor.
tulipas-55
* Quando as flores murcharem, basta retirar os bulbos do vaso e limpá-los de forma cuidadosa, e armazená-los em local fresco e limpo por um período de 3 meses. É de extrema importância não deixar que se molhem.

* Depois deste período os bulbos podem ser replantados em outro vaso, que deve estar preparado com terra vegetal úmida. O vaso deve ser envolvido com plástico e levado à geladeira por meio ano.

* Depois deste período o vaso deve voltar para a geladeira, e permanecer por 6 meses. Ao término deste período o vaso finalmente poderá ser colocado em um lugar iluminado, e as tulipas devem florescer por um período que varia entre 30 a 50 dias.

* Como o processo inteiro é demorado e muito trabalhoso para render apenas alguns dias de flores, muitas pessoas optam por não cultivar a tulipa.

No entanto ela é uma planta muito bonita e que pode ser utilizada para fins ornamentais, e pode ser bem compensador ter uma flor destas decorando o centro de um jardim ou um canto especial na sala.

tulipa_89

Cuidados a serem tomados com as Tulipas
Segue abaixo uma serie de cuidados que precisam ser tomados para a realização de um cultivo adequado de tulipas.

Pois como estas plantas são típicas de clima frio, muitas vezes pensamos que a tulipa morreu, mas caso tomemos os cuidados devidos ela conseguira viver e florir por vários anos:
* Caso pretenda adquirir tulipas para o cultivo, escolha aquelas que as flores ainda se encontram fechadas (ainda é um botão). Adquirindo tulipas neste estagio, você terá plantas com maior tempo de vida útil para cultivar;

* A tulipa é uma espécie vegetal que aprecia ser cultivada em ambientes bem arejados e frescos, no entanto não devem existir correntes de vento no local;

* Procure não deixar a sua tulipa exposta sob o sol;

* Em caso de clima extremamente seco e temperatura elevada, podem ser colocadas pedras de gelo no vaso em que está sendo cultivada a tulipa. Essa atitude ajuda a reduzir a temperatura;

* Pode suas tulipas. Corte a rama que se encontra inutilizada, faça a retiradas das folhas e das pétalas que se encontram secas.

borboleta-1

sinos-dourados

A forsythia (ou sinos-dourados) é um arbusto lenhoso, decíduo e muito florífero. Ele é um híbrido proveniente da Europa, resultado de várias misturas de plantas chinesas.

Tem o crescimento rápido e suas flores aparecem na primavera, geralmente em grupos de duas a seis flores que enchem os ramos em todo o seu comprimento.

Seu porte é pequeno, alcançado de 1 a 3 m de altura e até 5 m de largura. A ramagem é ereta a arqueada, com múltiplos caules delgados. As folhas são opostas, elípticas a lanceoladas, simples ou trifoliadas e com bordos serrilhados.

As flores surgem no início da primavera, geralmente em grupos em grupos de duas a seis, enchendo os ramos em todo seu comprimento (antes mesmo do aparecimento das folhas).

sino-dourado

Elas apresentam corola com quatro pétalas de cor amarelo ouro, afuniladas na base. O fruto é uma cápsula seca e marrom, contendo numerosas sementes aladas.

A cor das flores se diverge entre o amarelo-claro e o dourado, afuniladas na base e formando pequenos sinos. Além disso, criam uma espécie de fruto seco de cor marrom, que contém numerosas sementes.

Os sinos-dourados podem ser cultivados em ambientes internos, próximos a janelas, porém, não darão muitas flores. O ideal é plantá-los em um solo fértil (enriquecido com matéria orgânica), bem drenável, em um local à meia sombra e sendo irrigado periodicamente.

Isso porque preferem o clima frio do inverno, já que são plantas próprias para climas temperados e subtropicais, o que fez com que se adaptassem tão bem ao Brasil.

Este arbusto vigoroso, de crescimento rápido a moderado, torna-se um grande destaque no jardim, por ocasião de seu florescimento exuberante. O conjunto de flores e ramos dá a planta um aspecto de massa dourada.

Além disso, sua folhagem adquire belas tonalidades amarelas e avermelhadas no outono. O sino-dourado é uma planta que muda a cada estação do ano, e nela podemos observar o ciclo da vida sempre em renovação.

Pode ser utilizada isolada, como destaque em pequenos jardins ou pátios, mas seu efeito tem maior impacto em maciços e renques livres, ao longo de extensos jardins.

Há muitas cultivares para diversas aplicações, entre estas podemos destacar: ‘Arnold Dwarf’, variedade anã, ‘Spectabilis’, rústica e florífera, ‘Fiesta’, de folhas variegadas de creme e ‘Spring Glory’, adaptada a climas mais quentes.

sinos dourados

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, num solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com uma irrigação periódica. A planta própria para clima temperado e subtropical, aprecia o frio do inverno.

Podas devem ser realizadas após o florescimento. O formato natural da planta é bonito, mas é possível lhe imprimir outra forma ou estimular o seu adensamento.

As plantas velhas se beneficiam com podas de rejuvenescimento também. Por tolerar a meia-sombra, os sinos-dourados podem ser plantados em interiores, próximo a janelas, mas sua floração não será tão abundante quanto a das plantas que estarão ao ar livre.

Sua multiplicação pode ser através de estaquia de ramos lenhosos, alporquia e mergulhia, realizadas na primavera e verão.

folhas no lago