Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Árvores-frutíferas

As plantas frutíferas são uma excelente opção para decoração de áreas externas e até mesmo dentro das residências, criando um ambiente mais fresco e eliminando parcialmente a concentração de compostos nocivos como o monóxido de carbono que é absorvido durante o processo de fotossíntese..

Os frutos produzidos podem ser usados em uma série de atividades, seja para a alimentação familiar ou sua comercialização, escolher a melhor espécie entre as plantas frutíferas é vital para garantir a total eficiência na produção e evitar que as plantas sofram com as variações do clima.

Como adquirir Plantas Frutíferas
O melhor modo de se adquirir plantas que foram cultivando métodos que não causam impactos negativos ao ecossistema da região é através de fornecedores especializados que contam com uma grande variedade de opções tanto para o cultivo doméstico quanto comercial.

A quantidade de tempo necessária para transportar as mudas até a localização do cliente pode variar conforme uma série de fatores, o que torna recomendado contar com uma empresa localizada em uma região próxima do cliente para evitar problemas e longas esperas.

Além de estarem disponíveis em uma grande variedade, as plantas podem ser adquiridas com um excelente custo-benefício, além de uma produção renovável em grande parte dos casos, onde com a aquisição de apenas uma muda é possível cultivar uma quantidade massiva de plantas no longo-prazo.

Como plantar frutíferas em vasos
*
Para cada árvore de frutos você precisará de um vaso que contenha 20 litros de terra, pelo menos e, é importante que haja espaço para as raízes se expandirem (vasos bojudos são bem adequados). Prepare a terra para estes vasos com uma mistura de 50% de terra orgânica, preta, pesada, e 50% de areia média de construção (areia de rio lavada).

No fundo do vaso, até uns 15cm da altura, faça a cama de drenagem com pedriscos, cacos de telha ou tijolo (não se esqueça de que o vaso deverá ter alguns furos no fundo, para escoamento da água).

* Escolha de vasos em áreas grandes – A planta necessita de uma área considerável para desenvolver suas raízes, e contar com vasos extremamente pequenos pode causar sérios problemas e até mesmo impedir que as plantas deem frutos na quantidade adequada.

arvores-frutiferas

* Combine as cores dos vasos com os frutos – Uma excelente opção para pessoas que adquirem plantas com o principal objetivo de decorar uma área, a escolha de um vaso com cores e desenhos que ressaltam as qualidades das plantas é uma excelente opção.

* Insira compostos orgânicos da terra – Os compostos orgânicos são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas, de modo que escolher um tipo que melhor se encaixe com a espécie de planta que será colocada no vaso pode dar resultados excelentes mesmo em áreas onde há uma menor incidência de sol.

* Atente-se para as características das plantas – Cada planta possui necessidades diferentes, o que torna necessário alterar os horários de rega bem como o posicionamento do vaso para que ela possa usufruir ao máximo dos cuidados do proprietário.

* Evite colocar vasos em áreas de grande fluxo – Um fluxo intenso de pessoas pode causar acidentes e outros transtornos, isto torna recomendado que o proprietário das plantas coloque os vasos em áreas onde há um menor risco de ocorrer acidentes ou outros tipos de problemas.

* Regue as plantas diariamente – Por contar com uma menor quantidade de terra para absorção de água bem como a alocação das plantas em áreas fechadas, é necessário que elas recebam quantidades abundantes de água todos os dias, isto acelera seu crescimento e evita problemas e garante a sua saúde.

frutíferas

* Verifique a integridade do vaso – Em muitos casos os vasos podem sofrer danos sem que o proprietário esteja ciente, o que pode levar a graves acidentes e até mesmo a perda da planta devido a rompimentos do vasos, o que torna necessário que o proprietário da planta cheque em intervalos regulares o estado do vaso.

* Evite colocar vasos em quartos e áreas de repouso – Durante a noite, as plantas liberam parte do monóxido de carbono que foi absorvido durante o dia, isto pode comprometer a respiração das pessoas que estão no local, especialmente em casos onde há uma grande ocupação de uma determinada área.

* Insira hastes de madeira em plantas com caules longos – As hastes de madeira servem um importante propósito: Não deixar que o caule das plantas entorte e se quebre, de modo que colocar uma haste dentro do vaso para acompanhar o crescimento da planta é um requisito para o seu bom crescimento.

* Não use agrotóxicos – O uso de produtos químicos podem causar sérios problemas à saúde das pessoas que aplicam os compostos e quem irá consumir estes alimentos, o que torna o uso de outras alternativas para o controle de pestes e insetos uma opção melhor para qualquer espécie de planta frutífera.

* Adubação – Você deverá fornecer à terra de cada vaso os nutrientes necessários – nitrogênio, fósforo, potássio deverão ser incorporados à terra algumas semanas antes de você instalar a muda frutífera – e os micronutrientes que cada planta requer e que você identifica pela coloração das folhas.

Um “plus” de fertilização deverá ser feito antes da época de frutificação, quando as flores começam a abrir, e você poderá usar composto orgânico bem curtido, torta de mamona e cinzas, ou líquido fertilizante que se faz com restos orgânicos batidos com água.

limão siciliano

* Irrigação – Dependendo do clima da sua região, uma frutífera em vaso precisará de até 3 regas por semana. Você pode fazer as regas em dias fixos reduzindo a quantidade em períodos de chuva e aumentando em época de muita seca.

Também pode fazer a rega com o líquido fertilizante de que falei acima e para o qual existem diversas fórmulas.

Mas, é importante que você escolha suas frutíferas de vaso de acordo com o clima da sua região.

folhas_1