Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Azaleia

Um toque de cor é sempre muito bem vindo em nossos lares e escritórios. Uma dica é apostar nas mudas de plantas. Porém, é importante saber que para cultivar as suas mudas é necessário mais do que simplesmente colocar terra num vasinho de cerâmica.

Provavelmente, você já teve decepções percebendo que alguns vasos acabaram rachando com o passar do tempo. Rachaduras representam apenas uma parte dos problemas que podem surgir da falta de conhecimentos de como plantar as mudas.

Pensando nisso deixo algumas dicas especiais para que as suas mudas fiquem mais bonitas e durem por muito mais tempo. Deixe a cor entrar na sua vida por meio de lindas plantas.

Sem estresse
O principal problema que os jardineiros de primeira viagem enfrentam é a rachadura dos vasos de cerâmica que comportam as plantas.

Quando as raízes começam a brotar para fora da terra e os vasos passam a ficar rachados é sinal de que a planta não tem espaço suficiente para se desenvolver. Saiba que como você as plantas também necessitam de espaço e quando se sentem sufocadas pela falta dele acabam apresentando diversos problemas.

Uma forma simples de saber se esse problema de sufoco está acabando com a vida das suas plantas é observar a superfície do solo, ou seja, a terra do vasinho.

Quando essa terra está coberta de raízes e ramos é o sinal de alerta para que se façam novas mudas. Isso é absolutamente necessário para evitar que a planta matriz fique sufocada e não tenha como se desenvolver. Pegue novos vasos e aproveite para multiplicar o colorido pela casa ou pelo escritório.

samambaia amazonas

Sem data marcada
Uma das coisas que costuma confundir um pouco esses jardineiros de primeira viagem é o fato de que as mudas não têm um dia e uma hora marcada para serem replantadas em outros vasos.

Então saiba que não existe um período específico para que se faça o transporte de mudas. Um conselho muito importante é que antes de começar a poda em si você verifique se os seus instrumentos de corte como tesouras de poda, estiletes entre outros estão limpos.

Quando utilizamos instrumentos não limpos estamos expondo as plantas a possibilidade de contaminação de fungos.

O sucesso no plantio
Cuidar bem das mudas logo depois do plantio é o que definirá se elas irão crescer e se desenvolver com saúde.

O êxito no plantio pode ser garantido já através das primeiras regas. A dica é ferver a água e deixá-la esfriando antes de utilizá-la na planta, pois essa água que vem a sua torneira da companhia de abastecimento contém cloro.

Quando fervemos a água o cloro evapora e assim as suas mudas não passam por nenhum tipo de ação de substâncias químicas. Após fazer o corte das mudas você deve colocá-las em seus novos vasos.

O passo seguinte é o melhor de todos, pois consiste em observar as flores surgirem e enfeitarem mais a sua vida.

mudas

Mudas de Azaleia
Proteção em pequenas estufas para fazer o plantio das mudas de azaleia é necessário que você siga os passos a seguir.

Passo 1
Para começar o seu plantio de mudas é necessário cortar alguns ramos da azaleia matriz. Faça isso usando um estilete ou tesoura de poda, verifique se os instrumentos estão bem limpos.

Em relação ao ramo escolhido é necessário que não seja nem muito pequenino e nem muito forte, prefira os galhos médios. Se houver algum botão nesse galho você deverá removê-lo com uma tesoura.

Passo 2
Observe também as folhas, elas devem ser retiradas da parte de baixo do seu ramo, pois não deverão ser enterradas. Porém, não remova todas as folhas do galho, deixe pelo menos três ou quatro camadas de folhas na parte que ficará para fora da terra.

Passo 3
O substrato que receberá a sua muda de azaleia deve ser feito de uma mistura de uma parte de areia e três partes de terra. Esse substrato pode ser colocado tanto em vasos pequenos como em saquinho plásticos que sejam adequados para o recebimento de mudas.

Depois de colocar o substrato no local faça um buraco bem no meio da terra e coloque lá a muda que você acabou de retirar da azaleia matriz.

Passo 4
Para garantir o bom desenvolvimento das suas mudas de azaleia é necessário criar uma estufa improvisada para protegê-la. Essa estufa pode ser feita com a parte de cima de garrafas PET.

Encaixe essa parte superior em cima da muda e enterre de leve na terra. Isso é necessário para acelerar o desenvolvimento das raízes da sua muda de forma que funcione como um tipo de estufa.

Porém, é importante permitir que haja a troca de ar nessa estufa improvisada, isso significa levantar a garrafa a cada dois dias.

As regas devem ser feitas em menor quantidade, cerca de duas a três vezes por semana. Jogue a água no substrato e nunca nas folhas. Em cerca de 90 dias as suas mudas de azaleia estarão fortes e crescidas.

samambaia-americana

Mudas de Samambaias
Se você prefere samambaias siga os passos abaixo.

Passo 1
Para saber que está no momento certo de retirar as mudas de samambaias é necessário olhar com atenção a base dessa planta. Quando a planta fica cheia de raízes e não tem uma grande quantidade de terra aparente significa que chegou o momento de fazer o corte dos galhos para as mudas.

Porém, cortar os galhos da samambaia requer mais trabalho do que quando estamos tratando de azaléias. Por isso você deverá retirar a touceira do vaso ou xaxim e com atenção e cuidado planejar o corte das mudas. Saiba que cada parte que você extrair deve ter pelo menos três brotos ou galhos.

Passo 2
Use um instrumento de corte afiado para cortar as suas mudas, cuidado para não se cortar. Fique atento também para preservar a touceira principal. Logo depois de terminar de cortar os galhos recoloque a touceira no seu vaso ou no seu xaxim.

Passo 3
Essas mudas deverão ser colocadas em cachepôs de fibras de coco ou então em vasos de barro.

Uma dica essencial é que esse recipiente deve estar sempre úmido para que as plantas possam se sentir como nos seus ambientes de origem que são florestas tropicais. Também é possível misturar algumas cascas de árvores e pedriscos para melhorar o desenvolvimento da planta.

Passo 4
As mudas deverão ser colocadas a meia sombra e de preferência sem contato com o vento ou com o frio. Mais ou menos em 90 dias as suas mudas de samambaia estarão fortes e dando origem a novos brotos. Evite usar adubo durante os primeiros dois meses de cultivo.

floresta magica

Selenicereus

Cacto epífito de ramos achatados e profundamente lobados, sem espinhos com altura que pode ir até 1,0 m.

O formato de seus ramos deu origem ao seu nome popular de cacto zig-zag. As flores são grandes, cerca de 15 cm de comprimento, surgem do meio ao final do verão.

Tem pétalas na cor branca a creme, sendo que as mais externas tomam uma coloração mais avermelhada.

Floresce em geral no início do entardecer até a noite, fenecendo ao amanhecer. São polinizadas por insetos noturnos, atraídos pela coloração clara do centro da flor e pelo intenso perfume que exala.

Pode ser cultivada em todo o país, principalmente em regiões quentes e de poucas chuvas.

Cacto Selenicereus

Cultivo
Local de cultivo com sol pleno, mas também cresce bem à meia sombra junto a troncos de árvores.

Como é um cacto que tem a característica de subir pelo tronco das árvores, por vezes perdendo contato com o solo, suas raízes captam a matéria orgânica decomposta sobre cascas e ramos.

Para reproduzir este tipo de substrato poderemos utilizar uma mistura feita de húmus de minhoca, areia e pó de coco em partes iguais.

Antes, proceder à lavagem deste pó, pois a casca de coco contém substâncias fenólicas que podem atacar as raízes das plantas.

Deixe de molho em água, trocando todos os dias, por 10 dias, pelo menos, antes de usar.

Se necessitar periodicamente deste material, processe maior quantidade e deixe depois secar ao sol sobre uma lona, acondicionando o pó já seco em saco plástico, ficará pronto para uso.

Cacto Selenicereus

Para plantar, usar vaso de tamanho médio ou plantar no solo. Para preparar o vaso, colocar no fundo brita ou geomanta, por cima areia úmida.

Colocar a mistura citada acima, plantar o cacto e não apertar muito.

Se plantado no solo, fazer a cova, colocar a mistura já citada e plantar, conduzindo os ramos para um tutor, que poderá ser sarrafos em treliça, muros, cercas ou troncos de árvores.

Após o plantio regar bem. Somente espaçar as regas ao notar o início de seu desenvolvimento.

flores-abrindo-gig11