Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petunia mexicana (Small)

A petúnia-mexicana é fácil de cultivar sob as mais variadas condições. Essas plantas produzirão flores em praticamente todos os tipos de solo, e são resistentes a condições secas e molhadas também.

Petúnias mexicanas são arbustos perenes e podem crescer até 1,5 m de altura. Há algumas espécies anãs, que crescerão apenas em torno de 30 cm. Com pouco cuidado e supervisão, estas plantas produzem flores tubulares, muito bonitas.

As flores são geralmente azuladas ou arroxeadas, e parecidas com as petúnias comuns. Porém, as duas plantas não estão relacionadas.

petunia mexivana_1

Em climas frios, as petúnias mexicanas podem ser cultivadas como plantas anuais, que devem ser replantadas todos os anos. Essas plantas são muito atrativas a borboletas, o que as torna escolhas bastante populares para os jardins.

Essas flores também são conhecidas como petúnias-do-deserto, e mais luz solar significa mais flores. Por isso, escolha um lugar ensolarado em seu jardim ou quintal.

Embora essa qualidade de flores seja altamente adaptável à maioria dos tipos de solo, elas crescem melhor em um solo fértil que seja bem drenado e capaz de reter a quantidade necessária de umidade.

petunia mexicana_33

Como plantar
Prepare o lugar de plantio com algum composto orgânico, e remova todas as ervas em torno de 4 a 5 semanas antes de plantar. A drenagem do solo pode ser melhorada incorporando alguma areia e misturando-a cuidadosamente com a terra.

Você pode propagar facilmente essas plantas através de mudas, sementes ou divisões. As raízes são facilmente formadas, na temperatura e clima corretos. O melhor momento para plantar petúnias-mexicanas é no começo da primavera, quando não há chance de frio. Uma vez estabelecida, a planta florescerá abundantemente nos períodos mais quentes do ano.

Após estabelecidas e adaptadas, as petúnias-mexicanas são bastante resistentes, e podem sobreviver por longos períodos sem água. Entretanto, as plantas jovens precisam de água regularmente.

Você pode também optar por cultivá-las em um espaço interno, em vasos, desde que seja um local com bastante luz solar. Apenas mantenha-as longe de fontes de calor e equipamentos elétricos.

petunia-mexicana

No inverno, as petúnias internas devem ser regadas apenas quando o solo estiver seco. Elas são altamente resistentes à maioria das pestes e doenças.

Em climas mais quentes, as petúnias-mexicanas podem crescer rapidamente e propagarem-se por sementes. Em algumas áreas, esta planta é considerada uma espécie invasiva, pois pode se espalhar rapidamente, tomando conta do jardim ou quintal, se não controlada.

Caso você perceba que essas plantinhas estão tomando conta do jardim ou quintal, você pode simplesmente podá-las até deixar apenas o número desejado de galhos. Elas precisam de uma poda regular para manter sua forma e aparência.

Em climas mais frios, a folhagem será prejudicada pela friagem. Quando isso acontecer, as partes machucadas devem ser removidas e jogadas fora, para evitar infecções.

borboleta-1