Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Sparáxis Tricolor

A flor-arlequim é uma espécie vegetal nativa do continente africano e é popularmente conhecida por Arlequina, Sparáxis, Esparáxis. Alguns estudiosos afirmam que a flor-arlequim teve origem na América do Sul, no entanto é apenas uma contradição sobre a origem dessa espécie vegetal.

É também conhecida por varinha-flor, devido as suas flores ficarem no final de inflorescências eretas que lembram pequenas varas.

O seu nome científico tem a denominação tricolor por causa da intensa, bonita e interessante cor de suas flores que são sempre de 3 cores.

A flor-arlequim é uma espécie vegetal pertencente a família botânica Iridaceae.

Sparáxis Tricolor_1

As características da flor-arlequim
A planta se caracteriza por ser uma espécie vegetal bulbosa (planta que contém bulbos – um tipo de caule subterrâneo) – cormo, que apresenta textura herbácea e de flores muito bonitas e vistosas.

É uma espécie vegetal que possui ciclo de vida perene, isto é, o seu ciclo de vida é longo, sendo maior que o período de 2 anos. Os bulbos chegam a viver em torno de 5 anos.

A flor-arlequim possui porte ereto e pequeno, com a planta apresentando uma altura que varia em torno de 20 a 45 cm. As folhas se caracterizam por serem longas, dispostas, lineares e possuem a forma de um leque, que quando estão juntas acabam formando uma planta entouceirada.

As inflorescências desta espécie vegetal são do tipo terminais e no fim delas surgem as belíssimas flores. As flores da flor-arlequim ficam por cima da folhagem, e possuem sustentação em hastes que são grandes, longas e retas.

As flores possuem 6 pétalas e de uma maneira geral possuem cor vermelha, laranja, rosa, branco e lilás, com o a parte central possuindo com amarela, com o halo de cor marrom ao redor do centro da flor.

A parte central e o halo são iguais em todas as flores dessa espécie vegetal, variando apenas a cor das pétalas.  A flor dessa espécie vegetal tem uma durabilidade pequena, mas a flor-arlequim floresce em abundância e com grande rapidez.

Hoje em dia, facilmente encontramos híbridos da flor-arlequim, de diversas outras cores.

Sparáxis Tricolor

O Cultivo da Flor-arlequim
A espécie vegetal é muito bonita,  e se destaca pelas cores de suas flores. Ela é uma planta típica de clima tropical, no entanto ela é encontrada em locais que apresentam climas: temperado, subtropical e mediterrâneo.

Aprecia o clima ameno, e não resiste ao frio intenso ou as geadas. Seu cultivo deve ser sob o pleno sol e em solo preferencialmente leve e que apresente uma boa capacidade de drenagem para que a água das regas seja facilmente absorvida pelo solo. O solo com boa capacidade de drenagem ajuda a evitar que aconteça o apodrecimento dos bulbos da planta.

Apesar de apreciar ser cultivada no sol pleno, a Flor Arlequim resiste ser cultivada em ambientes que fiquem a meia sombra.

O solo pode sofrer enriquecimento através da aplicação de material orgânico. As regas devem ser realizadas em intervalos regulares.

A flor-arlequim pode ser utilizada para forma maciços e bordaduras de plantas e flores, cultivadas ao sol pleno. Essa espécie vegetal, apresenta uma pequena resistência a estiagem, tornando a planta apta para ser cultivada em jardins de característica rochosa e que possuam baixa manutenção por parte da pessoa que a cultiva.

Esta é uma planta que consegue se adaptar para ser cultivada em vasos e jardineiras. As inflorescências dessa espécie vegetal podem ser utilizadas para a elaboração de arranjos de flores e charmosos buquês, pois as flores são graciosas e belíssimas.

Essa espécie vegetal gera um melhor efeito visual quando é cultivada em grandes quantidades em um mesmo local.

Sparáxis Tricolor

A Propagação da Flor-arlequim
A flor-arlequim é uma planta que se reproduz duas maneiras: por dispersão de suas sementes e divisão dos cormos.

A multiplicação por dispersão das sementes é a mais comum entre as espécies vegetais. A dispersão das sementes consiste em pegar as sementes geradas pela flor-arlequim e coloca-las em local próprio para o cultivo. Depois, é necessário tomar os cuidados de rega, iluminação e adubação para que as sementes consigam gerar uma nova planta.

A multiplicação por divisão dos cormos (espécie de rizoma) consiste em separar os pequenos cormos que são gerados ao redor do cormo principal da planta. Os cormos são removidos da parte principal da flor-arlequim e colocados em covas com profundidade em torno de 5 cm.

sparaksis2

O período ideal para o plantio dos cormos e das sementes é o outono, pois dessa maneira as plantas passam o inverno inteiro se desenvolvendo, para que o florescimento ocorra na primavera.

Durante o período do verão, as folhas ficam de maneira gradativa com a cor amarela e secam, desta maneira a planta praticamente desaparece, ficando apenas os bulbos (cormos) que acabam ficando em um estagio de dormência.

Nesse momento os cormos devem ser tirados da parte principal da planta, devem ser limpos e guardados em um local limpo e de temperatura amena e fresca, para ser plantado quando o outono chegar.

O ideal é que as plantas sejam cultivadas com um espaçamento de pelo menos 10 cm entre cada flor-arlequim. O solo deve ser mantido sempre úmido, contudo é necessário cuidado para que não fique encharcado e sufoque os bulbos, de forma que eles apodreçam.

Os especialistas no cultivo da flor-arlequim indicam que no período de 5 anos, os bulbos dessa espécie que se desenvolveram demais devem ser retirados e preparar a terra para um novo plantio.

flores abóbora