Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Banksia cocinnea

A Banksia pertence à família das Proteas, com mais de 179 espécies diferentes. Ela é tão antiga, que cientistas determinaram sua existência há mais de 300 milhões de anos.

São arbustos sempre verdes, com aparência primitiva e folhagem atraente, originários da Austrália e Nova Guiné.

Suas flores em formato de cone são grandes e se apresentam em vários tons de vermelho e amarelo.

Elas são ricas em néctar e atraem papagaios e cacatuas que se alimentam das sementes, além de beija-flores e outros pássaros.

Sua distribuição na natureza é ao longo da costa sudoeste da Austrália Ocidental, crescendo em areia branca ou cinza em matagais, charnecas ou florestas abertas. Alcançando até 8 m de altura, é uma planta de haste única que tem folhas oblongas, que têm 3–9 cm de comprimento e 2–7 cm de largura.

Os proeminentes pontos vermelhos e brancos da flor aparecem principalmente na primavera. À medida que envelhecem, desenvolvem pequenos folículos que armazenam as sementes até serem abertos pelo fogo. Embora ocorra amplamente, é altamente sensível à morte e grandes populações de plantas sucumbiram à doença.

banksia-candles

É considerada uma das espécies mais atraentes de Banksia e a Banksia coccínea, pois  é uma planta de jardim popular e uma das mais importantes espécies de Banksia para a indústria de flores de corte.

É cultivada comercialmente em vários países, incluindo Austrália, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Israel. No cultivo, Banksia cocinnea cresce bem em um local ensolarado em solo bem drenado, mas não pode sobreviver em áreas com verões úmidos ou úmidos.

O processo de floração leva de 9 a 12 meses; As hastes começam a se desenvolver microscopicamente na primavera, sem evidências visíveis de desenvolvimento de espículas de flores por cerca de cinco meses antes que os brotos realmente apareçam.

Os picos de flores florescem de maio a dezembro ou janeiro, chegando entre julho e outubro. As inflorescências distintas surgem das extremidades de raminhos de um ano de idade.

Aproximadamente são cilíndricos e têm de 3 a 6 cm de altura e 8 a 10 cm de largura. Um estudo de campo nas planícies de areia do sul revelou uma contagem média de cerca de 286 flores individuais em cada pico.

A flor branca é coberta de pêlo cinza ou marrom claro, e há pouca variação na cor. O estilo geralmente é escarlate, mas pode ser vermelho escuro, laranja ou rosa.

As flores de todas as Banksias surgem em um padrão espiral ao redor do eixo da espiga da flor; no entanto, ma Banksia cocinnea elas se desenvolvem em colunas verticais distintas, que são fortemente acentuadas por grandes lacunas entre elas.

Emparelhados em colunas, os estilos vermelhos contrastam com o perianto cinza-branco fazendo um pico de flor impressionante.

banksia

Como cultivar
As Banksias gostam de solos pobres em nutrientes, ácidos, bem drenados e arenosos e precisam de sol direto. As épocas de floração variam entre as espécies, mas muitas florescem no outono e no inverno. A época de plantação ideal é o outono.

No jardim
Escolha um local com solo bem drenado no seu jardim. Se o solo for argiloso ou mal drenado, adicione gesso agrícola. A cova de plantação deve ter o dobro da largura e a mesma altura que o torrão da planta.

Antes de transplantar a sua Banksia, desfaça ligeiramente as raízes. Depois preencha a cova com o resto do solo, criando um anel de terra mais elevado à volta da planta. Isto vai fazer com que a água seja direcionada para onde é mais precisa. Acrescente mulch orgânico, como casca de pinheiro, à base.

banksia

Regue uma ou duas vezes por semana até a planta estar estabelecida. Depois disso, regue quando for necessário. Fertilize-a na primavera e no outono com um fertilizante com pouco fósforo e de libertação controlada.

Em vaso
É verdade: se não tem jardim, pode cultivar algumas espécies de Banksias em vaso. Escolha Banksia mais compactas, como a ‘Birthday Candles’.

O vaso deve estar num local com sol direto e o substrato deve ser ácido, bem drenado e pobre em nutrientes. Depois de transplantá-la para o vaso, regue bem e acrescente mulch orgânico à base. Na primavera e no outono deve fertilizar a planta um fertilizante com pouco fósforo e de libertação controlada.

banksia

Dicas
* Se quiser que a sua Banksia não cresça muito, pode podá-la regularmente.
* Todos os anos, corte as flores secas da planta.
* Evite regar demais – não aguentam excesso de água.
* As Banksias não gostam de ambientes muito úmidos.

flores abóbora

Gladiolus

Da família das Iridáceas, o gênero Gladiolus contém cerca de 260 espécies, das quais 250 são nativas da África do Sul. Cerca de 10 espécies são nativas da Eurásia.

Hoje, espalhadas pelo mundo e originadas de vários cruzamentos, encontramos espécies bem pequenas e também enormes espigas de flores, de grande valor ornamental, disponíveis no comércio

O gladíolo é comumente conhecido como palma-de-santa-rita e palma-holandesa, é uma planta originária de clima tropical,.

As espécies variam desde muito pequenas até às espetaculares espigas de flores gigantes disponíveis no comércio.

Os gladíolos são plantas de grande valor comercial não só por suas características ornamentais, mas também pela durabilidade e resistência.

Hoje, espalhadas pelo mundo e originadas de vários cruzamentos, encontramos espécies bem pequenas e também enormes espigas de flores, de grande valor ornamental, disponíveis no comércio

gladíolo roxo

A variedade de cores também é surpreendente: vão do branco puro ao roxo-escuro, passando por vários tons de rosa, vermelho, amarelo, laranja, verde e lilás. Um catálogo de cores pra ninguém botar defeito.

Todas essas qualidades são bem exploradas pelo segmento de decoração floral, mas você pode ter essa bela “espada de flores” em sua casa – basta cultivar gladíolos no jardim ou mesmo em vasos.

Época de floração do Gladíolo
Os gladíolos aparecem todos os anos na primavera e enchem seu jardim de cores.

Época de plantio do Gladíolo
Em locais onde a temperatura média não fica muito abaixo da exigida pela cultura e não haja geadas, o gladíolo pode ser cultivado o ano inteiro.

Cultivo
O cultivo do gladíolo se dá por meio do chamado “cormo” – uma estrutura subterrânea semelhante ao bulbo, onde ficam armazenadas as reservas para o desenvolvimento da planta.

gladiolo-branco

Antes de iniciar o plantio, determine o local onde a planta será cultivada, lembrando que deve ser ensolarado e arejado. Tanto para o cultivo em jardins ou canteiros como em vasos grandes, o solo deve ser fértil, de preferência adubado com um composto orgânico.

Para estimular a floração, recomenda-se que esta adubação seja repetida quando a planta atingir cerca de 20 a 25 cm de altura.

No momento do plantio, os cormos (bulbos) devem ser plantados a uma profundidade de mais ou menos 6 cm – com a parte do broto para cima, mantendo uma distância mínima de 10 cm entre eles.

No início do cultivo as regas devem ser bem controladas, para evitar o apodrecimento dos cormos, especialmente se o local for chuvoso.

gladíolo amarelo

O tempo médio normal entre o plantio e a floração é de 90 dias, porém, em algumas regiões este período pode ser encurtado, dependendo das condições climáticas da região e dos tratamentos culturais.

Para reproduzir os gladíolos é só destacar cuidadosamente os bulbilhos que surgem à volta do cormo principal. Este procedimento pode ser feito no outono.

cerejeira

jardinagem

Conhecimentos básicos sobre jardinagem sempre ajudam o interessado em montar seu próprio cultivo. Quanto mais souber, mais chances terá de começar do jeito correto, ter plantas bem desenvolvidas.

Para que você possa cultivar adequadamente sua planta, tome nota de alguns preciosos cuidados e veja quais são os lugares perfeitas para cada tipo de planta:

Usando o fertilizante NPK - Não há segredos para identificar a dosagem do fertilizante NPK se você souber o que significam os números da fórmula. Cada número corresponde a dosagem garantida desses elementos no produto. Exemplo: NPK 18-8-6 significa que neste fertilizante tem 18% de nitrogênio (N), 8% de fósforo (P), e 6% de potássio (K).

Adubos orgânicos x químicos - Prefira adubos orgânicos agem mais rapidamente e têm concentração mais forte, use-os para cultivos em solos comprovadamente pobres ou quando a planta estiver com deficiência nutricional.

Onde age cada elemento e o que significa - O nitrogênio (N) estimula a brotação e o enfolhamento. O fósforo (P) é responsável pela produção de energia incentivando a floração e a frutificação. O potássio (K) fortalece os tecidos vegetais tornando as plantas mais resistentes as pragas e ao frio, além de atuar no crescimento das raízes.

flores

Estimule a floração – A primavera é tempo de adubar as Plantas Ornamentais. Escolha entre esterco de gado bem curtido, farinha de osso e torta de mamona. Estes devem ser incorporados ao solo para não exalarem cheiro desagradável. O NPK 4-14-8 é outra boa opção.

Dicas para samambaia – Adube suas samambaias a cada dois meses com uma colher de chá de NPK 10-10-10 e uma de torta de mamona. Coloque os adubos sobre a terra e regue.

Água sobre adubo – Sempre regue depois de adubar. A água ajuda a diluir o produto e melhorar sua incorporação ao solo.

Para ter raízes vigorosas – Árvores de raízes vigorosas, como a maioria das figueiras, não devem ser plantadas próximas a construções ou tubulação. O planejamento evita problemas futuros.

Árvores junto a piscina: Na hora de escolher uma árvore para plantar na área da piscina evite espécies caducas e principalmente as de folhas miúdas. Assim a água vai ficar limpa por mais tempo.

Descubra a sombra antes - Para ter uma idéia antecipada da direção da sombra que uma árvore proporcionará quando adulta, fixe no solo uma vara do tamanho semelhante ao porte que a árvore atingirá e observe a sombra produzida.

podas

Poda correta das árvores – A poda correta das árvores evita o surgimento de fungos. O ideal é fazer um corte na parte inferior do galho até a metade de seu diâmetro, isso evita que o galho lasque. O segundo corte deve ser feito de cima para baixo uns 3 dedos adiante do primeiro até que o galho caia. Depois remova o tronco, serrando-o bem rente a árvore.

Como no primeiro passo, serre de baixo para cima para evitar que se lasquem. Em seguida corrija irregularidades do corte com uma faca bem afiada. Por fim, com uma espátula, cubra toda área cortada com uma pasta cicatrizante encontrada em lojas de jardinagem.

Pedras no chão – Se você tem árvore plantada em um gramado que está todo falhado devido a sombra, não insista. Retire a grama de baixo e cubra a região com pedras ornamentais ou folhagens que se desenvolvam bem na sombra.

Não se esqueça do tutor – Assim que plantar a muda e antes de fechar a cova, providencie um tutor de madeira. Ele vai ajudar a árvore a crescer reta e irá evitar que ela se quebre com ventos fortes.

Jamais use tintas – Muita gente pinta o tronco de uma árvore para que ela fique mais bonita e para evitar a presença das formigas cortadeiras. Más, além de impedir que a árvore respire, essa prática não afasta as formigas. Fique longe da cal. Tinta óleo, então nem pensar.

espinhos

Espinhos sem dor – Se os espinhos de um cacto ficarem espetados em sua pele, retire-os com ajuda de uma fita adesiva. Basta encostá-las várias vezes no local afetado, até que os espinhos saiam.

A importância dos pedriscos – Sempre utilize pedriscos com cactos. No fundo do vaso, eles evitam que as raízes saiam pelo orifício de drenagem. Por cima da terra, impede que as regas apodreçam a base do caule dos cactos. Além disso, eles deixam o vaso mais bonito.

Escolher hortênsias rosas ou azuis – A coloração depende dos níveis de acidez e alcalinidade do solo. Em um solo ácido, a hortênsia produz flores azuladas. Em um solo alcalino, produz flores róseas.

Para intensificar o azul ou transformar hortênsias rosas em azuis, prepare uma solução com 20g de sulfato de alumínio ou de pedra-ume diluídos em 10 litros de água e regue a planta com mistura duas vezes ao ano.

Mas se você quer hortênsias azuis produzam flores rosas, será preciso podá-las, eliminando boa parte das folhas, e transplantá-la para um canteiro preparado com 200 a 400g de calcário dolomítico por m².

Podas certas - Faça a poda de galhos com cortes em bisel (na diagonal). Caso contrário, você dificulta a cicatrização da planta e facilita o surgimento de infecções.

Amarração em “8” – Trepadeira e outras plantas de caule frágil precisam de tutores para que a ação de chuvas e de ventos fortes não as prejudique. O melhor amarrilho para prendê-las é o em forma de “8”.

ragador

O regador ideal – Prefira regadores de clivo fino para aguar as plantas, pois ele diminui o volume de água que recai sobre elas. Ainda assim, procure verter os jatos iniciais, sempre mais fortes, fora o local de rega. Com isso, você evita quebras de ramos e buracos no solo.

Plantas tropicais no frio – Se você vive em regiões de clima ameno a frio e cultiva plantas tropicais, cubra-as com uma manta de TNT, um tecido bem leve, para evitar o congelamento.

Poda constante – A unha-de-gato plantada rente ao muro ou a uma parede precisa de poda constante. Caso contrário, seus ramos crescem muito e engrossam podendo prejudicar a construção.

Para ter um muro verdinho – Plante as mudas de unha-de-gato a cada 25 cm da extensão de um muro se quiser que ele fique coberto por ela em cerca de dois anos.

Quando os botões caem – Se sua camélia derruba os botões florais ainda fechados é sinal que o solo está ácido demais. Aplique 200g de calcário dolomitico ou calcifico na projeção da capa uma vez por ano.

Como conduzir trepadeiras – Assim que a trepadeira atingir a altura desejada, corte um palmo da ponta mais alta para estimular brotações laterais. A partir daí, basta amarrar a trepadeira onde você quer que ela suba.

Geada no jardim – Não é propriamente a geada que queima as plantas, mas o sol da manhã, que derrete o gelo queima as folhas. Além de cobrir as plantas a noite, em especial as tropicais, regue o jardim pela manhã para fazer o degelo antes que o sol chegar forte.

bromelia

Bromélias espalhadas – A maneira mais fácil de propagar bromélias é pelos brotos laterais formados após floração.

Para que serve cada tipo de poda - Poda de florescimento e frutificação: prepara a planta para que no próximo ano ela produza mais. Trata-se de eliminar os ramos que produziram no ano anterior. É comum em azaléias, roseiras e hortênsias.

Pode de formação e manutenção: dá forma a planta quando jovem. Exige manutenção toda semana durante a primavera e o verão, e a cada 15 dias nas estações frias. É comum em frutíferas, como laranjeiras e o pessegueiro, e em plantas ornamentais, como o buxinho e o hibisco.

Pode ser de limpeza ou fitossanitária: pode ser feita em todas as plantas e serve para eliminar galhos secos, doentes e mal formados.

Como fazer uma cerca viva de arbustos – O espaçamento ideal gira em torno de 40 a 80 cm entre as mudas. Isso proporciona um bom fechamento, ao mesmo tempo em que facilita a manutenção de cada planta.

frutífera

Frutíferas em vaso – Você pode cultivar frutíferas como acerola, laranja, pitanga e jabuticaba em vaso. Más será preciso podá-las depois de cada frutificação para que as plantas não ultrapassem as larguras dos vasos. Na mesma época, convém retirar o torrão do vaso e cortar as raízes que estiverem enrolando.

Plantas sem luz – Sintomas - os caules crescem demais, as folhas velhas se alongam e as folhas novas não nascem.
Causas prováveis –
pouca luz e excesso de nitrogênio provocado por super-adubação.
Solução –
coloque a planta num lugar mais iluminado e suspenda as adubações.

Planta com sede - Sintomas – as pontas das folhas endurecem e murcham e as inferiores amarelam e caem.
Causa provável – pouca água.
Solução –
regue até que a água escorra pelo fundo do vaso pelo furo de drenagem. Não regue até o solo secar.

Plantas sem flores – Sintomas – a planta apresenta folhagem vistosa, mas floresce pouco ou nem chega a florescer.
Causas prováveis –
Excesso de adubo, em especial do elemento nitrogênio, ou então o vaso pode estar pequeno para a planta.
Solução –
evite adubos ricos em nitrogênio durante o crescimento da planta. Opte pela farinha de osso. Procure também passar a planta para um vaso maior.

piperômia

Luz por igual – Gire o vaso de suas plantas pelo menos uma vez por semana para que elas recebam luz por igual. Um truque ajuda muito a evitar o trabalho. Coloque um espelho atrás do vaso para que ele reflita a luz onde há sombra.

Vaso novo – De tempos em tempos, as orquídeas precisam de vasos novos. Primeiro porque os nutrientes esgotam e segundo, porque os vasos podem ficar pequenos diante do desenvolvimento da planta.

Cuide da rega – Em dias normais de sol faça regras diárias, de manhã cedo ou no final da tarde e em áreas sobre marquises e em vasos internos, executando 2 a 3 regas semanais.

Efetue cortes de grama com frequência quinzenal – Cortando apenas 1/3 da altura total das folhas de cada vez, pois cortes muito baixos prejudicam a rebrotação da grama.

Adubação trimestral do jardim externo – Adubação química. Em vasos e plantas de interior use adubo liquido diluído, aplicando-o a cada 20/30 dias.

Afofar os canteiros de folhagem mensalmente – Retirando os inços antes que floresçam e deem sementes.

Evite podas em época de crescimento e florescimento - Procurando executá-las, quando necessário, no outono-inverno.

arbustos

No plantio de arbustos e árvores coloque tutores para minimizar as ações do vento – Fazendo que a árvore desenvolva em tronco reto e não solte o torrão após o plantio.

Vasos de cimento exigem manutenção periodicamente -Devem ser lixados e pintados, com o passar dos anos, dependendo as plantas que encontram-se nele, faz-se necessária a substituição por um modelo de tamanho maior para reservar mais espaço a raiz que pode provocar rachaduras quando muito apertada.

Ao plantar uma muda - Cuidado para não “esfacelar” o torrão (“massa” de composto “fixa” ao redor das raízes) dela. Isto pode causar um déficit de adaptação da planta, ou mesmo, com seu estado geral.

Muito cuidado com a drenagem de vasos e floreiras – Sobretudo floreiras fixas. Quando o processo não é bem feito, pode ocasionar acumulo de água, que pode vir a causar a morte da planta.

Dentro do possível – Use “coberturas” em vasos e floreiras. Evitem respingos na rega, retém a umidade e garantem um interessante padrão estético.

Ao instalar vasos em coberturas – Observe o diâmetro do vaso em comparação à altura da planta. Uma desproporção muito grande (planta alta e vaso pequeno) acaba normalmente por ocasionar o tombamento em relação de ventos fortes, além do que, o maior volume de terra, torna as regas menos frequentes.

Recomenda-se o uso de pratos quando da instalação de vasos – Dependendo do ambiente, não marcam o revestimento pelo efeito da umidade e fornecem com acabamento ao conjunto.

flores em vasos

Normalmente ao se realizar plantios em vasos – Floreiras ou mesmo canteiros, é natural que exista uma pequena variação para baixo no nível de terra, que ocorre em função da compactação do material.

Logo em seguida a qualquer conclusão de plantio – Regue intensamente a vegetação. Isto diminui o “trauma” de adaptação da planta.

Faça manutenção
Tão importante quanto a escolha das espécies adequadas para cada ambiente, cuidadoso transporte, criterioso manuseio e plantio, é indispensável prever um plano de manutenção desde a implantação de uma área verde ou conjunto de vasos e floreiras.

Em regra, recomenda-se que este trabalho seja realizado quinzenalmente, em alguns casos mensalmente.

Consiste em podas, adubações específicas, tratamento de pragas, afofamento de solo, reposição de compostos orgânicos, corte de grama, retirada de inços e ervas daninhas (que possuem várias maneiras de propagação, se não devidamente controladas podem atingir níveis críticos), troca de mudas de época, reposicionamento de mudas, etc.

O tratamento profissional, com conhecimentos, produtos e ferramentas adequadas é fundamental para que o projeto inicial mantenha sua beleza e características peculiares.

Em resumo, uma correta manutenção faz a diferença no sentido de se ter uma área verde que progressivamente ganha mais imponência e destaque. A falta de cuidados com esta (composta de seres vivos), pode provocar perda de espécies e declínio contínuo de seu aspecto

janel159

Guettarda

O jasmim-uruguaio é um arbusto lenhoso cuja a altura entre ramos altos pode chegar a 5 m e nunca fica menor do que 3 m. Por isso, e por outros motivos, o jasmim-urugaio costuma ser plantado em áreas de riachos, de lagoas, de córregos de água doce, entre outros.

As folhas do jasmim-urugaio possuem a forma oval, são bem simples, além de serem opostas e bem pouco pubescentes. O tamanho das folhas pode variar de comprimento entre 3 a 6 centímetros, sendo que a sua cor na parte superior é verde escuro e na parte inferior, verde claro.

Já as flores possuem longas hastes e a corola branca, são deliciosas porque são bem perfumadas. Aliás, a inflorescência é caracterizada pela chegada de muitas flores. Sobre o tamanho delas, normalmente, tem o comprimento de 1,5 cm.

O Jasmim-urugaio na jardinagem
O jasmim-urugaio é muito usado na jardinagem porque é considerada uma excelente opção para ornamentação. Além disso, é um arbusto muito bom para crescer próximo as paredes ou muros e ainda para coberturas.

Os paisagistas costumam plantar o jasmim-urugaio em grupos por várias espécies, o que tem um ótimo resultado. Seu cultivo pode ser feito em vasos também, mas em lugares que o frio é intenso, o jasmim-urugaio não resiste, pior ainda, quando se trata de um inverno muito longo.

A florescência do jasmim-urugaio acontece nos meses mais quentes, primavera e verão, mas ao mesmo tempo que não suporta o frio intenso, também não gosta de ficar exposta diretamente ao sol.

O ideal é deixar esse arbusto em um lugar que ele receba meia-sombra. Porém, caso fique exposta ao sol por um determinado período, não irá sofrer a ponto de morrer por causa disso.

Guettarda_uruguensis

Cultivo do Jasmim-urugaio
Se o solo não for ligeiramente ácido e tiver boa drenagem o jasmim-urugaio não irá crescer como se deve, além disso, é necessário acrescentar uma boa quantidade de matéria orgânica.

A mistura correta inclui: uma parte de terra, uma parte de areia (para garantir a boa drenagem) e uma parte de adubo (húmus é aconselhável).

A jasmim-urugaio exige uma boa irrigação enquanto está na fase de crescimento, porém, a quantidade de água irá variar de acordo com a umidade do lugar em que foi plantada. Quando ao arbusto chegar na fase de dormência não é mais necessário regar com tanta frequência, as águas da chuva, em caso regular, serão suficientes.

Falando da poda, necessária para o bom crescimento do jasmim-urugaio, deve ser feito com base no tamanho em que se deseja que o arbusto chegue. Pois, a poda de limpeza não é necessária, porém, durante aquela feita durante o crescimento sim, principalmente, para chegar ao tamanho desejado.

O que pode ser feito são pinçadas durante o crescimento para ressaltar a beleza e exuberância do arbusto. Para propagar a jasmim-urugaio, o método usado é através de sementes, que devem ser cultivadas durante o fim do inverno.

Importante que isso seja feito em um lugar que a planta esteja abrigada e deve ser reservado um substrato móvel para ela, que deve conter: terra preta, areia grossa e composto de preferência estrume.

jasmim-uruguaio

Na hora de semear é necessário observar a profundidade que deve ser de duas vezes a largura e que fique na sombra parcial. Terminado, a semente precisa de muita água para que o substrato tenha ficado bem molhado.

Outra forma de multiplicação do jasmim-urugaio é através de semi-estacas de madeira, que também deve ser feito no fim do inverno ou durante a primavera.

Como cultivar Jasmim-urugaio
O jasmim é muito conhecido, pelo perfume que exala, no caso da planta “principal” se trata de um cheiro doce e exótico. Normalmente, de toda a espécie é normal que ele passe todo o verão com lindas flores, om esmo acontece com o arbusto, o jasmim-urugaio. Nem todas as espécies de jasmim podem ser cultivadas dentro de casa. Algumas sim, e mesmo na parte interna conseguem dar flores o ano inteiro.

A boa notícia para quem gosta do “faça você mesmo” é que o jasmim é fácil de cultiva e também exige poucos cuidados.

Veja como fazer com o jasmim-urugaio.
* O primeiro passo é o lugar ideal para colocar a sua planta, seja em vaso ou diretamente no solo, observe que deve ser um lugar que os raios do sol cheguem somente parcialmente, se não tiver jeito, tudo bem se uma parte do dia ele estiver cobrindo toda a área.

* O lugar onde ficará planta deve ter algo disponível para o apoio das videiras de jasmim crescendo, como treliça, poste ou cerca.

* Escolhido onde será plantada o jasmim-urugaio é hora de fazer um buraco, que deverá ter cerca de 30 cm de profundidade, a terra deverá ser revirada para desmanchar as pelotas que existem.

* Depois coloque no buraco que foi feito para colocar a planta, adubo, cerca de 5 cm, e misture bem com a terra.

Guettarda-uruguayensis

* Com muito cuidado retire a videira de jasmim do recipiente que ela está e em seguida, sature completa as raízes com água antes de colocá-la definitivamente no buraco.

* Depois de colocada vá remexendo a terra em torno das raízes e em seguida, assente a planta usando uma espátula, firme, mas ao mesmo tempo delicado para não danificar as raízes.

* Tudo pronto é hora de regar pela primeira a videira de forma que a planta fique encharcada. Durante o período de crescimento, não esqueça de regar as plantas e quando estiver estabelecida, regar com mais atenção durante o verão, período que ela precisa de mais água.

* Para terminar, usando palha, faça uma camada sobre a videira, pelo menos de 5 cm no máximo de 7,5 cm e em volta dela também.

água